Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flavio Alves

    Se comparar o retorno das universidades para a sociedade, os quartéis ficam no limbo.

    Responda
  2. AUGUSTO CESAR QUARTAROLI

    Comandante, com todo respeito, esse tipo de comparação em nada acrescenta para uma paz e uma harmonia nacional. Ainda mais neste momento em que sabemos que colegas seus destoaram, para dizer o mínimo, da hierarquia e dos limites militares. Trata-se de uma questão que soa ao corporativismo (como se as FFAA também não carregassem vicissitudes), um embate civil/militar para ressaltar uma eventual superioridade deste último; justamente tudo que devemos evitar atualmente.

    Responda
  3. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Continuando..., contribuiram enquanto estudantes e contribuem como profissionais para que a sociedade seja plural, retribuem ao país o investimento que o governo fez e seus conhecimentos salvam vidas e defendem os injustiçados. Não os compare com Exército ou FFA3As porque o senhor passará vergonha.Viva a Ciência, Viva a Educação. Deveríamos fazer como Costa Rica que aboliu as FFA&As e é um dos países mais feliz do mundo.

    Responda
  4. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Tomás Paiva visite uma UF em Minas Gerais. Minhas duas filhas estudaram na UFJF, Direito e Medicina. O campus é lindo, arborizado, com lago e pista de caminhada, bem cuidado, com segurança. Apesar do espaço elas nunca plantaram maconha, nas festas não consumiam leite condensado, picanha, filé mignon, whisky, e quanto aos seus colegas nunca usaram prótese peniana com dinheiro público. Estudaram muito, fizeram pesquisas, (PIC), ligas, atendimentos gratuitos,etc..

    Responda
  5. Kel Lucio Souza

    Em muitas universidades, a gente vê pichações, móveis danificados, infiltrações, greves, gestores ruins e alunos consumindo drogas. Infelizmente, não vemos só educação. As universidades publicas precisam avançar, atualizar seu professores, profissionalizar seus gestores, cobrar respeito dos seus alunos. Juízo crítico não é somente defender um espectro da política-partidária. Fácil fechar os olhos para só porque os comentários partiram de um militar.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Depois de uma ditadura militar de 21 anos (que ainda é reivindicada pela corporação militar) e de um governo recente com chapa militar e a máquina pública cheia de fardados com 2 salários públicos, vc acha que um chefe militar pode ir no Congresso comparar quartel com universidade pública? Essa equivalência está sugerindo que na universidade tem que ter o ordem, o silêncio, a disciplina e a verticalização hierárquica dos militares. Nada muito diferente do fascismo.

  6. José Sovierzoski

    Não defendo milico ,mas não podemos esquecer que são funcionários públicos como qualquer outro, se tem custo, essa conta é do governo, se estão aquartelados, precisam comer e R$11 por soldado é realmente uma piada. Muitos jovens carentes se alistam, justamente pra terem alguma chance de carreira e pra ter uma condição melhor. Nossas fronteiras são protegidas só pelo E se são contrários a instituição, procurem o legislativo para estinguir ela.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Cara, o valor para alimentar as pessoas num refeitório não pode ser comparado com o que vc gasta num restaurante. Vc já fez a conta de qual é a tua despesa com refeições na tua casa? Imagina isso em grande escala. Mas a questão aqui é outra: a comparação descabida de um chefe militar entre quartéis e universidades públicas. Vc já parou para pensar a serviço de quais ideias é feita essa equivalência? Universidades tem que se parecer a unidades militares? O bolsonarismo está vivo nos quartéis.

  7. Eduardo Farias

    Nas universidades a gente não vê aluno ou professor botando prótese peniana com dinheiro público

    Responda
  8. Cristina Murta

    Certamente ele não conhece, nunca frequentou, não sabe o que diz. Comparem a liberdade, o conhecimento, o fluxo de informação, de ciência, a vivacidade, a alegria, a espontaneidade, tudo que a educação trás, nos dois ambientes. Sabe nada esse comandante. Nota zero para ele.

    Responda
  9. Eliana Vianna Soares

    Seria interessante que o Comandante esclarecesse pra gente o que se produz num quartel, além do treinamento militar. Nas universidades acontecessem pesquisas, construção de conhecimentos,formação de profissionais, atendimento à comunidade na modalidade de extensão. Os hospitais universitários, atendimentos medico e odontologico prestados pelos acadêmicos sob supervisão, os escritórios modelo dos cursos de direito,os serviços de Psicologia e Serviço social estão entre alguns dos " produtos".

    Responda
  10. Fabiana Menezes

    Faça um passeio pelas universidades federais em Minas Gerais. Passe nas Pro Reitorias de Pesquisa, de Extensão para conhecer a quantidade de atividades desenvolvidas para melhorar a vida das pessoas, em diversos níveis. O que faz mesmo um militar?

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Aliás a FSP poderia iniciar uma campanha, fotografe o seu campus

  11. Vitor Heisenberg

    O general esta bastante equivocado. Se gasta muito dinheiro com os come e dorme milicos parasitas. Quanto ao dinheiro investido nas universidades é pouco, já que resultados academicos são melhores e voltam para a sociedade de forma infinitesimal. Quanto a limpeza e asseio das instalações se faz a custa de conscritos escravos que durante 2 anos que trabalham de graça, passam fome e tem apenas uma farda suja que usam o ano inteiro.

    Responda
  12. Maurizio Ferrante

    Os termos são estes: quanto se desperdiça para manter um quartel e quanto se aplica para o futuro para manter uma universidade

    Responda