Ruy Castro > A arte abortada no ovo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mestre Ruy, será mesmo que a "arte está em fazer"? Se não existissem leitores, reais ou potenciaus, o mundo seria cheio de livros? A arte parece ser mais uma conversa do que um produto qualquer.
Caro Ruy, fique tranquilo. Woody Allen, esse judeuzinho chato de Nova York, já pertence à História do Cinema do Século XX. Quanto ao século XXI, ainda nada sabemos. Mas podemos prever que certas coisas, como o macartismo, irão à lata de lixo da História. De qualquer forma, nós, você e eu, não estaremos mais aqui para ver. Eu sou de 44. E você?
Woody Allen se basta. Ele e o Kevin Spacey, que foi inocentado de todas as acusações sofridas, são maiores que o mimimi que tomou conta da indústria do cinema.
Uma frase: o feminismo nunca ma tou ninguém. O ma chis mo mata todos os dias. No caso, o machismo considera mimimi toda situação que envolve mulheres e homens as se dia dores. E esse homem, enfrentado, mata mulheres todos os dias.
Ôôô, Ruy, não foi o Jayme Ovalle que fez a marotice de botar um olho de vidro num copo de uÃsque e dizer que "esse uÃsque não tira o olho de mim"? Um sujeito desse, convenhamos, nem precisa publicar: basta existir, já tá suficiente... Hahahah!
O último filme do Woody Allen que vi estrear em BrasÃlia - A Rainy Day in New York - eu estava sozinha no cinema. Verdadeira cena para um outro filme.
"Singer, not the song". O linchamento moral do artista que nos brindou com tantas obras simples, porém geniais, é tÃpico das minorias invejosas que a qualquer pretexto, ou mentiras, arrasam reputações. Se compararmos a vida sexual do Woody com a de Glenn Ford que, segundo a biografia escrita por seu filho, baseada nos seus diários, teve casos com 146 atrizes, apesar de casado, teve casos intermitentes e duradouros. Então terÃamos e exumar os restos de Ford, incinera-los nos fornos da CSN e e bo
Misturar um galã que teve casos com inúmeras mulheres (não é algo nobre, elogiável, antes é antigo e hipócrita) com o de um diretor que, enquanto casado com a atriz, teve um caso com a filha adolescente dela é misturar alho com bugalho. Se um pai ou mãe não liga sobre este tipo de caso, cada um sabe de si. No caso, a mãe ficou transtornada, com motivo. Por que ele não abriu o jogo? Santo não é. Ninguém deve ser incinerado, mas respeito todo mundo gosta. Menos machismo seria ótimo.
Daqui a 50 anos, um Woody Allen do futuro terá que fazer um filme contando a enorme aluc inação coletiva que foi o macar tismo do inÃcio do século XXI. Não tem nada mais perigoso que a virtude e o ideal. O mundo seria muito melhor sem pessoas boas e fervorosas. Mal dita gen te boa! E, antes que me encham o khako, um lembrete: muitas vÃtimas do macartismo "mereceram", ok? [Comentário submetido ao comitê de censura prévia da FSP.]
O termo macartismo não se adequa ao que se pretende indicar. A perseguição do governo americano por meio do FBI era contra comunistas (a maior parte não era) sem provas, sem sentido, etc. Sobre Allen, não é a moral e os bons costumes, a virtude. Ele fez besteira enquanto casado, pagou o pato. O pior é que foi com a filha da mulher. Quem o julgou não foi só gente virtuosa, ao contrário. E dizer que vÃtimas do macartismo mereceram é sombrio, bem minion, extrema direita.
Woody Allen pode morrer tranquilo; Sua arte não depende da última obra.
Não mesmo! Suas obras são maravilhosa! Pelo menos a maioria delas. Não será esquecido.
Em tempos de fake news, destruição de reputações, Woody Allen foi só mais uma vÃtima, mesmo que tenha sido inocentado pela justiça como foi, extrema direita e extrema esquerda se juntaram na realidade paralela e prejudicam o Diretor, assim como prejudicam o mundo todo.
Boa introdução. Cadê o texto?
Interpretação de texto há na Internet di grátis
Artistas produzem por terem a necessidade de criar algo, isto é fato.. Ter um publico é outro momento, e por vezes no há, mesmo assim, sigamos criando.
Virginia Woolf: "Não gosto da natureza humana, a menos que esteja acompanhada de arte".
VinÃcius de Moraes dizia que Jayme Ovalle era "inclassificável", tamanha a multiplicidade de sua personalidade. Entre as paixões que cultivou na vida estavam um manequim de loja e uma pomba. Além de VinÃcius, foi amigo de Manuel Bandeira, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Di Cavalcanti e muitos outros, querido e admirado por todos. Sua vida e personalidade excêntrica estão contadas em "Santo Sujo" de Humberto Werneck.
Meu deus! Achei que só eu admirava, envergonhadamente, as manequins pelas quais passei.
Muito bom resgate da arte!
Desculpe a minha dificuldade com a sÃntese, mas este tema mexe comigo.
"A sórdida campanha de destruição q lhe impuseram, com acusações nunca provadas, deu certo." Caro Castro, comigo não deu certo porque nunca vou esquecer a cena em q Woody Allen interpela um soldado (em cima do cavalo) e lhe faz uma pergunta sobre sexo, no filme “Tudo q você queria saber sobre sexo e tinha medo de perguntar”. Também não deu certo, porq nunca esqueci de “Rosa Púrpura do Cairo”, onde uma mulher vai todo dia ver o mesmo filme, até q um dia o ator a convida para entrar na tela. Sigo
Por outro temos os extremismos de certos "ismos" que muitas vezes vêm de pessoas que se apresentam como “progressistas", é... pasme... "de esquerda", mas q praticam os mesmos cerceamentos, patrulhamentos, julgamentos afoitos de quem não quer se alinhar completamente com ela, essa estranha “?extrema esquerda?” e “?progressista?”. Acho ainda mais estranho, quando pessoas q já foram vÃtimas de julgamentos...
condenações e prisões injustas - como consequência do não respeito ao processo legal e à Constituição -, à s vezes generalizam levianamente e julgam semelhantes, baseando-se apenas no q a grande mÃdia e redes sociais (q inclusive já as vitimaram em outro momento) pregam ou colam com super bonder (poderia ser w bonners, waacks, netos, malas) no imaginário da sociedade. Mas ainda bem q restam alguns da espécie humana q insistem em usar os neurônios e não surfam nas ondas do neomoralismo.
Cara Leonilda, sobre usar neurônios, se você der uma lida mais atenta no que escrevi, você verá que estava falando de outra pessoa, no caso o nosso Presidente que ficou preso por 580 dias. Mas existem inúmeras outras injustiças que já foram cometidas pelo tribunal das mÃdias tradicionais e as sociais, contra homens e contra mulheres, que infelizmente quando a verdade veio à tona, já não tinha mais reparo. O estrago já estava feito na vida daqueles homens e mulheres.
Como tudo tem dois ou mais lados: a enteada dele o acusa até hoje de assédio, já adulta. O irmão dela, jornalista conhecido, a apoia. Dirão que é um complô para atacar Allen. Mas a moça sofreu muito e até hoje sua vida tem essa marca. Se foi armação, ela mantém para sempre e não lucrou nada com isso. No mÃnimo, estranho. Se alguns que usam os neurônios não descartassem o outro lado por ser mulher, por machismo, seria mais justo. Lembrem tb Hitchcock e seus diversos assédios, queimam seu filme .
Sórdida campanha, acusações nunca provadas? Não é assim que me lembro dos escândalos envolvendo Woody Allen. Vou ler de novo matérias da época para recordar, mas tenho a nÃtida impressão impressão que havia, sim, provas e que não eram poucas, a conferir. O que não tem nada a ver com o gênio e com o talento dele, claro. Situação similar à do brilhante Roman Polanski, estuprador confesso.
Depois de "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", o business avança mediocremente. Aos artistas, não showbusiness, cabe seguir com o ofÃcio hercúleo de transcender.
Walter Benjamin na veia!
Ótima crônica. Lembro-me de enfrentar uma longa fila, com chuva, para assistir Noivo neurótico e noiva nervosa, na Tijuca. Atualmente faz sentido reassistir alguns de seus filmes; Em contros de N.York, inoniza a mãe judia q persegue o filho até no céu. Outro atual é Zellig, o homem camaelônico, qualquer semelhança com politicos d Centrão não é mera coincidência.
A esquerda festiva destruiu Wilson Simonal nos anos 70 .
Flávio Pinheiro de Melo: é uma pena só poder dar um único "positivo" para o seu comentário.
Não foi só a esquerda festiva. Simonal foi enterrado vivo porque foi abandonado por tudo e por todos. A famÃlia cristã brasileira jamais viu com bons olhos um negro de sucesso que namorava loiras. Foi fácil e cômodo descartá-lo. É sempre assim: a esquerda não esquece e a direita não perdoa, ou vice-versa.
A campanha contra Simonal foi implacável. Nunca teremos outro cantor como ele.
Certo. Mas abra o outro olho pra ver quantos a direita e a extrema-direita tentou destruir tantos escritores, artistas, filósofos, cientistas, o mais recente o Dr. Galvão. Como disse Hegel, A verdade é o Todo.
Maravilhoso texto; fazer arte é luzir o espÃrito.
Comentário enviado com sucesso!
Pelo visto, a lista é grande. Penso que caberia continuação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A arte abortada no ovo Voltar
Comente este texto