Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO DE FREITAS

    Podemos aprender muito com esses cetáceos caso o louco do Putin não cause uma 3a G

    Responda
  2. Sam Duart

    Tem aqui no Brasil quem saiba falar com Ets. Dizem que já até pediram a ajuda deles pra salvar um tal de mito. O prazo dado pelos extraterrestres foi de 48 horas para uma resposta.

    Responda
    1. Sam Duart

      Que no tempo terrestre equivale a 72 horas. É só aguardar.

  3. Ataualpa Sousa Borges

    Muito interessante essa pesquisa. O homem talvez assim , aprenda a respeitar os animais. Agora para comunicar com Alienígena era so vir ao Brasil, tem umas pessoas especialistas nisso,usam a falta de inteligência natural. Ja pediram até ajuda dos alienígenas para acabar com a democracia. Parece que não gostaram, não responderam.

    Responda
  4. Fernando de Paula Souza Junior

    Cetáceos são uma maravilha da evolução com a qual poderemos aprender muito, pena que até hoje nossa compreensão limitada os viu apenas como recursos fornecedores de carne e óleo. Ainda há esperança

    Responda
  5. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Imitando star trek?

    Responda
  6. Enos Mendes

    Prefiro aprender japonês, chinês e coreano! Dá mais certo e tem retorno...

    Responda
    1. Rodrigo Negrão

      De acordo, a matéria fala de seres inteligentes, não se aplica no caso...

  7. Luiz Candido Borges

    A ideia de aproveitar a linguagem das baleias para conversar com alienígenas já foi aproveitada num dos filmes de "Star Trek", quando uma ameaça alienígena totalmente insuperável e impenetrável chega à Terra emitindo uns sons estranhos. Descobre-se que se assemelham aos emitidos pelas baleias, então um par delas é colocado para "conversar" com a ameaça, esta cessa o ataque e vai embora. Um bom motivo para preservá-las, não é mesmo?

    Responda
  8. Paulo Pinheiro Machado

    A Folha deveria ter mais critério em traduzir matérias. Há um jornalismo pseudocientífico que se cai facilmente. Parece matéria de 1o de abril.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Você está querendo dizer que o artigo é uma farsa?

  9. Luiz Reichmann

    Meu Deus!!!!

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      e o gafanhoto e o Louva a Deus?

  10. Marcelo Innecco

    Trabalho honesto para ganhar dinheiro precisa ser criativo. Trabalho criativo para ser honesto, se dá dinheiro, mantém a família de pesquisadores vivos. Às vezes, pesquisando por este caminho, encontram-se saídas para problemas atuais. A pesquisa criativa é necessária e têm muitas pessoas precisando de uma bela de uma grana honesta. Vai que entende-se mais sobre o mundo! Junta-se com dados de outras pesquisas...

    Responda