-
AILTON SOUZA
O que me incomoda muito é o comportamento dos jogadores aqui no Brasil. Começou o Brasileiro e já começaram as ceras dos goleiros, o cai cai, jogadores se jogando pra caçar pênalti, campos de futebol de várzea, em fim uma bacana de coisa errada que não anima assistir mais jogos
-
Geraldo Mourão
Tostão, não sei se por modéstia ou pra fazer média com os times do eixo, nunca comenta sobre o grande Cruzeiro da década de sessenta, em que ele mesmo fazia parte, e os seus grandes clássicos contra Santos, Palmeiras, e na década seguinte contra o Inter.!!!
-
ernani lima
Sobre os grandes clássicos do futebol mundial, já houve vários. Nos anos 70, Ajax x Bayern de Munique; nos anos 90, Milan x Inter, clássico italiano e mundial. Recentemente o grande clássico do planeta bola foi Barcelona x Real Madrid. O grande clássico entre Santos e Botafogo nos anos 60, contava com os dois maiores jogadores do mundo na época, Garrincha e Pelé. Meu saudoso pai viajava centenas de quilometros de carro ou trem, do interior mineiro, para ver o grande clássico no Rio ou em SP.
-
Gustavo Porpino
A arbitragem, de fato, erra muito. Mas não é só capacitação que resolve. Por vezes, os erros parecem ser propositais. O problema demanda mudar todo um sistema. É muito raro vermos erros evidentes favorecendo, por exemplo, times considerados pequenos em embates com os mais badalados do eixo Rio-São Paulo.
-
João Aris Kouyoumdjian
Parabéns Tostão. Crônica impecável. Sua leitura do futebol e do Brasil é certeira como era seu futebol.
-
Antonio Pimentel Pereira
Trinta e cinco anos de um desastre q matou noventa torcedores na inglaterra esmagados no alambrado, dois anos sem campeonato inglês devido aos holingans, tudo ajustado, infraestrutura dos estádios, gramados, qualidade das bolas, arbitragens e em mts países cm itália, espanha e alemanha tbm, é corrigir isso, pois a torcida merece e pagam mt caro. Cinquenta e um por cento do pib e das receitas no brasil estão no sudeste, enquanto perdurar essa concentração de renda nada mudará nesse quadro
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Eduardo Galeano é boa referência para falar... também de futebol.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Não podemos analisar a realidade social do País ignorando tudo que aconteceu nos últimos 60 anos. Agora, o futebol é um mundo paralelo que de alguma forma imita ou sintetiza a vida, mas não é a vida. Ganhamos 5 Copas do mundo com toda nossa desorganização. Já na vida e sociedade, as coisas não são tão simples assim. Com tanta avacalhação durante décadas e a sabotagem das mídias e da elite, sim, vai demorar para ser campeões de Verdade!
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
E fisestes o que tostão pra mudar esse quadro ?
-
jose alfredo barros
Refletir sobre o assunto também é um agir. E "fisestes" é com z e sem s no final.
-
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Em 1970 enquanto ganhávamos a Copa do Mundo (inesquecível), muita gente era torturada, consumida e desaparecida, eram chamadas de subversivas. Mesmo gente q não tinha nada a ver era presa e torturada, sem nem saber porquê. Tusta, veja o filme "Pra Frente Brasil", com o Reginaldo Faria. Bom exemplo daquilo. Esses 20 anos de ditadura e o falso milagre brasileiro, atrapalharam bastante. Se não fossem aqueles obstinados que lutaram pela democracia, com certeza, nosso país estaria muito pior do q...
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
"Isso é a cara do país. Há décadas falam que o Brasil está melhorando, que é o país do futuro, mas a miséria continua grande". Caro Tusta você não pode esquecer q foi a partir de 2013 (com as micaretas de junho), depois com o golpe de 2016 (financiado em parte pela grande mídia, inclusive a FSP), a seguir a eleição do Frankenstein motociclista, q retroagimos bastante. Interromperam o processo. Também não pode esquecer q tivemos 20 anos de ditadura militar, isso tudo impediu nossa evolução...
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
O País está longe do q sonhamos, mas é inegável q houve progressos: a política de cotas, o Prouni, Fies nas universidades permitiu às classes menos favorecidas acessar as faculdades. Tivemos durante os 2 primeiros governos de Lula muita coisa boa para contar. Dilma seguiu, contudo a elite (via grandes mídias) impediu de seguir. As pessoas querem soluções simples para tantos problemas tão complexos. Acho q quem disse mais ou menos isso foi o escritor do livro "Capitalismo Tardio" Jonathan Crary.
-
Florentino Fernandes Junior
Invejo a serenidade do mestre Tusta!
-
Florentino Fernandes Junior
Na coluna passada tostao abordou com serenidade o penalti marcado contra o cruzeiro. O mesmo juiz nao marcou o mesmo penalti contra o vasco.
-
Antonio Catigero Oliveira
O colunista tá acertando as palavras igual àquele passe milimétrico para o Clodoaldo fazer o gol, na Copa de 70!
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro Tostão excelente artigo,a frase magistral é o futuro nunca chega pois sobram cinismo, mentiras e incompetência ,quanto as arbitragens não há uma profissão de juiz de futebol então enquanto for um bico ou passatempo serão ruins e passíveis de arranjos monetários.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.