Blogs Evangélicos > Pastores reavaliam condutas após experiências com doenças da mente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A matéria, ou a jornalista comete alguns erros: se é psicanalise ou psicanalista não pode ser cristã, pois a psicanálise verdadeira não segue denominação religiosa. Nem Freud q era judeu, era agnóstico. Ou falta escudo ou é marketing p enganar ignorantes em Psicanálise. Casei de ver cartazes na frente de igrejas d Rio usando falácias d tipo: Cure sua depressão, loucura, ansiedade, etafa,etc. Pior mesmo é ouvir "está deprimida pq falta Deus no coração".
Isso aqui vai acabar substituindo a coluna do Spier como o melhor texto de humor do jornalismo brasileiro.
Religião impõe medo quando deveria ser o contrário. Indica que tudo é pecado, quando tudo é vida plena. Induz a doença para indicar o milagre da cura. Induz a pobreza para vislumbrar a riqueza material, ledo engano. Enquanto isso, Jesus Cristo apenas vê que seu testemunho, testamento está mal interpretado ou foi mal escrito.
Religião não é tratamento e pastor não é médico. As doenças mentais se devem a inúmeros fatores, individuais e sociais, e não a influências demonÃacas. Aliás, se igreja curasse doenças psicológicas, o Brasil seria o paÃs mais saudável do mundo. Na verdade, é o contrário. Essa quantidade assustadora de pequenas empresas, digo, igrejas é muito mais sintoma de um paÃs enfermo de ignorância e miséria.
Exato. Os paÃses onde domina religião ou igrejas a miséria psÃquica é muito maior do que os laicos. Exemplo, Afeganistão, Iran, Nigéria, Estados Unidos.
Os evangélicos crescem bastante porque são bem mais acolhedores. Doenças são passÃveis a todos que exageram na dose. É preciso evangelizar e fazer as Igrejas crescerem mas é muito importante o descanso semanal e quando melhor convier. A Igreja Católica parou no tempo. Representa apenas interesses escussos e da corporação. Parabéns pela matéria!
Josenildo provavelmente apoia aquela deputda do Maranhão q prega submissão total ao marido, cabeça da famÃlia, em nome da Glória do Senhor. Mas dizem q ela anda desequilibrada mentalmente. Conferir matéria aqui na Folha. Meu caro JOsenilso, menas, menas.
Interesses escusos da igreja católica? O que vc teria a comentar sobre os jatinhos e fazendas dos pseudo pastores que por aà estão? O que dizer do Santo Malafaia com sua doçura de tratamento para com os outros?
Os evangelicos crescem porque porque vendem discurso de prosperidade em uma sociedade de consumo desesperada e tambem porque culpam um tal demonio por todas as mazelas do mundo eximindo o mané de todas as responsabilidades,desde que paguem o dizimo é claro,afinal a prosperidade apregoada só virá para os dizimistas fieis.
Muito elegante e ponderada a coluna, além de informativa. Parabéns, Folha.
Psicanálise cristã deve algo parecido com o Black Metal cristão...
Imagina a cara de Freud sendo notificado por um mensageiro do futuro que haverá uma psicanálise cristã rsrs
... mais uma 'janela' humanista da Folha com a diversidade que a caracteriza, a vista está aberta e o olhar é opcional.
..., na dúvida, Neli; 'a vista é opcional'.
Diversidade? Quais religiões a folha, minúsculo de propósito, tem em suas páginas?Tem coluna de ateu? Sim, porque o ateu também merece respeito! Tem coluna lbgb?
Escondido atrás de algo que não existe com medo da vida.
Que decepção, a Folha em breve irá chamar Folha de Jesus, amanhã após 30 anos de assinatura deixarei de ser.
Estou pensando nisso. Pago uma fortuna para não ler colunas. Sou Católica .Tem que ter diversidade de religiões...! A Folha quem Impor ao Leitor uma religião.
Só encontrei a paz depois que virei ateu, antes tudo que eu fazia era em virtude da crença, hoje sou honesto, ajudo instituições, inclusive religiosas, procuro fazer o que é certo, respeito os religiosos, não por medo de ser condenado, já que não existe céu ou infer no, mas porque é o certo a fazer.
Pois consegui suportar o luto da morte de minha mãe, numa Santa Missa: na hora do sermão, o Frei disse algo que me tocou muito e a partir daquele dia,dez anos após. Os exames em dia,us, mamografia, Alguém do Astral, me mandou fazer autoexame. Em suma,tive na vida muitas provas da existência do Divino. Hoje em dia agradeço as inúmeras bênção que Deus,meu Jesus,a Mãe Imaculada, São José,São Luis Gonzaga, São Padre Pio, São Maximiliano Maria Kolbe me deram. Kolbe me deram ao longo da vida.
Muito bom artigo. A depressão é a ansiedade são as doenças da modernidade. Ninguém está imune.
Sou Católica e quando um Padre, Bispo, Arcebispo vai escrever na Folha? Mais: decorar as Sagradas Escrituras no que interessa e descumprir a Palavra? Fácil dizer que é cristão! Leia e aplique as Sagradas Escrituras: 1Timoteo5:8; Jesus, o meu Jesus, mandou separar o profano do Divino: 22Mateus21. No mais, vejo muito por aà falar em nome de Jesus: pura autoafirmação: quem crê não precisa estar falando .
a folha de são paulo, que cresci lendo, virou uma boçta mesmo. olha o naipe dos blogs e colunas. decepção. acabou o jornal.
Ops: breve não! Deve ter coluna:Católica , muçulmana, judaica , matrizes africanas, budistas! Budista ? Rima rica com Santista! Lembrei-me que o caderno de esporte é ruim! Muito ruim ! Terrivelmente ruimÂ…! Nem perco meu tempo em ler! Não tem notÃcia do Santos , não dos Santos Católicos, mas o Futebol Clube.Sou Católica e quero um Padre, Freira, Bispo, escrevendo na Folha!
Sou assinante da Folha há mais de trinta anos e seus colunistas deixam a desejar! Não só politico! Se tem coluna de evangélico breve ter de Católico, muçulmano, judeu, matrizes africanas, budistas.
Contai os gomos de uma alcachofra!
"Instituto Cristão de Psicanálise" é uma aberração tÃpica dos nosso tempos.
O pior é que a matéria dá isso de barato, sem problematização, e ainda afirma como se fosse um fato que "[a]o contrário de psicólogos, cujo código de ética veda a utilização do tÃtulo associado a vertentes religiosas, a psicanálise, por ser um curso livre, permite tal fusão". Não acho problemático, em princÃpio, que o jornal tenha um espaço para discussão de temas afetos ao universo evangélico. A cilada está em confundir notÃcia com propaganda religiosa (proselitismo). Erro primário.
Verdade, é uma piada.
Propaganda velada de uma clÃnica de psicanálise, conta outra.. esperava que falasse dos evangélicos, cultos, inteligentes, caridosos, etc, mas fazer propaganda de médico psiquiatra AFF.
Caro Jô, preciso dizer: não é pq tem Psicanálise no nome que seja de fato uma clÃnica de psicanálise. O fato de associar Cristão já mostra que não é. Nada contra cristãos, nem contra nenhuma fé. Totalmente contra misturar as coisas. Uma necessariamente perverte a outra
Se a pegada do blog for essa, vai mal... Nenhum ceticismo jornalÃstico, nenhuma criticidade. Esperava-se, no mÃnimo, ouvir algum psicanalista sério, não religioso, quanto a essa proposta de "psicanálise cristã". Me pareceu uma boa matéria para aquela mÃdia "Folha Universal", ligada a uma igreja evangélica.
Perfeito
Psicanálise cristã? Contradição absoluta. Isso não parece razoável.
Coisa estranha, a Folha agora tem uma coluna para evangélicos? É do tipo mega bilionário Edir Macedo e Malafaia? Tinha visto comprarem espaço na TV para os cultos, ainda não tinha visto comprar espaço em jornal, mas depois da tal Bizarria e que o Nunes pagou a Folha para ter notÃcias positivas com dinheiro da prefeitura, nada me surpreende. A Folha está em liquidação e a caminho de se liquidar.
ainda mais com a derrota do vulgo bozo que bugou a cabeça dos evagelicos. como aconteceu se nos oramos, se nos jejuamos. bom a resposta foi dada, mas o gado ainda nao entendeu a resposta de Deus. idolatria, odio e mentira : essas foram as razoes do abate de Deus ao capitao.
O ápice da doença mental que acomete esse povo teve seu ápice no apoio descarado e insano a um ser tão desprezÃvel chamado Jair Bolsonaro.
Kk Luis Augusto disse tudo kkkkk
Depressão, ansiedade, deixaram de ser demônios? O pastor caiu de joelhos ante a psiquiatria- revrotil e antidepressivos nele. E mais, recorreu a psicanálise, logo ela que se funda na constituição do eu pela repressão libriana pelo pai, do qual Cristo sofre a culpa por ter matado o pai para ter acesso às mulheres, o que era proibido pelo.
Sobre a culpa de Cristo, ler ToTem e Tabu pela companhia das Letras
hoje os dois principais jornais de SP se fundem.
FSP e Folha Universal ?
Freud, judeu ateu, deve estar se revirando no túmulo.
As histórias do Jucelio e do José Antonio são muito boas, devemos agradecer que as compartilhem. Trazem uma lição de humildade, que deveria ser intrÃnseca ao cristão em geral. As histórias deles sugerem uma lição para as igrejas como um todo, afinal, pastores não seriam ovelhas eles próprios?
É evidente que a espiritualidade e fé religiosa são uma realidade intrÃnseca ao humano. Essa busca interior brota a partir de dentro, na maioria das pessoas, mesmo dentre muitos descrentes. Fica implÃcito no artigo que o evangélico não poderia ser atendido por um psicólogo, o que é um erro. Todo psicólogo isento de preconceito pode atender pessoas de fé, e o conselho de psicologia não veda esse atendimento.
Daniel, pena que seja um ponto final, eu gosto da discussão. Ponto final é revelador do seu dogma, que por definição não se discute. Eu também acho estranha a sugestão de uma improvável psicanálise cristã, e uma psicologia incompatÃvel para atendimento de crentes ou ateus; claro que as técnicas psicológicas não são religiões. Abraço!
Ou seja: a espiritualidade NÃO é uma realidade intrÃnseca ao ser humano, uma vez que há humanos que não vivem essa realidade. Ponto final.
Daniel, sim, todas civilizações em todos os tempos produziram suas manifestações de espiritualidade, muitas vezes através de uma religião ou filosofia bem definidos, rituais e etc. Isso não é dogma meu, é fato histórico. Sempre houve igualmente aqueles que passam ao largo, aparentemente, e se apegam a outras coisas: todos são humanos de formas diferentes. Na época de Freud o dogma vigente era o racionalismo. Essa época passou, senão serÃamos hoje todos racionais. Como vc diria que isso ocorreu?
Simples: se sua hipótese de que a espiritualidade é algo intrÃnseco ao ser humano, então todos os que não partilham da tal espiritualidade (eu e muitas pessoas que conheço) não são humanas. Infelizmente sua afirmação dogmática não se sustenta. Ou vc está querendo julgar quem é o não humano com base nos seus valores. É isso?
Daniel, a evidência cientÃfica é estatÃstica e histórica em todas civilizações. Por isso amplio para a espiritualidade. Cite um caso na história das civilizações que escape a este fato, só aà é que seria opinião minha.
Todo cristão (ou seja qual religião for) está habilitado a atender desde que jamais misture sua fé com o trabalho. Ademais, que a fé e a atividade religiosa é intrinseca aonser humano, fale por vc. É uma opinião religiosa amigo. Não existe nenhuma evidência cientÃfica disso
Ronaldo, não abri uma discussão sobre psicanálise. A psicologia da clÃnica acolhe o sofrimento, e defendi que todo psicólogo está a princÃpio habilitado a atender, independente da religião. Já a fsp parece dar preferência à psicanálise, coisa que refutei por uns motivos, e outros refutam por outros motivos nos comentários. Grato pelas indicações de leitura. Sugiro lerem: O homem Moisés e a religião monoteÃsta.
Jose recomendo que leia "Tres Ensaios sobre a Sexualidade Humana" "Ide, Ego e Superego" e "Totem e Tabu" de Freud se quiser entrar no debate sobre psicanálise
Ronaldo, fé é um fenômeno amplo, espiritualidade o amplia ainda mais. Cada um tem o seu, e pode ser um norte na vida. Se a psicanálise obriga a uma desconversão eu não saberia dizer, mas as diversas linhas de análise e terapia funcionam sem esse requisito. Os relatos no artigo parecem verdadeiros e estão na contramão da sua afirmação. Meu ponto é justamente o contrário: as terapias psicológicas são voltadas às dificuldades da pessoa, não à sua fé necessariamente.
O psicólogo pode atender. A questão é que os fundamentos dela, em especial a psicanálise, tem por fundamentos irredutÃveis o ateÃsmo!
Não sei quanto a esse pastor, mas os que levaram tanto tempo convencendo os fiéis a votarem no falso Messias, devem ter a consciência tão pesada que vai chegar um dia em que os escritórios de psicanálises vão ficar abarrotados desses religiosos.
Tem alguns que não tem nenhuma consciência pesada, tem é os bolsos pesados, como o Edir Macedo, que graças ao bom Deus dele, e principalmente aos seus fieis dÃzimos, tem dois bilhões de dolares e é um dos mais ricos do Brasil. Amém.
O pároco evangélico é sem fim frente a psicanálise. Criada por Freud, ela chama para o indivÃduo, seu consciente e inconsciente, a responsabilidade por seus atos. Nada existe além disso, nem Jeová, nem nenhuma outra divindade!
Não há absolutamente nenhuma necessidade de conversão. A única necessidade numa análise é a associação livre e o reconhecimento de seus efeitos. A fé pode ser , inclusive, uma das ferramentas simbólicas que ajude o pct a encontrar sua cura. Mas pra isso o clÃnico jamais, jamais pode pôr em jogo suas próprias crenças ou fé. Na verdade, a função de um psicanalista é diametralmente oposta a isso
A psicanálise explica as questões da psiquê sem recorrer a entidades sobrenaturais. Isso é diferente de exigir dos pacientes uma conversão ao ateÃsmo para alcançar uma suposta melhora.
*Paradoxo, não pároco.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Evangélicos > Pastores reavaliam condutas após experiências com doenças da mente Voltar
Comente este texto