Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Carvalho

    O petroleo , como já se suspeitava antes ( teoria da origem abiótica muito defendida pelos russos) não é de origem fóssil ao contrario do carvão. Ele , em conjunro com a agua e o sal são emanações do manto terrestre e continuamente produzidos e ilimitados em termos do consumo humano. Basta furar mais fundo que é encontrado aqui e em varios lugares no planeta . Mas já viu ...a mentira persiste porque: se é fossil é raro , se é raro é caro " .

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Teoria de zap, né ?

  2. gian paulo gonçalves bonaccorsi

    Estou cansado o argumento de que a "transição energética será subsidiada pela prospecção crescente ", e não ver qualquer planejamento ezequivel para que a mesma possa acontecer. Se existe , está engavetado , trancado ,a chave foi jogada fora e a luz foi apagada quebrando-se a.lâmpada.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Então vamos cair nessa de que o Brasil deve se comportar como uma "vestal romana", onde, só os césares poderiam, mantendo as aparências, violar as proibições. O BR não pode prescindir de explorar, racionalmente, seus recursos naturais. A Noruega, EUA, o Oriente Médio e outros países fizeram isso. Temos é que exportar os excedentes já processados com valor agregado. O que temos que evitar é a privataria, a qual compromete nossa soberania.

  3. Dionisio DeBarros

    Novas reservas de óleo são importantes. Contudo o futuro da energia está no aproveitamento do sol e do vento. Mesmo com o sol brilhando somente a noite, sua energia pode ser armazenada em bancos de bateria, ar comprimido,bombeamento d'água e muitas outras formas. Idem para energia aeolica. Petróleo será para fabricação de plásticos e fertilizantes.

    Responda
  4. Fernando Lima

    Sempre achei curioso o termo "ambientalista" adotado de forma pejorativa pela imprensa. Por que não vemos do outro lado os termos: "petrolistas", "mineralistas", "exploralistas" e "exterministas"?

    Responda
  5. Olivo G Neto

    Os ambientalistas fazem o custo Brasil crescer e impedem uma discussão correta.

    Responda
  6. ANTONIO ABEL G CARRASQUILLA

    Em 30 anos, as energias alternativas somente atingiram 3% da matriz energética mundial. É muito barulho e poucos resultados!

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      So nos EUA renováveis já respondem por mais de2O% de toda energia consumida. Sua fonte de dados não está correta.

  7. Egeu Gomez Esteves

    Será que realmente temos que aumentar a produção? Ou apenas manter um nível constante enquanto outras fontes se tornam viáveis? Penso que o incremento na produção de energia deveria vir de um mix de solar, eólica e biomassa. A solar pode ser acumulada em "hidrogênio verde" e "amônia verde" que voltará a gerar eletricidade. E, se necessário, ainda temos muito gás natural para as termoelétricas. Será realmente necessário? Queria ver um estudo com vários cenários.

    Responda
    1. Egeu Gomez Esteves

      Paulo, tenho alguma noção. Gás de efeito estufa o CO2 evidentemente é, ele é inclusive o padrão. Já o metano, do gás natural ou do arroto das vacas, é 28 vezes mais danoso. E o oxido nitroso, gerado nas queimas imperfeitas, é 265 vezes pior. Ninguém aqui está negando o aquecimento global ou a necessidade de reduzir as emissões, mas apenas discutindo como fazer isso sem prejudicar a soberania energética do país.

    2. Paulo Augusto

      Efeito estufa.

    3. Egeu Gomez Esteves

      Paulo, é poluente o gás natural? Sua queima, inevitavelmente, produz dióxido de carbono (CO2), um gás causador do efeito estufa. Nós humanos também emitimos esse gás, aliás. Até onde eu conheço de química o CO2 não é um poluente.

    4. Paulo Augusto

      Gás natural é poluente também.

  8. Valdir Teixeira da Silva

    É bom descobrir petróleo, mas não adianta descobrir e deixar os lucros com estrangeiros, que não investiram nada de recursos em pesquisa e dinheiro.

    Responda
  9. Gildasio Fernandes Dantas

    Para eletrificar os carros é preciso produzir eletricidade e de onde vem a eletricidade: o sol só produz durante o dia e os ventos quando venta. A energia hidroelétrica já está comprometida com o consumo atual. Eu pergunto aos ambientalistas de onde vira a energia adicional para a eletrificação?

    Responda
    1. Paulo Jr

      Parabéns pelo seu comentário Dantas. Infelizmente, quem não entendeu, vai continuar sem entender. Nessas horas, lamento que grande parte da nossa população (mesmo com algum poder aquisitivo) tenha tido uma educação inadequada.

    2. Bento Brito Teixeira

      O Brasil precisa parar com a privataria, principalmente na área de energia. Precisamos de capacitar totalmente o refino e a indústria petroquímica e de fertilizantes. Exportar os excedentes já beneficiados é fundamental. Só assim obteremos as divisas necessárias para desenvolver outras políticas rumo ao desenvolvimento sustentável.

    3. Dionisio DeBarros

      Basta carregar os carros durante o dia. Assim, carros funcionarao como locomocao e reserva de energia. Simple, nao?

    4. Egeu Gomez Esteves

      Não sou ambientalista, mas acredito que o incremento na produção virá de um mix de solar, eólica e biomassa. A solar é só durante o dia, mas pode ser acumulada em H2V (hidrogênio verde) que voltará a gerar eletricidade. E, se necessário, ainda temos muito gás natural para as termoelétricas.

  10. Dario Lima

    Os geólogos e geofísicos da Petrobras são os responsáveis pelo aumento das reservas de petróleo no Brasil, novas descobertas, as outras empresas internacionais fazem pouquíssimo ou nada. Precisamos continuar a pesquisar a Margem Equatorial, caso isso não aconteça, em 10 anos vamos importar petróleo, o mundo vai precisar de petróleo por no mínimo mais 50 anos.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Guedes e boso tentaram destruir a Petrobrás. Não podemos esquecer disso.

  11. Elilio de Faria Matos Júnior

    Governo diferente!

    Responda