Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Trivellato Garavini

    O articulista só se "esquece" de que o enfraquecimento do cargo de presidente da República é obra dos 14 anos em que o PT esteve no poder, e que Lula parece não ter mais nem energia nem vontade política de restaurar a sua credibilidade.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É obra do Bozo, meu caro! Quem entregou o governo ao Centrão foi o Bozo. Antes dele, PT e PSDB faziam alianças e concessões para governar mas não entregavam o governo. O Bozo entregou tudo para evitar o impeachment. Agora o Centrao não vai mais devolver o osso. Graças à fraqueza e inapetência politica do seu Bozo.

  2. Tadêu Santos

    ((desviado p moderação)) A DIREITA ATÉ 2018 EXERCIA SEU PAPEL COM RESPONSABILIDADE, dai surgiu o pífio do baixo clero mitociano e entortaram tudo. Sem critérios abusaram da liberdade de expressão misturando com o fundamentalismo religioso e a milicianização... deu no deu. Se já éramos um país de terceiro mundo, passamos a ser vistos como republiqueta de extrema ultradireita. Agora Bolzonazo está na lista com Trump, Milei, Maduro, Putin, Erdogan, Órbran, Ortega, Lukashenko, Kim Jong-un!!!

    Responda
  3. Nilton Silva

    Parece que os congressistas aparecem de forma expontânea. Se estão lá é porque alguém os colocou ali. O problema do Brasil somos nós mesmos, não dá pra terceirizar a culpa.

    Responda
    1. Raul Cunningham

      De acordo. O Brasil não seguiu a ordem natural de formação do Estado: FamíliaxTribox NacaozxEstado; O Estado,de origem colonial, nasceu antes da Nação, por outro lado, ao inves de incentivar o trabalho e a produção de riquezas,como a Inglaterra ao dotar cada imigrante com 50 acres de terra, distribuiu milhares de acres para os amigos do rei, explorarem predatóriamente o território brasileiro. Daí a crença no Estado mágico que tira recursos do céu e, ao mesmo tempo a total falta de compromissos .

  4. José Cardoso

    Nunca antes na história desse país uma eleição foi ganha por margem tão estreita como a última. Como o colunista diz que a direita não tem ambições presidenciais? Agora, querer que os seus eventuais candidatos se descolem do bolsonarismo é como conceber um candidato viável de esquerda descolado do lulismo. Pode até tentar como fez o Ciro, mas o fracasso é muito provável.

    Responda
  5. Domingos dos Santos

    Esse discurso de civilizado é cômico. Mas,concordo com permissão: temos que ter uma direta estável e programática para termos estabilidade (tmb, temos que pensar os rumos do nosso sistema político, e, se possível, partidário). Os postulantes à direita dependem do bolsonarismo, a dúvida é se haverá mudanças no quadro daqui para 2026 -- pessoalmente, acho que não. A luta, nas eleições majoritárias, é para chegar ao 2p turno, e essa é ditada pela polarização. PS: essa moderação é estúpida!

    Responda
    1. Domingos dos Santos

      Acho que seria um tiro no pé. Ela conquistaria os votos bolsonariatas e garantiria a ida para o 2p turno. Só no segundo ela precisei conquistar o centro. Só seria uma jogada inteligente se Lula estiver fraquíssimo; não creio que ele chegue tão fraco assim.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pode esperar que 2O26 a direita vai de Micheque. Imagine se isso vence uma eleição! Bom, depois que tivemos o Bozo por quatro anos nada mais nos espantará.

  6. Carlos Eduardo Cunha

    O que precisamos mesmo é que caia a ficha e busquemos a terceira via. Não dá para apoiarmos nem os que querem uma ditadura militar e nem os que querem uma ditadura do "povo" como Cuba, Venezuela, Rússia,Irã.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Quem seria a terceira via?

  7. Berenice Gaspar de Gouveia

    Direita responsável é como o lobo da Tasmânia, um marsupial extinto. Parece bonito, imponente nas fotos, mas desapareceu e há muito tempo. Desde 54 a direita viveu no golpismo enrustido, acabou tragada pelo extremismo apedeuta

    Responda
  8. Antonio Araújo

    É que para esquerda, todos que lhes são contrários são direitistas e fascistas, sabe? Desde FHC e Serra, passando por Alckmin (sim, ele mesmo!) e Aécio. Aí, com essa visão obtusa, abrem espaço para coisas como o bolsonarismo, sabe? Entendeu, não?

    Responda
  9. Joabe Souza

    Menos que ambição presidencial, falta à direita atual o letramento daquela com quem FHC lidou. Deve ter sido mais fácil achar uma linguagem comum para o diálogo com Marco Maciel, Cláudio Lembo, Sarney e ACM do que seria hoje com Damaris, Mourão e cia.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mai bodi! Não é que voce tem razão! Esses caras hoje nos parecem lordes britânicos!

  10. Paulo Augusto

    O problema é que direita é sinônimo de opressão ao povo trabalhador. Querem seus privilégios em detrimento de uma boa vida ao trabalhador.

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Excelente pergunta, Celso, excelente mêmo. Vergonha? Não creio, não a têm nem em partes sensíveis, quanto mais na cara de paw. Humanidade/concidadania? Decisões recentes do legislabóstico comprovam que isso ainda não se desenvolveu no grosso dos políticos, nem onto (humanidade) nem filogeneticamente (concidadania). Medo do populacho? Hahaha, paw na pobretalha. E do inferno? Hahahahah, contam com as costas quentes, tem pastor à beça no bando. Né mole não, meu caro, acho que nóis sifú.

    Responda
  12. Mario Solon

    Zema? Esquece! Para ele o povo é um passivo, só dá despesa, e democracia uma burocracia que só atrapalha. Um semibozo. Estado diferente? Não paga dívida , nem juros da mesma, criança sem vacina e por aí vai …

    Responda
  13. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A esquerda petista depois de quinze anos de lula/dilma em que jogaram o Brasil na maior recessão em um século fora a montanha de dinheiro desviada para o partido e bolsos dos seus caciques e agora com este vergonhoso calobouço fiscal, apoiar esta curriola é falta de vergonha na cara. Tarcísio vem aí para colocar o Brasil nos trilhos da ordem e progesso

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já temos uma boa amostra em que tipo de trilho ele iria nos colocar. Sorte que fora de SP esse miliciano não tem chance alguma.

    2. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

    3. Marcos Benassi

      Arrã. Tá.

  14. André Silva de Oliveira

    Nem tampouco terá estabilidade com essa esquerda populista que apoia regimes autoritários e é irresponsável no campo fiscal achando que os recursos públicos caem do céu como chuva.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não me lembro de você criticando a direita quando ela apoia os regimes autoritários de direita. Olhar enviesado ?

  15. Igor Cornelsen

    O Brasil não terá estabilidade porque a maioria dos seus políticos de esquerda e direita não respeitam o equilíbrio fiscal. Sem ajuste fiscal, sem um governo que caiba no PIB com folgas nunca teremos estabilidade de fato. Estaremos sempre a beira de uma crise econômica, não atraindo investimentos produtivos e consequentemente não gerando empregos dignos.

    Responda
  16. FLAVIO CALICHMAN

    PSDB e FHC jamais foram de direita, por favor não cometa este erro e esta injustiça. No período ds redemocratização até meados do governo Lula, a direita estava no PFL (este, seu principal reduto), no PP, além de segmentos do PMDB. O PSDB sempre foi de centro-esquerda e suas principais lideranças atestam: FHC, Mário Covas, José Serra, Franco Montoro, Tassio Jereissati...Classificá-los de direita é um descalabro. Por favor acerte seu texto e sua visão de mundo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O PSDB aderiu ao neoliberalismo e iniciou o desmonte do estado, a desindustrialização e a subserviência do pais à gringolandia. Se isso não é ser de direita não sei o que é.

    2. Victor Henriques

      Exato. E o PT, lembro bem, pregava a pecha até de fascista no PSDB, tanto que quando o fascismo começou a dar as caras de verdade, ninguém deu a mínima para a gritaria do PT, que sempre foi muito com em botar a militância para repetir bordões cansativos e hipócritas. Foi como na fábula do menino e do lobo.

  17. Afonso Galvão

    Há no mundo líderes conservadores que conseguiram conjugar bem estado democrático de direito e estado de bem estar social. O líder canadense Justin Trudeau, por exemplo, é do partido liberal de lá. No entanto, se proferisse aqui os discursos que profere no Canadá, o gado nazifascista o chamaria de comunista. O problema nos Tristes Trópicos é como dar educação política a tantos ignorantes.

    Responda
  18. milton temer

    Osenpre atento colunista parece olvidar uma preliminar. A extrema direita não tem interesse em estabilidade institucional. É o braço armado do grande capital que, por vezes, opera de forma autônoma, mas nunca contrariando os interesses desse grande capital. Este, por sua vez, defende as instituições somente enquanto atendam seus privilégios. Na dúvida, fica com a extrema direita

    Responda
  19. Paulo Roberto Isaías

    Continuando: ou conseguimos propiciar a todos educação básica de qualidade, decente, laica, gratuita, obrigatória, até aos 16 anos, no mínimo, em horário integral, ou estaremos sempre sujeitos ao aumento da pobreza e da miséria. E também a mercê de ditaduras militares e de absurdos como bolsonaro, com a proliferação de milhares de "igrejas" evangélicas, utilizadas como comitês eleitorais. E assim o Brasil continuará a ser uma republiqueta a não respeitar o seu povo, principalmente aos pobres.

    Responda
  20. Ana Rodrigues

    Direita séria é para País sério. Nossos políticos são o reflexo de uma população arrogante e egoísta.

    Responda
  21. LORENA PARDELHAS

    Direita responsável?!?! Hahahahah

    Responda
  22. Hercilio Silva

    Quem quer disputar acha que tem que agradar o bolsonarismo e é engolido. Tarcísio já se mostra mais eficiente que Bolsonaro no autoritarismo. E ainda tem até imprensa iludida com ele. Eduardo Leite abraçou o bolsonarismo, se tentar a presidência será engolido por eles, ou vai pra extrema direita.

    Responda
  23. JORGE CESAR BRUNO

    E saudável a alternância do poder! Oxigena a democracia! Sinceramente eu penso que novos atores, comprometidos com a união nacional, gestão pública eficiente e combate sem tréguas a desigualdade, deveriam ter mais espaço!! Infelizmente parece que a população brasileira tem um apelo infantil e pouco inteligente, a figuras messiânicas!!

    Responda
  24. Florentino Fernandes Junior

    Celsinho vc esta de gozaçao: o psdb morreu, nunca foi de direita e eles se revezavam com o pt em…

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      No poder, o PSDB foi de direita. FHC fez reformas liberalizantes e privatizou a economia, seguiu um programa econômico de centro-direita com muito mais convicção do que o ex-presidente, que nunca foi a favor do liberalismo econômico, a não ser por oportunismo político, sem a menor convicção, e não fez a reforma administrativa.

  25. Renato Almeida

    O problema não é a falta direita responsável no Brasil, pois ela existe, ainda que não concordemos com algumas de suas ideias. Vide candidatura do Amoedo em 2018, por exemplo. O problema real é que o povo é muito limitado para entender isso, então preferem escolher os que pensam como ele (povo). Basta analisar qualquer pesquisa sobre comportamento no Brasil para perceber como somos atrasados, racistas, misóginos, fundamentalistas religiosos e por aí vai.

    Responda
  26. Fábio Salvador

    Menos corrupção em todos os lados ajudaria bastante a desatar esse nó. Agora, quando se relativiza isso, fica muito difícil pensar em civilidade, justiça social ou ética pública.

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    Uma direta na presidência não terá as amarras e impedimentos da esquerda, devido à sua perfeita consonância com a Faria Lima.

    Responda
  28. Lênin Camargo

    Parabéns ao colunista Celso Rocha, esclareceu didaticamente o que está ocorrendo.

    Responda
    1. Paulo Roberto Isaías

      A análise é correta, tem questões polêmicas, mas é incompleta. FHC foi governar com a direita porque está era e sempre foi a maioria do Congresso, desde o Brasil Colônia. A população sempre votou na direita porque nunca teve oportunidade de se educar. Sempre teve por volta de 80% do Parlamento. Nenhum Presidente cumpriu o Mandato sem acordo com a direita (os ricos). O colunista tem razão, mas fala só em herança de 64. A herança é do domínio das elites, desde o Brasil Colônia. ...

  29. Felipe Araújo Braga

    O Brasil tem duas grandes prioridades: preservar o meio ambiente e melhorar a vida da população. A esquerda - com todos os seus defeitos - combate a desigualdade social, bem ou mal. Precisamos de uma direita que, defendendo através da liberdade econômica para nosso desenvolvimento, entenda que a desigualdade social deve acabar e que o meio ambiente deve ser preservado. O Bolsonarismo é barbárie: golpe de Estado e fundamentalismo religioso.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Maurizio, a esquerda não defende liberalismo econômico, não é?!

    2. Maurizio Ferrante

      Mas assim a direita vira esquerda, ou não?

  30. Valdir Teixeira da Silva

    Concordo que uma direita civilizada seria excelente para o Brasil, mas infelizmente "pau que nasceu torto morre torto". A direita brasileira já nasceu torta e parece que não tem solução, teria que nascer novamente.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      No século XIX a direita brasileira defendia a escravidão, sua principal bandeira. No século XX dizia que a questão social é questão de polícia. O Bolsonarismo deve nos deixar chocados, mas nunca surpresos.

  31. newton penna

    "Direita responsável", leia-se: desigualdade social, aumento da pobreza, zero política social.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Uma direita democrática deveria defender o liberalismo econômico respeitando as politicas sociais e combatendo a desigualdade.

  32. José Roberto Mathias

    Não é possível que a Sociedade Brasileira tenha que assistir a isso de maneira impassível.Reduzir a política a esse maniqueísmo é de"irresponsabilidade"imensa das mídias.É inequívoco o fato de que o Brasil voltou ao cenário internacional(com a esquerda capenga do Lulismo - e a direito só diz: Fazuoéli, otário!)depois da tentativa de Golpe de Estado e o desejo que colocar o Brasil como"pária"da Globalização.O gado bolsomion continua"mugindo"inverdades.Só digo que um novo"Riocentro"foi tentado.

    Responda
  33. João Leite Leite

    O problema do Brasil é o governo que logo de cara exigiu o congresso abrir um buraco de R$200 bilhões para ele comprar apoio e encher o governo de companheiros. E constantemente vem aumentando o buraco. Com um parlamento irresponsável que. Pagando bem aprovam tudo o que o governo quer mesmo que seja para quebrar as pernas do país.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sem esse remendo o pais ficaria ingovernável e sequer superaríamos 2O23, tamanho o caos que o desgoverno do genocida golpista corrupto legou ao governo eleito.

    2. Nelson Franco Jobim

      Não. O orçamento pode parecer excessivo e é, mas foi a maneira de reconstruir a administração pública depois do descalabro que foi o desgoverno anterior.

  34. Karina Kanazawa Rienzo

    Que difícil a situação do Brasil meu caro Celso. Temo pelo pior.

    Responda
  35. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha que encontrar essa direita. Veja-se o exemplo do Alkmin, duas vezes governador de São Paulo e duas vezes candidato à presidência, hoje alojado em Brasilia junto ao PT sem outro lugar onde refugiar-se. O caminho da direita à extrema direita começou na segunda campanha do Serra e aprofundou-se com o Aécio não aceitando o resultado das urnas. Depois foi o apoio ao Moro e a corrida para o abraço ao nosso MicoJoia.

    Responda
  36. João Vergílio

    O problema de fundo é que os eleitores de Bolsonaro querem o golpe. Estão convencidos de que a democracia brasileira é disfuncional e não tem capacidade de se reformar. Democracia, para eles, se tornou sinônimo de corrupção, violência e corrosão de valores tradicionais. Se qualquer candidato não trouxer consigo a esperança de um golpe, de uma virada de mesa, será rejeitado. [Comentário submetido ao comitê de censura da FSP.]

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      O problema é que o bolsonarismo hipnotizou os conservadores com muita fake news. Usando as redes sociais de forma maquiavélica , criada pelo Steve Bannon.

    2. Andre Moraes

      E foram escolher logo um covardao corrupto? Sorte a nossa e azar dos”patriotas”.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Parabéns, passou pelo comitê. Agora eu vou tentar a empreitada, deseje-me sorte.

  37. SIMONS SILVA

    Excelente análise! Entretanto, o bolsonazifascismo não irá admitir outro candidato que não seja o sócio do Valdemar. Nem entre os irmãos cana lhas. Daí o interesse do feiticeiro MauLacraia em apressar a pri são do Guampa e se lançar como candidato.

    Responda
  38. Vital Romaneli Penha

    Não só direita responsável,esquerda também,com seu lema: déficit é vida.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Diga-se quando a esquerda foi irresponsável quanto â preservação da democracia.

  39. João Batista Tibiriçá

    E isso mesmo! Como essa trupa tornou o Brasil num inferno! Parabéns pelo texto! Como sair desse atoleiro? Existem umas pessoas na política que nem aguento ver. Não tem proposta, só palavra de ordem. Eu que convivi com a ditadura militar, até as palavras de ordem eram outras. Não tenho saudade do regime, mas a sociedade era outra tinha respeito pelas instituições

    Responda
  40. Andre Moraes

    Não mesmo. Até quando vamos ter que aguentar essa insanidade desses fanáticos criminosos? Amanhã farão mais um ato intimidatório. Simplesmente não conseguimos mais ser um país normal; a impressão é que estamos sempre na iminência de uma sublevação artificial ou de uma nova tentativa de golpe. Precisamos de paz. Essa gente trouxe o reino do inferno para o Brasil. Vivemos um pesadelo.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Já deram tempo demais com essa investigação. JB precisa ser indiciado e julgado logo. As provas são fartas e robustas. Prisão logo e com o tempo irão esquecer dessa tragédia que foi JB.

  41. Hernandez Piras

    O país precisa mesmo de forças políticas capazes de se alterarem no poder sem ameaçar a democracia e evitando a perigosa corrosão dos poderes do Executivo. Estamos atomizando a aplicação dos nossos escassos recursos públicos através desse orçamento secreto, que só atende a interesses paroquiais.

    Responda
  42. Hernandez Piras

    O colunista tem toda razão. O PSDB, no fundo, fez o trabalho que caberia à direita liberal. Como nossa direita não consegue afastar-se do clientelismo e do populismo rasteiros (vide Paulo Maluf), um presidente marxista teve que fazer seu trabalho e modernizar o País segundo uma perspectiva liberal.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Marxista? Deve estar falando do Fhc que, quando professor da Usp, foi um dos que introduziu grupos de estudos do marxismo. Nem Sarney, Collor ou Lula foram ou são marxista. Tampouco o foram Getúlio, esse sim o pai do Brasil moderno, Juscelino ou Jango.

  43. joseildo ferreira inacio

    Mais preciso, impossível. Parabéns pelo texto. Mais homens como FHC fazem falta a democracia. Essa direita raivosa e troglodita só sabe mesmo é fazer caca.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Só que na origem e na época, FHC foi de esquerda.