Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. yussef mahmud m mustafa

    É uma pergunta deve ser feita? A polícia de Nova York ou outras cidades americanas prendeu em algum momento manifestantes a favor do estado colonial sionista de Israel ?

    Responda
  2. Andréa Haddad Gaspar

    Que treco malluco... as siglas bedeesse estão censuradas pela Folga. Todos os comentários e respostas a eles que mencionavam a sigla foram apagados. Como esse jornal se presta a isso? Vamos aos sinônimos. Para o B, sabbotar; para o D, falência; para o S, apenar.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Maria Eduarda, tem também o Boycott, eu uso ambos e um "novo mundo se abriu" rs, com isso podemos prestigiar marcas nacionais e do Mercosul. Cosméticos? Farmácia de manipulação; material de limpeza? Paciência se não são tão bons... agora só falta criarem opção para o Google e serei a primeira a migrar.

    2. Maria Eduarda F F Crespo

      BDS, vamos fortalecer esse movimento, tem um app chamando no thanks que tem todas as marcas que Patrícinam o Nazissionismo, eu estou boicontando quase tudo, pq nem tudo dá !

    3. Andréa Haddad Gaspar

      Boa hahaha

    4. Marina Gutierrez

      Andrea, SFA. Ou então BCT, DVT e Sansão ( sem a Dalila ).

  3. SAMYR AUAD

    A principal ameaça à liberdade de expressão no mundo hoje é a crescente repressão ao direito de se manifestar contra o geno cídio e o regime de apar theid promovido pela ditadura militar de IsraHelll. Os protestos são banidos rotineiramente - inclusive neste jornal - repetindo a mesma receita da censura. Pressionar o Estado Te rrorista e empresas que financiam a carnificina através de Boicotes, Desinvestimentos e Sanções é o caminho.

    Responda
  4. Andréa Haddad Gaspar

    Folha, publique minha resposta à Marina. Não há nada em meu texto passível de censura.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Um memorando interno do NY Times vazado há poucos dias, informou seus jornalistas a evitarem as palavras " Palestina", “genocídio”, “limpeza étnica” e “território ocupado”. Antes considerado um bastião da informacão,esse jornal ultimamente demonstrou sua imparcialidade sobre o assunto e agora controla o que seus jornalistas podem ou não podem escrever. Lamentável.

    Responda
  6. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Achei que isso só acontecesse na Venezuela.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Adriano, acabei de enviar um comentário a respeito e o mesmo foi automaticamente para a moderação.

  7. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Samyr, no caso de seu comentário ser removido, lembro aos leitores que essa forma não violenta de lidar contra injustiça foi iniciado por ativistas, na maioria estudantes de universidades norte-americanas, incluindo Columbia, contra o govenro da Africa do Sul para remover o sistema de apartheid imposto ao povo daquele país. Os estudantes da época, pediam que suas universidade não investissem em empresas que apoiavam o apartheid.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. LUIZ LEAL

      Samyr, tomo a liberdade de endossar completamente seu texto antes que ele seja deletado pela Folha a pedido dos patruleiros da máquina de propaganda.

  8. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Marina Gutierrez

    O governo da Alemanha é outro pais que critica a liberdade de expressão em outros países mas sucumbiu à pressão exercida por entidades ou aqueles que querem ocultar a verdade e proibiu uma conferência de fim de semana sobre a Palestina. Cortaram a eletricidade do evento!!!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Andrea, reitor e ex ministro proibidos de dar palestra na República Democrática Alemã? E antes proibiram duas filósofas norte-americanas, uma judia, de receber um prêmio de reconhecimento!

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Cara Marina, o comentário que foi censurado apenas reforçava o seu, mencionando o nome dos palestrantes. Um é médico palesti recém eleito reitor da Universidade de "Glasglow", o outro ex ministro da economia da "Grézia". (não sei mais o q escrever para fugir da censura). De toda forma, ambos perigosíssimos realmente.

    3. Barbara Maidel

      Um dos palestrantes era um homem que disse anteriormente que poderia ter sido ele mesmo um dos terroristas de 7 de outubro. Houve temor de que ele repetiria o discurso de ódio, o que a Alemanha não permite. O slogan da Folha de décadas atrás, 'É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade', parece que foi feito exatamente pra você!

  10. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Marina Gutierrez

    Professores das principais universidades dos Estados Unidos denunciam o ataque à liberdades de expressão nas universidades públicas e particulares , em outra universidade uma aluna muçulmana foi escolhida democraticamente para fazer o discurso de formatura de seu curso, foi proibida de discursar!

    Responda
    1. Barbara Maidel

      O cancelamento foi para segurança dela própria e demais alunos, já que houve ameaças de grupos radicais contrários ao (também radical) discurso racista e anti-israelense dela. Seu comentário me lembra o famoso slogan da Folha sobre contar mentiras dizendo só a verdade.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Pensei que isso só acontecesse na Rússia. Ou Venezuela?. Ou em Cuba, talvez?

  12. omar assaf

    É inaceitável o comportamento desse jornal e de alguns leitores , assim que o comentário passar pela censura da folha , ele não pode ser denunciado e deletado , esse tipo de atitude só prova que têm gente que enche a boca para falar de democracia e age de forma totalmente oposta .

    Responda
  13. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Josue Oliveira

    Uma vergonha o que o mundo civilizado faz com os paIestlnos. Até defender o direito de eles viver, fazem-se ouvidos de surdos.

    Responda
  16. omar assaf

    Democracia para americano é infiar à força para o mundo todo o hambúrguer do McDonald’s e o café do Starbucks, se vc come kibe cru e tabule e ainda usa véu e reza 5 orações por dia é selvagem, retrógrado e não civilizado . Agora falando sério, quem fez pior para o mundo em 2023 , a ditadura do maduro ou a democracia do biden !

    Responda
    1. omar assaf

      Cara Andrea , a lista é muito maior , os americanos já fomentaram mais de 300 conflitos , quem vive de venda de armas precisa de freguesia. É simples assim Não é !

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Omar e Marina, gostaria de acrescentar à lista do "simpático" país que se julga o paladino da democracia mundial, incitar e promover a guerra entre Irã e Iraque; invadir o Iraque com a falsa narrativa que havia bomb atomiqye, matando "apenas" 3milhoes de " selvagens incivilizados" somados à Síria, financiando a guerra civil e a criação de milícias que insistem em atacar os vizinhos e botar a autoria neles mesmos. Ufa... cansei.

    3. Barbara Maidel

      Temos uma senhora assinante, sempre muito performática e mentirosa nos comentários que publica, que é stalinista, há outras assinantes que vivem apontando o dedo pro Bibi mas lambem as botas de Putin, da teocracia iraniana e dos membros do Hammas, etc. Tudo muito fascinante!

    4. Barbara Maidel

      A senhora stalinista e as fãs dos anjos do Hammas, que estão aos montes nesta seção de comentários, não gostam de ser identificadas. Piadas prontas. :)

    5. Marina Gutierrez

      A democracia que no passado tambem permitiu que um presidente ( ou quem realmente governa) a lançar duas bombas atomicas sobre populações civis do Japão, mais adiante permitiram o uso de Napalm, um agente incendiário, na população civil do Vietnã, e o herbicida Agente Laranja, que destruiu as florestas do Camboja.

    6. Andréa Haddad Gaspar

      Omar, posso lhe responder, sem sombra de dúvidas, que o mal maior é Israel.

    7. Barbara Maidel

      Omar, você não parece bem: já republiquei há mais de 20 minutos o comentário apagado! Começa com 'Já que você perguntou…' No mais, na Venezuela não se é livre e se come o que dá, não o que se quer. Comer animais domésticos é culpa de Maduro, eu só relato os fatos, não apoio. Agora preciso ir, foi uma divertida troca de mensagens. Até a próxima!

    8. omar assaf

      Graças a Deus sou livre e não preciso bajular ninguém para comer , enquanto a comer carne de cachorro e gato , prefiro não te responder e descer ao seu nível, , e em relação ao comentário que vc mesma apagou , espero que vc cumpra a palavra e o reescreva . Estou aguardando .

    9. Barbara Maidel

      Quanto às suas refeições venezuelanas prediletas, se quiser garanti-las terá que bajular o ditador e seus asseclas, ou pode ir se preparando pra ingerir carne de cachorros e gatos de rua, mesmo.

    10. Barbara Maidel

      Aí está, Omar: publico novamente o comentário que você disse que eu teria excluído. Pode guardar suas teorias conspiratórias amalucadas pra usar em favor do Hammas.

    11. Barbara Maidel

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    12. omar assaf

      E agora o seu comentário evapora como num passe de mágica , muito estranho e conveniente . A Bárbara denunciou o comentário da maidel .

    13. omar assaf

      Mais claro impossível, falei de hambúrguer e kibe , maduro e biden , ditadura e falsa democracia, verdade e mentira , o que vc não entendeu eu volto a te explicar , e é claro que eu prefiro pensar com o fígado , é mais honesto do que tramar e conspirar como fazem os especialistas no assunto que vc tanto tenta defender , e respondendo a sua última afirmação, com certeza escolheria a Venezuela , adoro o pabellón criollo e as arepas venezuelanas .

    14. Barbara Maidel

      Você não é muito claro em suas ideias, pensa com o fígado, escreve com raiva, assim o raciocínio acaba ficando confuso - e é arrogante a ponto de não admitir suas falhas e jogar a culpa em quem leu. Melhor seria escrever com mais calma, ler, reler, procurar ambiguidades e burilar o texto. De qualquer forma, seu comentário ainda leva à conclusão de que você, se fosse obrigado a escolher ente apenas estas duas opções, optaria por viver na Venezuela de Maduro e não nos EUA de Biden.

    15. omar assaf

      Vc precisa fazer um curso de compreensão de texto , quando escrevi quem é pior , é porque acho os dois ruins , mas vc não se envergonha de continuar com suas falácias e manobras , muito comum em pessoas que não estão habituados com a verdade .

    16. Barbara Maidel

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    17. omar assaf

      Corrigindo: enfiar à força

  17. Ana Paula Amaral

    E tal liberdade de expressão. O bilionário Elio Mosca não vai falar nada.

    Responda
  18. Filipo Studzinski Perotto

    Nos EUA a policia protege até passeata neo-na-zi, mas pro-arabe, aí não

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Felipe, sim, houve uma passeata de homens de extrema direta que desfilaram com tochas e denunciaram um grupo étnico e foi permitido.

    2. DANIEL ROUSSO

      Não é verdade. Já ocorreram várias manifestações pró Palestina com proteção policial.

    3. Barbara Maidel

      Nas ruas segue permitido, dentro de uma instituição privada os donos é que mandam.

  19. Marina Gutierrez

    Os States denunciam e acusam a Rússia e China de proibirem a liberdade de expressão o tempo todo, mas estudantes norte-americanos não podem se manifestar pacificamente no seu próprio campus, é uma universidade paga.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Barbara Maidel

      Parte de uma premissa verdadeira (Rússia e China, de fato, proíbem manifestações o tempo todo, só não vê quem lambe as botas de ditadores e terroristas), mas chega a uma conclusão falsa: norte-americanos seguem podendo, sim, se manifestar nas ruas ou dentro de instituições privadas que assim permitem. Se a universidade é privada e não quer manifestações (talvez até racistas) ali dentro, pode proibi-las. Que os manifestantes protestem nas ruas ou em lugares privados que os aceitem.

  20. Frederico Raizer

    Essa é a verdadeira censura, patrocinada pelos donos do dinheiro e do poder sob a falsa alegação de antissemitismo para calar as vozes que se insurgem contra o genocídio.

    Responda
  21. Fatima Marinho

    Folha continua censurando a nossa liberdade de expressão nos comentários enquanto pede transparência a Moraes em editorial nao pratica o que critica nas decisões de Moraes.

    Responda
  22. JOSE SILVA

    Elon musk não vai falar sobre liberdade de expressão?

    Responda
  23. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Paulao Henrique de Mello

    Os EUA comprovando que são mesmo uma democracia relativa. Além da população não poder votar diretamente para presidente, protestos pacíficos ainda são reprimidos. Um país forte economicamente e muito atrasado socialmente, tanto que na década de 1960 ainda havia cidades com bebedouros separados para brancos e negros, lugares separados em ônibus etc

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      E eles apoiavam também o outro regime de segre gação racial, o da África do Sul, até que os boi cotes generalizados no mundo os levaram a jogar a toalha. Parece que esse é o caminho...