Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Pereira

    Irresponsabilidade mata. Entre expansão de gastos, e suas mazelas, e quinquênios do mal, segue o povo de carga, principio e fim de todo custeio, para o matadouro. Dizem que para o bem dele.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      A consciência da condição de alienação não alivia a o peso da carga.

  2. Max Morel

    Administrar com muito dinheiro e dinheiro sobrando é fácil. Lulanaro ou Bolsolula sabem disso, e lulanaro, o atual mandatário, sabe mais ainda disso. Por conseguinte, sabe que sem dinheiro precisa cortar gastos, o que não sabe fazer, e assim a coisa fica ruim e a popularidade despenca.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani

    Coluna sem noção de economia. Juro honesto é dois e meio porcento, basta fazer regra de três com EUA e China, considerando desemprego e perspectiva de inflação. Contudo liberal ideológico foge de método científico para proteger seus interesses. É um crime desviar R$1 trilhão de poupança fiscal por ano: custo faria lima.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Eduardo Giuliani

      Resposta de profissional da Faria Lima que acha que juro não é despesa e não impacta a queda de arrecadação do governo. R$1 trilhão por ano de perda de poupança fiscal. Há realmente problema fiscal se o juro for honesto?

    3. Max Morel

      Nâo , não é custo faria lima, é custo de quem não sabe cortar gastos e só sabe governar gastanto a rodo.

  4. Romano Fabris

    Dois mandatos como presidente e ele não aprendeu, nem quiz, o mais básico sobre governar, controlar receitas e despesas. Coisa que qualquer dona de casa faz todo dia. Mas, talvez ele certamente aprendeu o suficiente para deixar uma bomba relógio para o próximo presidente. O caráter explica.

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      Que nem o anterior deixou?

  5. Nilton Silva

    Se gente do pt acha o Haddad muito psdebista, a coisa não tem como dar certo. Ainda bem que 2026 está chegando e sem o bode Bolsonaro na sala, o pt terá que suar a camisa pra continuar governo.

    Responda
  6. neli faria

    Infelizmente, o Brasil está fadado ao eterno subdesenvolvimento. Hoje o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar, não existe lula, bolsonaro, pt, psd, pl,psdb, todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma Nação. Exemplos? Descaracterização da lei da improbidade, Fundão Eleitoral e Partidário, torrar dinheiro público em propagandas autopromocional para iludir os Bovinos.Parece ser carma dos Séculos XIX e anteriores.Haddad: trabalhei com ele...

    Responda
  7. José Augusto Bernabé

    Todo mundo dentro desse Partido corrupto estão tentando assumir o espólio do Lula porque sabem que ele tem os dias contados, porém vai ser difícil pois não fizeram nada pelo Brasil e o Partido se tornou um Covil de Piratas corruptos, até o Haddad que é um Lobo vestido de Cordeiro.

    Responda
    1. neli faria

      Não é só o pt: todos os partidos são iguais: trabalham apenas para se beneficiarem. Os oportunistas,lula e bolsonaro, são também iguais, até nos bovinos.

  8. FLAVIO CALICHMAN

    Entre tantas atrocidades que o capitão sociopata perpetrou contra a vida, a saúde, a paz de espírito e o futuro dos brasileiros está ter obrigado nosso país a se sujeitar ao péssimo e redivivo caudilho da língua presa, o "sabe, sabe", como única salvação do árbitrio e da ruína anunciada que seria a reeleição dele, sociopata Estamos ferrados em um nível abissal.

    Responda
  9. Peter Janos Wechsler

    Um intelectual competente de alto nível que se conforma em ser subserviente e capacho de um analfabeto econômico.

    Responda
  10. Felipe Rodrigues Sousa

    Para além de qualquer opinião sobre "santidade do Haddad", o texto é muito ruim e parte de uma premissa completamente sem suporte na realidade. "Lula sonha ter, ao mesmo tempo, aumento real de gastos públicos, inflação dentro da meta e juros baixos." Por quê? Quem é que disse que não é possível ter aumento real dos gastos públicos, inflação dentro da meta e juros baixos? Qual é a teoria que explica isso, quais sãos os mecanismos causais? É a teoria dos "fundos emprestáveis"? Argumento falacioso.

    Responda
    1. Felipe Rodrigues Sousa

      Continunando... Portanto, nenhum paralelo que você tente estabelecer entre as finanças públicas e privadas funcionará. Eu sei que é tentador fazer isso, porque os detalhes das finanças públicas são diabolicamente complicados, mas, simplesmente, não funciona.

    2. Felipe Rodrigues Sousa

      Querido Carlos, Nós economistas, sabemos há quase 100 anos já, que as finanças públicas não se assemelham às finanças de indivíduos e padaria. A comparação não é boa. Nem eu, nem você determinamos o que moeda de cunho forçado. Nós também não impomos e recolhemos impostos e tributos. Nós também não temos como um "apêndice" institucional um negócio chamado Banco Central que determina, ele sim, a taxa básica de juros da economia.

    3. Alexandre Pereira

      Camarada, se isso foi uma argumentação, não somente estamos ferrados como temos uma invasão zumbi.

    4. Emerson Alves

      até conta de padaria mostra q estamos ferrados. sim, saimos do satan da cloroquina, mas voltamos ao gastão sem-senso-de-noção.

    5. Carlos Carlos

      Quem disse? A matematica. Conta simples: se vc estiver em dia no armazem, pode comprar o que quiser. Se estiver com conta pendurada, o dono so vai te deixar comprar se vc prometer algo a mais (chama-se juros). Se ele achar que vc nao vai pagar, nao leva mais nada. E ele nao eh malvado nem farialimer; ele administra um negocio que pode ser mercadorias ou dinheiro dos outros ( banco), que o cobram por isso. Utopia eh bom mas nao enche barriga.

  11. Gilberto Rosa

    Como tá dando certo a economia, novamente, agora calunistas dizem que Haddad não pode ser do PT e briga com Lula. Tem gente que absorveu Demétrio sem tirar nem por, vai ganhar uma nota com estrelinha, daquelas bandeiras que Demétrio defende. Aff tem gente que pensa do jeitinho que bilionário quer, fácil, fácil.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Red Angus.

  12. Peter Janos Wechsler

    Haddad é um excelente profissional. Poderia ser melhor ainda se não fosse um capacho subserviente de Lula. Mas, aí não seria ministro. Tem que se conformar com o analfabetismo.econômico do partido dos Mantega, Mercadante, Barbosa de triste lembrança.

    Responda
  13. Kiko Mazziotti

    Caro Demétrio, seu texto, como sempre, é excelente e didático, mas o título está errado e não faz justiça ao conteúdo, que demonstra o quanto Haddad é inepto, ao fixar meta irreal, superestimar receitas, inventar arcabouço rapidamente implodido com osteoporose, empurrar as metas para um futuro remoto e legar a bomba fiscal amazônica de tão grande. Haddad dificilmente irá para o céu pois martirizou os paulistanos com as malditas ciclofaixas e merece ir pra o inferno do esquecimento.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mas o esquecimento não é o inferno. O último ditador Figueiredo bradou: "Me esqueçam!"

    2. Vera Lúcia Daloia Vieira

      Inferno deveria ir todos os negacionistas e bolsosaudosistas.

  14. Dalmo de Souza Amorim Junior

    IA seria uma forma melhor de gerir os gastos da nação. A política se faz a partir do possível. O que o Congresso é o PT estão fazendo é arruinar a nação com a ajuda do Judiciário.

    Responda
  15. adenor Dias

    Eu quero dizer ao professor Demétrio Magnoli, que há uma vaga no governo, para quem possui a pedra filosofal! A economia brasileira e a da Argentina, precisa de milagreiros! Os homens que jogam contra nós tem um time muito forte, e não brinca em serviço...(FMI, ouvia falar muito desta instituição no governo de João Batista Figueiredo e, seu ministro Antônio Delfim Neto! )

    Responda
  16. Yuri Il

    Análise brilhante. Só faltou lembrar de uma coisa: embora todos saibam que o PT nunca teve apreço pela responsabilidade fiscal, o mesmo vale para a Direita Brasileira, e, em geral, para o Congresso Nacional, que também sabota a "política econômica Neoliberal" de Haddad. A responsabilidade fiscal no Brasil é órfã em todo o espectro político. O Centro (não o Centrão), em tese, a defenderia com mais afinco. Mas este parece estar morto.

    Responda
  17. Andre Moraes

    A turma que elogia o artigo do Magnoli está encantada com o rebuscamento técnico do artigo, mas governar e gerir, vai muito além disso. Se gerir for só controlar números, daqui a pouco, não precisa mais de humanos governando; entregue a uma IA generativa. O artigo serve para o atentar para a responsabilidade fiscal e se adaptar as condições do mar; o que vale é o final do jogo, mas se continuarem errando, vão até esquecer desse artigo de futurologia e dizer que o governo deu sorte.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Se for IA, vai pedir para sair. A máquina não é boba.

    2. Andre Moraes

      Vocês tem a liberdade de achar o que quiserem. Só acho que é prematuro extrair opinião a partir de fases de um projeto e comprar o discurso falacioso de gastança generalizada, o que não se sustenta em fatos

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      IA seria uma forma melhor de gerir os gastos da nação. A política se faz a partir do possível. O que o Congresso é o PT estão fazendo é arruinar a nação com a ajuda do Judiciário.

    4. Vinicius Branco

      Qualquer IA generativa eh melhor que uma gestão fiscal degenerativa como essa do atual governo.

  18. Andre Moraes

    O artigo está tecnicamente bem escrito mas engana, e parte de uma premissa de que o governo não se ajuste no tempo, mantendo-se expansionista e sem otimizar o uso do dinheiro público. A choradeira é que o governo inverteu a ordem de ação e tenta fechar as contas ampliando receitas de gente que se recusa a pagar imposto, o que Haddad chama de Justiça Tributária. Em seguida é modernizar o Estado, cortar desperdícios, diminuir impostos da faixa que consome. Vcs tem uma sanha por corte de programas.

    Responda
  19. LUTHERO MAYNARD

    A lucidez de DM está muita acima da compreensão de bolsonaristas e petistas. Uma pena.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      muito acima. o corretor automático continua me sabotando.

  20. Marcos Benedetti

    Mais uma vez Demétrio é sereno e preciso. Obrigado, meu caro. Também acho que o Fernando deveria ir pro céu, mas terá que se distanciar ainda mais de certos capet inhas com quem anda. Enquanto isso, a banca cobra o custo de manter a loteria da política econômica errante. Oh instinto terceiro mundista que nunca este povo largará.

    Responda
  21. Andre Moraes

    Amanhã eu leio. Confesso que estou sem paciência pra ler o Magnóli; pra mim ele é o exemplo perfeito de como ser influente abre portas apesar do pouco talento. Quase todos os artigos tenho essa impressão; e olha que eu sou um defensor do uso responsável do dinheiro público, mor motivos diferente dos dele. Enfim…amanhã comento. Essa semana foi cansativa combatendo desinformação vinda de mensageiros das trevas e da mídia profissional.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Como sempre, não leu e não gostou. Aff!

  22. Paulo Jr

    O artigo é de uma simplicidade absoluta e, por isso, irrefutável, sendo portanto, pouco interessante. Bem mais interessante foi ler comentários desesperados, tentando desmerecer o autor, mas sem nenhuma ideia posta, só ofensas soltas. Pouca coisa é mais parecida com bolsonaristas, do que petistas, especialmente quando não têm como defender seus dogmas.

    Responda
    1. Antonio Rubio

      Empreste-me a caneta para assinar embaixo

  23. COLOMBO MELO

    Perfeito. Excelente artigo.

    Responda
  24. MATILVANI MOREIRA

    Acho que o Haddoste anda meio triste! Penso que ele já descobriu que é muita areia para o caminhãozinho dele! Era muito falante, agora pouco fala! Adeus candidatura a presidente!

    Responda
  25. Markus Nascimento

    Muito bem resumido. É bem isso que está acontecendo.

    Responda
  26. Pipo Falda

    O que o ex-libelu defende é que não existe distribuição de renda. Deixou de ser comunista, mas continuou dogmático...

    Responda
  27. Daniel Vitorazzi

    Criticar o aumento de gastos é fácil. Quero ver algum destes dizer claramente onde e o que cortar.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quanto ao Milei, o maior "corte" efetuado por ele é permitir que a inflação vá corroendo rapidamente salários, aposentadorias e pensões sem reajuste. O teste será conter a recuperação destas despesas após a inflação ser reduzida. Com a mãozinha da inflação até Paulo "Na Próxima Semana" Guedes conseguiu dissimular o déficit.

    2. Hernandez Piras

      Neste ponto, concordo plenamente com você. É extremamente difícil cortar gastos. Os desperdícios mais óbvios - aqueles nos quais a maioria das pessoas pensa - geralmente produzem escassa economia e as despesas maiores sempre satisfazem uma forte coalizão de interesses. Não é nada fácil, mas um sujeito que está no terceiro mandato deveria ter alguma ideia, não?

    3. José Freitas

      A receita liberal que Milei vem tentando emplacar na Argentina poderia responder às suas duvidas. Dentro de 2 anos e meio termina o desgoverno Lula e torcemos sinceramente para que o Brasil sobreviva até lá. Nessa época ja será possivel avaliar se a receita argentina está dando certo ou não. São dois caminhos econômicos diametralmente opostos e somente um deles terá possibilidade de êxito.

    4. Adalberto Otaviano Luciano

      O texto não fala em cortar.

    5. Mario Garcia

      Pode-se consultar o Milei. Mas não precisa tanto. Mais Administração, mais Eficiência (requisito Constitucional para o trato do dinheiro público), mais Coragem para fazer valer Lei (teto Constitucional dos salários, por exemplo), e, sobretudo, mais Patriotismo. É tudo que nos falta e deixa sobrar o que estamos vendo.

    6. GINO AZZOLINI NETO

      Estou as suas ordens. Minha especialidade é cortar gastos e demitir funcionários que não trabalham, vetar aumentos salariais, impedir a volta de benesses despropositadas, tipo quinquênio. O governo paga uma folha hoje, amanhã já mudou de valor. Fui secretário de Administração do Paraná e insisto em dizer que não adianta reforma tributária que aumenta tributos sem baixar as despesas. Hoje o dinheiro público é queimado sem dó

  28. DIRCE BUZATO

    Está aí o que se esperava desse mandato. Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá. O objetivo era o fundo do poço, mas ele ainda não foi alcançado

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Nossa moeda hoje vale menos do que o peso argentino e de fato o PT até hoje só falhou na área econômica.

  29. José Geraldo Cordeiro

    Bolsonaro depois Lula depois Bolsonaro. Preparem-se para o apocalipse

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Graças a Deus o Bozo não volta mais, pelo menos algo de bom o TSE fez. Como Deus é grande, o Lulla não será reeleito. Temos que achar o candidato certo.

  30. Mario Garcia

    Muito bom. A lucidez é virtuosa. A burrice é sinistra.

    Responda
  31. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Demétrio é persitentemente um ser inferior.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Defendam-no os seus, mas que demétrio é um sujeito que produz coisas inferiores, disso não há dúvidas.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Nem tão difícil é; contudo, nem todos tem instrução suficiente para entende-lo. "Viva o Povo Brasileiro".

    3. GINO AZZOLINI NETO

      Mano, eu acho o Demétrio competente , inteligente e livre para escrever sem medo. Mas, a récua não gosta

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por apontar a verdade ?

  32. Antônio João

    Como economista Magnoli se revela um sofístico, copia o que de pior dos analistas de mercado para decantar seu eterno amargor contra Lula, pois isso é o mantém na Globo News, e ele sabe disso.

    Responda
    1. Wilson Junior

      Ninguém é mais Lula do que a Globo. E a culpa disto é o Jair, tanto bateu que o grupo todo acabou no colo do 9.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ?!

  33. Josenildo Nascimento Melo

    O Ministro da Fazenda tenta, se esforça. Haddad está fazendo das "tripas coração" mas os aloprados querem a cada dia gastar, gastar e gastar. Assim o Brasil não aguenta. Está muito perto o retorno de Bolsonaro e toda a sua equipe. Eis a realidade dos fatos. Demétrio Magnoli faz um tempão que não lia seus artigos. Continue escrevendo com clareza e objetividade.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Comentário singular. Começa e termina sob fundamento e coerência lógica. No entanto, ao meio, apresenta uma insanidade volitiva que arruina todo o mais.

  34. marcos fernando dauner

    Se Haddad "jogar o chapéu" , e abandonar o barco, acabou o governo do idoso e corremos sério risco da impoluta ser presidenta a partir de vinte e seis . É a triste realidade . .

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como tá dando certo, novamente, não pode ser do PT. Tem gente que absorveu Demétrio sem tirar nem por, vai ganhar uma nota com estrelinha, daquelas bandeiras que Demétrio defende. Aff tem gente que pensa do jeitinho que bilionário quer, fácil, fácil.

    2. José Geraldo Cordeiro

      Santa Micheque da Joias e seus sacerdotes Malafaia e Macedo

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  35. Amauri Costa

    Pronto! O sociólogo demiurgo adentrou a seara econômica. Demais economistas, de todos os matizes, não percam mais seus preciosos tempos.

    Responda
  36. paulo werner

    Haddad vs Lula? Sério isso? Demétrio sabe q o mencionado relatório do FMI melhorou as projeções para a dívida pública brasileira?

    Responda
  37. Nader Savoia

    Demécrio vai ao inferno, comer seu almoço pago.

    Responda
  38. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    As considerações do Demétrio são irrefutáveis, pois estão em qualquer cartilha econômica. Então só nos resta a esperança de um padrão ou tipo Barra Torres da Anvisa, no comando do Banco Central para o ano que vem. Foi muita sorte termos nos livrado de um tipo Erdogan nestas paragens.

    Responda
  39. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Demétrio nunca deixará de ser medíocre.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      E não é entendido. Imagine se aumentar o nível.

  40. Rodrigo Castro

    Eu diria que todo petista e seus apoiadores deveriam ler e aprender com esse artigo, mas são incapazes de entender o que julgam ser "neoliberalismo da Faria Lima". Estamos, portanto, condenados ao desastre.

    Responda
  41. Gilberto Rosa

    Quem vai certo pro paraíso é Guedes e Campos Neto.

    Responda
  42. Pedro Luis S C Rodrigues

    Muito longe de sannto, Haddad é apenas menos ruim que o petista médio, o que é muito pouco. A verdade é que sob a voz mansa se esconde um pensamento economico de lobo. inimigo da riqueza, achou que seria possivel fazer o ajuste fiscal apenas pelo lado da receita. A realidade se impoe e estamos onde estamos. A vdd é que não se é petista impunimente. É impossivel conciliar um economista decente com a visão do partido

    Responda
  43. Gilberto Rosa

    Sério Demétrio? Não consigo lembrar, quem foi que nomeou Haddad e de que partido ele é? Como não dá mais pra falar outra coisa que não o Brasil está melhorando bem, querem dissociar as melhoras de Lula, como se Haddad fosse da Faria Lima, Aff.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Fala Vicius, fico contente que gostas de me acompanhar. Tu é estagiário da Folha pra defender os calunistas? Bom findi.

    2. Vinicius Branco

      Esqueceu de malhar a FSP hoje? Aleluia!

    3. Gilberto Rosa

      Dissociar de Lula e do PT.

  44. Edimilson Volpe

    Demétrio, como economista, continua um sociólogo menos que razoável. Falar em dívida pública acima de 90% do PIB é uma erro que um estudante aplicado de economia não cometeria. Para provar seu ponto, o articulista altera a realidade. É típico. Já quase ninguém o leva a sério mesmo. É um jagunço da direita.

    Responda
  45. Gilberto Rosa

    Demétrio, sinto dizer, mas você não fará companhia a Haddad.

    Responda
  46. jose roberto Dias

    Demetrio como sempre irretocável em sua análise. Parabens

    Responda