Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felicio Antonio Siqueira Filho

    O autor parece que desconhece, ou não quer reconhecer, que a Internet tem dono(s). É mais um instrumento de controle. Democracia e combate à desigualdade passam longe. Os eternos interesses hoje ainda mais concentrados.

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Tô achando que é excesso de Internet o problema. O grátis tá saindo caro, manipulado pelos financiadores da extrema direita que querem o fim da democracia pra controlar a Internet. A ilusão de território livre já morreu. O mundo paralelo manipulado até a alma ainda acha que é livre. Não percebem os fios que manipulam os bonecos de ventríloquo.

    Responda
  3. Ernesto Pichler

    A democracia exige uma estação de rádio para cada partido, para diminuir os custos de campanhas eleitorais e garantir a liberdade de comunicação. Rádios Partidárias já!!!

    Responda
  4. MARIA FATIMA VERAS VILLANOVA

    Excelente artigo! Passe livre na internet, assim como no transporte público, sãos essenciais e urgentes. Precisamos de uma campanha nacional sobre estas questões. A implementação dessas medidas tem um custo, todos sabemos. Qual é este custo? Quais os benefícios das medidas para a economia? Penso que todos terão a ganhar, principalmente a democracia, que só existe com inclusão.

    Responda
  5. adenor Dias

    Eu preciso da internet, para falar o que eu penso, pois se eu falar em meus comentários, a folha de São Paulo censura! O jornalismo patrocinado pelos governos de direita ou de esquerda, não quer uma população com opinião, quer cordeiros comendo em suas mãos...

    Responda
  6. Paulo Jr

    Não discordo de uma linha no que se refere aos problemas potenciais resultantes da falta de acesso de uma parcela expressiva da população à internet. Quanto à distribuição gratuita do acesso, o artigo falha por não deixar claro que não existe acesso gratuito (a única coisa gratuita são nossos sentimentos), a menos que se adote uma estratégia de trabalho escravo para os técnicos que deverão manter a estrutura de comunicação operando junto com um plano de assalto aos fabricantes dos dispositivos.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Portanto, o que o autor clama, é por mais gasto público para mais uma demanda social. Não estou dizendo que sou contra, mas o artigo deveria deixar isso claro, e apresentar ao menos uma estimativa de custos com razoável credibilidade (o que não sei se ultrapassa a capacidade do autor).

  7. Josenildo Nascimento Melo

    Excelente texto. Nossa que artigo gostoso de ler. Inclusivo. Essencial. Informação é Poder. Não conseguimos mais viver de forma qualitativa sem acesso às redes sociais. Internet pra todos. Que bom percebe que pessoas civilizadas retiram um pouco de seu tempo pra partilhar suas opiniões de forma pública e em um dos maiores jornais do Brasil. Perfeito!

    Responda