Maria Herminia Tavares > Reservatório do populismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O populismo de direita só existe porque existe um populismo de esquerda. Eu alimenta e se alimenta do outro.
Articulista ,infelizmente, tem memória seletiva ao atribuir os desmandos no Brasil ao populismo de direita.Refrescando sua memória, nos últimos 20 anos, o Brasil foi desgovernado pir populistas de esquerda, lembra se? O legado desse desgoverno é o presente.
Muito verdadeiro, esse quadro é bastante agravado pelo fato de que, para se opor à força polÃtica de Lula e do PT, amplos setores empresariais, do judiciário e da mÃdia não hesitam em se aliar à esse populismo destruidor.
Estimada professora, seu raciocÃnio está correto em parte, a Senhora se esqueceu que nós brasileiros, inclusive este escriba, confiamos e votamos na esquerda, que prometia ser ética, e o que vimos foi mensalão, aloprados e petrolão! Aà ficamos desconfiados e não direitados! OrasilSertanejo
Concordo que o populismo é o estilo polÃtico que mais consegue iludir grande parte da sociedade descontente com os governos do capitalismo liberal e impedir que os pobres e excluÃdos decidam fazer golpes e revoluções. O populismo brasileiro serve aos que concentram rendas, riquezas e propriedades, e à s oligarquias e castas privilegiadas de servidores que vivem à s custas da máquina e do dinheiro público. Lulismo e bolsonarismo cumprem perfeitamente esse papel. O Brasil precisa de mudança radical.
Preocupa-me não apenas a contaminação dos corações e mentes dos familiares também obcecados pela politicagem, pelo qual ganham seus milionários sustentos, mas a imensa quantidade do rebanho em todo paÃs, apenas o 'assistir' cenas de patriotários marchando em frente aos quarteis ou manifestações públicas, com a bandeira nacional é decepcionante, deprimente. Qto mais demorar a prisão do "mitociano", mas atos de ignorância assistiremos pela mÃdia que os enaltece...QUE PENA QUE SEJA ASSIM!!!
democracia ,democracia, democracia lavagem cerebral das midias para se iludir e fantasiar no reino brasil de faz de conta.
Inclua aà Ortega, maduro, e outros da esquerda caviar
E o Putin hein? E o XingLing, hein?
Bozo não é mais populista que Lule
A Sra. como militante da esquerda, USP, deveria falar também do populismo da esquerda, cujo único objetivo é manter-se no poder, roubando e mentindo, impunes pelo aparelhamento do judiciário. Nem Jair maluco, nem Lula ladrão .
Aparece bem claro no depoimento do gaiato, hoje, como ontem o que comanda o paÃs é uma frente de muitos partidos, e precisa ser assim, mas pelas redes sociais , ao controle é de um partido unico...e que o TF é ditatorial , defender a constituição é o que se espera, e por ter feito isto é massacrado, pedem armas, militares e a famiglia no comando.
Se a “defesa da democracia” já não basta para conter o populismo de direita (o populismo de esquerda parece não preocupar a articulista), o que faltaria? Um novo “despotismo esclarecido”?!
Que exemplos de democracia temos no Brasil? será o discurso ao grito do capitão que não resiste a falar com fundamentos por cinco minutos? Democracia é o Poder Moderador? quem o exerce nos dias atuais? Serão os espÃritos de Pedro I ou Pedro II? Temos lideranças verdadeiras ou fantasmas, personagens, falsos mitos e caçadores de marajá? A ilusão domina a polÃtica brasileira juntamente com a demagogia e o despreparo, inclusive da maioria do povo ao escolher os seus representantes.
Excelente análise. A saÃda eficaz e duradoura está na Educação. Só ela permitirá ao povo escolher polÃticos que entendam as reais necessidades do paÃs, e cessar o loteamento do Congresso entre pastores religiosos e outras classes de aproveitadores da ignorância do povo.
O que mudou e esquentou o radicalismo foram as redes sociais. Elas são manipuladas por extremistas e acabam nos dividindo. Uma nação desunida dificilmente se desenvolve.
Exatamente.
A democracia já foi derrotada por ações ditatoriais do partido Único a ser instalado , Pt -Stf
Pra quem tem simpatia pelo crime o uso da lei contra criminosos lhe parece injustiça.
Não exagere. Esse fim do mundo apregoado pela bozofrenia não se opera, tal como o anticapitalismo de panfleto esquerdóide só existe para fins eleitorais.
Tá, e qual é a solução? Falou, falou e não disse nada. Talvez na minha "limitada mente" eu não tenha entendido a solução nas entrelinhas.
Ela não escreveu para dar solução nas entrelinhas, escreveu para que os leitores reflitam. Reflexão, evidentemente, difÃcil para mentes limitadas como se autointitula o prezado.
O maior desastre polÃtico da região é a Venezuela, convenientemente omitida. Empurra parte da sua população a tentar cruzar a selva, no Golfo de Darien, buscando uma chance na América com a ajuda do crime organizado...
Professora, a simplicidade das soluções não tem lado, hein? Eu acho que sua perspectiva tem vÃcio
À mÃdia, caberia mostrar que o centrão congressista é apenas o gordo umbigo da direita empresarial.
Basta a esmagadora maioria pobre ir votando na esquerda, para mudar a civilidade do congresso em sua defesa; deixando os abastados empresários ficarem com a sua direita.
Faltou ela explicar porque isso não acontece.
Parece simples mas não é. Com a crise da utopia socialista, a esquerda perdeu potencia polÃtica e já não aparece como opção real frente ás injustiças e marginação social gerados pelo capitalismo. Faltou à Maria Herminia mencionar esse fator chave. O complicado é que a construção de uma nova utopia à esquerda não será um processo rápido nem simples.
Será exato falar aqui de "sentimentos", em vez de "percepções"? Será que o populismo de direita é menos racional que outras atitudes? E, se resolvermos manter a imagem de uma caldeira de pulsões que de tempos em tempos explode, o mesmo não vale para opções moderadas de centro? É preciso ouvir o populismo de direita. Ele não se limita a berrar. Não é um sintoma de irracionalidade coletiva. É um modo de olhar para problemas reais e imaginar soluções para eles.
[Comentário aprovado pela Censura]
No meu Brasil, todo mundo é democrático de si só!
Eu ia sugerir a colunista falar com o patrão, bilionário banqueiro. Não fosse o apoio dele ao ministro Moro, hoje justo no União Brasil de corruptos e ao golpe e prisão do Lula, Bolsoguedes nunca não teria chegado ao poder, não terÃamos tido os absurdos do covid, reformas contra o povo, privatizaçôes por joias e contra o povo, e os maiores juros do mundo, que enchem o bolso do patrão, parasita de juros.
Chicon veio para nos dar um belo exemplo da desinformação propagada pela grande imprensa com a Lava Jato. Obrgado pela ajuda Chicon.
E a roubalheira promovida pela esquerda ?! Vc crê que isso, do qual você jamais comenta, em nada tenha impulsionado a ascensão dessa direita radical ? O que foi feito do capital que gera os juros públicos ? Por que o governo continua emitindo tÃtulos, diariamente, com juros remuneratórios ? Bozo e cia são nocivos. Lula e seus babões também. Esse seu discurso diuturno panfletário é tão populista quanto os arroubos bozofrênicos.
Como bloquear esse avanço da direita reacio nária no Brasil e no mundo ? Tarefa nada fácil de ante de uma população que anseia por resultados rápidos e sem dor , é o mundo com uma doença grave ,e uma população querendo tomar uma aspirina, é assim que á direita se sobressai ,dizendo que tudo é muito simples ,quando o problema é muito complexo .
Populismo não tem lado. Faltou a professora perceber que parte do populismo de direita nasceu da incapacidade da esquerda entregar as promessas que fez. E sem falar da autocrÃtica que nunca veio. Quem promete tudo, de graça, pra todo mundo, e agora... tá fazendo populismo também.
Parabéns pelo texto! Deixo a sugestão de tema para a sua próxima coluna: o que podemos fazer para combater o populismo antidemocrático.
A leitura que se pode fazer desta última década é que as elites econômicas brasileiras enxergaram um momento de retirar a esquerda do poder e instalar um governante da direita que alinhasse a polÃtica econômica do Brasil que garantisse não só os privilégios da classe dominante, dos Farias Limas, como promovesse a sua expansão. Este foi o projeto Bolsonaro, da extrema-direita.
O projeto bozo foi,e continua sendo,pessoal e familiar. A classe dominante se deu muito bem e apoiou os governos pt.A megalomania petista foi autofágica. A lambuzeira e a arrogância própria foram os algozes dos governos lula2 e dilma. Acreditaram que o quarto mandato consecutivo concedia-lhes onipotência e livre conduta.Deu no que deu. Bozo é um vÃrus oportunista. Quem deu cabo ao 'sistema imunológico' foi o pt. E multiplicação viral é fácil. O problema é querer resgatar a saúde com água benta.
O mundo retrocede a passos largos
Populismo de esquerda, não?
Não no Brasil, cujo governo de esquerda se direciona a melhoria das condições de tantos brasileiros humildes, o que fez muito bem, levando uma gigantesca redução da miséria, revertida após o golpe. Por isto este governo sempre foi atacado, com seus Liras, centrão e a bilionária grande imprensa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Reservatório do populismo Voltar
Comente este texto