Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luís Santana

    Mais um excelente texto do mestre Ruy Castro.

    Responda
  2. Rion Correia

    Belíssimo texto Rui! Como expatriado brasileiro em Lisboa, tenho vivido os anseios de amigos lusos, não poucos adeptos da extrema direita saudosista. Jovens e velhos, estudados ou não, muitos ainda tímidos, mas todos muito descontentes com um sistema que os aprisiona às dividas e a estagnação. Assim como nos EUA e no Brasil, a esquerda que pouco fez é a principal fonte de inspiração desta classe descontente.

    Responda
  3. Cleomar Ribeiro

    Eu gostei muito da estória, mágica!... Eu Acho o Sr. R. Castro recebeu recomendação para estar no Snack-bar para observar-absorver a dinâmica do Lugar, sem ele saber que lá Seria um dos quarteis-general dos rebeldes- militares !... Quem lhe recomendou o Lugar seriam journalists investigadores que sentiam a ressonância que poderia acontecer Algo, e Ali não poderiam estar sob o risco de causar trepidações entre os capitães e os majores!...né, pessoal???...

    Responda
  4. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    Ruy Castro, com seu modo peculiar de escrever, nos deixa informados do aconteceu na Revolução dos Cravos. Hoje, Portugal é uma democracia, graças a revolta dos capitães e majores, que erradicaram a tenebrosa ditadura Salazar. No dia 25 de abril de 1974, os lusitanos, voltaram partilhar um regime de liberdade. Em nossos dias, no Brasil, tem gente que deseja um golpe militar e a supressão da liberdade. Não preciso dizer quem é o mentor desse desatino.

    Responda
  5. FERNANDO PEREIRA

    Texto muito gostoso de ler e informativo; obrigado Ruy. Se puder, publique aqui o “O dia mais longo de Lisboa”. Talvez que seus textos sobre a Revolução dos Cravos dê um livro.

    Responda
  6. maria camila machado almeida

    Aula magna de História, muito obrigada, profe camila.

    Responda
  7. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Ruy Castro maravilhoso como sempre. Texto tão bom que me vi lá, incentivando a liberdade. Mas, atentemos, a direita atroz ainda vive.

    Responda
  8. João Neves

    Ruy Castro, mais uma vez, como sempre, maravilhoso. Parabéns e muito obrigado pelo excelente texto.

    Responda
  9. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Texto maravilhoso. Disse tudo, Ruy: a extrema direita é uma praga mundial, uma braquiária que desponta no jardim, à noite -parece - e, se não tiver a poda, toma conta do jardim. Aí, adeus cravos. Suas ideias incoerentes chocam: é contra o aborto (legal) e a favor da pena de morte; é a favor da destruição da natureza e defensora (de fachada) da família feliz... Só elege crá-pu-las e defende a honestidade. CHEGA!

    Responda
  10. José Eduardo de Oliveira

    Caro Ruy, desculpe o chavão, texto magistral e por que não dizer seminal? Mas queria ressaltar isso: As esquerdas, no entanto, não conseguem se entender –daí serem as esquerdas, no plural, enquanto a direita é uma só–, e suas facções logo começaram a brigar.

    Responda
    1. Fabricio L F Geraldini

      Prezado José Eduardo, minha visão quanto o anarquismo vivido dentro das políticas sociais está fadada ao idealismo do ser humano em ostentar apenas de benefícios e não usar estes pra melhorar-se e ajudar a comunidade q participa. #educação GÉRA #limpeza nas pessoas que contratam e contratadas nas ELEIÇÕES.

  11. Marcio de Andrade

    Joao, podeira nos dizer o que aconteceu com os agentetes do PIDE? Foram julgados, condenados? Obrigado

    Responda
    1. Marcio de Andrade

      Digo, Ruy.

  12. Luiz Candido Borges

    Não há como evitar o lugar-comum: texto digno de ser impresso e enquadrado, um monumento!

    Responda
  13. Marcus Guedes

    Belíssimo texto. Moro em Portugal e no Brasil é o nível educacional lá é muito bom. Atendentes de cafés, motoristas de auto-carro e metrô, policiais, todos falam inglês e uma terceira língua. A escola pública é muito boa e as privadas bem mais baratas e melhores que o Brasil. Viva o 25/04! Viva Rui Castro!

    Responda
  14. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O comunismo graças a Deus morreu, só vive na cabeça deturpada de extremistas de direita e nas fake news bolsonaristas. Mas a extrema direita fascista não morreu e nos assusta como no século passado. Lamentável.

    Responda
    1. Fabricio L F Geraldini

      Prezado Talvanio, os extremos não são bons em lugar algum mas a sociedade deve estar constantemente em contradições com foco no BEM-ESTAR da população, ou seja, objetivo da comunidade é o altruísmo reflexivo.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Salazar vive neles!

  15. José Leon Crochík

    Um belo e triste texto: começo róseo, meio cinzento e fim talvez sem cor.

    Responda
  16. Angélica Campos

    Assunto pesado escrito com a maior leveza como o Ruy é capaz de fazer. E aí da botou "... um vaso de alecrim na janela." Bendito seja!

    Responda
  17. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Há um filme muito bonito sobre os eventos: Trem noturno para Lisboa. Vale muito a pena assistir. Sobre a efemeridade das conquistas democráticas, é fato: uma democracia somente se mantém pela defesa de seus fundamentos e pela luta por novas conquistas, a principal delas a derrubada das desigualdades sociais. Quando o povo se apercebe chicoteado à esquerda e à direita, com a mesma intensidade, perde-se a adesão aos ideais democráticos.

    Responda
    1. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

      O livro é melhor ainda. Recomendo.

    2. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Esse é um ponto central: a valorização realista da democracia pela maioria de uma sociedade.

  18. gian paulo gonçalves bonaccorsi

    Infelizmente , o continente europeu ainda tem mais ditaduras para se livrar : Rússia , Belarus , Azerbaijão ....e mesmo Turquia se for considerada Europa.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      E as democracias de fachada, como na Polônia ou ditaduras quase declaradas, como na Hungria? E na Turquia, o partido do governo acaba de perder feio em eleições importantes e está tudo indo bem. Seu "ditadurômetro" precisa ser calibrado.