Mariliz Pereira Jorge > O que é ser macho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aviso aos navegantes da FSP: Esse tipo de artigo de colunista em grande jornal tem pouco a ver com preocupações sociais reais e muito mais a ver com a afirmação de certas posiçoes comportamentais da moda que vendem o jornal e a jornalista nesse produto-artigo que consumimos aqui. É a indústria cultural visando o lucro e se disfarçando com tintas de ativismo leve, porque pega bem, vende bem. Sabendo disso, pode-se ler o texto como o produto vendável que ele é, na verdade, sem falsos ativismos.
Mais sexista e tóxica do que Mariliz não há ao dizer que "Desejar criar um homem é legÃtimo" (como se alguém pudesse pensar o oposto?!). Mas, segundo a maldosa autora esse desejo será quase sempre "toxico", em palavras carregadas de sexismo e preconceito mais raso contra a diferença de gênero.
Esse cara é um bolsonarista daqueles da Bahia.
Um artigo que não conheço e dou meu maningue menoscabo.
100 milhões de brasileiros não têm acesso a rede de esgoto, 35 milhões não têm acesso a agua potável, 20 milhões passam fome; muitos destes, ainda defecam no chão, no rio, no mar, no mangue, no igarapé ou no mato mesmo; apesar disto, discutamos todos juntos em um jornal de grande circulação o que um jovem preto tem a dizer sobre seus desejos e visão de mundo, observemo-lo: procuremos seus deslizes, suas incoerências; façamo-lo alvo de nosso escrutÃnio branco.
Bobagem, não é? Tantos assuntos importantes em primeiro lugar, como sempre, claro. Vamos deixar ele criar machos que vão perpetrar mais feminicÃdios do que já são cometidos agora. Afinal, são só mulheres sendo mortas violentamente, vamos discutir mesmo o que importa na sua cabeça: quem faz porcaria na rua, pra começar. As mulheres, tô nem aÃ, como diria o maior misógino e ge no ci da, o inelegÃvel.
É a aplicação pelos oportunistas de Esquerda, direita, centro, oposição,situação, do princÃpio: o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos.Na hora de se beneficiar não existe lulistas ,bolsonaristas,todos se unem e dão as mãos como se fossem irmãos, para não construir uma Nação. Fundo Eleitoral e Partidário, descaracterização da lei da improbidade.E a gadaiada vermelha, pseudo intelectual aplaude as migalhas, e a gadaiada amarela, por não ter diploma endossa .O Brasil acabou!
Educação não tem relação com suas "demandas"? Uma toupeira humana não enxerga o abismo social que está inserido.
Marcio, eu te amo! Foi o melhor comentário já feito aqui. Te aplaudo de pé!OOOO
Cara intelectual, 100 milhões de brasileiros não têm acesso a rede de esgoto, 35 milhões não têm acesso a agua potável, 20 milhões passam fome; muitos destes, ainda cagam no chão, no rio, no mar, no mangue, no igarapé ou no mato mesmo; apesar disto, o brasileiro médio, que caga ou não no chão, deverá ter a elegância intelectual e discursiva de um orientando de Simone de Beauvoir.
Haha, excelente
Ninguem vai negar que ser macho no seculo 21 é dificil, antes o o par era com a fêmea, sempre protegida e defendida de ataques, mas agora, o universo de tipos que formam o par é gigante, nem conseguimos traduzir todas as siglas que definem o universo feminino. As originais não querem mais serem tratadas como mulheres, mas como empoderadas, Nada de compartilhar o espaço e simplesmente ser feliz com as diferenças.
A esquerda cirandeira e moralista, e também os liberalóides ricos como a colunista, descolaram-se do Brasil real, o paÃs fora das cartilhas e apostilas dos letramentos idealizados, fizeram um trabalho e tanto para o bolsonarismo
Talvez a pobreza, a falta de estudo, de cultura, de condições para ler livros, jornais não venha só de 4 anos. O inelegÃvel elevou a falta de educação a nÃveis estratosféricos e liberou geral nas pessoas a fala maldosa, ofensiva, violenta. Ele e seus deputados são contra o progresso, têm a mente no século 18. O rapaz do reality não teve educação formal real, não teve dinheiro e condições para se preparar para superar o machismo aprendido na vida, mas pode agora, com esforço, pode conseguir.
O Brasil real é o Brasil dos pobres, todos ignorantes e atrasados? Que acreditam que mulher é inferior, não tomam vacinas e creêm em Adão e Eva e na Terra Plana?
Homofobia é especialidade da rede globo: olha personagens caricatas em novela em 2023 e representação de lgbts nojenta e ridicularizada em realities, como o tal gil.
Se queria culpar alguém, parece ser também sua especialidade. Só o termo ]'nojenta" já deixa claro que o preconceito vem na frente. Lamentável.
A luta pela sobrevivência diária sobrepõe a discussão do machismo. Infelizmente essa é a realidade. Se tivesse um pouco de contato com o Brasil real não perderia tempo na publicização desse artigo.
Esse tipo de artigo de colunista em grande jornal tem pouco a ver com preocupação social real e muito mais a ver com a venda de certas posiçoes comportamentais da moda, que vendem o jornal e a jornalista nesse produto-artigo que consumimos aqui. É a indústria cultural visando o lucro e se disfarçando com tintas de ativismo leve, porque pega bem, vende bem.
Falar no assunto não é perda de tempo. Mostra que jovens de 20 anos têm incorporado ao caráter um sentimento machista arraigado ainda sejam criados por mãe mais presente ou só por ela. O contexto social molda o caráter sim. Se você só convive com machistas e misóginos, pode seguir o mesmo caminho. Se as pessoas que ele conhece não o repreendem quando ouvem algo assim, como a amiga e o amigo do reality não o fizeram, ele acha natural falar uma barbaridade dessas.
Ah claro, Davi é preconceituoso e ignorante por que é pobre?!
Machismo e racismo multiplicam-se nesse século XXI. E isso não se dá somente no Brasil. Se Davi ganhou BBB é porque soube fazer o jogo e não acredito que sua descendência africana tenha sido motivo determinante. Este paÃs não tem raça, pois o historiador Laurentino Gomes catalogou entre nós 40 mestiçagens, de "branco sarará a Pelé" , este hoje sinônimo de qualidade e perfeição no desempenho de uma vocação. O preconceito e o autopreconceito dominam este mundo afora como produto da ignorância.
Ele sofreu racismo dentro do programa, é fato. Ele ser negro não impediu que fosse maltratado por vários brancos dentro do programa. O racismo é tão forte que é naturalizado até em programa de TV. Uma cantora que participou disse, aos 40 anos, que precisa fazer letramento sobre racismo. Ela não é analfabeta, apenas não se importou em ofender, atacar e olhar com raiva um rapaz negro e promover racismo para milhões. Não está nem aÃ, como diriam Nero e TarcÃsio.
A acadêmica com ranço de povo. Impressionante a arrogância desse pessoal, acreditam que da sua torre podem determinar o desejo dos outros. Se o cidadão deseja um guri, ok. Se deseja uma guria, ok também. Aceita a opinião dos outros. Simples.
Se tem algo que não é simples é ouvir falas homofóbicas, machistas e misóginas e achar natural. Não é certo aceitar a forma como ele falou, mesmo tendo sofrido racismo durante o programa. Ninguém é perfeito e tem de ser corrigido quando tem opiniões que ofendem os outros. Se a opinião ofende, tem de ser dito. Vindo de quem sofre racismo, vê-se que a realidade social molda comportamentos errados de todos os lados. E tem quem ache, como você: deixa pra lá. O melhor é evoluir mentalmente.
Ranço do povo? Você realmente acha que a humanidade é tão podre assim? Você já viu as falas de Davi? “Meu pai me fez home, não fez veado” - “ela como mulé tem que saber o seu lugar e me respeitar porque sou homem” - “quero ter um home, pra ensinar o guri a ser macho”. Essa cara saiu de onde? Do tempo das cavernas? Pelo amor de Deus!
Ser macho é ser criado por uma mulher macho as quais são a enorme e quase total das Mães brasileiras valendo aquela máxima :"Atrás de um grande homem, pode ser um Rei, um Ditador, um PolÃtico, um General etc, etc sempre, mas sempre mesmo tem a mão de uma Mulher. Abaixo a Ditadura das Mulheres! O pior é que a gente a amamos. Bjs
Fala mais machista e misógina difÃcil de achar. "Atrás de um..." é do século retrasado, não sabia, não? Tem quem mentalmente vive no século 19 e de lá não sai de jeito nenhum, que coisa!
Sim, estamos na ditadura das mulheres, do STF, da mÃdia globalista, etc. E só temos este Congresso e estes Governadores porque os "opressores" se distraÃram um pouco. O Bernabé vive num mundo particular mesmo! Melhor não acordá-lo!
Ditadores são grandes homens? Nem dá pra desconfiar q é comentário de bozista.
Davi se mostrou uma pessoa extremamente machista, LGBTfóbica e preconceituosa em suas falas e atitudes. Mas qualquer crÃtica é chamada de racismo. Ele mostra bem que um homem, negro e pobre - minoria - pode também ser opressivo com outras minorias (por isso milhões de evangélicos pobres votaram em Bolsonaro). Como dizia Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor”.
Todo radicalismo é nocivo, e assim como o "machismo" (tal como entendemos) o feminismo também o é. Um homem pode sim, ter orgulho de sê-lo, sem ser um bronco que despreza e desrespeita as mulheres. Não há a mÃnima razão de um homem se envergonhar de sua masculinidade.
Igualar o machismo estrutural ao feminismo é não entender sobre o que está falando. Defender masculinidade dentro de um contexto de homofobia e machismo, misoginia, é fora de propósito. Assim como a cantora do programa disse que precisa de letramento sobre racismo (rica e ignorante), o rapaz precisa aprender a respeitar todos, não só os machos de plantão. Ela elogia a mulher, a mãe, a irmã, mas discrimina outras mulheres, como pode? Ele é a figura de destaque da masculinidade tóxica geral.
Ah sim, a masculinidade de Davi: “sou homem não sou *****”, “a mulher tem que saber qual seu lugar e me respeitar porque sou homem”, “quero filho homem para ensinar a ser macho”.
Não perco tempo com BBB, nem sei da história, mas quando se quer muito uma coisa, a vida pode castigar e mandar outra. Vai que se em vez de menino ou menina, venha um menino-menina ou vice-versa. Esta história de machinho é realmente horrÃvel!
Não agindo em nenhuma ilegalidade....moral é subjetiva, todos, todos somos livres de como querer educar nossos filhos, até porque o resultado da criação não é algo exato, você não necessariamente recebe o que colheu. E nossa carta magna nos faculta liberdade familiar na educação dos filhos.
Sim, liberdade para criar sem fazer a pessoa evoluir como ser humano, tanto é que o feminicÃdio está aÃ, crescendo e matando mulheres todos os dias. E não é citado pelos machistas, não estão nem aÃ. Deixa pra lá. Tipo o inelegÃvel, não sou coveiro. Educar para ser macho dá nisso, feminicÃdio, sofrimento para quem convive com essas criaturas e para os filhos que ficam sem mães.
E homofobia e machismo são aceitáveis?
Felipe, ele deixou explicado, não incorrendo em ilegalidade. A supremacia racial que vc se referiu é crime, então não cabe a manifestação que vc comentou.
Ah claro, então as famÃlias do sul podem ensinar a supremacia branca? Pelo amor de Deus! É cada uma!
Muito bem Mariliz, minha guerra também é familiar. Mulher como ser de segunda categoria! Horror de machismo.
Não assisto ao BBB, nem sei quem é Davi, mas suponho q seja um adulto. É incoerente a colunista dizer q ele parece ser um "ótimo rapaz", depois dessas declarações machistas. O desejo de criar como "macho", revela bem sua ideologia. E se o filho for um homem gay, como fica? Faltou "letramento antimachista? E empatia, caráter, faltaram não? Como mudar a sociedade passando o pano pra pessoas com essa visão?
Alguém disse que instrução não altera caráter. A falta de educação não melhora, óbvio. Quem não consegue estudar, tem de trabalhar desde criança, está impedido de ter uma visão ampla do mundo, fica restrito ao que encontra no seu meio. E os machistas impõem seu comportamento aos amigos, colegas. Ninguém se livra da ignorância social sem apoio da educação formal. Sem ter contato com meios de informação, leitura, crescimento pessoal.
Exatamente, caráter e respeito não têm nada a ver com instrução e classe social. Prova disso é o dono do Porsche que matou o motorista e agora Davi.
Texto raso, desnecessário e serviu apenas para criticar a vitória de uma pessoa que não tem experiência de vida, conhecimento do Mundo, maturidade, dentre outros fatores. Querer que uma pessoa que se viu obrigada a deixar de estudar para poder se alimentar (porque passou fome), sobreviver à tantas adversidades, seja por ser negro, ter sido criado com surras de seu pai, seja letrado naquilo que você, eu ou qualquer outro queira é injusto, irracional, leviano, etc.
Luciano, defina ensinar a ser homem!
Alguns aqui parecem que só querem "lacrar" com suas pautas...Ensinar o filho ser homem e ser machista são coisas extremamente diferentes.
Agora você não consegue se justificar! O Davi é um homem preconceituoso, LGBTfóbico e machista, além de ignorante e muito espertalhão. Retrato do Brasil que elege Bolsonaro, Nikolas e dá dinheiro para Malafaia!
Felipe Araújo: vc misturou tantas camadas q fica difÃcil esclarecer. Votar em x ou y nada tem a ver com o texto. Nada dá a ninguém passe livre a nada. O fato é que Davi não tem conhecimento sobre vários assuntos (discussões sobre gênero, racismo estrutural, etc) e mesmo qdo errou e foi alertado mudou a postura. Ser pobre, passar fome, ter que trabalhar aos 10 anos de idade, dificulta mas não é sinônimo de ignorância nem despreparo. Desprezo por outro e chamar de "criatura" é se julgar superior.
Davi é o retrato do brasileiro que vota em Bolsonaro: é oprimido, minoria e mesmo assim pratica atitudes deploráveis e opressoras!
Nossa, então a pessoa ser parte de uma minoria que sofre opressão dá passe livre para que a pessoa pratique preconceitos e discurso de superioridade? Ser negro e pobre não dá ao Davi carta branca para se sentir superior a mulheres e a LGBTs, sendo ele um homem cis hétero. Você acha que pobre é tudo ignorante e despreparado? Você é preconceituoso!
Não, não parece ser ótimo rapaz. Me senti ofendida por vários comentários deste rapaz e isso não é ser ótimo. Mas pelo visto não se pode apontar os problemas porque já dizem que é racismo né?
Pois é!
Esse baiano é muito esperto. Sem uma educação superior soube revelar o ridÃculo das patricinhas. A arrogância e a busca da superioridade das meninas ricas mostrou como são frágeis no convÃvio social fora da bolha.
Quando ela falou < Davi, que parece ser ótimo rapaz, mas carece de letramento antimachista> não consegui parar de rir. Taà a explicação da fala de Davi. E a condescendência para os subalternos: ? rsrsrsrsrs
E também rsrsrsrsrs … Ele: Brigado sinhá! Vou já voltar para meu confinamento!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Óia, Mariliz, não sei nem se há algum desconto pra "população preocupada em pagar boleto". Discussão polÃtica baseada em boa informação, vá lá; letramento digital, saber da nova legislação de trânsito, os motores a jato mais modernos, idem. Mas acho que não ser macho eixcroto tá um 'cadim abaixo disso, já deveria estar incluÃdo no pacote básico de humanidade. Ou, pelo menos, no pacote de entrada do BBB. Enfim, dado o tamanho da porcaria, vai que vai: "machão" tá combinado com programa de voyeuri
Preferência por gênero de feto tem problema, sim.
Ser macho, ou fêmea nos dias hoje? É melhor apostar na coluna do meio!
A colunista confunde, poder aquisitivo, racismo estrutural, preconceito de classe, contrates sociais gritantes em um pais extremamente desigual, com a opinião de alguém sobre o sexo do filho. Todas as familias chinesas (homens e mulheres) aspiram filhos homens...eles são ma chis tas???? pesquisem
Meu comentário não foi racista em nenhuma instância. Já no seu, sobra machismo. Davi é uma pessoa ruim e preconceituosa, ser parte de uma minoria não muda isso!
Luiz, seu comentário é tão desprezÃvel e de uma ignorância tão atroz! Então o fato de que ele é um rapaz pobre que passou dificuldades dá carta branca para que ele seja machista, preconceituoso e ignorante? Que ele defenda que mulher se ponha no “seu devido lugar” e que ele é “macho e não ‘ofensa’”. Que ele quer filho homem pois macho é superior? Estou denunciando seu comentário.
Comentario Racista, preconceituoso Deve ser censurado!!!
Interessante depois que as mulheres e homens palestinos colocaram o mundo todo contra os machoes sio nis tas... inclusive os EUA e Irã. A colunista ficou meio sem assunto.
As mulheres são maioria em todas as regiões do Brasil... Em todo o mundo, a proporção entre mulheres e homens gira em torno de 51 para 49 por cento. Isso é um dado biológico, e não uma conquista histórica de um gênero sobre outro. Além do mais, sendo mais confiantes e agressivos, homens morrem como policiais, bandidos, vÃtimas, presidiários e nas guerras. Melhor seria uma confiança que não estivesse calcada na intimidação pelo uso da força de subjugar o outro.
Temos a tendência de olhar as coisas apenas por determinado ângulo o que pode falsear a percepção da realidade. O rapaz que venceu o BBB teve um percurso bem razoável durante o programa que contava nessa edição com muitas mulheres fortes e decididas. Um assunto que vai dar muito o que pensar e falar...
Desculpe, não entendi!
Falta de assunto pela colunista. Só fala nisso.
Vejo o branco gaúcho falar da natureza "macho sulista" sem essa repercussão. Na minha opinião, ensinar a ser macho é ensinar a ser mantenedor do lar, assumir a responsabilidade pela criação dos filhos, a responsabilidade pela higiene da casa, a tratar com carinho, amor e respeito a esposa. É que cada um opina e comenta de acordo com a vivência pessoal. Outros querem apenas lacrar mesmo.
Felipe, desculpe se me expressei de uma forma que o desrespeite. Você pode ser o que vc quiser meu amigo. Na minha ideia, ser macho, homem, é bem diferença de ser machista, entende? Qualquer adjetivo com "ista" no final em alusão a alguém, na minha opinião, é preocupante.
RidÃculo seu pensamento. Foge bem da realidade das coisas. Mantenedor do lar? Isso em pleno século XXI com mulheres conquistando espaço de igualdade no mercado de trabalho? E por quê “a esposa”? Eu sou gay, então não sou homem na sua opinião?!
Mariliz já disse isso uma vez, e torno a repetir, a vida é um absurdo e cada qual procura extrair dela aquilo que lhe satisfaz, e continuamos nessa saga
Jesus. O abominável macho das neves. O abominável macho dos trópicos. O abominável macho comunista. O abominável macho palestino e até o abominável macho israelense. As questões de gênero precisam de abordagens que criem engajamento e responsabilidade. Estamos, pelo menos alguns de nós, em busca de lucidez e discernimento.
Preocupar-se com os pensamentos de participantes desses BBBs é pura perda de tempo.
Ah, colegas, reparem na lista de "mais lidas" aqui do UOL: alguma coisa de BBB sempre está por ali. Às vezes mais de uma. Certas feitas, *todas são de BBB*. Treco horroroso, revira o estômago. E me é levemente incompreensÃvel.
Gostaria muito que você estivesse certo Leão Machado. Pela quantidade de gente que vê esses BBBs, que admira e sofre influência de seus participantes é muito preocupante.
O que é ser racista ?
O menino era office boy. Hoje, é temido por todos na comunidade. Roupa cara, arma na cintura, essas coisas. Tem mais mulher atrás dele, ou não tem? Claro que tem, né? Nesse "Brasil que é mais Brasil", o problema não está só na cabeça dos homens . Está no desejo e nas expectativas das mulheres. Pense no cara do Porsche. Poder ainda dá tesão. Não é fácil, percebe? Teremos que passar todos por essa ponte.
Macho é usado como sinônimo de machista. É como borracha ser usado como sinônimo de borracheiro. O erro é conveniente? Macho e fêmea assim somos a grande maioria desde que nascemos. Ser macho não é ser machista. Não se precisa de nada para ser macho, quando se nasce macho. Já machista é outra coisa.
Você distorce as coisas: o ignorante que acaba de ganhar o BBB disse que quer um filho homem para ensinar a “ser macho”. Que “mulher deve respeitar o homem e saber qual seu lugar”. Imagina a cabeça dessa criatura?!
A vida como ela é.....
Todo babaca machista ou é gay enrustido ou tem medo da força da mulher, está é a grande verdade!
Como se ser gay fosse demérito né?!
Ser macho é temer e tentar agressivamente esconder seu desejo por um homem. Não cola, né?
Esse aà é pra lá de machista, uma tristeza.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > O que é ser macho Voltar
Comente este texto