Ruy Castro > Eles são os homens de bem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Já virou uma expressão que causa ojeriza, o "homem de bem" é o sÃmbolo da nossa catástrofe moral.
Artigo neste nÃvel de inteligência tem nome chama se Ruy Castro , ainda bem , quando leio seus artigos ainda tenho muita esperança no Brasil, Parabéns.
Perfeito Ruy!
Devorei seu texto como se devora um morango vermelho, suculento e doce. Que delÃcia de leitura!
“Homens do bem” são os que seguem um ser que contribuiu com o seu negacionismo em desfavor da ciência para a moralidade de aproximadamente 700.000 brasileiros, pastores milionários às custas de "fiéis" alienados.
Antonio Linhares, seu texto é curto e claro sobre o inelegÃvel e sua trupe. Parabéns!
Uma imagem vale por mil palavras. E a batina com o crucifixo no peito é muito mais que uma imagem ou do que uma avalanche de palavras. É o disfarse preferido do demonio.
Os que se enrolam em bandeiras, a do Brasil e a azulÂ…
Realmente, todos os citado pelo Ruy "são homens de bem". Há o famoso ditado italiano: "Sono tutti buona gente".
Nelson era um gênio, e a biografia que você dele é simplesmente espetacular.
Ó Ruy, o outro lado também tem os "seus homens de bem" os dirceus, delcidios, juscelinos, pallocis, etc. É tudo farinha do mesmo saco!
A carapuça cai tão bem que a primeira resposta do "homem de bem", em reflexo condicionado por longo treinamento pavloviano, é dizer que o "outro lado" é que é ruim, buscando estabelecer simetria ou equivalência de má-fé. Estamos olhando aqui apenas para você, Alcides.
Diante de evidências tão concretas em relação aos homens de bem que seguem o inelegÃvel, só lhe resta ilações e comparações esdrúxulas. RMS.
Ô, Alcides, me parece que o Rui quer destacar a hipocrisia dessas pessoas. Pois fazem discurso, como "deus, patria e familia", que são "gente de bem", mas tem uma conduta muitas vezes contrária. São os vulgos hipócritas, fariseus. Como escreveu Chico César: "Deus me livre de gente de bem, que são maus", algo assim. Quanto ao outro lado, também merecem crÃticas e não ponho a mão no fogo por nenhum deles. Mas, o texto do Ruy, me parece ser direcionado à quele "tipo" especÃf de malandro. Fique bem
Quando crianças aprendemos respeitar os mais velhos, as autoridades. Até aÃ, tudo certo. A questão é que o respeito e a reverência não advém somente da idade e da função. Mas, sobretudo da questão ético/moral de quem tem /detém esses atributos. Afinal são "aqueles sobre quem não resta a menor dúvida" de sua conduta. Grande Nelson Rodrigues! Grande Ruy! Nesses últimos anos aprendi uma dura lição, constrantando com os ensinamentos da infância e da Inocência. Farda, Jaleco e Batina, não signif
não significam nada, em si. Pode ser somente uma máscara para esconder todo tipo de mau caráter, travestido de bom pastor, em sentido amplo! Pode ser, porque sim, há os que salvam. Creio que muitos são respeitáveis! Alguns dão ânsia de vômito. Não é julgamento! Os atos demonstram isso.
Como sempre, ótimo!
Ruy, sempre claro e objetivo em seus textos! Parabéns a ele e a Folha!
E por falar em Nelson Rodrigues, " O mundo ainda vai ser governado pelos imbhecis, não por serem imbhecis, mas por serem muitos."
Jorge Severo, isso já aconteceu no Brasil.
Obrigado Ruy....hoje você lavou minha alma....foi porta-voz de tudo que eu gostaria de dizer...
Nelson Rodrigues: a primeira vez que ouvi seu nome, foi no rádio quando noticiou a morte do Mário Filho. Morreu Mário Filho, irmãos do Nelson Rodrigues. Um dos maiores escritores do mundo. Quanto aos homens de bem,alguns não tão assim, percebe a genialidade do Nelson: escreve no presente mirando o futuro.
Que tal trocarmos ‘Deus, Pátria e FamÃliaÂ’ por ‘Não é que o vulgo pense que é excepcional e não vulgar, mas sim que o vulgar proclama e impõe o direito à vulgaridadeÂ’ (Ortega y Gasset)?
Parabéns Ruy! Que Deus lhe dê longa e saudável vida! OrasilSabáudia!
"O anjo pornográfico", tÃtulo preciso e elegante da biografia de Nelson Rodrigues, por Ruy Castro, é pra ler e reler, marcar frases, comentar, dialogar, etc. Detalhe, Nelson não usava palavrão nas suas crônicas e peças de teatro, como o ex-presidente gozava de usar o baixo calão, inclusive em reuniões oficiais, com mulheres e tudo. Quanta diferenaça entre o Nelson direita e o extrema-direita chucro.
O sÃmbolo do “ homem de bem e de famÃlia” de Nelson Rodrigues era , sem dúvida ,”Palhares, o cana lha , aquele que bei ja va a cunha da no cor redor.”
Esquerdolândia se julga melhor que os demais. Vieram para nos salvar. São adoradores do ex morador do Airbnb de Curitiba.
Os moralistas têm sempre um dos pés atolados na lama.
Enceguecimento histérico não é fÃsico é psÃquico, não quer enxergar o óbvio ululante, d e assassino mandante é assassino mandante de duas pessoas. Que trabalhou em parceria com coronavirus, até tirou máscara d criança no colo, q foi contra uso d máscaras sanitária inclusive d médicos em cirurgia, não quer enxergar 39kg de cocaina d militar dbem preso na Espanha. Não quer enxergar q extrema-direita ou extrema-esquerda se tocam na fita de Moebius. Triste doença psÃquica, mesmo teatralizando.
Certamente hoje será ocupado pelo que o colocou lá sem provas e agora é acusado com provas de ter desviado dinheiro. DesMoronando!
Lúcido como sempre Ruy. Deus me livre do "cidadão de bem".
Nelson Rodrigues, genio que era, abominava o comunismo.
Perfeito!
parafraseando, de novo, o ve-lho Nelson Roiz, nem todo homem de bem é um pisicopatta e kana-lha, só os nor-mais.
Tb chamado de normotata.
Os homens de bem estão nas forças armadas, são os pastores mercenários das igrejas evangélicas, são os muitos parlamentares que habitam o congresso.
No Brasil é assim, quem escapa do bolsonaro cai no brazão!
Brasões e Bolsonaros são farinha do mesmo saco.
O homem de bem não percebe o mal que faz.
Não percebe sua estupidez, sadismo, machismo, truculência, ignorância? Ele tem orgulho de ser como é.
´´Seguidores sinceros do camisismo amarelismo se confundem com os Brazão, Queiroz, Lessa e outros elementos``. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
São farinha do mesmo saco.
São os "famili cianos"....
O mais imortal dentre os imortais! O Nelson está em algum cabaret no paraÃso dos pecadores aplaudindo o Ruy em pé neste momento! BelÃssimo texto!
Sensacional, precisamos urgentemente instituir o crime de pensamento, como naquele livro do Orwell. Quem pensar diferente de nós tem que ser severamente punido.
Para escrever "naquele livro" é provável que não tenha lido.
Será que o gado um dia terá a capacidade de compreender que se alguém disser que a Terra é plana, que vacinas fazem mal à saúde e que cloroquina cura covid isso não é "diferença de pensamento" ou "outra opinião"?
Fico pensando qual a reação das celebridades ao ler estas palavras bem colocadas do Castro, certamente de revolta e raiva, porque de louvor é que não será, né "Mitociano". A construção do texto me leva a propor um curta metragem inserindo as abordagens do Rui Castro com as do Nelson Rodrigues e do cara das antigas, o Antonio Ferro descrevendo o ditador Salazar.. Basta um roterista 'a la Costa-Gravas' para desenhar o clima pesado destas crônicas baseadas em fatos reais...
As tais celebridades quando leem isso enfiam a cabeça na areia tal qual os avestruzes...
Não podemos esquecer dos calunistas de bem, não só homens, como Pondé, Kramer, Schwartsman, Demétrio, Joel, a americana que nem lembro o nome, e por ai vai, pela quantidade, dá até para dizer que o bilionário banqueiro parasita de juros e dono da Folha, é o super homem de bem.
Gilberto Rosa, excelente! Eu incluo a Pereira Jorge, que ontem criticou 60 professores universitários que pediram a revisão de um artigo do NYTimes, que foi desacreditado.
Onde estão os homens de bem, tão assÃduos na Folha? Sumiram, espero que para refletir. Triste ilusão, mas ao menos serve para que reflitamos.
O último parágrafo deveria ser repetido mil vezes pelos que ainda se consideram admiradores de mito.
É, e tem os homens do mal que hoje estão no poder, bem como seus seguidores.
Os moralistas têm sempre uns dos pés atolados na lama.
Esses homens de bem que estão no poder têm proximidade com milicianos. Empregaram mulheres e filhas de milicianos em seus gabinetes, moram no mesmo condomÃnio.
Você com certeza prefere e se identifica com os Brazões da vida!
Aà ai. É de ficar perplexo né?! Ruy deveria ter ressaltado que uma das caracterÃsticas da gente de bem é considerar mulheres fruto de uma fraquejada, seres que devem ser comandados pelo "cabeça da casa", que se usa mini saia é pq querem ser esttuprradas e por aà vai. Pior que as vezes chego a pensar que a amiga apoia a extrema direita pq concorda com ela
Esta sentiu o baque, primeiro a negação, espero que depois a reflexão.
Arrasou! Mais uma vez, arrasou. Ruy Castro é nota 10. Sou fã.
O que houve? Acho que o Ruy Castro está com febre... Ou será que esqueceu a enciclopédia no ponto do ônibus [o frescão ], quando ia de volta para Ipanema?
Que análise mais inteligente. IncrÃvel que 100 anos depois o fascismo está de volta!
Peço licença para acrescentar as pessoas de bem os pastore(a)s de negócios , mercenários da fé, nem sei porque mas me veio lembrança Silas Malafaia , Magno Malta , Damares e Michelle ...
Ermelinda, perfeito!
Independentemente de qual seja a remuneração da folha ao Ruy Castro, ela tem que ser duplicada asap. Eta cabra bom da peste. JK
Artigo digno de ser jogado na lata de lixo. Como sempre, os lacradores esquerdistas adoraram o artigo do colunista, esquerdista, claro.
Comentário digno de ir para a lixeira!
CalmaSeu Santos, não radicalize . Se não sabes, fique sabendo que o Ruy é antipetista , o que não exclui ser antifascista, entendes?
Vestiu a carapuça e ela ficou perfeita!
Excelente crônica do cidadão de bem. Só faltou dizer que Deus nos livre de cruzar o caminho de cidadãos de bem. Amém.
Ruy Castro sempre se superando! Fantástico!
Na mosca, Ruy. Quanto ao artigo da Constituição que garante a impunidade dos parlamentares - no pressuposto de que todos seriam pessoas "do bem", acho que deveria ser revisto.
Excelente! Os homens do bem agora estão focados em acabar com a TV Cultura.
TarcÃsio. O Milei dos paulistas.
Quando estou perto de alguém que comenta que é cidadão de bem e todo o restante do mantra, sigo imediatamente para a quarta dimensão.
Sr. Daniel Liaz não creio que a grande quantidade de parlamentares que votou pela liberdade "provisória" do Sr. Brazão tenha alguma duvida sobre ser ele ou não o mandante da morte da vereadora Marielle. O que foi votado é o respeito à Constituição Federal que impede que um parlamentar seja preso, a não ser em flagrante delito. Mesmo solto ele continuaria sendo processado e eventualmente condenado, podendo exercer o seu amplo direito de defesa assegurado à todos os brasileiros.
Srs. Daniel e Andre. Em seus comentários noto uma certa confusão ao misturar conceitos juridicos que têm definição própria. Crime continuado não é a mesma coisa que Flagrante delito. Delcidio, durante as investigações, tentou subornar testemunhas - crime continuado - e, por esse motivo, foi preso. É preciso entender que decisões judiciais tambem podem ser tomadas em vista de "precedentes" ou "jurisprudência" mas não são obrigatórias. Somente as Súmulas Vinculantes obrigam o juÃz.
Mensalão era uma prática utilizada em todos os governos para que fossem aprovados seus projetos. Mas nenhum deles teve a capacidade de criar o Orçamento Secreto.
E concordo com os colegas: é de ficar perplexo o esforço de vcs, gente de bem, em defender um miliciano assssassino
José Freitas. Seu comentário infelizmente é fruto de ignorância, coisa da qual esses deputados gente de bem sabem usar muito bem. Mas vou lhe ajudar. Na época do Mensalão, qdo da prisão do DelcÃdio do Amaral, o STF entendeu que usar do cargo para atrapalhar investigações constitui permanente flagrante delito, o que fundamentou a manutenção da prisão do senador. Na época, a gente de bem achou ótimo. E aà se criou a jurisprudência que embasa a prisão de agora. Mas daà , qdo é com a gente de bem...
Você desconhece a lei. A jurisprudência diz que tentativa de atrapalhar investigações é um crime continuado, caracterizando o flagrante. Se ela não quisesse se arriscar, ele não teria utilizado o seu poder para atrapalhar as investigações. A questão é que vocês precisam sustentar o discurso de vocês a algum fato, mesmo que seja inexistente; a verdade é que vocês adoram um bandi-do de direita.
Ual. Que vida miserável! Defender ladrão e assassino. Já pensou no que bozó o transformou? Sua mente está possuÃda pelo bozó! Pense bem, pelo bozó! Procure ajuda e liberte-se.
Desde que o crime tenha relação com a atividade parlamentar. Se não tiver relação alguma, como é o caso, essa premissa não é válida. Quem votou a favor da liberdade do sujeito está é com o rabo preso com os criminosos, isso sim.
Claro, principalmente se o parlamentar for bolso minion.
Texto muito bom, Ruy! Poderia ter sido do próprio Nelson...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Eles são os homens de bem Voltar
Comente este texto