Painel do Leitor > Quais são suas lembranças das Diretas Já, leitor? Conte para a Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tinha 20 anos, estudante de jornalismo e participei com muito orgulho do comissio da Candelaria no Rio. Me lembro bem de ter batido muita panela pelas ruas até chegar lá com um grupo grande da faculdade. Conseguimos nos livrar da ditadura e espero que ela nunca mais nos assombre! E digo mais : Viva a liberdade de expressão sim ! mas por favor, sem Fake News que acabou com a verdade no Brasil e no mundo .
Fui ao Anhangabaú ver o comÃcio, havia muita gente de peso no viaduto-palanque. Fafá ia puxar o hino quando a gravação da música começou fora do inÃcio. De imediato ela gritou para o palanque e toda multidão: tá errado, põe do inÃcio!! Vi ali o que era mulher de coragem. Ao final toda multidão foi cuidar do seu dia, e nenhum simples furto foi registrado. Memorável.
Quase nenhuma memória. Infelizmente, no RS parece que a censura era mais pesada, ou tinha a simpatia dos principais meios de comunicação.
Naquela época eu tinha 12 anos. Lutávamos por democracia e eleições livres. TÃnhamos um objetivo claro. Hoje vejo boa parte da juventude perdida, sem esperanças e acreditando em qualquer coisa , até em parasitas do Estado, como o clã Bolsonaro. Perderam a eleição mas plantaram a semente do ódio na sociedade. Com an internet as Fake News explodem e confundem as pessoas. Tem que ser combatidas.
Naquela noite deixei a faculdade de direito de lado. Desci até o vale do Anhangabaú e me juntei a um mar de gente, milhares de brasileiros exigindo “diretas já”. Foi empolgante e inesquecÃvel aquele ato de muita vontade do povo por mudanças.
Eu tinha 20 anos e me lembro da alegria de ver toda aquela gente junta combatendo uma ditadura assassina. O paÃs era muito mais pobre e atrasado do que hoje. Acho uma aberração alguém gostar daquilo.
Um movimento que uniu o paÃs, algo impensável no Brasil de hoje. Embora fracassado, abriu caminho para a negociações que tornaram possÃvel a eleição de Tancredo Neves no colégio eleitoral em janeiro de 1985. Tenho muito orgulho de ter participado do comÃcio da Candelária, no Rio de Janeiro, em 10 de abril de 1984.
Lamento que nossos esforços para restituir as eleições livres em nosso paÃs tenha proporcionado a eleição de um ex-futuro ditador, mas a democracia tem seus ônus apesar das inúmeras vantagens.
Me lembro da manifestação na Praça da Sé. Choveu muito. Fui para casa molhada e feliz por ter participado.
Eu era muito pequenininha, mas lembro de ter participado de uma das passeatas no colo da minha mãe, Silvia Mariutti.
Lembro muito bem ,aqui em goiania teve um manifestação na praça cÃvica todos órgãos público foi dispensado para participar,eu estava lá!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Quais são suas lembranças das Diretas Já, leitor? Conte para a Folha Voltar
Comente este texto