Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALOISIO T MIRANDA

    Penso que de forma semelhante à análise editorial.

    Responda
  2. paulo werner

    Achei q não seria ruim um cenário de *desemprego em baixa, inflação controlada, balança comercial favorável e grandes reservas internacionais*. Mas parece q tudo fica *medíocre e arriscado* se não fizer o povão pagar pelo ajuste. Sem sangrar os monos constitucionais (saúde e educação) a turma da planilha não sossega

    Responda
  3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Mais um editorial sujo e desleal da folha.

    Responda
  4. Igor Cornelsen

    Governo que interfere em negócios privados nunca funcionou, nem levou nação alguma ao sucesso. Ao contrário, as únicas bem sucedidas são as que o consumidor decide o que quer comprar levando empresas ao sucesso e negócios equivocados a desaparecem. Tudo isso sem juros subsidiados, sem incentivos fiscais e sem barreiras alfandegárias. Nossa economia é medíocre por intervencionismo do governo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Coréia do Sul, salvamento dos bancos em 2008 nos USA, salvamento da GM nos USA, estatal de petróleo na Noruega? Nesses casos, deu certo...

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Todos os governos interferem em negócios. O que o senhor quer é uma terra sem lei, onde os poderosos vão explorar, ainda mais, a população.

  5. João carlos Gonçalves de souza

    Como o próprio editorial diz : desemprego em queda , inflação controlada , superávit comercial e reservas altas . Há 4 anos não tínhamos notícias semelhante. E ainda no caminho teve golpe de estado . Portanto trata-se de um governo progressista com gestão econômica responsável e fiador da democracia . Só isso já incomoda muita gente.

    Responda
  6. ALOISIO T MIRANDA

    O título da matéria não corresponde a previsão do insuspeito FMI para o Brasil, publicada ontem. Maior crescimento econômico este ano e oitavo lugar no ranking mundial.

    Responda
  7. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    O Congresso também tem culpa nessa turbulência financeira. O Congresso encosta a faca no pescoço do governo e o dinheiroduto leva a verba que seria bem empregada em obras necessárias.

    Responda
  8. Elena Claudia Castro Assunção

    O problema é a divida que só aumenta então porque não fazer uma auditoria nesta divida ao invés de cortar investimentos em educação, saúde e nas outras áreas nas quais o país precisa investir para se desenvolver. Nunca vejo ninguém da grande mídia tocar neste assunto. Desde sempre ouço falar da divida ou juros dela decorrentes. Deveria ser feita auditoria para se descobrir onde está o problema.

    Responda
  9. jose carlos toledo junior

    Essa peça é torcida disfarçada de analise pelo já improvável fracasso do governo. O disfarce se ampara na questionável e obcessiva premissa de que o equilíbrio fiscal é milagroso e santo remédio para todos os males e tem que ser alcançado imediatamente,.ignorando bem sucedidos equilíbrios alcançados no longo termo. Esse editorial oscila entre a torcida e o patético.

    Responda
  10. Rodrigo Gerolin Santana

    Segundo o próprio Editorial: desemprego caindo, inflação controlada, superávit fiscal a vista, reserva de dólares em abundância. Não tem calote em precatório, não tem uso criminoso da máquina para fins eleitoreiros. Isso, mesmo recebendo o país em ruínas em 2023. A ECONOMIA ESTÁ RUIM PRA QUEM??

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Valdir. O que o Rodrigo diz está escrito no próprio editorial.

    2. Valdir Costa

      Você deve viver em outro planeta e não sair de casa. Impossível uma pessoa aliernar-se tanto assim da situação do país para defender uma ideologia.

  11. LEONEL Auilo Espinosa

    O colunista avaliou o papel do Congresso com os gastos por emendas? O colunista já percebeu que os congressistas não são responsabilizados por tais gastos? O colunista se recorda de 2020 até 2022?

    Responda
  12. Jorge Carlos Reiners

    Especialistas estrangeiros dizem que a lava jato atrasou o Brasil, obras paradas perdas de materiais, obras deveriam continuar e punição severa aos corruptos.

    Responda
  13. Eduardo Freitas

    Mas, será que alguém acreditou mesmo que os petralhas vão entregar o país com a economia em ordem?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Depois o Lula 2 o PT continuou até o desastre total econômico. Não ignoremos este detalhe. E a semente foi plantada no Lula 2.

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      E o Congresso que o sr. ajudou a eleger? E o governador que o sr. ajudou a eleger? E o Prefeito que o sr. ajudou a eleger? Servem para que mesmo?

    3. alonso barros

      Depois do desastre econômico que o seu Mito golpista ladrao de joias entregou o Brasil junto com o Posto Ipiranga, os “ petralhas” estão fazendo um milagre . Não esquecendo: com um congresso conservador e a Folha atirando de todos os lados contra .

    4. josé SOARES

      Se com isenção estudares os governos Lula 1 e 2 , constataras que que a economia não só foi entregue em ordem , como cresceu.

  14. Luciano Mina

    Sem censura Folha....viúva paga pau do Paulo Guedes....

    Responda
  15. Luciano Mina

    Esta Folha não esconde a saudade da tal "ponte para o futuro" do Temer-Paulo Guedes, o problema é que esse pinguela foi democraticamente rejeitada pela maioria dos eleitores, causando esse inconformismo que oscila entre o medíocre e o irrelevante ......

    Responda
  16. Antônio João

    Em 2023 a economia cresceu 2,9%; em 2024, o FMI aponta crescimento de 2,2%, certamente o articulista da Folha acha que bom foi o período Guedes, prefido da Folha, cuja média anual dos quatros anos foi de apenas 1,5%, apenas a metade da média mudial para o período. O que importa é falar mal.

    Responda
  17. mauricio silva

    A golha faz o jogo de tornar uma fakenews verdadeira e o titulo está a servico do mercado, desestabiliz pro mercado ganhar! Quem financia esse jornal, nao parece ser nossas mensalidades, as notícias sao pra nos convencer a entrar no jogo da faria lima, facam um editorial sobre o desgoverno liberal de guedes!

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Paulo César de Oliveira, e o Sr. ganhou exatamente o que com a redução da dívida pública?? Eu te garanto que se vc deixar de pagar as contas da sua casa, suas dívidas tendem a diminuir também.

    2. Marcelo Fogaça

      Paulo...na verdade ela parou de crescer pois as taxas estavam negativas ( 2 por cento a.a) devido a parada súbita da economia nacional e mundial.

    3. Paulo César de Oliveira

      Guedes conseguiu reduzir a dívida pública mesmo com dois anos de pandemia, a guerra da Ucrânia e um ano de seca severa.Guedes não eh como Lula, que acha que gasto eh vida.

  18. mauricio silva

    Que hipocriaia folha, Lula herdou 13,75 de selic , 90 bilhoes de precatorios pra pagar, 300 bolhoes em déficit que guedes fez durante as eleicoes, fora os 800 bilhoes de deficit em 2021, imagine o PT com um déficit desses, mesmo dilurante a pandemia! Essas manchetes derrubaram Dilma, que mesmo com um ,ministro "maos de tesoura" a partirde 2015, caiu.... nao tem terceira via, se contetem.

    Responda
  19. MARCO ANTONIO POLISELI

    Estudou economia um mês e ainda colou na prova, quer o que?

    Responda
  20. henrique lanfra

    O título está bem a cara do Journal .arriscando para o medio:crê cada vez mais.

    Responda
  21. Pedro Luis S C Rodrigues

    O PT é o maior responsavel pela nosso crescimento mediocre neste século. Ataca em duas frentes, irresponsabilidade fiscal e sabotagem da produtividade

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      O que o PT está fazendo pra sabotar a produtividade? Se responder essa sem abstrações e generalizações eu prometo votar no Mito na próxima eleição, o presidente mais produtivo da história!!

    2. alonso barros

      Espera , sabotagem só vem de “cidadãos do bem “ como você e da Folha .

  22. José Fernando Marques

    As considerações podem fazer sentido. Mas falta, por parte da Folha, uma denúncia explícita e constante do comportamento voraz dos parlamentares, na sua ganância por emendas. Recursos que ninguém sabe ao certo para onde vão, se é que vão a algum lugar decente. Falo de denúncias como nas reportagens sobre os kits de robótica, enviados a escolas nordestinas das quais algumas não tinham nem água. Um bom trabalho do jornal que merece ser revisitado.

    Responda
  23. Jair Pereira

    Porque medíocre? Em 2019 , pandemia, primeiro ano de Governo Bolsonaro, foi classificado como “ pibinho” de Paulo Guedes. Brasil se continuar assim vai de medíocre a ridículo. Os bilhões para os 40 ministérios, as calças abaixadas para o congresso para aprovação de projetos, o STF que se tornou mandatário do país. Um conjunto de incompetências. E em meio a este filme ainda acho que Hadad é o mais ponderado.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É Jair. É fácil imputar ao executivo os defeitos do legislativo e do judiciário. Sempre é tudo culpa do Lula. Estranho.

  24. Dagmar Zibas

    A mesma campanha contra políticas sociais de distribuição de renda. Que vergonha, Folha! Até hoje considera FHC um grande estadista porque seu governo não fez NENHUMA obra de infraestrutura, NENHUM programa social de fôlego. Deixou doze por cento de desemprego e onze por cento de inflação. E o Brasil listado no Mapa da Fome da ONU. Mas deixou os banqueiros e especuladores felizes. Folha faz parte do lobby na Câmara para aprovar isenção de tributos para órgãos de comunicação. Vergonha.

    Responda
  25. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Cortar despesas aonde, Folha? Vcs sabiam que o orçamento compulsório é acima de 80 por cento da arrecadação!? Vcs querem que corte do farmácia popular? da educacao? Ja foi feito. Que mais?

    Responda
  26. Samuel Fagundes

    Tem que ter muita falta de vergonha na cara para escrever algo tão medíocre e eivado de más intenções. FSP, não dá pra não ler, ops, não dá pra crer....

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      A verdade dói né

  27. Marina Hamud Morato de Andrade

    A Folha pensa?

    Responda
    1. josé SOARES

      Não , ela só traduz o pensamento do mercado , em especial dos frias rentistas.

  28. Antônio João

    Já que a Folha de São Paulo é mestra em apontar excesso de gastos, então mostra aí, Folha, onde há gastos desnecessários, quanto deve ser cortado? Se não domina o assunto, è matéria facciosa. É bom lembrar que o Grupo Folha é um dos contemplado pela desoneração da folha de pagamento, ou seja, contribui para a redução de receita, mas depois, seus aposentados, vão se beneficiar da previdencia que todos pagamos.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Verdade!

  29. Bruno Araujo

    Fora Lira!

    Responda
  30. Marcos Linhares

    Folha é melhor não pensar. Somente narrar as notícias.

    Responda
  31. Ademar Adams

    Tá dando nojo de abri a Folha e encontrar esse desarranjo intestinal do jornal. O que pretende com isso? Por que não bate no congresso que suga cada gota de verba para seus interesses escusos. Por que não ataca Lira, o maior culpado pelo que tem de nocivo esse parlamento?

    Responda
  32. Marcelo Fogaça

    Congresso folha...correlação de forças. Tenha um pouco de ética jornalística por favor!

    Responda
  33. Vera Queiroz

    Medíocre e arriscado é esse Congresso que se vende alto e caro, e agora chantageia a céu aberto, com Lira, o grande vendilhão, regendo o negócio. E a Folha nem tchum! Só quer falar mal de Lula, um horror de jornalismo da elite com muito $$$.

    Responda
  34. MARIA F LUPORINI

    Hoje mesmo sai a prévia do PIB. Será positiva. A Folha esqueceu os quatro anos do I pi ran ga, porque seu dono ganha com os juros exorbitantes.

    Responda
  35. Marcos Araujo

    Com esta imprensa hipócrita e este congresso desgovernado comandado pelo Liradrão fica praticamente impossivel cumprir qualquer meta

    Responda
  36. Enir Antonio Carradore

    A dívida pública dos EUA é de 120 por cento do PIB, mesmo assim todo mundo continua aplaudindo. A Folha não é o oráculo da economia, pelo contrário, é um tabloide especializado em fazer futrica. Ninguém mais acredita no que é publicado aqui. Se não fossem as boas matérias de cultura geral seria um informativo totalmente dispensável.

    Responda
  37. ricardo de castro resende

    Quando a Folha dirá o que pensa de Lira?

    Responda
    1. alonso barros

      Quando a Folha irá dizer o que pensa desses Editoriais patéticos da Folha ?

  38. Ricardo Knudsen

    As projeções independentes negativas causam pessimismo no mercado, reduzindo o crescimento do PIB e levando consequentemente à queda da arrecadação, o q tende a fazer as projeções independentes negativas se cumprirem. Adoro a lógica do mercado!

    Responda
  39. Sam Duart

    Acredito que o maior plano econômico foi no governo Bolsonaro. Com motociatas constantes e passeios de jet-ski a imprensa não tinha tempo de se focar na política econômica. Realmente o mito era um gênio.

    Responda
  40. leonardo oliveira

    O Brasil está uma nau sem comando , rumo ao naufrágio econômico.

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    2. Ademar Adams

      Acorda tosco!

  41. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    E esses aposentados que insistem em viver! Se a longevidade diminuir o INSS gasta menos e tudo se resolve! Não é mesmo, paunoguedes?

    Responda
  42. leonardo oliveira

    O desgoverno Lula esta de mau a pior.Estamos numa nau sem rumo.

    Responda
  43. Samuel Fagundes

    Os cães continuam ladrando, e a caravana passando...

    Responda
  44. Samuel Fagundes

    Se fosse o posto iporanga, que o chefe mandava vender gasolina adulterada, a SELIC estaria entre 17 a 20%. A gasolina uns 10 o litro, e o alcool por volta de 7. Não teria havido reforma tributária, nem o novo arcabouço fiscal, pois isso não estava no intelecto deles, e se tivesse não conseguiriam negociar no congresso, pois não tinham a competência. O dólar, com certeza, estaria acima de 7 reais. É essa mídia que tirou a Dilma, prendeu o Lula e elegeu o band!do miliciano.

    Responda
  45. Francisco José Bezerra de Menezes

    O eterno choro " da FSP. É incrível como ainda não assimilaram a derrota da extrema-direita. Paciência, 2030 ainda está distante.

    Responda
  46. jose batista

    Medíocre como todo governo!

    Responda
  47. ADONAY ANTHONY EVANS

    Graças a Deus, e São Xandão, prá desespero da Editorial do Jornal, Jair Messias e Paulo Guedes, com seu nauseabundo ministério do Circo dos Horrores, não está mais aqui. Embora no Congresso, seus súcubos, como Lira permaneçam. Dívida pública aumenta com Selic na Lua, herança do Mago Guedes. Previsão de oitavo crescimento mundial, quase pleno emprego, gerando arrecadação Reforma Tributária há 40 anos esperada. Que sodade do Bozzo, né Foia?

    Responda
    1. jose batista

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. leonardo oliveira

    O governo Lula de mau a pior.Estamos numa nau sem rumo.

    Responda
  49. Carlos Rizzo

    O poste Ipiranga manteve um déficit consistente durante sua passagem,mas nunca vi as Cassandras da folha tão alvoroçadas assim.

    Responda
  50. Cristina Murta

    Crítica diária ao governo feita! Todo dia a Folha bate no governo Lula, é ridículo. A economia está ótima, o governo soma inúmeros feitos nesta área, todo dia divulgam-se índices que surpreendem o mercado positivamente (diante da incapacidade de fazer melhores previsões). Mas a Folha tem que dar sua paulada diária. Vergonhoso. Ainda bem que eu não trabalho nesse jornal. Teria vergonha.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      O Jornal crítica subsídios e subvenções, mas enquanto não receber o dela, vai continuar assim.

    2. jose batista

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Marcos Serra

      Vives na Suíça? Por aqui, a economia deve andar ótima, mas para os donos de supermercados. Tens feito compras onde? Na Finlândia? Usas quais serviços? Da Noruega? Comentário jocoso o teu.

    4. Marcos Serra

      Vives na Suíça? Por aqui, a economia deve andar ótima, mas para os donos de supermercados. Tens feito compras onde? Na Finlândia? Usas quais serviços? Da Noruega? Comentário jocoso o teu.