Educação > Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Quando eu pensa que esse tal de TarcÃsio já fez muita coisa ruim por São Paulo, ele vem e me surpreende com essa.
Este governo passou bem longe da empatia com o povo.
Essa abordagem do governo de substituir professores por IA como o ChatGPT é uma afronta à qualidade da educação. Privar os alunos da interação humana vital, criatividade e empatia é um erro grave, mesmo que em momentos especÃficos. Reduzir a educação a um mero exercÃcio técnico é desvalorizar completamente o papel fundamental dos professores na formação dos jovens. Além disso, as IAs são imprecisas e não podem substituir a riqueza e a complexidade da interação humana na aprendizagem.
Perfeito, Matias!
Pelo que eu entendi o propósito desse tipo de ferramenta não é a educação e sim treinar alunos para fazer provas apenas, a educação vai deixar de ser para formar cidadãos, será para criar máquinas humanas, que depois das provas serão apenas robôs humanos.
Um horror!
Pelo que eu entendi o propósito desse tipo de ferramenta não é a educação e sim treinar alunos para fazer provas apenas, a educação vai deixar de ser para formar cidadãos, será para criar máquinas humanas, que depois das provas não servirão para nada.
Nem digo nada. Vão me censurar...
Este senhor decidiu que quer ser notÃcia todo dia de olho na Presidência! Compete abertamente com o atual PR no sentido de ocupar espaços na mÃdia e de mostrar serviço! Mas, e a qualidade do que faz? É aquela Operação que mandou 56 pro mundo espiritual?
Eu fico enjoada só em juntar esse tal de TarcÃsio e Educação. Que horror! Onde estão os órgãos de controle do Estado para expelir essa "coisa" empossada do poder de governador do nosso Estado? Onde está a câmara de vereadores para conter os absurdos de atos desse TarcÃsio? Não é possÃvel tanta sequência de extrapolação de poder. O governador tem a obrigação de atuar e servir à população que representa. TarcÃsio não representa nosso Estado de São Paulo.
Esse cara, que se diz secretário da Educação, não desiste. Depois daqueles textos absurdos (D. Pedro II assinando a Lei Ãurea, São Paulo com lindas praias) agora esse cara vem com essa. Qualificar os professores, dar-lhes melhores salários e condições de trabalho, aparelhando as escolas de forma decente, dotá-las de boas bibliotecas, isso tudo nem pensar , né? Mas os paulistas , especialmente os jecas do interior do Estado, quiseram assim. Infelizmente.
Parece uma proposta precipitada e sem a devida negociação com os professores. Porém a reportagem não deixa claro como está sendo utilizado o chatGPT nessa situação. Usar a versão paga 4.0 ou a versão gratuita do gpt 3.5 pode fazer uma grande diferença na qualidade das respostas. As ias não precisam ser inimigas da educação de qualidade e nem substituir professores. Pesquisem sobre o khanmigo. O problema aqui foi a incompetência dos gestores....
A Faria Lima lê um negócio desses e pula de alegria, já pensando nas futuras maldades que estao no forno. O plano provavelmente é usar o máximo de robos , mandar embora o maximo de professores, cortar despesa da educação até o limite, deixar alguns docentes como fiscal de IA, como se a educação fosse o fast food ou loja de departamento em que as maquinas da IA vao tomando conta , reduzindo despesa e engordando os lucros. Mas vê se tem algum robozinho no lugar de mestres nas escolas dos ricos...
InadmissÃvel!!!!
Especialistas que estudam a IA têm muitas dúvidas sobre seu uso. Mas o governador de São Paulo quer usar na educação. Cúmulo da irresponsabilidade.
Irresponsável, Ana, foi quem votou nele.
Pobres professores! Condenados a dizer simplesmente: "sim, senhor"!
Colocar robô pra ministrar aula? Isso é algum tipo de piada? Que desrespeito com pais , filhos e mestres!!! Vai fazer isso em escola de rico pra ver o que acontece no dia seguinte... Mas como nao é a educação destes que está em jogo, nao estao nem aÃ... E colocam robo ja pensando em futuramente fazer mais maldades, tipo mandar embora professores lá na frente, deixar só os robos, e assim sobrar mais dinheiro pra agradar o mercado financeiro.
Acredito que o uso de IA possa colaborar sim para melhorar os conteúdos. Todavia, me incomoda demais o estilo desse secretário e desse governo. Ao invés de convencer os profissionais da área, ele simplesmente impõe sua abordagem e fim. Aliás, tudo no governo Tarciso parece meio assim, goela abaixo. Mas pelo menos em educação e saúde a gente espera um mÃnimo de humildade e diálogo, porque os erros nessas áreas custam muito caro e muitas vezes não são recuperáveis.
Colocar robô pra ministrar aula? Isso é algum tipo de piada? Que nonsense com pais , filhos e mestres!!! Vai fazer isso em escola de rico pra ver o que acontece no dia seguinte... Queria ver se o governador ou secretario da educação iriam deixar seus netos numa escola que fizesse isso. Mas como é com filhos do povao nao tao nem aÃ... Que absurdo!!! Tratam do mesmo jeito o SUS.
Colocar robô pra ministrar aula? Isso é algum tipo de piada? Qnt desrespeito com pais , filhos e mestres!!! Vai fazer isso em escola de rico pra ver o que acontece no dia seguinte... Queria ver se o governador ou secretario da educação iriam deixar seus netos numa escola que fizesse isso. Mas é como é com filho de pobre nao tao nem aÃ... Que absurdo!!! Sem palavras pra esses dois.
Agora vai ser meio difÃcil ensinarem que a Lei Ãurea foi assinada por dom Pedro 2° e que a capital paulista possui praia.
A educação paulista foi destruÃda com os penachos da direita dita esclarecida. Agora a fome dela se juntou a extrema direita do gênio da ignorância absoluta do TarcÃsio e agregados municipais. São Paulo, a locomotiva da ganância selvagem, ampara esses experimentos do sul branquÃssimo com palmas e apoio da elite paulista. A educação é assim enterrada com a chancela da Ignorância Artificial dos gênios tupiniquins da inovação destruidora. The Best.
A plataforma de correção das redações, que usa a IA para avaliar a produção de textos dos alunos, sequer consegue discernir entre os diferentes gêneros textuais e avaliar corretamente a competência dos estudantes na sua produção, quanto mais outra que vai "pensar" nas aulas. O trabalho sempre cai sobre as cabeças dos professores e dos diretores, que estão com o risco de perdê-las se não manterem os Ãndices de feedback digital desse conteúdo. Governo de canalhas!
Qual é o problema que o secretário quer resolver? O ChatGPT é bom para resolver problemas simples, mas ainda erra muito em coisas mais sofisticadas. Quando ele não sabe a resposta, escreve um monte de texto desnecessário (é assim que a gente descobre textos escritos por ele). Experimente perguntar sobre teoria de conjuntos. Para mim, ele deu respostas erradas ou contraditórias. O usuário precisa conhecer bem o assunto para aproveitar o que ele tem de bom e não incorrer em erro.
Isso seria engraçado se fosse brincadeira. É inacreditável que um ser que respira - não vamos falar que pensa - nomeado Secretario da Educação tenha uma ideia tão grotesca.
Ele tem in te re $$e$...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A implementação da tecnologia nas escolas estaduais são uma farsa. Com isso, o secretário Feder busca apenas obter números e fazer propaganda. Na prática, na sala de aula mesmo, nada se aprende. Não há recursos computacionais disponÃveis e os professores não são capacitados para ministrar este tipo de conteúdo. O resultado, as atividades de programação, por exemplo, são simplesmente copiadas do código final elaborado pela própria plataforma Alura e então compartilhado entre todos os alunos.
TarcÃsio e Feder estão transformado a educação de São Paulo em uma mistura de distopia digna de Black Mirror com nossa habitual chanchada de corrupção, negociatas e trapalhadas. O próximo passo certamente será o de dispensar os conteúdistas e ficar só com a IA. Se antes a gente reclamava que os alunos copiavam e colavam da internet os seus trabalhos, agora a iniciativa parte do próprio governo e do seu Secretário de Educação vendedor de tablets.
Perfeito. Para este secretário são apenas números e propaganda. A qualidade do ensino e a infraestrutura escolar do estado de SP são de chorar.
Pra eles et ótimo. Qto mais inteligências artificiais, menos inteligência real. Aà fica mais fácil de controlar esse bando de zumbis raivosos que se diz patriota mas bate continência pra bandeira estrangeira, ou que se diz cristão assim como os juudeeuss.
Todo mundo indignado mas não vai dar em nada. Porque a Folha não tem consistência em sua polÃtica editorial. Publica coisas esparsas e não aprofunda quase nada. Se mantivesse uma informação analÃtica constante e consistente seria outra coisa. Mas não é. Um jornal ôba-ôba. Na época do octtaavvio frriias era melhor. Agora, cada vez pior.
Ora ora: o nome do falecido publisher cai na censura. O algoritmo mais és tú pi do já visto. Quem será que o alimenta?
Será que também não se pode usar esta tecnologia para substituir o governador e o secretário? Certamente, se a tecnologia e boa, teremos melhores idéias para o povo se São Paulo. Essa gente merece.
Certamente a IA seria bem mais eficiente e menos corrupta.
Enquanto paÃses desenvolvidos recuam no uso das tecnologias a fim de humanizar a educação, SP se submete a uma ação como essa, que só tende a aumentar o abismo em relação à rede privada. Também me questiono: com que moral os professores de SP cobrarão os alunos para que usem sua inteligência natural na realização de atividades e trabalhos?
Deveria produzir inteligência artificial para produzir sentenças, quem sabe não terÃamos juÃzes e ministros, supostamente, mais imparcias. Na educação isso não dá certo.
Sim, o que é ruim - pode ficar muito pior!
Esse mercenário Secretário de Educação (aquele que vende tabletes de milhões ao governo sem licitação e fechou mais de trezentas escolas) agora vai usar o sistema de cobaia para depois abrir uma startup e vender os programas. Deveria ser matéria de capa se a Folha fosse um jornal sério. Cada vez fica mais claro que sério não é.
Subscrevo!
Concordo inteiramente com a Maria Pirlin e fico esperando uma abordagem decente por parte da Folha.
Está dando vergonha assinar a folha. Se fosse um jornal justo e inocento, já teria feito muitas reportagem, sobre os crimes do secretário da educação.
PaÃses desenvolvidos estão se distanciando do digital e nosso estado está se aprofundando no mesmo, continuamos a seguir na contramão dos demais paÃses, "vai dar muito certo" (para os poderosos continuarem poderosos).
Que comédia!!!! Pra formar professor proibiram aulas cem porcento EAD e pra lecionar agora as aulas gravadas tipo EAD. Infelizmente é a educação em segundo plano msm
Tudo agora é ChatGPT, nossos alunos nao sabem mais escrever, não estão mais sabendo ler e mal sabem assistir os vÃdeos disponÃveis na rede e acreditam em tudo o que veem sem saber fazer análise crÃtica do que estão vendo ou ouvindo. Nossos jovens passam a ser meros robôs a serviço de capitalistas sugadores da mão de obra barata e desqualificada. Meus alunos não querem nem saber o que esta sendo servido nesses powerpoints e não posso deixar de ministrar essas "aulas".
Não é uma boa ideia. O ChatGPT muitas vezes erra e se quem avalia não têm bom conhecimento dos temas, o erro pode passar para os alunos. Para trabalhar com redação, pior ainda. A IA ainda esta engatinhando e não é hora de dar um salto dessa natureza.
Vai usar para o que se diz que não deve usar? Todas as análises são de que professor a IA não substitui
Não me passou despercebido o seguinte parágrafo: "A decisão de usar o Chat GPT foi do próprio secretário de Educação, o EMPRESÃRIO Renato Feder,..." entendem porque ele continua a insistir em não usar mais material didático fÃsico? O material fÃsico entregue aos alunos era mera reprodução do material digital (Powerpoint) entregue aos professores para ministração das aulas desse ano.
Deveria usar o chat-gpt para governar. Assim, alunos paulistas não teriam aulas preparadas pelo chat-gpt. De onde se espera o pior, sempre vem o pior. Bozó raspou o fundo do esgoto e promoveu a ministros e depois a governadores e senadores e deputados. Qto mal e por qto tempo isso vai regredir o Brasil e os brasileiros?
Esperemos o momento de substituir os governantes também!!!
Até lá, ele ja terá destruido o Estado de São Paulo e os seus eleitores estarão comemorando mais essa vitória de sua "democracia burguesa".
Parabéns. Agora precisamos estender ao governo do Estado. Por que pôr o TarcÃsio para tomar decisões se podemos simplesmente trocá-lo pelo Chatgpt? SairÃamos perdendo? Duvido.
Uma IA até é capaz de imitar um Van Gogh. Mas nenhuma IA tem capacidade criativa. A IA deveria ser um auxiliar dos professores e autores criativos, ao invés de se tornar um molde que aprisiona a criatividade humana. Essa iniciativa é contrária ao empoderamento de alunos, autores e professores. É regresso.
Cada dia que passa vejo o quanto esse indivÃduo não sabe governar o Estado. Boa parte dos prefeitos faz melhor que isso, é ingenuidade dele acreditar que a inteligência artificial pode substituir inteligência humana na Educação;
Quem garante isso? Como eles vão fazer quando a IA não ajudar na hora que mais precisa. O pensamento é tão difÃcil assim?
Não é ingenuidade não...
Hoje eu entendo pq a extrema direita ainda tem alguma força relevante nesse paÃs. Ela é sem dúvidas a invenção mais incrÃvel do "sistema", pois embora diga ser contra ele, na prática ela defende a manutenção do status quo e o aprofundamento das desigualdades sociais, só que com o apoio do sujeito despolitizado, que paga de "subversivo" sem ser. É o tal do pobre de direita fã de bilionário gringo.
Gostaria de agradecer ao inteiror de São Paulo por terem eleito o TarcÃsio. Mais do que isso, gostaria que quaisquer modificações feitas nas areas da aúde , educação e segurança fossem executadas apenas no grande interior de São Paulo que merecem e muito o governando que ajudaram a eleger e do qual tanto se orgulham.
pô vicente. Eu não votei nessa caricatura. Não mereço sofrer.
Vocês elegem Ricardo Nunes para prefeito. Menos, meu caro...
Não causa espanto. A matéria-prima do bolsonarismo é a burrice. Então as escolas paulistas vão produzir burros em série para manter a sustentação do movimento. E assim seguimos em direção ao fascismo institucionalizado.
Esse governador de São Paulo parece que tem algum problema na cabeça, ele vive querendo fazer algo diferente para se dizer "inovador", mas só dá bola fora, tem dificuldade de aprender com os erros, não sabe escolher assessores, além de não ter muito bom senso prá reconhecer uma "casca de banana no chão".
É um governo tão infantil que parece estar em um porquinho .
Que governo patético em relação à educação! Como os paulistas toleram isto? Se bem que para eleger um homem que não era nem paulista já indica que razoabilidade não é o forte dos paulistas.
O cara não tinha se quer uma residência fixa em SP e não sabia qual era a própria seção eleitoral onde iria votar. Imagina o requisito principal que é ser: Paulista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores Voltar
Comente este texto