Vinícius Torres Freire > A ira de Lira e a conversa fiada brasileirinha sobre nossos problemas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Faltou falar de um enorme gasto do governo: os juros. O Brasil paga uma exorbitante taxa para os rentistas, que, por sua vez, exigem que o governo corte o orçamento dos mais pobres para poder pagá-los sem maiores riscos. Trata-se de um dos maiores programas de transferência de renda do planeta - pena que é invertido: os pobres transferindo renda para os ricos

    Responda
  2. Fernando Alves

    Coluna perfeita para o dia em que a manchete é o aumento recorde da renda. Todo o diagnóstico feito pelo colunista sobre o que o governo faz de errado resulta nisso. Já a adulação dele pelo Lira e os cortes liberais nos programas sociais resultou nos pobres comprando osso. É esse o Brasil dos sonhos do VTF e que ele quer que volte.

    Responda
  3. Antônio Carlos

    Ótima coluna, agora a parte de colocar a culpa no aumento do salário mínimo de R$ 1.502,00 é total falta de sensibilidade, na sua opinião se tirássemos uns R$ 20,00 dele salvaríamos a Previdência? Colunista, não dá, nem se for apenas para exercitar a provocação. Tanto lugar para cortar, vai tirar dos paupérrimos ?!?!?!?! Deve ser por que eles não tem voz ....

    Responda
  4. Josenildo Nascimento Melo

    É o tipo de artigo que nem todos podem comentar? Dificuldades em comentar. Viva a liberdade de expressão. O texto está bem escrito. Faz tempo que não li Vínicius Torres Freire. É um Jornalista que enriquece a arte de escrever. Lira é um articulador nato!

    Responda
  5. Josenildo Nascimento Melo

    Faz muito tempo que li Vinícius Torres Freire. Escreve bem. Suas colocações são pertinentes. Gostei de voltar a ler este excelente Jornalista. Viva a Liberdade de Expressão. Sua permanência na Folha enriquece ainda mais o Jornal. Texto muito bom de ler!

    Responda
  6. Josenildo Nascimento Melo

    Quem costuma ter juízo não costuma mexer muito com Lira. É um hábil articulador e representante nato dos Deputados. Se cutucarem demais Ele não demora muito em colocar o pedido de impeachment de Lula em pauta. Faz tempo que tinha lido Vinícius Torres Freire. Já foi um dos meus preferidos. Nos últimos anos deixei de lê-lo. Texto bem escrito. Gostei do texto. Merece ser lido e apreciado. Viva a liberdade de expressão!

    Responda
  7. José De Almeida Soares

    Verdade nua e crua, muitas vezes "inconveniente". Muito bom artgo

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Depois do estrondo da Paulista e do Musk vc ainda têm dúvidas de que vai haver um Impeachment? O Lira tá cheirando ser o próximo Presidente até uma nova Eleição, desta vez sem fraude ou golpe como a anterior. Anota aí, não precisa ser Profeta pra adivinhar.

    Responda
  9. antonio de padua cortes

    O artigo é bom para quem se interessa por macroeconomia em linguagem compreensível, quase didático. Sempre pensei isto mesmo do Brasil, ninguém que mexer no calo, vai continuar doendo.

    Responda
  10. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Excelente artigo.

    Responda
  11. sergio ribeiro

    Não quero bancar o advogado do governo, que tem muito a ser criticado, mas acho realmente impressionante como se trata na mídia o comportamento do congresso, principalmente do presidente da câmara, com tamanha condescendência. O tempo todo vemos uma sanha inesgotável por verbas, cargos e benesses por motivos paroquiais, enquanto o governo é culpado por todo tipo de crise que abala o tal "mercado", que entra em pânico a qualquer simples boato.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Aluysio, não vê por que não quer, o governo fez o maior Pró agro de todos os tempos, o vice e ministro fez um grande programa pró indústria etc.

    2. Aloysio Quintão Bello de Oliveira

      Mas não vejo esforço para estimular a agricultura, a indústria e o comércio e, por consequência, arrecadar mais impostos… parece que a gana da esquerda/“gauche” do Drummond, é tomar dinheiro dos ricos, sonhando em estatizar suas empresas. É isso mesmo?

  12. Hercilio Silva

    A questão central é que brasileiro quer estado de bem estar social padrão europeu e pagar impostos de paraíso fiscal. A imprensa gasta mais tempo incensando a oposição de extrema direita que pode cortar mais serviços públicos, e claro, eliminar a liberdade de imprensa.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Nunca houve governo de extrema direita no Brasil? Olha, a única coisa que concordo é que nossa extrema direita, inclusive o bolsonarismo é estatista de alma e coração, liberal para os outros apenas. Milei tá apenas destruindo a parte da Argentina que funciona.

    2. José Freitas

      Na verdade os governos de esquerda só conseguem oferecer um estado de mal estar social padrão cubano ou venezuelano mesmo cobrando impostos extorsivos, superiores aos cobrados no primeiro mundo. Acho que o Milei tem a resposta e, se tiver sucesso, sua estrategia politica e econômica precisa ser adotada pelo Brasil. Nunca houve um governo de "extrema direita" no Brasil e nunca houve tanta liberdade de imprensa como no governo Bolsonaro.

  13. Gilberto Rosa

    Sugiro não perder tempo com a coluna do Vicius, mais do mesmo. Melhor buscar a coluna do Rocaglia, excelente análise aprofundada, pena ficou pouco tempo, já o Vicius vai ficar muuuuito, serve pra quem gosta de previsões pessimistas que nunca se concretizam. Errou tudo em 23, ou como diriam defensores, errou só o que copiou do mercado.

    Responda
  14. Alexandre Marcos Pereira

    O governo federal deveria prosseguir, com firmeza, na reforma tributária, pois a que tivemos no ano passado é incipiente. É necessário simplificar o sistema tributário, tornando-o mais eficiente e menos oneroso para contribuintes e empresas, o que aumenta a arrecadação ao estimular a atividade econômica. É preciso avançar na racionalização de impostos, a redução das exceções feitas na última reforma e melhor alinhamento das alíquotas com padrões internacionais, pois elas devem ficar muito altas.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Para um govêrno no Brasil avançar em agendas positivas, será necessário elegermos um congresso muito menos fisiológico.

  15. Antônio João da da Silva

    A desoneração de 17 setores, mas depois vão se aposentar, não contribuem, mas receberão. Mamateiros.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Críticas? Só dos privilégios alheios.

  16. JACQUES DANIEL COUDRY

    VTF. Gostaria de ver uma coluna sua com propostas concretas para o Brasil. Talvez 10 itens, de curto, médio e longo prazos. Uma vez que sabidamente não há bala de prata pra esse desafio, seria legal um esboço de estratégia...

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Dalton, continua a proposta do Jackes,

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Só existe uma proposta, implícita em qualquer abordagem do assunto. Qual seja, equilíbrio fiscal.

  17. roberto foz filho

    Congresso, políticos e sistema de justiça começaram a ser citados no texto mas depois faltou coragem e veio a frase “um gasto ínfimo “na sequência. Lamentável

    Responda
  18. Paulo Augusto

    "A segunda maior conta federal é a de salários e aposentadorias de servidores, civis e militares. Na última década, já houve grande corte nessa despesa." Não, não....servidores militares continuam na mamata e provocando o déficit do INSS.

    Responda
  19. José Manuel Diogo

    Os males do Brasil...

    Responda
  20. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf diz : Na propaganda do esquerdismo.. eh farsa neoliberal. Não se deprecie neo liberal, vcs não precisam de propaganda, são falsários por natureza , nasceram assim , séculos atrás.

    Responda
  21. sergio boccia

    Como pode um país sobreviver a tanto descaso!

    Responda
  22. Marco A Moreira

    Excelente artigo:

    Responda
  23. Carla C Oliveira

    Até lá.

    Responda
  24. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Os embates políticos fazem parte da nossa história e se permite na democracia. Sem muitos problemas enquanto ruídos vingativos. Grave quando a vingança resulta em medidas aprovadas prejudicando toda a sociedade. Hora de união e juntos decidir que Brasil queremos: recursos para saúde, educação, infra estrutura, benefícios sociais e outros, então não há mágica, todos terão de pagar essa conta, que façam o ajuste fiscal aumentando e cortando o que for possível.

    Responda
  25. Marcos Benassi

    Triste crônica, essa da malaise crônica. Ninguém que tenha qualquer poder abre mão de nada, ainda que francamente injusto ou prejudicial ao todo. Sobreviva-se a tal butim...

    Responda
  26. JOS ALBERTO LAKATOS

    A classe política é o espelho de uma nação chamada Brasil.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Chicon, entendo que tenhas errado em seu voto e penses assim. Melhor estudar quem votou por reformas contra o povo e por privatizações fraudulentas e quem não votou, não são todos iguais. Não busque esta informação na Folha.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Alerte Gilberto de que toda a classe política, indistintamente, é o espelho do Brasil, e de que toda a classe política é elite do atraso. Todos eles são desonestos, todos mentem, todos enganam, e todos têm os seus babões de plantão.

    3. Gilberto Rosa

      Parte da classe política é espelho de nossa velha elite do atraso.

  27. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Estamos diante de uma sociedade deformada, nem morte escapa dela.

    Responda
  28. Ricardo Baumhardt

    É velha, eu sei, mas a saída é o aeroporto. Melhor ainda se for a duzentos reais.

    Responda
  29. Gaya Becker

    Porque não reconhecemos que somos todos la dr ões, iguais aos pol íti cos que ele ge mos? Afinal, esses caras se ori ginaram do nosso próprio núcleo social. Eles não vieram de Mar te! Devemos pensar só bre nossa própria ausência de cara ter que dói menos...

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Gilberto dois terços poderes, são maioria, então...

    2. Gilberto Rosa

      Errado, primeiro não se pode generalizar, pois temos dois terços podres, mas temos um terço bom, as pessoas não são informadas. Segundo, atacar de forma generalizada é justo o jogo de nossa velha elite do atraso, que elege e favorece os seus, para botar a mão no botim, e depois culpa toda classe em sua grande imprensa, para parecer culpa do povo votar em políticos que defendem bilionários e são contra o povo, com reformas e privatizações por joias e gasolina por dividendos, o golpe foi para isto

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Reflexão honesta. Bah!

    4. Sergio Rodrigues

      Perfeito!

  30. Gilberto Rosa

    Fizeram sacanagem com o Vicius, colocaram a coluna dele junto com a coluna do Roncaglia,. Puxa vida, também não precisavam humilhar o Vicius desta forma, já não bastava ele ter errado todas as previsões em 23?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, Vicius não é analista, é copy paste de parasitas do mercado, errou tudo que copiou então. Aff Piras está ficando revoltado com as melhoras do Brasil e erros do mercado, tá ficando boca suja, vários comentários não são nem publicados.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Dá-lhe, e tome lapada cedo!

    3. Hernandez Piras

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não há articulista mais médiocre que VTF.

    Responda
  32. Dagmar Zibas

    Inacreditável esse colunista. Taxar rico não resolve. O que resolve para ele é diminuir as aposentadorias e não investir no social E não se vexa!

    Responda
    1. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

      Diminuir as aposentadorias de quem? Só pode ser da elite dos servidores públicos, Judiciário e Legislativo, principalmente e dos militares que representam 13% dos gastos do INSS. Quando se fala em aposentadorias é necessário ser mais específico.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ele não disse que não resolve, mas sim que não basta. Tampouco disse que devam as aposentadorias dos pobres ser reduzida. Disse, entretanto, que as aposentadorias públicas são demasiado altas e desproporcionais à realidade social do país, o que é verdade. Também não disse que não deva haver assistência ao social. Tente adquirir alguma imparcialidade. A boa razão depende disso.

  33. Carlos Mello

    E a herança mal dita do governo das trevas?

    Responda
  34. Rodrigo Soares

    tem que mexer é na mamata dos milicos viagreiros agora, chega de rancar o coro de servidores civis.

    Responda
  35. Araguaci Faustino da Silva

    Kd o bots petistas, defendendo o indefensável?

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Indefensável foi o saldo negativo de 300 bi q Bozo usou para tentar a reeleição

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.