Cotidiano > Mulheres indígenas tiveram protagonismo nos mapas do Brasil colonial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As mulheres, embora muitas vezes invisÃveis nos registros históricos, tiveram participações significativas no mapeamento e exploração do sertão brasileiro durante o perÃodo colonial. Suas contribuições vão desde atuar como intermediárias e guias, aproveitando seus conhecimentos locais, até apoiar logisticamente as expedições. Algumas, pertencentes a comunidades indÃgenas, desempenharam papéis cruciais ao facilitar a comunicação e o entendimento entre exploradores europeus e povos nativos.
A autora questiona o fato de não aparecer o nome da mulher indÃgena, e do padre? O texto deixa claro que os responsáveis pela elaboração dos mapas eram uma mulher indÃgena e um padre. Se questiona o por quê de não aparecer o nome da indÃgena deveria questionar também a falta do nome do padre. Ou será que aparece no mapa o nome dele e a autora preferiu ignorar? O que seria então também uma forma de discriminação. Outra coisa que chama a atenção no texto é a expressão "o machismo europeu".
Olá José. Acho que esse trecho da reportagem ajuda a entender a controvérsia: "Nada, porém, foi mencionado sobre sua pessoa na narrativa masculina dos ofÃcios, que enalteceram incessantemente o padre beneditino nomeado para seguir ao lado da mulher indÃgena e os soldados."
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Mulheres indígenas tiveram protagonismo nos mapas do Brasil colonial Voltar
Comente este texto