Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Enrique Castro

    Poucas vezes li uma análise tão superficial do presidente da federação. Aliás, porquê muitos jornalistas se pensam especialistas em geopolítica? Para cuidar do meu coração prefiro um cardiologista. Para cuidar da minha contabilidade prefiro um contador. Para entender o mundo prefiro ler o que escreve um especialista. Esta senhora não entendeu nada. Coitados dos que formam sua opinião baseados neste tipo de material.

    Responda
    1. Enrique Castro

      "Orbán assalta capitalistas na Hungria com disciplina e método. Putin, o bundão subalterno da KGB, foi elevado por oligarcas já num sistema de corrupção endêmica, crime organizado e terror do Estado e, quando acorda zangado, despacha um para a prisão". Precisa desenhar ou a Sra. sabe ler? A Sra. acha que é esta uma análise seria?

    2. Maria Pirlin

      Por que vc não apresenta suas credencias aos leitores? Vc está falando de uma jornalista com décadas de profissão bem sucedida. Sem suas credenciais ou argumentos, parece só pretensão pessoal. Diga lá, o que Da Lúcia não entendeu? Mate a cobra e mostre o pau, coragem.

  2. Cleomar Ribeiro

    ... a elite abomada inútil ama dictadores! A elite daqui ama até Hoje o dictador G. Vargas! Ou e ama até Hoje os dictadores! ... Amam o bozo!...

    Responda
  3. Marcos Araujo

    Nenhuma novidade. Cem anos atrás os bilionários aplaudiam a política daquele alemão nascido na Áustria. Até chegar onde chegou. Ai viraram todos democratas desde criancinha

    Responda
  4. Antônio João

    Esses bilionários são cegos, eles são incapazes de perceber que estão matando a galinha de ovos de ouro, criando um mundo perigoso. Com os crescentes e sem limites conglomerados internacionais de mercado, a concorrência deixa de existir, e os monopólios destroem os concorrentes médios e pequenos, se por um lado aumenta o clube dos bilionários, por outro achata-se todos os demais agentes econômicos, a resultante não é boa para ninguém, nem para os bilionários.

    Responda
    1. Maria Pirlin

      Infelizmente, eles sabem. E estão construindo bunkers de sobrevivência, e comprando propriedades na Nova Zelândia, entre outros lugares. A Piauí publicou há alguns anos a descrição de um desses bunkers. Assustador. Eles sabem, sim.

  5. ROBERTO GENERALI BURGESS

    O Trump resuziu o imposto das empresas de 35% para 21%. Linear, válido para todas, sem preferência por setores (como fazem aqui no Brasil para os amigos). A Lúcia acha isso ruim rsrs

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Justiça tributária "a la Trump".

    2. Hernandez Piras

      Até 2025, a distribuição dos cortes se mantém aproximadamente a mesma. Em 2027, porém, os impostos voltam ao patamar anterior à reforma, para 90% da população. A redução se mantém apenas para o 1% mais rico (0,6 ponto percentual). Para o 0,1% mais rico, o corte cai pela metade, mas ainda fica em 0,9 ponto percentual.

    3. Hernandez Piras

      Não é este o ponto da redução de impostos de Trump o que ela criticou, como qualquer um percebeu.

  6. Alexandre Pereira

    Kkk mais histeria, mais avisos sobre o fim estar próximo. Essa coluna não cansa. Por um momento, ao falar de problemas cognitivos, achei que iria criticar Biden, o inútil. Tanta visceralidade seria melhor empregada em uma coluna mais analítica, menos parcial, dos preâmbulos da sociedade americana que levaram à polarização atual, mas isso demandaria esforço, dedicação e não a opção pelo discurso fácil.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Maria, fatos devem estar ancorados na realidade e boa parte disso se perdeu pela atitude pós-Hillary, na qual so democratas e a mídia passaram a sabotar o laranjinha. Ilegítimo foi o mínimo que se ouviu e, agora, são os defensores da vontade do povo? Caos e morte na fronteira? Vergonha e morte no Afeganistão? Supressão de informações sobre Biden et caterva na corrida eleitoral? Kkk. Boa moral seletiva. Tente um argumento melhor.

    2. Maria Pirlin

      Discurso fácil é o seu, que em vez de argumentos e fatos prefere atribuir à excelente jornalista os adjetivos que definem melhor os seus (teus) preconceitos. E defender a acuidade cognitiva de Trump coloca vc no limite da desinformação voluntária.

    3. Alexandre Pereira

      Leão, essas certezas de correlação são convenientemente empregadas de acordo com a ocasião. Da mesma forma, edições de discursos são empregadas para atingir esse e aquele candidato, distorcidas por torcidas organizadas como a missivista. Deixe de fazer marola com especulações. Precisamos de repórteres, não de influencers.

    4. Leão Machado Neto

      O grande inspirador do homem laranja é Roy Cohn, principal assessor do populista Joseph McCarthy no período da Lista Negra. O problema do homem laranja não é apenas de cognição, ele é sociopata mesmo. Comete crimes, engana as pessoas a torto e direito e mente compulsivamente.

  7. Maria Pirlin

    É assustador pensar que o país que tem tamanho poder sobre o mundo esteja em tal processo de deterioração. Lembro de ter lido no final dos anos 90, creio, no NY Review of Books um texto que citava estudos definindo os Estados Unidos como em processo de brasilianização pela concentração de renda e alta desigualdade. Pirou desde então. A crise de opioides, o alto custo da medicina, o escândalo com custo de insulina para os diabéticos. Uma sociedade muito doente.

    Responda
  8. David Waisman

    Resumo da coluna: quem vota em candidato que desprefiro, só o faz por mesquinho interesse tilintante. Quem vota naquele que prefiro, só o faz por motivação virtuosa.

    Responda
    1. Maria Pirlin

      O que a colunista informa nesta coluna é de conhecimento público faz tempo. A cegueira e sua. Seu comentário o coloca ao lado dos inva/sores do Capitólio e de Brasília . Não o recomenda muito.

  9. Bruno Sebastião Neto

    Como sempre seus textos são extremantes elucidativos ,porque mostra os subterrâneos de um país em processo de autodestruição !

    Responda