Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giovani Ferreira Vargas

    Show de bola! Hora de introduzir a inteligência artificial como ferramenta educacional.

    Responda
  2. Willy Falcão M I da Mata

    Impedir o funcionário público de fazer seu trabalho é um crime, descaracterizar a educação é roubar o futuro intangível do Brasil e para que?

    Responda
  3. Willy Falcão M I da Mata

    O Estado estará abrindo mão da tecnologia brasileira ao adotar um software que fará o trabalho massivo e o professor vai ter que deixar de lecionar para corrigir a máquina que trabalho de tonto, por que acabar com os livros se nós outros países se dá preferência ao livro. Fazer nossas crianças de cobaia para testar uma máquina que gera defeitos, e não expõe a fonte. Tenho minhas dúvidas em tirar dos professores o direito de ensinar e entregar para uma máquina. Cadê o dinheiro dos professores?

    Responda
  4. sergio boccia

    Ter um empresário no ramo de informática como secretário de educação, não dá pra esperar outra coisa.

    Responda
    1. Rita de Cassia Rodrigues Oliveira

      Ele não é só do ramo da Infornática. Pelo que consta na matéria, é acionista de uma empresa estrangeira de tecnologia. Infelizmente, a nossa Educação está virando uma moeda. O que parece interessar é formar jovens que façam prova Saeb, que elevem os índices e que façam alguém ganhar dinheiro. Não importa mais formar cidadãos livres e transformadores de nossa sociedade? Na direção oposta das pesquisas na área de Educação e neurociência, essa gestão está atuando desumanamente.

  5. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Curriculistas ou reteiristas a explanação numa aula não pode ser estática, a não ser em ciências exatas, porém na área das ciências humanas nada melhor do que um professor experiente para definir as proezas de Napoleão Bonaparte ou a extravagâncias de Dom Pedro I. E em Língua Portuguesa? será que os meninos vão escrever por um código padrão, bem mais rígido do que o Vocabulário Ortográfico vigente entre países que falam o português? vamos refletir, pois educação é comunicação.

    Responda
  6. José Antônio

    ´... vou acabar com o quadros de professores, merendeiras e isso aí.` (camisa-amarela-mor). Paulistas e paulistano(a)s, tomem muito cuidado para que seus filho(a)s, neto(a)s etc não percam uma USP para uma Uniesquina.

    Responda
  7. josé maria silva

    Conseguiu criar guerrilhas em são Paulo , agora vem com Chat GPT dali tarcisada .

    Responda
  8. FABIO LUIZ

    Qual perfil de aluno se deseja nesse sistema? Um que saiba decor o conteúdo para ser mão de obra barata e alienada?

    Responda
  9. Dario Lima

    Esse milico é irresponsável

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    TF, o famoso TO NEM AÍ, cansou, extrapolou. E a assembleia nada faz.

    Responda
  11. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    TF, o famoso TO NEM AÍ, cansou, extrapolou. E a assembleia nada fax.

    Responda
  12. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Quando li achei que fosse Sensacionalista, mas não é... Parabens eleitores, estão enterr ando São Paulo.

    Responda
  13. Dan Radu Pasca

    Por essa mesma lógica, pra que gastar dinheiro e tempo com um secretário de educação e um governador de São Paulo? O chatgpt resolve e é quase de graça

    Responda
    1. Romero Lima

      Ninguém nem nada substitui o professor como ninguém nem nada substitui a figura do pai. O que vão fazer é piorar a escola pública e com a desinformação ,preservam seu eleitorado .

  14. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Quando vc acha que esse medíocre TO NEM AI já estragou tudo ele consegue surpreender, sempre.com a colaboração de seus secretários. Que droga, é mais uma vez parabéns aos.ignorsntes políticos que.o elegeram.

    Responda
  15. Ivan Bastos

    O método FSP é assim, se for decisão de um juiz de tribunais superiores ela acha especialistas para contrariar a decisão. Se for deste governo de SP, ela nunca acha especialistas em educação para comentar os absurdos propostos.

    Responda
    1. FABIO LUIZ

      Exatamente.... é a "Bolha" de SP ....

  16. Marcelo Seminaldo

    Não sei como não teve problema ainda com os cabeça de azeitona da base eleitoral criticando usar esse app porque tem PT no final, chatgPT é coisa de comunista que quer implantar a Ursal.

    Responda
  17. R V

    Ção Paulo querendo desesperadamente o posto de vanguarda do atraso: vcs tão doidos pra alcançar o Hell de Janeura, confessem.

    Responda
  18. Andre Moraes

    Tarcísio segue o método Bannin de lançar mer-da-s diárias para que a imprensa e adversários políticos se afoguem nelas, emulando o mesmo comportamento do Bozo. Isso serve ao público da extrema-direita, que adora as bizarrices e pensar o mundo com a profundidade de uma lâmina d’água no asfalto em dia de chuvisco.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Bannon

  19. FABIO LUIZ

    Vejam: qual a formacão do secretario da educação para propor um absurdo desses? É o mesmo caso quando o Bozo colocou um milico no Ministério da Saúde e o cara disse publicamente que não sabia como funcionava o SUS. O neoliberalismo não está preocupado com qualidade, apenas reduzir custos para sobrar mais dinheiro aos acionistas...

    Responda
  20. Marcelo Pires Santana

    E o Atari pra professor de educação física

    Responda
  21. Arnaldo Comin

    E se a gente trocasse o governador de São Paulo e o secretário da Educação pelo ChatGPT? Não tenho dúvida de que estaríamos melhor servidos.

    Responda
  22. diego Perin

    Nao deveria ser o MEC a autorizar? Complemento com meu repúdio a essa idéia tão estapafúrdia!!

    Responda
  23. Gustavo Moraes

    Esse Feder é um jênio (contém ironia).

    Responda
  24. João Batista Tibiriçá

    Dessa ebulição vai sair o que? Fumaça!?

    Responda
  25. João Batista Tibiriçá

    Pelo que já vi, o GPT traz textos superficiais. A máquina substituiu os braços. A cabeça ainda não. Ele foi treinado em um texto q alguém produziu, com alto risco de erro. É isso que dá colocar empresário para secretário de educação. O produto da escola é o cidadão com ética, respeito e, no futuro um profissional. Que vamos ter lá na frente com essa gente que acha que tecnologia resolve todos os problemas. Principalmente os sociais não. Dessa ebulição vai sair o que? Fumaça!?

    Responda
  26. Jose Souza

    Esse é o governador eleito pelos paulistas. Está mal? Vai piorar assim que com o parceiro Derrete, digo Derrite, reprisarem o Carandiru.

    Responda
  27. Marcelo Molinari

    Não seria inútil, se mesmo apoio e não referência, se atualizasse as aulas em vez de montar slide/cartilha nova, se o objetivo fosse aprender amplamente, em vez de se moldar a determinado formato (Seab ou coisa assim) de avaliação e, principalmente, se não objetivasse apenas gastar menos, cuja trilha de menor esforço resulta no mais e mais das vezes em perda de qualidade.

    Responda
  28. Clemens A F Schrage

    Usar o ChatGPT para produzi aulas equivale a transformar todos os alimentos em hamburgers uniformes e de composição desconhecida. Os professores curriculistas vão ter muitas dificuldades para descobrir as mancadas escondidas nas maçarocas bem escritas do ChatGPT. E os alunos, só serão educados por "hamburgers" didáticos.

    Responda
  29. Ramon Bulhoes10

    Que TAL subtituirmos o governador pelo chatgpt? 24 h a nossa disposicao e sem salarios e mordomias

    Responda
    1. ADILSON CORTEZ

      Atenção professores da rede pública...EU AVISEI! Optei pelo professor!!!!

    2. ADILSON CORTEZ

      Parabéns! Excelente idéia.

  30. Luiz Claudio Costa

    Não bastasse o vicio da "ignorancia continuada" pregada anos atrás que agora escolas aprovam alunos sem condições por comodidade e para "atingir metas", agora, com essa da IA fazer o serviço do professor, muitos não irão fazer a revisão necessária por comodidade ou para atingir a demanda de prazo. Caminhamos a passos largos para a situação da época de colonizados.

    Responda
  31. Ricardo Candido de Araujo

    Governador ruim e secretariado péssimo. Onde iremos parar, não se sabe. Eu não tenho culpa, votei no Professor.

    Responda
  32. Gabriel Locke

    Consulto ChatGPT frequentemente sobre temas de minha especialidade acadêmica. SEMPRE obtenho respostas erradas, alucinadas, mas bem escritas e convincentes.

    Responda
  33. Gabriel Locke

    O ChatGPT faria um programa de governo melhor que esse

    Responda
    1. Rodolpho Oliveira

      Hahahahahahaha também não é preciso muita coisa..

  34. SOLANGE DE OLIVEIRA

    Essa questão é gravíssima. Tudo isso porque entregaram de bandeja o Estado de São Paulo. Sociedade, sindicatos, deputados progressistas, Defensoria Pública e Ministério Público, Onde estão? Manifestem, por favor! O Estado de São Paulo está sendo desmontado.

    Responda
  35. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Os professores deveriam produzir IA para substituir governador e secretários que não tão nem aí para as pessoas.

    Responda
  36. Ivan Bastos

    Estamos cavando nossas próprias sepulturas. O ser humano não resistirás às duas crises que se aproximam, a ambiental e a IA.

    Responda
  37. Ricardo Vieiralves

    Talvez um implante de inteligência no cérebro do mente capto secretario; que não sabe nada, mas nada mesmo, de educação

    Responda
  38. José Davi

    Falei e continuo a repetir, o turista vai destruir São Paulo igualmente o seus comparsas fizeram com o Rio de Janeiro.

    Responda
  39. Rodrigo Sarruge Molina

    Parece que esses técnicos, que não entendem de educação, querem criar robôs e não seres humanos...

    Responda
  40. JOS ALBERTO LAKATOS

    Já que a inteligência artificial é, de acordo com os argumentos da SEEsp, que tal colocar ela no lugar do atual pouco qualificado secretário da educação e de toda equipe técnica. Como contribuinte, vou ficar muito contente em ver que haverá economia de recursos e um grande salto de qualidade na gestão da educação. E podemos estender o uso dela para ocupar o cargo de governador.

    Responda
  41. Mara Passos

    Aextrema-direita sempre atacará o ensino e educação para que o povo fique à mercê de lavagem cerebral via zap-zap e pastores, dessa maneira vai se mantendo no poder pois qualquer um acima de 16 anos pode votar.

    Responda
  42. Dalva Maria dos Santos

    Todo dia uma surpresa desagradável no governo do Tarcísio.

    Responda
  43. Pedro Regis

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JAILSON DE BEZERRA

      Seria melhor ficar de boca fechada.

    2. Daniel Liaz

      Que pena que vc não pode se beneficiar de uma boa educação. Parece inclusive não ter tido competência para ingressar num curso de instrução superior. Uma pena mesmo

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Evidente que faltou algo muito importante em sua vida, um Professor. Nos pouparia de seu nacional-socialismo.

    4. João Vítor Machado

      Que comentário infeliz... Produção e revisão de conteúdo educacional não se trata simplesmente de produzir a toque de caixa. Você tem todo o direito de discordar de essa ou aquela corrente de pensamento mas o ponto aqui é qualidade de conteúdo. Você pode não gostar do Marx em sociologia/filosofia, mas não muda o fato dos erros grotescos em Física, Quimica, Geografia também encontrados nos materiais digitais do ano passado e que não caem em sua crítica de "ideologia". Você aplaude o absurdo.

    5. JOS ALBERTO LAKATOS

      Pelo seu argumento, se posso assim denominar, você não conhece nada de educação. Procure buscar informações. Talvez você consiga desenvolver uma capacidade de concordar ou discordar.

  44. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    Se a classe média e a elite tivessem seus filhos matriculadosi na escola pública do Estado de São Paulo com certeza não iriam aceitar essas Metodologias Pedagógicas impostas pelo empresário secretário da Educação.

    Responda
  45. Gabriela Rocha da Silva

    Isso é o que acontece quando podendo escolher um professor se escolhe um miliciano.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Eu escolhi o Professor.

  46. Marcus Machado

    Não é função de professor revisar produção de IA. Cadê o Ministério Público? Cadê o Sindicato dos Prodessores que não entra comnuma ação contra essa situação?

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      Para sofrer sucumbência, é certo que o judiciário eletista não quer os filhos dos pobres em suas fileiras.

  47. Raymundo de Lima Lima

    Os professores q votaram no governo atual, se preparam para serem substituídos por robot ou Inteligência Artificial. Seremos o primeiro estado/país do mundo a usar este tipo de avanço, mui-avanço para melhorar o lugar no ranking do PISA. Acorda, professores de SP!

    Responda
  48. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Tarcísio não tem a menor ideia do que é a EDUCAÇÃO, a formação de pessoas. Afinal é um militar carioca da reserva que disse que era um zé ninguém antes do Bolsonaro o alçar à política, por isso se comportar como um lambe botas do mesmo. O melhor seria mandar ele para casa e deixar o ChatGPT governar SP.

    Responda
  49. Edson José Neves Júnior

    Tarcísio é o ápice da incompetência: um neoliberal autoritário.

    Responda
  50. IVAN MATHIAS FILHO

    Tenho uma proposta melhor: por que não usar o ChatGpt para substituir todo o secretariado e o governador? Vai ser mais barato e teremos menos baboseiras produzidas com os recursos públicos.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Começa por substituir o Secretário de Educação, q é dono da empresa Multilaser, e faz bico como secretario da educação.