Marcos Mendes > Equipe econômica está sem instrumentos para entregar resultado fiscal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Falta boa vontade, competência, seriedade, reforma bem severa para afastar os que atrapalham, patriotismo e qualificacao para o Brasil sair da permacrise
Falta boa vontade, competência, seriedade, reforma bem severa para tirar os sabotadores, patriotismo e qualificacao para o Brasil sair da permacrise
Olha que maravilha, mais uma vez, o Brasil ocupa a primeira posição no ranking de concentração de renda e riquezas. De acordo com o relatório Global Wealth Report 23, lançado recentemente pelo banco suÃço UBS, quase metade da riqueza do paÃs, quase 50 por cento está nas mãos de apenas 1% da população, com o banqueiro dono da folha honrosamente entre os primeiros mais ricos. Temos que parabenizar a folha por todos seus golpes, Cunhas, Temers, Bolsoguedes e calunistas como este.
Quem acreditou em Arcabouço Fiscal? Temporariamente a Faria Lima para vender papéis e fazer negócios. Só. Investidores estrangeiros continuam indo embora. Já estavam indo antes do FED sinalizar juros altos nos EUA. O conflito distributivo no Brasil é mto profundo pois envolve discutir direitos adquiridos de corporações poderosas e o fim de isenções fiscais de grupos empresariais igualmente fortes. Lula é uma questão decorativa. O Centrão tbm. O buraco é mais embaixo.
Errado Tattiana. Não acho que o problema seja o arcabouço fiscal que apenas define regras de expansão dos gastos e garantir o resultado primário. Existe de fato uma diferença sobre o que está sendo gasto e o arrecadado, e você pontua bem as isenções fiscais, fora a recusa de parte dos mesmos em ter seus paraÃsos fiscais tributados. O Centrão é um mero funcionário e Lula tenta na medida do possÃvel, fazer algo através dos programas que todos histericamente exige que sejam cortados.
Brasil vive um esgarçamento cujo o resultado será a ruÃna econômica e/ou um estado fundamentalista conservador. De um lado, o legislativo esgarça o paÃs economicamente ampliando seu poder no orçamento com chantagens, e como resposta um executivo que na expectativa de exercer sua função avança além do saudável na expansão dos gastos; essa engrenagem só favorece os extremistas sem projetos para o paÃs que colocam vigaristas como enviados de Deus como solução dos problemas. Tragédia previsÃvel.
Verdade André, li rapidamente a primeira linha. Abraço
Olá Gilberto, seguimos na luta contra a desinformação; eu só quis com essa mensagem fazer uma leitura da relação entre os dois poderes e os riscos que estamos correndo. Não acho que o governo esteja seguindo o caminho do gasto irresponsável e está bem claro que o orçamento tem sido capturado pelo Centrao, e assim o governo fica com menor margem de investimento e isso pode ser um problema. Estou muito satisfeito com o governo; e acredito que existe uma histeria dos que não aceitam gastos sociais.
Olha o que a Folha faz, Brasil melhorando em todos Ãndices econômicos e tem gente que só vê desgraça, torcida contra o proprio paÃs. Aff
Coluna com análise precisa e profunda, parabéns ao Marcos Mendes que não somente crÃtica a desvairada expansão fiscal, mas também aponta um roadmap para a necessária preservação da responsabilidade fiscal.
E a xomunidade empresarial está ajudando como? Iu tirce oelo fracasso do haddad sinhando con um paulo guedes iu Henrique Meirelles?
Mas gasto eh vida, já dizia a Dilma.
Como é boa a coluna do Rocaglia, mas como falaram, pra uma dele a Folha tem 20 do mercado. Coluna que não fala do maior juros do mundo é fogo.
Aff, mais um a associar a administração do paÃs com administração da casa da vovó neoliberal. Até o FMI já abandonou a tal austeridade, termo farsesco de origem não econômica. O estado precisa fomentar a economia como bem vem fazendo, pib aumentou mais em 23 e 24 do que as projeções, isto resulta em maior arrecadação. Keynes.
Absurda sua proposta descabida! Só se defende dar ministérios para oposicionistas extremos sem civilidade? O governo já distribui sessenta por cento dos ministérios para setenta por cento dos outros partidos.
Em breve veremos a economia degringolar mais ainda .
Fica patente a saudade deste articulista com a tal "ponte para o futuro" temerista, que afundou esse paÃs, deixando ricos mais ricos e pobres mais pobres, e o rabo preso deste jornal com essa entidade esotérica chamada "Mercado"....
Que genial! A solução estava aà desde o grande estadista Michel Temer e ninguém via: é só dar mais ministérios ao Centrão e pronto! Comandando a execução do orçamento, por suposto que eles não vão mais aprovar pautas-bomba. De forma nenhuma vão querer ampliar o gasto dos ministérios que eles mesmos comandarão! Obrigado, Folha, por esse texto extraordinário!
...achei que só eu tinha percebido....
MM propoe um segundo governo Temer, não, obrigado !
Essa governabilidade que a direita liberal quer só consegue com ditadura, e durante uma fase inicial, depois vira revolta. O liberalismo jamais será solução. O interesse da elite capitalista liberal brasileira sempre foi predar e deixar terra arrasada. E isso tem prevalecido há quinhentos anos.
Depende da direita que falas. A direita fascista não é liberal, pois é capitalista, mas só se cria quem é amigo do poder. A direita liberal é diferente, pois vale a livre iniciativa e a competição. Um estado a serviço da coletividade e não da casta no poder. No Brasil, estão desvirtuando tudo. A confusão interessa a casta no poder. Vão se revezando.
O Congresso defende o capitalismo e os grupos privilegiados. Lula defende os pobres. Qual a saÃda? O parlamentarismo? Uma ditadura? Uma guerra?
O problema fiscal do Brasil existe porque não há qualquer apoio polÃtico ao corte de despesas, particularmente no partido que comanda o executivo. Só podemos esperar que vá acabar mal, que vamos repetir novamente um voo de galinha. Aliás o Brasil só sabe fazer isso com as lideranças polÃticas que tem.
O comentário mais sensato de hoje.
Manchete: lula não tem equipe econômica
Nunca teve.
Mais um farialimer com uma solução neoliberal. E ainda tem gente que dá ouvidos...
Marcos Mendes é professor de economia e servidor público. Passa longe do perfil da Faria Lima...
Eis uma faca de dois gumes: 'Que análise profunda! Quanta erudição polÃtica e econômica!'.
O governo tem que entregar tudo, verbas destinadas à educação, saúde e projetos sociais a Lira, proventos e privilégios cada vez mais robustos aos militares, arcar com as gratificações e regalias do judiciário, proteger empresários, ruralistas e pastores mercantilistas e seguir a risca a cartilha do mercado. E nada entregam em troca. Reformas tributárias, agrárias, taxação de heranças, ganhos e lucros exorbitantes, apoio? Nem pensar!
E tudo isso associado a uma pessoa inepta, despreparada, desqualificada e frouxa num lugar que nunca deveria ter ocupado. E tudo isso somado a outros quadros de igual quilate em outros ministérios - eis o desgoverno em ação!
Não verdade mais inepto do que imaginávamos. Temos um lÃder que não sabe o significado da palavra "milhão" e teve sua falta de conhecimento divulgada pela imprensa internacional e até lamentada pelo chanceler de um paÃs cujo nome começa com I.
Saudade do Bozo?
Temer é o modelo sugerido pelo economista, na semana em q saem indicadores socioeconômicos confirmando melhora nas condições de vida dos mais pobres no Brasil. O economista quer a planilha no azul o quanto antes, ainda q milhões recorram à lenha pra cozinhar. Temer e Bozo abriram a porteira do Orçamento Secreto, mas agradavam pq não aumentavam salário mÃnimo.
Análise equilibrada e bem fundamentada. A erosão continua das prerrogativas da Presidência é um aspecto muito preocupante do cenário polÃtico-institucional. Em poucos anos, passamos de um presidencialismo de coalizão para um presidencialismo impotente.
Não entendi sua ironia, Moreira. Vc acha que a capacidade do presidente aprovar medidas junto ao Congresso, hoje, eh a mesma do primeiro e do segundo mandato?
Dui santo, Piras chama Roncaglia de chapa branca e está coisa de Boa coluna. Piras, você ainda é filiiado ao PSDB ou já está no Mdb?
Que análise profunda! Quanta erudição polÃtica e econômica!
Muito boa crônica. Lúcida, esclarece a incapacidade polÃtica e econômica de sairmos dessas condições de irresponsabilidades com o PaÃs.
Os parasitas petistas vão acabar matando o hospedeiro
De fato, vão continuar gastando tanto e dificultando o ajuste fiscal que o resultado será uma volta da inflação e a necessidade do BC manter juros altos, desfavorecendo o crescimento econômico. E estou falando da próxima administração do BC e não de Campos Neto.
Tá com sudadi da cloroquina?
São parasitas que adoram ficar no cercadinho no Alvorada, nas praias andando de jetski e lanchas, participando de rodeios e reuniões golpistas. São os que entregaram o governo e o Orçamento Secreto a Lira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Mendes > Equipe econômica está sem instrumentos para entregar resultado fiscal Voltar
Comente este texto