Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    Para Hume, não há liberdade de vontade, embora se possa falar de ações livres ( em que a pessoa pode agir como escolheu agir). Ele analisa a liberdade e a necessidade para chegar a essa conclusão.

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    O filósofo David Hume, como Dennett, também dizia que o livre arbítrio era uma ilusão e que a religião não passa de uma superstição.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo, com ambos, 100%.

  3. Reinaldo da Silva

    Diz o filho à sua mãe: "Li uma matéria na Folha de um filósofo da mente que morreu e comentei. Postei na plataforma e ganhei likes". A mãe responde: "Parabéns meu filho. Agora vai para o seu quarto estudar filosofia, porque suas notas estão sofríveis, senão você será reprovado".Responde o filho: "Não é preciso mamãe. Aprendi tudo e fui aprovado. Liberdade de expressão é tudo hoje em dia". E assim caminha o filho orgulhoso. Após a prova diz a professora: "Você precisa estudar mais filosofia"!

    Responda
  4. Nelia Rios

    Certeza? Ninguém tem. Podemos ter Fé. Fanatismo da Religião só trouxe desgraça, guerra e ódio ao mundo.

    Responda
  5. Dagoberto Freitas Silveira

    Quando ouço "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança", penso comigo: Ou o homem cria seu Deus à sua própria imagem e conveniência?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Principalmente conveniência.

  6. Paulo R Justo

    A teoria da evolução é a teoria mais ridícula que vi na minha vida. Não engolia isso nem quando era criança. Quem acredita na teoria da evolução acredita também que uma explosão constrói alguma coisa. Acredita no caos que constrói. Macaco continua macaco e papagaio ainda não sabe o abecedário. E mais uma teoria sem pé nem cabeça que a humanidade inventou. O filósofo morreu nessa vibe. Não vejo nenhuma sabedoria nisso, com todo respeito a pessoa do filósofo.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      1. Seres vivos apresentam variabilidade, ate pela ocorrência aleatória de mutações;2.Esses traços são herdados pela prole(DNA); 3.Alguns desses traços contribuem para o maior sucesso reprodutivo, e passam ocorrer com frequência cada vez maior, produzindo mudanças nos seres vivos. As mutações são aleatórias mas a seleção natural determina o que eh eliminado e o que eh reproduzido.

    2. Paulo R Justo

      Maurizio, só mais uma teoria sem nenhuma prova cabal. E os tais inteligentes morrem sem provar a teoria. Quem provou alguma coisa foi o Einstein e outros dentro da sua razoabilidade. Explode a sua panela de pressão em casa e veja se cria alguma coisa útil. Os filósofos e alguns cientista morrem no esquecimento quando tentam provar que o caos é a evolução construiu alguma coisa.

    3. Maurizio Ferrante

      E’, parece que de uma explosão saiu alguma coisa. Ouviu falar do big bang. E’ a teoria mais aceita sobre a origem do universo, formulada por pessoas um pouco mais inteligentes que você e eu.

  7. Afonso Galvão

    Religião? Um negócio. Um lugar de manipulações em contextos de posições de poder fundamentadas numa ilusão. Freud antecipou bem esse debate no texto O Futuro de uma Ilusão.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    não só uma ilusão mas um manancial divino de lucro, muito lucro. e o pior os que proporcionam o lucro vivem na miséria. Amém!

    Responda
  9. roberto silva

    O Malafaia destruiria ele em um debate cara a cara. Ele sairia do confronto já depositando o dízimo.

    Responda
    1. Paulo Cezar de Magalhães Bastos

      Kkkk

    2. Paulo Augusto

      Malafraia não consegue debater nem com uma pedra....

    3. JANIO DAS NEVES CAMARA

      Coitado do Malafaia, com esse mesmo não. Malafaia ilude pessoas alienadas do conhecimento científico, que não é o caso do nosso Dennett.

  10. Airton Costa

    Concordo.

    Responda
  11. João Bernardeli

    Focaram na discussão sobre religião, quando Dennett foi uma das mentes mais brilhantes da história quando o assunto era...a própria mente. Um trabalho incrível, que confrontou a falácia do dualismo em prol do conhecimento daquilo que nos torna humanos.

    Responda
  12. Paulo Jr

    Acho interessante negar a existência de um criador por falta de evidências científicas. Quem tem um pouco de instrução científica sabe que ausência de evidência não é evidência de ausência, e como cientistas publicam seus estudos em revistas especializadas, sujeitos à revisão por pares, nunca foi publicado um artigo afirmando que Deus não existe. Por outro lado, um monte de sacerdotes tentam negar o que sabemos sobre o passado do nosso planeta, porque as escrituras mostram outras histórias.

    Responda
    1. Eleide Goncalves

      Sugiro a leitura de Carl Sagan: "Um dragão na garagem".

    2. Paulo César de Oliveira

      Difícil provar que algo não existe, JR. Quem criou Deus? Depois responda quem criou esse ser que criou Deus. Continue com esse raciocínio e concluiremos que não eh possível postular a existência de uma causa primária que não tenha sido causada por nenhuma outra. Eh por isso que sou agnóstico.

    3. Paulo Augusto

      A falácia da evidência de ausência só engana os incautos porque se afirma o que tem provas de existênca e não o da não-existência. A crença em deuses que são fantasias é tão evidente que até cientistas proeminentes que acreditam nesses deuses, não conseguem prová-los, continuando a ser somente uma crença. Seria uma versão de Papai Noel para adultos.

    4. Airton Costa

      Não se precisa de muita massa encefálica pra chegar à conclusão de que a criatura cria o criador.

  13. José Cardoso

    Só o conheci esse ano por coincidência por um vídeo no youtube sobre o livro: From Bacteria to Bach and Back. A ideia é que grandes ações e pensamentos são fruto de zilhões de micro processos autônomos, ou pelo menos quase autônomos.

    Responda
    1. Paulo R Justo

      Sim mais uma teoria sem Base concreta.

  14. Joaquim Rosa

    Uma farsa que atende aos interesses de uns e outros. Isso é a religião. E o público carente escolhe uma ou outra.

    Responda
  15. Eduardo Rocha

    Grande e necessário pensador. Em tempos de igrejismo e obscuridade tomando conta de tudo, é fundamental conhecer pensadores como Dennett.

    Responda
  16. Paulo R Justo

    Mais um sábio que acreditava na evolução. Quem sabe ele descobre o que ele vai virar agora. Ah, impossível saber né. São tantos filósofos que se acham sábios e seus apoiadores…

    Responda
    1. DANIELA Krause

      bem mais facil acreditar na evoluçao q na coisa de deus, virgem maria, jesus ressuscitado, sei la quem ouvindo os 10 mandamentos e andando sobre as aguas. Ah, tem o sujeito q abriu o mar tb. O corpo dele é facil descobrir o q vai virar, a mente, nada. Tudo nasce, cresce e morre, só o homem q se acha tao importante q nao aceita q tb vai ter fim.

    2. Paulo Augusto

      Não precisa acreditar na evolução mas apenas entendê-la pois é embasada em dados que podem ser consultados e debatidos.

    3. Hernandez Piras

      O que nosso corpo virará independe do que acreditemos. E, para ele, era o que importava. E, certamente, ele não se considerava um "sabio", mas um filósofo, algo muito mais preciso e concreto.

    4. Marcelo Simoes

      E você NÃO acredita na evolução? Isso é quase terraplanismo. A cada dia que passa, cientistas acham mais e mais evidências da evolução.

    5. João Batista Beltrame

      Paulo Justo, não seja Injusto com os filósofos...

  17. Benedito Claudio Pacifico

    Fake news criada pelo antropocentrismo.

    Responda
  18. Adriana Santos

    Portanto era freudiano, pois Sigmund Freud publicou o seu “O Futuro de uma Ilusão” em 1927.

    Responda
  19. Paulo R Justo

    Sem palavras para esse ilustre desconhecido e ignorante.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Ignorante? Eu hein, famoso deve ser vc. Quem é vc mesmo?

    2. Paulo César de Oliveira

      Dennett era tão desconhecido quanto Richard Dawkins ou Steven Pinker. Ignorante todo mundo eh mas ele era um ignorante com PhD.por Harvard, professor universitário respeitado, autor de uns 20 livros e, mais importante, uma referência intelectual.

    3. Celia Moura

      Agora ele é adubo...

    4. Hernandez Piras

      Sim, bastante desconhecido um professor americano que merece uma matéria desse tamanho de um jornal de São Paulo. Pelas universidades onde ele lecionou vê-se logo que não sabia de nada.

    5. Sebastião Corrêa

      Já pagou o dízimo e mais um extra para o malacheia, sr. terraplanista ?

    6. RENAN OLIVEIRA DE ARAUJO

      O cara tem Harvard tem Oxford no curriculum. And what about you? What do you have to debate him? Se não fosse a ciência e o conhecimento evolucionista, estaríamos na caverna, não passando dos 30 anos. Faz o seguinte quando estive doente, não tome remédio e nem vá ao hospital (já que é coisa de "ateu"), reze vai que passa.

    7. Claudio Luiz da Cunha

      Ele ainda é ilustre.....e você?

    8. João Batista Beltrame

      Dennett, ilustre desconhecido?! Paulo, Paulo, por que não te calas? Assim, como o outro Paulo ilustre, você, também, deveria cair do cavalo...

    9. Paulo Augusto

      Desconhecido e ignorante ? Está falando de si próprio, não ?

    10. Marcelo Simoes

      Ignorante por ser ateu?

  20. marcio jose albino

    Não consigo enviar textos maiores e este é o motivo que vou cancelar a assinatura.

    Responda
  21. marcio jose albino

    Respeitará fé dos outros é o mínimo de uma pessoa intelectualizada.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      O problema é q quem acredita em deus acha q quem nao acredita e acha tudo um blablabla sem sentido está sendo desrespeitoso.

    2. Paulo Augusto

      Hernandez, não acreditar em deuses não é fé ou religião, assim como não ter hobby se torna um hobby.

    3. Celia Moura

      Ele também possuía sua fé, como qualquer pessoa...

    4. Hernandez Piras

      Ele respeitava, só não compartilhava. Você sabe a diferença? É exatamente o que permite a pessoas com distintas crenças subsistirem. Você acha perfeitamente natural alguém proclamar em alto e bom som sua fé em Deus e vê como desrespeito alguém proclamar do mesmo modo que Deus não existe, mas ambas são crenças sinceras, que merecem respeito.

    5. Paulo Augusto

      Fé é somente uma ideia e toda ideia pode e deve ser debatida, criticada e até tripudiada.

  22. Paulo Roberto Fernandes

    Quem arbitra é arbitro; árbitro é juiz; juiz julga. Assim, livre arbítrio é a liberdade de julgamento e não qualquer outra coisa diferente disso. Se não tivéssemos Livre Arbítrio não evoluiríamos, ou seja, evoluir é você julgar qual o melhor caminho para alcançarmos uma melhor qualidade de vida, e isso é fruto de um julgamento e não ima escolha sem juízo.

    Responda
    1. Marcelo Simoes

      Livre arbítrio não existe. Se eu tivesse seu cérebro e passasse pelas mesmas experiências que você, eu faria exatamente as mesmas coisas que você. Não tem nada "extra". Até mesmo um assassino não tem culpa de ser um assassino. Ele tem os genes ruins e a história de vida dele que o levou a ser assim. Vi um cientista explicando isso

    2. MATEUS VAZ DE S Sá

      Realmete, livre arbítrio é a liberade de julgamento. Porém, uma liberdade fruto de infinitas condições que somente o acaso pode produzir.