Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO GUEDES FERREIRA

    Ideia mais absurda não existe. Escravidão e tráfico não eram crimes, quaisquer que sejam os conceitos de escravidão, que, aliás, vigorava plenamente em sociedades africanas. Além disso, elites, quaisquer que sejam os conceitos, africanas se beneficiaram intensamente da venda de outros africanos. Diga-se logo que africanos não se viam como iguais, nem podiam, assim como europeus etc. Logo, se for para reparar, é preciso cobrar, em África, dos descendentes dos sobas, dos dembos, e por aí vai.

    Responda
  2. Andréa Haddad Gaspar

    A escravidão é uma mancha em nossa história irreparável e essa iniciativa vem tarde. O Brasil tem uma dívida impagável já que nunca conseguiu, por meio de políticas públicas, eliminar o racismo em nossa sociedade. Essas são contas que devem ser atribuídas ao capitalismo. O que mais será preciso para virar a chave na mentalidade das pessoas para que percebam que explorar o outro é tacanho, só mostra a pequenez do imoral?

    Responda
  3. Geraldo Lourenço Brita

    Idéia das mais progressistas, portadora do "elan" inteiramente revolucionário...! Devemos todos, sem exceção, nos engajar nesse movimento para que tenha êxito o mais rápido que pudermos...! A imediata taxação dos super ricos deve garantir boa parte dos recursos destinados à reparação monetária que esses povos explorados tem total direito...!

    Responda