Opinião > Cérebros perdidos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. A A Iuras

    Acho que o governo poderia investir mais naqueles professores e pesquisadores que ainda estão no Brasil, pois aqueles que saíram geralmente não voltam mais. A greve atual das universidades federais é uma amostra deste descontentamento atual, visto que no desgoverno anterior nem podiam ameaçar fazer greves pelos motivos que conhecemos.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Outra demagogia e que nunca se concretiza,brasil nunca valorizou Pesquisas, Ciências, Educacao e outros talentos que poderiam trazer desenvolvimento devido os governantes herdarem dos antigos colonizadores em não valorizar o progresso e nem terem horizontes para tal.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Esta proposta não leva em conta os porquês destes pesquisadores preferirem os países mais civilizados do planeta para viver e atuar! O Governo deveria investigar as causas reais que o Brasil não é mais atrativo aos próprios brasileiros! OrasilSabáudia!

    Responda
  4. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Entendo a motivação de quem escreveu esta coluna. Caso tenhamos mais pesquisadores qualificados para contribuir para o real desenvolvimento do Brasil, seria, também, mais massa crítica para questionar tantos absurdos que a FSP vem apresentando nesta coluna. O ruim é que os bolsonaristas ficam por aqui, porque são tão idiotas que não teriam espaço num ambiente minimamente civilizado e qualificado quanto a competência e relações humanas.

    Responda
  5. Cassio Vicinal

    Boa sorte ao governo! Bons pesquisadores, bem formados, bilíngues, ganhando em dólar ou euro, duas ou três vezes o que se ganha aqui, só retornam por motivos familiares e outras razões pessoais. Já ponderei tal decisão diversas vezes, muito difícil…

    Responda
  6. Tadêu Santos

    A proposta é necessária para trazer os cérebros exportados, mas têm os que não consegiram sair e penam em ficar em uma nação retrógada... Sempre batemos na tecla de que o Brasil precisa de uma revolução armada com livros, para causar impacto na educação de base, mesmo que demore e seja de dificil decisão aos governantes através de projetos de governo e planos de estado. Um outro Brasil é possível, desde que seja impresso nos corações e mentes do estado brasileiro!!!

    Responda
  7. Rodrigo Izquierda

    É necessário planos que favoreçam a contratação de doutores por empresas. Também precisa de planos para que as empresas financiem as pesquisas nas universidades. Esses dois pontos resolveriam muitos problemas, inclusive o da atração de cérebros de volta ao país.

    Responda
  8. Felipe Araújo Braga

    A Folha doida para instituir mensalidades no ensino superior público!

    Responda
  9. Alípio Dias dos Santos Correia

    E quanto aos "cérebros perdidos" que estão no Brasil, que não tiveram oportunidade de irem para o exterior? Vai haver alguma premiação? A quem Lula quer enganar? O que deve ser resolvido é a causa da fuga de "cérebros". A Educação tem que ser tratada em todos os elos da sua cadeia. A educação básica, fase mais importante da educação, está jogada no lixo.

    Responda
  10. Alípio Dias dos Santos Correia

    A educação fundamental é assim chamada por ser a fase mais importante do aprendizado e da formação do cidadão. No entanto, o que se vê nas escolas públicas do ensino básico é precarização de infraestrutura e salários de professores. Comparem os salários e o plano de carreira dos professores do ensino superior e do ensino básico. A Educação nunca foi prioridade em nenhum governo, inclusive nos governos do PT.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.