Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Araujo

    A princípio os senadores votaram a favor desta PEC para emparedar o STF. Só a princípio. Porque na verdade eles sao reacionários mesmo. Qualquer pauta que prestigiar o atraso é aprovada. Será que o próximo parlamento será mais retrógrado do que este? Ou chegamos ao fundo do poço?

    Responda
  2. Ivone Patelli

    Verdadeiramente, nem Lyra nem Pacheco estão preocupados com drogas e legislação. Estão apenas fazendo cabo de guerra com STF e governo para provar que podem fazer o que quiserem. Continuam mantendo preto e pobre, assim como no aborto, vítima do preconceito estrutural.

    Responda
  3. MARIA F LUPORINI

    O Brasil é uma federação, com 27 estados e mais de 4 mil municípios. O jornal é de São Paulo, mas as notícias estão sempre relacionadas ao cotidiano do governo federal, quase nunca há notícias de atos do governador ou dos prefeitos. Parece que somos um estado único. Acredito que seja proposital, para fingir que a União é a responsável por tudo.

    Responda
    1. Marcos Araujo

      Para não expor as administrações dos amigos, como o palermo do prefeito ou o ex termina dor de pobres, o governador

  4. vicente machado

    Tive meu comentário censurado pela Folha porquê escrevi o seguinte: " Acho que está na hora de o Presidente convocar alguns plebiscitos : - redução do número de parlamentares nos níveis, federal. estadual e municipal; - redução imediata do número de municípios e a fusão entre eles; - redução dos supersalários no serviço público; - fim imediato reeleição de políticos em todos os níveis

    Responda
  5. vicente machado

    Acho que está na hora do Presidente convocar alguns plebiscitos para ver a opinião da população brasileira: - redução do número de parlamentares nos níveis federal, estadual e municipal; - redução do número de municípios com a fusão entre eles; - fim dos supersalários no serviço público ; - implantação imediata de imposto dos super ricos.; e - fim imediato da reeleição para todos para todos os cargos públicos(federais, estaduais e municipais); ---------; ............;

    Responda
  6. Raimundo Carvalho

    Será que vamos ver filho de senador, deputado, juiz, promotor, pastor e empresário sendo enquadrado? Ou será que eles pensam que maconhista e droguista é só o o filho dos outros?

    Responda
  7. vicente machado

    Os especialistas precisam ser ouvidos . Essa medida só vai aumentar a corrupção policial e encarcerar mais negros e pobres. Traficante não anda com drogas.

    Responda
  8. Paulo Maltese

    A lei que se quer aprovar transforma o usuário de drogas em criminoso. As consequências são terríveis, a começar pelo aumento do número de presos, que estarão convocados a entrar no crime, sob o risco de serem hostilizados ou até mortos pelos criminosos de verdade. Outros, devido à sua fragilidade, vão pagar à polícia para não ser presos. Por último, com a prisão de milhares de usuários, o aparato carcerário não terá lugar para criminosos de verdade, que se beneficiarão com esse absurdo !!

    Responda
  9. Raymundo de Lima Lima

    Quero ver policiais prendendo filho de politicos usuários de maconha e outras coisinhas. Quero ver noticiário com foto e nome de ambos. Ou só vão prender preto/a?

    Responda
  10. Sam Duart

    Como o Congresso já é uma droga autorizada. Creio que não estejam afim de concorrência né?

    Responda
  11. Márcia Meireles

    Esse Congresso é a droga que faz mal ao Brasil.

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    Precisamos ler verdades no Icl notícias. buscar, Arquivos divulgados por políticos dos EUA revelam crimes de extremistas brasileiros. Eles divulgaram a farsa da senhora que teria morrido nas dependências da Polícia Federal (PF) depois das prisões daquele dia. Para dar credibilidade à história, eles usaram a sigla da entidade chamada Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB) como se fosse a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Tudo isso está no relatório publicado pelo americano.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Depois, a neta da idosa em questão gravou um vídeo chamando a fake news de “po rca” e “noje nta”. A foto usada para espalhar a mentira foi retirada de um banco de imagens gratuito. o telefone do ministro Alexandre de Moraes, foi vazado na internet, quando passou a receber “diversas ligações de cunho ofensivo e amaças”, no contexto dos ataques à democracia e da tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de23. Allan dos Santos foi pego telefonando diversas vezes para o telefone de Alexandre de Moraes.

  13. Gilberto Rosa

    A Folha golpista ligou o modo ataque turbo, alinhada com o centrão e bolsonaristas, tudo chantagem para depois negociar os juros e presidente do BC.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Carvalho, eu só te incomodo pelo seu histórico Bolsonarista, menos resenha e mais argumentos, se tiveres.

    2. marcius carvalho

      Cara, você e sem noção. A folha ataca para todos os lados, e é claro que você sabe, tem um perfil progressiste mais alinhado com a esquerda. Somplesmente divulga o fato. Maus argumentos e menos resenha por favor

    3. Gilberto Rosa

      Waldir, graças ao PT o Brasil já foi a sexta maior economia do mundo e hoje tem quase 400 bi dolares de reserva, voltando a crescer no ranking de maiores economias. Para de se informa pelas fake news e só folha, e achar que o Campos Neto Paraiso, lobo do Santander, é quem vai cuidar da tua vovozinha. Aff, haja desinformação dos cantos das Zambellis.

    4. Waldir Luiz

      Bom, deixar o PT escolher o Presidente do BC é pedir para quebrar o Brasil. Qualquer coisa pior é melhor que isso, até os bolsonaristas

  14. Luiz Reichmann

    De qual droga estamos falando? Qual a sigla dessa Droga? Qual o verdadeiro objetivo? A quem interessa? À Saúde, aos traficantes ou à Política de substituição de importações?

    Responda
  15. Paulo Roberto Taveira

    A questão é: governos e congressos devem representar os eleitores. No sistema eleitoral da república brasileira o eleitor é enganado votando em um e elegendo outro. Os eleitos estão acostumados a enganar os eleitores. Este movimento aproxima os eleitos dos eleitores, o q é bom. Deveria ser sempre assim.

    Responda
  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O mundo entorta a direita. O BR que sempre foi conservador , principalmente no interior, caminha para um beco sem saída. Eh nitidamente um refluxo dos tempos passados, quando disputas entre diferentes visões de mundo muitas vezes terminavam em crises, revoltas e até guerras. Mas uma coisa eh certa , o povo não quis , não quer e não quererá jamais ser dominado por uma obsessao ideológica, nem religiosa. Embora sempre hajam fanáticos pra por fogo.

    Responda
  17. Carlos Roberto de Marchi

    Atribuir à polícia e não à lei, a competência para dizer se se trata de uso ou tráfico sem critério objetivo é, por outro viés, fomentar o suborno e a corrupção, fortalecendo as milícias que operam no submundo do crime. Mais ciência, mais razão e menos demagogia, pelo amor de qualquer coisa... A vida das pessoas pobres também importa.

    Responda
    1. vicente machado

      Exatamente. Vai aumentar e muito a corrupção policial e encarcerar ainda mais negros e pobres. Traficante não anda com drogas.

  18. Carlos Roberto de Marchi

    Um presidente da Câmara dos Deputados que determina a pauta de temas polêmicos apenas porque seu protegido foi exonerado do cargo (Incra) em seu estado natal, demonstrando, claramente, a tentativa de uso indevido da Administração em favor de seu "parente", ao passo que o MPF nada faz quanto a isso... Chega de balcão de negócios no parlamento! Perdeu-se a vergonha!!!

    Responda
  19. Antonio Luiz Silva de Mello

    Não sei o porque dessa discussão, se a última palavra é do Judiciário, tanto no controle de constitucionalidade da norma, quanto na avaliação do caso concreto levado a julgamento. O que vai prevalecer, e isso não tem mais volta, é a discussão se a tipificação da conduta de quem porta drogas vai depender da cor da pele e do status social, primeira avaliação essa feitas pelos delegados de polícia. Quando colho depoimentos de PMs, sempre indago se o conduzido foi flagrado comercializando.

    Responda
    1. Antonio Luiz Silva de Mello

      Não, André Pedrosa. Quando o PM responde que sim, que viu o conduzido vendendo drogas, isso vincula à condução de quem comprou, não basta o policial afirmar que viu, afinal, o consumo continua sendo crime.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas o congresso pode até mudar a constituição. E o supremo fica emparedado. Isso não tem nada a ver com essa história de ditadura do supremo, desculpa de facções que não conseguem alterar a constituição do jeito que lhes apetece, então partem para a ignorancia

    3. André pedrosa

      Aí, o pm, racista, diz que sim e vc prende o pobre e preto, afinal, a palavra do pm, vale como prova sagrada, né?

  20. Camila Falcão Almeida

    PCC deve tá comemorando como nunca o possível aumento de faturamento com essa iniciativa do ver me do Pacheco, talvez deveria se investigar uma possível relação desse cidadão com crime organizado

    Responda
    1. roberto cardoso

      Quando aumenta o rigor, aumenta a propina. Esse é o recado que estão passando. Conservador ou hipocrisia? Nesse jogo só atraso muitos vão perder.

  21. Elias Estevam da Ribeiro

    Não vejo o porquê o governo se preocupar com este assunto. A quem interessa a criminalização das drogas? A quem mais ganha com isso: os policiais corruptos. É nisso que vai dar, aumento da corrupção policial. Simples assim.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      de simples essa pauta não tem nada! quem vai continuar ganhando e muito é o crime organizado

  22. Julio Shiogi Honjo

    Há poucos anos o STF vedou a desaposentação, probindo os aposentados que trabalham ou trabalharam depois de aposentados, a requerer a melhoria do benefício, apesar de terem contribuído e a Constituição prever a obrigação do governo conceder uma contrapartida. Agora surrupiaram as contribuições de aposentados antes de 94, acima do teto, enterrando o INSS Vida Toda. Diretos constitucionais violados e nenhuma palavra ou ação pelo Congresso. Defendem os que os elegeram?

    Responda
    1. José Rosa

      Também, o Senado, ao mesmo tempo q segurou a isenção até 2 salários mínimos, q pensei estaria sendo por responsabilidade, já estava lá discutindo quinquênio para carreiras já muito bem remuneradas, q pode gerar impacto ainda maior nas contas.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Se querem confrontar o Supremo por que não o fazem em assuntos do tipo, de interesse da população em geral, cujas decisões do STF retiraram direitos constitucionais? Por qual motivo a PL duzentos e noventa e nove/dois mil e vinte e três, do Senador Paulo Paim, que concede o direito à revisão da aposentadoria, está engavetado?

  23. José Rosa

    Temem derrota e vão deixar de travar luta? Deixaram a da saidinha e todo ônus de veto nas costas do Presidente. Por onde andam dona Gleise, q sempre se mostrou combativa, e o sr. Boulos, com o poder de mobilização e discursos que tinha? Este último, aliás, que diferença fez até o momento no Congresso. Parece q desde q assumiu, sua cabeça não deixou de estar voltada à prefeitura de São Paulo. Lamentável.

    Responda
  24. André pedrosa

    O que tem a ver lula com essa isso, não se vê a folha opinando contra esse retrocesso, pra vcs o que interessa é atacar o governo federal, a mando, é claro, do governo paulista e seu dinheiro injetado no jornal com as propagandas, tô até vendo a capa da folha em 2026, o Tarcísio vestido de super homem: com os dizeres: o super Tarcísio.

    Responda
  25. André pedrosa

    O que tem a ver lula com isso, não se vê a folha opinando contra esse retrocesso, pra vcs o que interessa é atacar o governo federal, a mando, é claro, do governo paulista e seu dinheiro injetado no jornal com as propagandas, tô até vendo a capa da folha em 2026, o Tarcísio vestido de super homem: com os dizeres: o super Tarcísio.

    Responda
  26. Marcos Gandelsman

    Desconfio dos muito contra à descriminalização das drogas de forma irrestrita. É um retrocesso em relação a países do mundo mais desenvolvido e uma pressão danosa ao sistema penitenciário já superlotado. Atende a quais interesses?

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      do crime organizado

  27. JOAO MORENO

    Quando não há demanda, a oferta é desnecessária. Que fique claro para todas as pessoas que o consumo de drogas é crime justamente por alimentar e financiar o tráfico. Além de destruir famílias.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não sei se vc fala isso por ingenuidade ou simples aceitação cega de dogmas frutos de crença pura em falsos valores morais , manipulados por políticos. O fato eh que a repressão nem arranha as razões pelas quais as drogas só crescem no planeta.

  28. André pedrosa

    Pra acabar com essa vingança nutella desses Bolsonaristas, é só o stf, reabrir investigações da "alcatéia" sobre corrupção, não escapa um.

    Responda
    1. JOAO MORENO

      Olha aí uma hiena incentivando o bando de hienas.

  29. leonardo oliveira

    Drogas longe dos nossos jovens.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      ahahah tá

  30. valdir de macedo

    Passou da hora de se colocar um freio na criação de PEC, já vem de algum tempo essa perniciosa tendência de qualquer coisa virar PEC. Isso contamina a constituição!!!

    Responda
  31. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Bem ao modo popular, salta aos olhos a má-fé da Folha em associar Lula ao tema das drogas. Já abordado fartamente por leitores que frequentam os comentários no dia-a-dia, o jornal vem militando contra o governo e contra a figura de Lula esmerando-se em baixesa espantosa!

    Responda
    1. JOAO MORENO

      Ele não é somente a favor das drogas; ele é uma droga.

  32. Monica Damous Duailibe

    A PEC de criminalização das drogas independente da quantidade, além de retrocesso histórico e descarada hipocrisia, institucionaliza a Busca Ativa feita pela polícia para as facções criminosas .

    Responda
    1. JOAO MORENO

      Nooossaaa! Liberar as drogas é um grande progresso, não é? SQN. Se não há demanda, não é necessária a oferta. Que fique claro para todas as pessoas que as drogas são umas drogas. E que quem consome está alimentando e financiando o crime.

  33. Antônio João

    É a Folha de São Paulo criando manchete para depreciar Lul.a. O nome do presidente nada tem a ver com essa PEC, mas a Folha acha interessante que o nome de Lula seja associado com drogas. É jornalismo de mau caratismo.

    Responda
    1. Antônio João

      Para a Folha é mais importante desgastar Lula do que comentar a inocuidade da PEC, um gasto e um esforço político monumental para nada, ou até para piorar, tanto o combate ao tráfico, como o sistema carcerário. Este escola do crime, local de recrutamento de membros para as organizações criminosas, além de triplicar de processos as já abarrotadas mesas dos juízes criminais. O que esperar de um país em que seus principais jornais e políticos são mesquinhos.

  34. MARIA F LUPORINI

    Aliados de Lula? Nada tem a ver com política, Folha, e sim com saúde pública e dados científicos. Esquece uma vez o seu desafeto pelo Presidente da República e noticie que este Congresso está contra o povo brasileiro.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Muito bem falado, José Rosa. O Brasil é uma federação com 27 estados e mais de 4 mil municípios. O jornal é de São Paulo, mas as notícias estão sempre relacionadas ao cotidiano do governo federal, quase nunca há notícias de feitos do governador ou dos prefeitos. Parece que somos um estado único. Acredito que seja proposital, para fingir que a União é a responsável por tudo.

    2. José Rosa

      Foco no Executivo Federal e seu Chefe sempre e cotidianamente. Os Executivos Estaduais parecem à reboque, não se sabe se orientam suas bancadas em questão que afetará a segurança pública e da qual são os responsáveis diariamente. Estamos em Estado Único?

    3. Rodrigo Cabral

      Engano seu. Não é igual a questão da vacinação, cuja comunidade científica mundial é majoritariamente favorável. As pautas de costumes não são suprapartidárias, me desculpe. Podem querer que sejam, autoritários que são, mas na verdade são pautas eminentemente progressistas, sim.

    4. MARIA F LUPORINI

      É igual a vacinação, caro Rodrigo. Tem médico que é contra. São a minoria no mundo. E sim, é pauta suprapartidária. Também no mundo todo.

    5. Rodrigo Cabral

      Essa é uma pauta do campo progressista sim. Ela não é suprapartidária, como vc quer fazer entender e nem ponto indiscutível da ciência. A oposição (direita) tem visão diferente do governo (Lula e aliados) sobre o tema. Assim como tem em relação a outros temas dos costumes: saidinha de presos, aborto, reforma agrária (invasão de terras)...

  35. Gregorio Amarante

    Na guerra de vaidades entre senado e judiciario quem paga é o povo. Vergonha!

    Responda
  36. Gregorio Amarante

    Na vanguarda do atraso mundial. Uma vergonha esta PEC!

    Responda
  37. marcius carvalho

    Que lástima. Decisão extremamente errada. O certo é certo mesmo que todos façam o errado. Não se pode colocar um usuário de maconha no mesmo patamar de um criminoso. O Brasil não eo país do futuro, é o do passado.

    Responda
  38. jose celso righi righi

    A derrota não é do governo, é da sociedade! Nada vai mudar, o crime organizado sempre dá um jeito, só mais uma perfumaria.

    Responda
  39. Antônio Alves

    Que horror! Um assunto importante como este sendo tratado com tanto descaso. A vaidade dos políticos é mais importante que a política pública.

    Responda
  40. victor lag

    Fazem muito bem . Deoga é coisa de gente medíocre e fraca .

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      espero q a pec inclua álcool tb, se faz urgente a criminalização dessa dro ga maldita q mata milhares de pessoas anualmente

  41. Daniel Vitorazzi

    Elite do atraso tá on. Antigamente pelo menos tentavam copiar tendências de políticas públicas que vinham dos países desenvolvidos. Mas o bolsonarismo corrompeu tanto o bom senso neste país que não é de se admirar com mais nada. Ou o povo acorda e para de votar na bancada do boi, da Bíblia e da bala, ou logo estaremos na Idade da Pedra.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Verdade. Com o aumento do neopentecostalismo estamos virando um Irã de talibans.

  42. Antonio José da Cosata Lima Lima

    Notícia que não agrada a turma do "legaliza já". É uma hipocrisia só dizer que vão combater o tráfico de drogas permitindo "usuário" circular tranquilamente fazendo uso na frente de crianças. Se tem quem vende é porque tem quem compra.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      vou te contar um segredo Antonio, sempre teve e sempre terá que compra, siempre!

  43. Maria Pirlin

    Isso mesmo. O crime organizado bate palmas, lucros garantidos e não de obra idem. Alguém acredita que vai mudar alguma coisa, além de aumentar a corrupção policial, mais presos por parte de maconha, a droga que a Alemanha passou a permitir para uso recreativo. Mudar a Constituição quando já existe uma lei de drogas? Vai piorar o que já é ruim!

    Responda
  44. Antonio Lacerda

    O crime organizado agradece

    Responda