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MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA
Os fabricantes tem que comparar de forma mais objetiva o desempenho do carro exclusivo à álcool com o do carro flex. A diferença deveria ser o diferencial para o marketing dessa ideia. Se forem próximos, porque arriscar?
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PAULA FARIA
O melhor é que, como a Stellantis não insiste no erro, vai fabricar só umas mil unidades e depois abandonar a ideia. Mas, sendo otimista, com a tecnologia de pré-aquecimento de bicos e a melhor qualidade do etanol de hoje, pode funcionar. Vai ficar só a vantagem de ser um combustível verde, porque rapidinho os usineiros vão equiparar o preço do etanol ao da gasolina.
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Benedito Claudio Pacifico
Saiam dessa, o carro a álcool /gasolina tira as pessoas da dependência do álcool nacional , nos anos de 1980 tive um carro só a álcool na época todos acreditaram neste combustíveis mas nossos produtores , clima , mercado , etc deixaram o álcool falta virou coisa raia em postos , quando chegavam havia fila para abastecer , só álcool nunca mais..
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fernando garcia de souza
O mercado do etanol hoje e completam
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RENATO DE FARIA E SOUZA
A crise na testa é falta de competência e respeito aos consumidores e não desinteresse ao carro elétrico. Ao que tudo indica, o que todos já esperavam, não aguenta concorrência.
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Josenildo Nascimento Melo
Opiniões são pra serem emitidas. Gostei da matéria. Independentemente de extrema esquerda ou extrema direita; colocar álcool em seu carro é muito mais benéfico ao meio ambiente. De todos os comentários o que de fato desejo enfatizar é o nível de posicionamento cidadão e integridade jornalística na ênfase das matérias. Gosto me portar acima de querelas políticos partidárias. Gosto mesmo é da boa leitura. Perfeito!
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BRAULIO S ALVES FERNAN
Saiu no Times, hoje: "Os desafios enfrentados pela Tesla (TSLA) estão levando a uma reavaliação do cenário de veículos elétricos.Há várias semanas, Wall Street tem soado o alarme de que a transição para os veículos elétricos pode estar estagnada, apesar dos bilhões de dólares em subsídios governamentais e dos enormes investimentos feitos pelos gigantes do setor automotivo. Os mais recentes números de vendas da Tesla sugerem que a retração pode ser pior do que se pensava."
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PAULA FARIA
Mas a Tesla está enfrentando uma concorrência absurda dos chineses, que acabam de anunciar baterias com mil km de autonomia. Não dá pra culpar só a tecnologia.
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BRAULIO S ALVES FERNAN
Quando digo: não cabe ideologia, a intenção é de que a opção pelo álcool (ou qualquer outra em direção à sustentabilidade) não deveria ser uma questão do PT. O que está em jogo é um projeto de país e não de governo; embora, infelizmente, pareça que os políticos de direita e extrema-direita não estão nem aí para a sustentabilidade. Com um jornalismo que não ajuda muito e só faz fofoquinha para polarizar o debate político, estamos perdendo uma chance de confirmar o nosso pioneirismo no álcool.
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BRAULIO S ALVES FERNAN
O Brasil, na época do Pró-álcool e não cabe pôr ideologia nesse processo, mas era um projeto de governos militares fez sua frota praticamente inteira rodar sem gasolina. Adquirimos uma tecnologia única e, por causa dela, podemos ter uma das melhores pegadas de carbono do mundo. Hoje, só o Brasil conseguiria repetir a façanha. A matéria do Times mostra as claras limitações da eletrificação com lítio. Se não se chegar às baterias sólidas e não se baratear o hidrogênio, o caminho melhor é o álc
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Cel Sil
O L tá fazendo de tudo pra evitar o 100% elétrico. O BR vai ser o último país do mundo a ser 100% elétrico, culpa do PT.
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BRAULIO S ALVES FERNAN
Não é bem assim, Cel. Sem qualquer culpabilização ideológica, seria bom você estudar um pouco sobre a pegada de carbono dos carros a álcool e elétricos. Terá uma surpresa. O problema maior são as reservas de lítio, que não são suficientes sequer para manter o ritmo de produção atual nos próximos anos. Sustentáveis mesmo seriam os carros a hidrogênio, mas é coisa de 10 anos. Por enquanto, o álcool é boa solução. O futuro energético é um projeto de país, não do PT.
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BRAULIO S ALVES FERNAN
Melhorando a redação: Não é bem assim, Cel. Sem qualquer culpabilização ideológica, seria bom você estudar um pouco sobre a pegada de carbono dos carros a álcool e elétricos. Terá uma surpresa. O problema maior são as reservas de lítio, que não são suficientes sequer para manter o ritmo de produção atual nos próximos anos. Sustentáveis mesmo seriam os carros a hidrogênio, mas é coisa de 10 anos. Por enquanto, o álcool é boa solução. O futuro energético é um projeto de país, não do PT.
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BRAULIO S ALVES FERNAN
Não é bem assim, Cel. Sem qualquer culpabilização ideológica, seria bom você estudar um pouco sobre a pegada de carbono dos carros a álcool e os elétricos. Terá uma surpresa. Mas o problema maior é a questão do lítio: para que precisaríamos ter 10 vezes mais reservas de lítio do que as que já conhecem, só para manter o ritmo de produção atual nos próximos anos. Sustentáveis mesmo seriam os carros a hidrogênio, mas aí é coisa de 10 anos. Por enquanto, o álcool é boa solução.
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Maurizio Ferrante
100% eletrico em um pais com disponibilidade de etanol, evitando combustiveis fosseis e vindo de fontes renovaveis? Faca-me o favor!
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ISAIAS DA SILVA
Você tem uma tecnologia que te permite escolher o combustível. Vai trocar por uma que vai te deixar a pé quando o alcool faltar. Ok, compra quem quer, mas não reclame quando o preço de revenda for de centavos.
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BRAULIO S ALVES FERNAN
Por essa sua lógica, nem pensar nos elétricos. Deveríamos continuar com combustível sujo. O Brasil é o único país do mundo capaz de, caso necessário, fazer a frota inteira de automóveis rodar a álcool (muito mais limpo e com pegada de carbono semelhante à dos elétricos, considerando toda a cadeia produtiva). O momento não é o de temer a escassez, em nome do conforto da escolha (que, aliás, só é flex no Brasil). A questão ambiental é a prioridade mundial e o Brasil é protagonista.
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Joao Pinheiro
Ponto para a Stellantis. Carros movidos a etanol aliados a eletricidade seriam uma excelente plataforma de transição para uma frota menos agressiva ao meio ambiente.
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Aderval Rossetto
O Etanol é competitivo no país todo, desde que os impostos estaduais sejam mantidos equalizados. Quanto aos tributos federais, há necessidade de sempre preferenciar os menos poluentes que a gasolina.
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Paulo Augusto
O carro flex tem um consumo exagerado no etanol. Um carro atualizado tecnologicamente e sendo monocombustível a etanol teria uma ganho de rendimento grande. Na década de 80 tive um carro carburado e a etanol, e fazia 9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.
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PAULA FARIA
Sem dizer que o carro a etanol tem alguns cavalos de força a mais.
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C iacute cero Jos eacute Assad Pereira
Correto. Bem lembrado. É o que a Fiat propaga na reportagem. Porém, creio, a chave do futuro próximo consiste na flexibilidade dos projetos: quanto maior, menos dependência do combustível de maior custo - custo que varia muito conforme os impostos, os estoques e o humor dos produtores.
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Luiz Antônio de Lima Ferreira
Aguardando carro a álcool com a tecnologia atual seria tudo de bom
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