Hélio Schwartsman > Promiscuidade intercultural Voltar

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  1. Marcos Benassi

    Hélio, meu caro, sei lá se dá pra botar as duas coisas no mesmo pé, identitarismo e direito autoral, parece-me meio arriscado. À parte este cuidado, uai, é exatamente o que cê apontou: não tá em domínio público? Dançou. Vem anos é mais do que suficiente, né não? Os carcamanos do museu passaram da conta. Aliás, se houver uns sobrinhos do da Vinci pelaí, deviam cobrar da instituição: "ah, ganham dinheiro com meu tatatatatataratio, que paguem".

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    1. Felipe Vasconcelos

      Prezado, Benassi, se o sobrinho do da Vinci estiver precisando de dinheiro, ele pode entrar na franquia italiana do Big Brother, esse maravilha da cultura moderna hahaha

  2. Felipe Vasconcelos

    Sim, a própria filosofia surge nas cidades portuárias da Grécia Antiga, onde ocorriam intenso intercâmbio cultural e troca de mercadorias, entre povos do mediterrâneo, do sul da Europa, norte da Ãfrica e Oriente Médio.

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  3. Luis Ernesto Aguilar

    Nesse caso concondo com o autor. Mas italia tem que focar seus direitos na area de desenho atual, todas as fabricas do mundo se nutrem do desenho italiano, e quizas tambem brasileiro, para copiar e fazer negocios. EEUU roba muita coisa de italia. Esso no contexto capitalista. para mim pessoalmente nem deberiam existir essas regras.

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  4. Leandro Mello Schmitt

    Só uma contribuição de ordem mais técnica: os países da União Europeia, incluindo a Alemanha, seguem a Convenção da União de Berna (a título de exemplo, o Brasil também segue a mesma Convenção). Em decorrência da mesma, o prazo de proteção após a morte do autor é de setenta anos (contados do dia primeiro de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento). A Alemanha, em particular, adota tal prazo desde primeiro de julho de 1995 (ver par. 64, da UrhG - Lei de direitos autorais alemã).

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  5. MARCIO OLIVEIRA

    Quem defende o contrário é mal intencionado ou nunca estudou história direito. Excelente texto.

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  6. Pedro Luis S C Rodrigues

    Apropriação cultural é uma i di o ti ce tão grande que não vale nem uma coluna. Só de bi l mental leva isso a sério

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    1. Marcos Benassi

      Puxa, que lindo e educado.

  7. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Reciprocidade cultural?

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  8. paulo werner

    Tendeufoinada!

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  9. Bruno Dias

    Hélio mistura essa aberração do governo nacionalista italiano com o conceito de apropriação cultural, que não tem nada a ver com isso (e que Hélio claramente não entende). Tudo, tudo mesmo, é desculpa para atacar os fantasmas de sempre, as tais "pautas identitárias". Infelizmente Hélio não tem credibilidade para a sua crítica ser lida como honesta. Aliás, como anda o pedido de desculpas por relativizar o genocídio em Gaza, Hélio?

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  10. Gaya Becker

    Ué...Alemães e italianos eram promiscuiamente amigos e aliados nas atrocidades da II Guerra. Agora decidiram brigar por mísero desenho de Da Vinci? Quem te viu, quem te vê...

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  11. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Tenho de concordar, na verdade toda cultura é criação coletiva, assim como a riqueza, que também é gerada socialmente, exatamente por isso,só teremos democracia de fato quando ambas também forem socializadas!

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    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Concordo Felipe, porém, precisamos definir se priorizamos o indivíduo ou a sociedade !

    2. Felipe Vasconcelos

      A tradição histórica é coletiva, o genial individual é singular. Os elementos estruturais da coletividade não eliminam o indivíduo. Há uma interação recíproca entre ambos.

  12. Beckenbauer Souza Simas

    Imagina se os criadores do alfabeto tal como nós "ocidentais" o concebemos resolvessem cobrar por isso... E também os que inventaram os numerais, os teoremas, a agricultura e por aí vai.

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  13. Gilberto Rosa

    Quando o Hélio vai pedir desculpas a Lula e condenar o genocídio? Estamos esperando.

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  14. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Maravilhoso

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  15. Marina Gutierrez

    Isso vem acontecendo há decadas, o perfume francês de YSL, " Champagne" teve que mudar de nome, passou a se chamar Yvresse, pois os viticultores reclamaram que o nome "Champagne" se refere somente ao vinho.

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    1. Marcos Benassi

      Marina, minha cara, mas aí temos um outro felómeno, a denominação de origem controlada, que não é exatamente uma produção sob a lei de direitos autorais. Um espumante produzido em outro lugar, não pode se chamar "champagne". Não sei exatamente como se deu essa discussão no caso do perfume, que felizmente não é birita passada no pescoço, mas tem estão em contextos distintos: a denominação de origem não tem data de expiração, ao que me conste.

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