Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AILTON SOUZA

    O que me incomoda muito é o comportamento dos jogadores aqui no Brasil. Começou o Brasileiro e já começaram as ceras dos goleiros, o cai cai, jogadores se jogando pra caçar pênalti, campos de futebol de várzea, em fim uma bacana de coisa errada que não anima assistir mais jogos

    Responda
  2. Geraldo Mourão

    Tostão, não sei se por modéstia ou pra fazer média com os times do eixo, nunca comenta sobre o grande Cruzeiro da década de sessenta, em que ele mesmo fazia parte, e os seus grandes clássicos contra Santos, Palmeiras, e na década seguinte contra o Inter.!!!

    Responda
  3. ernani lima

    Sobre os grandes clássicos do futebol mundial, já houve vários. Nos anos 70, Ajax x Bayern de Munique; nos anos 90, Milan x Inter, clássico italiano e mundial. Recentemente o grande clássico do planeta bola foi Barcelona x Real Madrid. O grande clássico entre Santos e Botafogo nos anos 60, contava com os dois maiores jogadores do mundo na época, Garrincha e Pelé. Meu saudoso pai viajava centenas de quilometros de carro ou trem, do interior mineiro, para ver o grande clássico no Rio ou em SP.

    Responda
  4. Gustavo Porpino

    A arbitragem, de fato, erra muito. Mas não é só capacitação que resolve. Por vezes, os erros parecem ser propositais. O problema demanda mudar todo um sistema. É muito raro vermos erros evidentes favorecendo, por exemplo, times considerados pequenos em embates com os mais badalados do eixo Rio-São Paulo.

    Responda
  5. João Aris Kouyoumdjian

    Parabéns Tostão. Crônica impecável. Sua leitura do futebol e do Brasil é certeira como era seu futebol.

    Responda
  6. Antonio Pimentel Pereira

    Trinta e cinco anos de um desastre q matou noventa torcedores na inglaterra esmagados no alambrado, dois anos sem campeonato inglês devido aos holingans, tudo ajustado, infraestrutura dos estádios, gramados, qualidade das bolas, arbitragens e em mts países cm itália, espanha e alemanha tbm, é corrigir isso, pois a torcida merece e pagam mt caro. Cinquenta e um por cento do pib e das receitas no brasil estão no sudeste, enquanto perdurar essa concentração de renda nada mudará nesse quadro

    Responda
  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Eduardo Galeano é boa referência para falar... também de futebol.

    Responda
  8. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Não podemos analisar a realidade social do País ignorando tudo que aconteceu nos últimos 60 anos. Agora, o futebol é um mundo paralelo que de alguma forma imita ou sintetiza a vida, mas não é a vida. Ganhamos 5 Copas do mundo com toda nossa desorganização. Já na vida e sociedade, as coisas não são tão simples assim. Com tanta avacalhação durante décadas e a sabotagem das mídias e da elite, sim, vai demorar para ser campeões de Verdade!

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    E fisestes o que tostão pra mudar esse quadro ?

    Responda
    1. jose alfredo barros

      Refletir sobre o assunto também é um agir. E "fisestes" é com z e sem s no final.

  10. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Em 1970 enquanto ganhávamos a Copa do Mundo (inesquecível), muita gente era torturada, consumida e desaparecida, eram chamadas de subversivas. Mesmo gente q não tinha nada a ver era presa e torturada, sem nem saber porquê. Tusta, veja o filme "Pra Frente Brasil", com o Reginaldo Faria. Bom exemplo daquilo. Esses 20 anos de ditadura e o falso milagre brasileiro, atrapalharam bastante. Se não fossem aqueles obstinados que lutaram pela democracia, com certeza, nosso país estaria muito pior do q...

    Responda
  11. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Isso é a cara do país. Há décadas falam que o Brasil está melhorando, que é o país do futuro, mas a miséria continua grande". Caro Tusta você não pode esquecer q foi a partir de 2013 (com as micaretas de junho), depois com o golpe de 2016 (financiado em parte pela grande mídia, inclusive a FSP), a seguir a eleição do Frankenstein motociclista, q retroagimos bastante. Interromperam o processo. Também não pode esquecer q tivemos 20 anos de ditadura militar, isso tudo impediu nossa evolução...

    Responda
  12. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    O País está longe do q sonhamos, mas é inegável q houve progressos: a política de cotas, o Prouni, Fies nas universidades permitiu às classes menos favorecidas acessar as faculdades. Tivemos durante os 2 primeiros governos de Lula muita coisa boa para contar. Dilma seguiu, contudo a elite (via grandes mídias) impediu de seguir. As pessoas querem soluções simples para tantos problemas tão complexos. Acho q quem disse mais ou menos isso foi o escritor do livro "Capitalismo Tardio" Jonathan Crary.

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Invejo a serenidade do mestre Tusta!

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    Na coluna passada tostao abordou com serenidade o penalti marcado contra o cruzeiro. O mesmo juiz nao marcou o mesmo penalti contra o vasco.

    Responda
  15. Antonio Catigero Oliveira

    O colunista tá acertando as palavras igual àquele passe milimétrico para o Clodoaldo fazer o gol, na Copa de 70!

    Responda
  16. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Tostão excelente artigo,a frase magistral é o futuro nunca chega pois sobram cinismo, mentiras e incompetência ,quanto as arbitragens não há uma profissão de juiz de futebol então enquanto for um bico ou passatempo serão ruins e passíveis de arranjos monetários.

    Responda