Poder > Folha estreia blog Evangélicos, editado sob o olhar de quem frequenta a igreja Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Fiz um comentário crÃtico à Folha, vai passar por moderação antes de ser publicado. Se tivesse falado “Glória Deus”, teria passado direto. Obrigado, mais um canal evangélico!
E eu protesto: sou Católica e acho um absurdo a folha, minúsculo de propósito, dar espaço apenas para evangélicos.Há mais de trinta anos assino a Folha e a cada dia está piorando mais.
Deve ter coluna:Católica , muçulmana, judaica , matrizes africanas, budistas! Budista ? Rima rica com Santista! Lembrei-me que o caderno de esporte é ruim! Muito ruim ! Terrivelmente ruimÂ…! Nem perco meu tempo em ler! Não tem notÃcia do Santos , não dos Santos Católicos, mas o Futebol Clube.Sou Católica e quero um Padre, Freira, Bispo, escrevendo na Folha! Faz mais de trinta anos que assino a Folha e a cada dia piora mais.
Por uma questão de justiça, a Folha deveria abrir também um espaço para católicos, espÃritas, umbandistas, muçulmanos, ju_deus, budistas e (por que não?) ateus. Não vejo razão plausÃvel para dar destaque justamente para o segmento mais retró -grado da nossa sociedade, os evangélicos.
Excelente iniciativa.
É justo um espaço para os evangélicos. Também deveriam abrir para os budistas, umbandistas, judeus, mulçumanos, ateus...
Folha não faça essa sandice, não de espaço para terraplanistas,e ajudantes do oito de janeiro
Causa-me estranheza que a mÃdia que representa a comunidade judaica brasileira- a FSP - abra esse espaço .
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Parabéns a folha por abrir espaço ao seguimento evangélico! Isso ajudará a elucidar o entendimento de que Silas Malafaia não fala por todos os evangelicos, e que a polÃtica não é a pauta do dia no terceiro céu.
Marcos, a Congregação Cristã no Brasil merece todo o meu respeito. Tá longe de ser mercado da fé, você tem razão. Mas apoiou em peso Bolsonaro e viu, depois de uma longa jornada na sobriedade, sua história ser corrompida por uma horda de fanáticos. Agora, que sentiu o golpe (ou tiro) retorna a cuidar da fé, unicamente. Esse seu tom arrogante caracteriza bem os crentes das igrejas tradicionais: os "únicos", os "escolhidos" pela mágica milenar do Cristianismo.
sua argumentação inicial merece meu respeito, mas sua última frase é completamente descabida .
O que me assusta profundamente: o crescimento vertiginoso desse público evangélico. Eles querem dominar moralmente e politicamente a sociedade. A continuar, ligo o Brasil será uma teocracia à la Margaret Atwood.
Muito Obrigado Valter!.....poderia explicitar que nos odeia?.....não foi sem motivo que Jesus Cristo declarou que o mundo odiaria os discÃpulos Dele.....
Que vergonha Folha... vou cancelar esta assinatura de um jornal que parecia imparcial.
Há algum tempo, eu vi um desses gerentes de supermercados da fé que aparecem na TV , abrindo a BÃblia no meio e dizendo que estava lendo Tessalonicenses ! Na minha BÃblia, abrindo no meio, eu encontro Salmos !
evangélicos não são apenas que crêem firmemente que o NT foi escrito, em inglês pelo Reverendo Billy Graham há uns sessenta anos .
Qual a jogada da Folha com mais essa . Evangélicos ??.
Agradar 37% da população e 40% do eleitorado.
Não sei por que celeuma. Minha mãe frequenta a Congregação Cristã no Brasil há 60 anos. É uma pessoa maravilhosa, cheia de fé e generosidade. Eu sou ateu. Meu pai, depois de ser um crente dileto durante décadas, morreu ateu. A Folha demonstra um pendor democrático inigualável na mÃdia brasileiro.
caro Cristiano - Não confunda a Congregação cristã do Brasil com supermercados da fé . são coisas distintas .
Eu como você sou ATEU de carteirinha . Já minha mãe é Evangélica de carteirinha . Qual a jogatina da Folha ??.
para variar, fui censurado
Depois falam do XANDAO.
Santo Deus ! Inicialmente é preciso definir : O que é ser evangélico ? Evangélico é todo aquele que aceita a boa Nova, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo . Logo, todo cristão é evangélico .
Pois é, só que os evangélicos atuais se pautam pelo antigo testamento e clamam pelo Deus dos exércitos e… do dinheiro, claro!
Concordo que, quanto mais isolado, maior a tendência do grupo ao fundamentalismo. Trazê-los para o debate público é também uma forma de fazê-los aderir às regras de racionalidade não religiosa. Só é preciso muito cuidado com a propensão dos evangélicos a transformar qualquer espaço em ambiente para o proselitismo. O ideal seria, inclusive, que o comando do blog fosse feito por um intelectual ou jornalista não religioso.
e os outros?
Vai haver concessão de desconto para quem não é "evangélico" ? Primeiro pela discriminação e segregação. E segundo por ter que ler o que vai rolar de propaganda.
A discussão é sempre bem-vinda. Sugestão de temas para o blog: "evangélicos e o compromisso com a laicidade estatal", "limites éticos e jurÃdicos do proselitismo religioso", "distinções conceituais entre pecado e ilÃcito e entre culpa e responsabilidade", entre outros.
Hilário. Está aqui a fórmula para conseguir uns reais a mais.
Galera fica brava porque criaram um blog pra gente conhecer melhor o ponto de vista da religião majoritária do Brasil....
Galera fica brava só porque fizeram uma coluna pra gente saber sobre o ponto de vista da religião majoritária do Brasil. Como se isso fosse errado rs
Dar mais voz pra quem já tem zilhões de igrejas em tudo quanto é esquina? Pra quem já tem canal de televisão? Pra quem já tem o Congresso Nacional? Pra quem não se contenta com sua fé, mas quer que o mundo inteiro vire um templo ? Pra quem manda pro inferno quem não acredita no deus deles? A Folha diz prezar pela pluralidade, mas acho que no fundo quer ser da Universal.
A constituição brasileira é laica? Eu pensei que era.
E o blog católico, não haverá? Isso é discriminação.
Vai ter o blog da umbanda também? E dos espÃritas? E dos católicos? E dos agnósticos? E dos Hare Khishnas? O Brasil não é laico? Ou será que eu li a c onstituição brasileira de forma errada?
Religião, todas, é bom para si, para o homem olhar para o eu interior, para cada um buscar melhorar dentro dos seus credos e crenças. Nada a ver blog.
Realmente, no Capitalismo, tudo é produto a ser comercializado. Porque não fazer um "blog" sobre a diversidade religiosa no Brasil? Ou vai ter um blog para Católicos (que a fé majoritária do paÃs)? Blog Matriz Afro-brasileira (que uma fé histórica do nosso passado)? Nesse espaço os "evangélicos" vão poder se explicar porque querem impor o credo deles sobre os outros? Porque ofendem os outros credos? E não adianta os censores, vetar meu comentário porque estou com o Manual da Redação em mãos.
Ah, Sr. Marcos Machado, seu excelentÃssimo comentário já respondeu minha indagação acima da forma mais prática possÃvel. É tÃpico de vocês já ir para o ataque, condenar quem não segue sua crença para o "inferno" vomitar um monte de texto decorado nem nexo de exegese, já dá pra ver o que vai vir por aà nos próximos anos. Ah, só para constar, sou pós doutorado em Letras, tive História na faculdade com nota máxima.
.....Todos os que odeiam a Sabedoria Divina amam a morte eterna......nós cristãos não queremos impor nosso credo!....apenas reverberamos a Palavra do AltÃssimo Deus, anunciamos Jesus Cristo como Salvador e alertamos para a Justiça e ira divina vindoura.....voce já viu um cristão decapitando infiéis?.....Não ofendemos os outros credos, é claro que existem cristãos impertinentes.....e por favor, estude antes de citar o excelente oxÃmoro " fé majoritária"......voce sequer sabe o que está falando.
Eles se vêem como o povo escolhido, por isso essa mania de perseguição. A maior parte das outras religiões está kgando pra eles, mas eles sao os “perseguidos”. Nao existe nada nem ninguém mais intolerante do que um evangélico.
O que nós Cristãos pensamos de nós é irrelavante! o essencial é a palavra de Deus que o EspÃrito Santo aplica em nós, mas obrigado! por corroborar a afirmação de Jesus Cristo de que o Mundo odiaria os discÃpulos dele!
Quando insultam a Madre Igreja Católica, chutam imagens sacras, maltratam, calúniam quem segue religiões de Matriz Afro-brasileira, fazem fake news do Governo (onde muita gente recebe benefÃcios de transferência de renda e com o dinheiro ainda pagam o "dÃzimo" para seus "lÃderes") aà ninguém é perseguido ou excluÃdo.
Será muito interessante, acompanhar estes depoimentos. Moro na periferia da zona sul, sempre fui cercado por "lideres religiosos" que foram perdendo vigor radical e até mesmo abandonarem seus pupitos farisaicos.
Será muito interessante, acompanhar estes depoimentos. Moro na periferia da sul, sempre fui cercado por "lideres religiosos" que foram perdendo vigor radical e até mesmo abandonaem seus pupitos farisaicos.
Acho engraçado os evangélicos se dizerem perseguidos. Mas e a postura deles com LGBTs, pessoas de religiões afro, espÃritas e católicos. Na verdade, eu os acho os mais intolerantes no Brasil atual.
O mercado dita as regras.
Vamos seguir a trilha de quem está acometido pela cegueira. Ou seja, não vamos a lugar nenhum.
A religião é coisa boa. Vamos evitar o fanatismo.
Meu repúdio à igreja evangélica. VÃboras de satanás.
Também quero deixar registrado meu repúdio. Servos do Mal, das trevas e a tudo de ruim que aconteceu no paÃs nos últimos vinte anos que houve a ascensão deles.
Prefiro uma colonoscopia sem anestesia.
Boa, vou achar um, para dar essa resposta.
Boa iniciativa! Principalmente para esclarecer aos incautos evangélicos o quanto são explorados econômicamente, politicamente e até espiritualmente por algumas denominações nas quais seus ditos "pastores, bispos, etc." Se tornam milionários.
Já começou bem, meu comentário que só continha a palavra sério foi para mediação. O que.pensar?
Sério????????????
Gostei. Vou entender melhor o assunto.
Parabéns à Folha, pela diversidade, incluindo segmentos relevantes da sociedade brasileira no debate público!
A folha vai abrir também um blog católico e um pras igrejas de matriz africana?
Vamos ver se o olhar do blog pontuara que igrejas se transformaram em partidos polÃticos. Que pastores entraram firme na polÃtica.
Acho estranho a Folha de SP criar um blog " evangélicos" e ainda por quem a frequenta...não seria melhor alguém de fora para informar tudo o que acontece nessas denominações religiosas inclusive como pastores usam a boa fé das pessoas em época de eleições?
O olhar de fora é válido, mas se lembre que estamos falando de pessoas, que não são objetos inertes dos quais se fala, mas interlocutores com quem se estabelece um diálogo. A TV Brasil, se não me engano, tem uma série chamada Retratos da Fé, em que em cada episódio religiosos de uma denominação diferente falam sobre si e suas crenças. Dar espaço de fala é uma reinvidicação polÃtica justa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Folha estreia blog Evangélicos, editado sob o olhar de quem frequenta a igreja Voltar
Comente este texto