Cotidiano > Mulheres indígenas tiveram protagonismo nos mapas do Brasil colonial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Marcos Pereira

    As mulheres, embora muitas vezes invisíveis nos registros históricos, tiveram participações significativas no mapeamento e exploração do sertão brasileiro durante o período colonial. Suas contribuições vão desde atuar como intermediárias e guias, aproveitando seus conhecimentos locais, até apoiar logisticamente as expedições. Algumas, pertencentes a comunidades indígenas, desempenharam papéis cruciais ao facilitar a comunicação e o entendimento entre exploradores europeus e povos nativos.

    Responda
  2. José Barbizan

    A autora questiona o fato de não aparecer o nome da mulher indígena, e do padre? O texto deixa claro que os responsáveis pela elaboração dos mapas eram uma mulher indígena e um padre. Se questiona o por quê de não aparecer o nome da indígena deveria questionar também a falta do nome do padre. Ou será que aparece no mapa o nome dele e a autora preferiu ignorar? O que seria então também uma forma de discriminação. Outra coisa que chama a atenção no texto é a expressão "o machismo europeu".

    Responda
    1. EDEN CORREIA CARLI

      Olá José. Acho que esse trecho da reportagem ajuda a entender a controvérsia: "Nada, porém, foi mencionado sobre sua pessoa na narrativa masculina dos ofícios, que enalteceram incessantemente o padre beneditino nomeado para seguir ao lado da mulher indígena e os soldados."

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.