Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Teresa Cardoso

    Nossa genética indígena nos leva a saracotear em torno de tudo que já foi inventado.

    Responda
  2. marco martins

    Brasileiro é gênio em criar coisas bizarras, talvez essa seja uma das explicações pqe nunca ganhamos um Nobel e nem um Oscar, o único consolo eram as copas do mundo, agora já não mais!!!!!

    Responda
  3. Andre Rypl

    Tô rindo muito aqui. Muito boa a coluna

    Responda
  4. José Filho

    Há quem diga que o Japão vai declarar guerra ao Brasil por fazermos sushi de morango, de torresmo, etc. Daqui a pouco a Itália também irá nos declarar guerra. Só falta irritarmos os alemães com chucrute de goiaba para a Alemanha também nos declarar guerra. Ou seja, os países do "Eixo" estarão unidos contra nós.

    Responda
  5. Fernando Moreira

    Sou italiano e morei na Itália, quando meus amigos italianos vieram para o Brasil apresentei a nossa pizza de frango com catupiry, eles até gostaram mas disseram "isso não é pizza". Sou obrigado a concordar, prefiro a pizza brasileira, mas alguns sabores que fazem aqui são bizarrices

    Responda
  6. Celso Augusto Coccaro Filho

    Uma macaca, ainda que vestida de pura seda, continuará sendo uma macaca. Comida ruim, ainda que chamada de pizza, continuará sendo comida ruim. Cronista populista, ainda que chamado de cozinha bruta e aí?

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Obrigado Célia, pelo seu comentário inteligentinho ao meu comentário inteligentinho.

    2. Celia Moura

      Um comentário "inteligentinho", ainda que pareça genial, continuará sendo um comentário "inteligentinho".

    3. Rogerio Licastro Torres de Mello

      O colunista, de tempos em tempos, saca da manga esse assunto surrado para produzir seus textos repetitivos. Em alguns dias, haverá algum texto sobre o cuzcuz paulista, depois outro com críticas a tendências gourmetizadoras, etc

    4. paulo wesley dornellas

      Populista mesmo. E quer enganar a quem, dizendo que é normal encontrar pizzas de pudim Brasil adentro ? Enfim… cada um come o que quer. Tá certo o filósofo gastronômicao que disse: Pra quem gosta, feijão com *osta…

  7. Luiz Candido Borges

    O Marcão está de gozação! Por mais liberal que ele seja, o desfile de bizarrices o faria correr espavorido e eu correria ainda mais!

    Responda
  8. Fabiana Menezes

    Esses pratos com massa, cujos estabelecimentos tem a cara de $au de denominarem pizza são a prova da mestiçagem que rola por cá desde a chegada lusitana. O brasileiro quer unir tudo, a todo custo. Esse pudim sobre massa achatada é uma das coisas mais inacreditáveis que já vi. Um negócio desse na Itália daria paulada. Porém já comi na Ligúria, uma pizza que tinha um ovoc gema bem no centro

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      A pizza que você viu se chama "occhio di bue", ou "olho de boi" em português. Sabor onipresente nas pizzarias de lá.

  9. TIAGO NEGREIROS

    Eu estou muito impressionado com a "Dom Marino". Tudo absurdamente exagerado, o que dificilmente faz o cliente sentir o sabor da massa da pizza. O texto é muito verdadeiro e eu, que não moro no Brasil já faz muitos anos, ainda sinto dificuldade de acreditar que as pessoas possam gostar de pizzas bizarras como essa.

    Responda
    1. Celia Moura

      Para mim, nada supera o casu marzu, queijo com vermes da Sardenha, que fica na... Itália!

  10. Roger Santos

    Acho válida a provocação. Precisamos mesmo valorizar a pizza de tradição brasileira, massa mais fofinha e qualquer recheio que quiser! Fiquei bem afim dessa de pudim. Mas também fico mto orgulhoso das nossas top 25, elas são Brasil também, pq esse país é isso diversidade de ideias.

    Responda
  11. osmar pavani peres

    Nunca vi desde Carapicuiba até Rubineia ninguém, mas ninguém mesmo colocar maionese em pizza. Ficou magoado e destemperou bobagens.

    Responda
  12. raul neto

    Nunca vi ninguém colocar ketchup ou naionese na pizza, sinal que só frequento pizzarias que não representam o Brasil. E me orgulho disso.

    Responda
  13. Roberto Pimenta

    Cruzes! Essa pizza de pudim fez tremer os Savioli que habitam em meu DNA. Nada contra abrasileirar receitas estrangeiras com ingredientes dificeis de encontrar no Brasil. Mas se o cara quer comer, por exemplo, o nosso estrogonofe, já tropicalizado, pra que botar na pizza? Imagine um brasileiro na Italia, doido para comer uma feijoada, e dar de cara com uma mistura de feijão branco, muzzarela de bufala e mortadela? É a mesma barbaridade!!!!

    Responda
  14. Marcelo Fernandes

    A pizza no Brasil vai ter o mesmo destino do hot dog. Bem-vindos ao admirável mundo novo do "podrão assado". Mas me incluam fora disso.

    Responda
  15. Pedro Luis S C Rodrigues

    Na media a gastronomia brasileira é uma tragédia. Os casos de excelência são isolados, não alteram a media que é horrorosa. O brasileiro medio tem americano, paradoxalmente, o que nos salva um pouco é a falta de renda, que segura um pouco a invasão de super processados

    Responda
  16. Osmir Dombrowski

    Nada contra as invencionices bizarras. Mas em São Paulo, até quando eu tive notícias, as pizzas mais vendidas são as tradicionalissimas, mussarela e calabresa. O mesmo deve acontecer em grande parte do país. Estas sim creio que representam o Brasil.

    Responda
  17. Julio Shiogi Honjo

    Não é só a pizza. Fazem também com o sushi.

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Há coisas ai com peixe cru misturadas com cream cheese. Passo longe

  18. Luís Lopes

    Odeio pizza doce, mas quem inventou essa de pudim de leite condensado merece um prêmio. Espetacular!

    Responda
  19. Ricardo Souza

    Não sou rico, e morei em São Paulo (capital) e no interior (duas cidades). Nunca na minha vida vi pôr maionese na pizza! Acho que não precisa ser "gourmet" pra não ter esse hábito. Nada contra, que se invente pizza de tudo e com tudo!

    Responda
    1. Luís Lopes

      Ei, você está se esquecendo que a primeira coisa gourmet que você conheceu na vida foi a Hellmann's?

  20. Renato De oliveira

    Por favor, não vamos confundir criatividade com vulgaridade.

    Responda
  21. Mario Sergio Molica da Silva

    A diversidade do Brasil é ter lugar para a pizza tradicional e para a pizza diferentona. Em uma pizzaria que frequantava tinha uma deliciosa pizza de strogonoff de carne mas a melhor deles era a pizza de muzzarela gratinada.. Me surpreendo com a criatividade do brasileiro mas para sobreviver no Brasil não precisa ter criatividade?

    Responda
  22. Fernanda Tassinari

    A QT, que arrematou o vice-campeonato como melhor pizza da América Latina, serve pizza de tiramissu e de banoffe. Eu não ficaria surpresa se a pizza pudim de leite entrar no menu em algum momento.

    Responda
  23. Marcus Acquaviva

    Eu comeria essas coisas? Com certeza, não. Mas quem sou eu para determinar o que pode ou não ser feito, o que pode ou não ser comido? Pizza é, basicamente, pão com alguma coisa em cima ou no recheio. E, para os puristas netos da nonna, eu vi, em Livorno, uma autêntica pizzaria servindo discos com salsicha e batata frita para crianças.

    Responda
  24. Massimo Leoni

    A pizza no geral não representa o Brasil. Outros pratos o representam porque criados aqui por brasileiros. Tentem ser originais sem destruir as boas coisas feitas por outros. Inventem de verdade e não copiem simplesmente (mau). A verdadeira falha está no vender caro de mais um conceito que poderia ser accessível a quase todos os bolsos. Por isso eu vou ajudar os brasileiros a testar e comer comida típica italiana, com ingredientes brasileiros, e preços justos, sem bajular ninguém...

    Responda
  25. Edison DeOliveira

    So' de ler da vontade de vomitar. Os únicos ingredientes que passam ai são a carne seca, o molho barbecue pra quem gosta e por que nao a massa de tomate pra quem não pode pagar pelo molho. O resto são umas bombas atômicas.

    Responda
  26. ISAIAS DA SILVA

    Uma pizza perfeita não representa o país mas uma lixo sim? Eu não como pizzas heterodoxas, mas fiquem à vontade quem goste. Agora dizer que uma pizza simples, saborosa e bem feita não vale nada já é apelar.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Onde vc leu que não vale nada?