Mercado > Empresários levantam preocupação com ajuste fiscal do governo Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo Gea

    A FSP sabota, mente, manipula, na tentativa de desestabilizar, ou quiçá derrubar um governo legitimado , cnquistado nas urnas, apesar de todas as tentativas d e golpe. A Folha virou golpista. Dez empresários brancos. Pertencentes a uma elite que sempre foi beneficiada .

    Responda
  2. Osmário Mendonça

    Esses “empresários” não passam de uns sangue-sugas, que representam um caldeirão sem fundo. Os maiores sonegadores de impostos, beneficiados e privilegiados, em $trilhões em subsídios e desonerações, nem emprego estão gerando mais. Eles juntamente com as bancadas políticas que os representam no Congresso Nacional, deveriam ter umas aulinhas de patriotismo.

    Responda
  3. Ricardo Lobo

    A cada dia fica mais claro a articulação do jornal para desgastar o governo voltado para o bem estar da população brasileira. São matérias que tentam minar instituições, como o STF e programas sociais, ou a condução da economia. Essa última está sendo amplamente discutida com o setor pelo ministro Haddad . Esses empresários são a personificação da extrema direita, vide a "revolução" de sessenta e ...

    Responda
  4. Cecilia Gomes

    Encontrem o erro na foto. Dez pessoas, todos homens brancos. Não sabia que o mercado era feito só deles. Na verdade tem mulheres empresárias, homens e mulheres negros, existe diversidade. A Folha em muitas matérias comete esse mesmo erro há anos. Os jornalistas aqui insistem em só entrevistarem homens brancos!

    Responda
  5. Cláudio Damião Santos Pereira

    Onde estavam esses empresários no governo passado, que fez terra arassada com o tal posto Ipiranga, o Paulo Guedes? Mantinham um silêncio cúmplice?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Paulo Guedes ficou pouco tempo, não teve muito apoio no Congresso, enfrentou dois anos de Covid pesada, o início da guerra da Ucrânia e um ano de seca severa e, mesmo assim, entregou um dívida pública menor do que recebeu. Suas ideias continuam válidas: privatizações, estado leve(reformas previdência, administrativa e trabalhista), corte de gastos,redução de impostos e abertura gradual da economia para melhorar eficiência.

  6. Fernando Dolci

    Engraçado que esses ditos empresários, devem ser o tal mercado tão falado, não ousam criticar os cupins no congresso que estão minando as contas públicas e tornando, diga-se intencionalmente, as políticas econômicas do governo mais difícieis, senão impossíveis, com o claro objetivo de buscar motivos para derrubar o governo do PT.

    Responda
  7. Alexandre Cunha

    No espírito Santo funciona assim para os produtores rurais pessoa física, todas as notas emitidas pelo produtor, ficam gravadas no sistema da receita estadual , mas as compradas não, então o produtor quando compra mercadoria com cupom fiscal precisa tirar cópias destas notas, o papel de má qualidade apaga as letras, a nota eletrônica você fica no mínimo quinze minutos esperando as empresas emitirem, quando o estabelecimento informa que vai mandar por e-mail no final do mês. Mudem a qualidade do

    Responda
  8. Alexandre Cunha

    Brasil o país da bagunça tributária. Créditos de impostos nunca deu certo.

    Responda
  9. Alexandre Cunha

    A solução é aumentar o limite do simples nacional, dar bônus aos com carteira assinada até dois salários mínimos, acabar com o imposto de renda, substituir por cpmf, acabar com desconto de inss na folha de pagamento, as empresas recolhem e não descontam. Aumentar o máximo da antecipação tributária, acabar com recolhimento de impostos na construção civil, cadastrar as matrículas imobiliárias diretamente no bacen, várias mudanças que o governo não estuda, colocou dezenove grupos para regulamentar

    Responda
  10. fabio saraiva moura

    Esses nunca leram Keynes , entre o empresariado, dono de rede de farmácia , que monopoliza o mercado, nunca questionamentos sobre a carga tributária que penaliza os mais pobres (imposto sobre o consumo ), imposto regressivo, e são esses que querem continuar dando pitacos. Só faltou o trio da Americanas; affff

    Responda
  11. Artur Neto

    É só esses empresários deixarem de pedir isenção, de sonegar e pagar o q deve. Que resolve grande parte do déficit fiscal.

    Responda
  12. Gabriela Sales de Oliveira

    O investimento privado foi intenso hoje nas manchetes da Folha! Primeira: "pessoas" acham sobre ações do Ministro Moraes e deveria salvar o senador Seif. Segunda: empresários acham...e tem empresário com empresa ligada ao secretário do Tarcísio. Tadinhos ( ao som do inesquecível Paulo Gustavo!) dos empresários...

    Responda
  13. jose batista

    Haddad é um coitado!!

    Responda
  14. LORENA PARDELHAS

    Essas manchetes xaropes se sucedem. Agora com a foto que Lombroso ia adorar classificar. Que carinhas adoráveis.....

    Responda
  15. Paulo Luizona Castagnao

    Empresários apoiaram Bolsonaro, porque não cobraram corte de gastos ainda no governo dele?

    Responda
    1. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Claro, esperar o que do agente laranja Donald Trump? Mimi? Tenha mais respeito com quem perdeu familiares. Mas claro você é gado que toca flauta para milicos.

    2. Marcos Roviralta Dias Baptista

      Nos eua foram mais de 1 milhao, para com mimimi, por isso somos uma país atrasado

    3. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Sim foram setecentos mil vítimas, graças ao governo Bolsonaro.

    4. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Ouvi falar da epidemia de Covid, foram 700.000 vítimas e o responsável foi o seu presidente.

    5. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      A extrema direita acha mil desculpas para defender o governo anterior. O governo Bozo foi o responsável por 700.000 mortes. E teve tempo para fazer as reformas necessárias mas preferiu ficar pregando contra as instituições, deu isenção para quem não precisava além de fazer a maior gastança da história para tentar se reeleger.

    6. Marcos Roviralta Dias Baptista

      Ouviu falar na pandemia de covid?

  16. Diego Gouveia Moreira

    O mercado ganhou cara hoje na Folha. É para esses senhores que a Folha está a serviço.

    Responda
  17. Paulo Augusto

    Os empresários que criticam o ajsute fiscal são justamente os que ficam pedindo isenções e vantagens.

    Responda
  18. Marcelo Magalhães

    Os dez empresários pagaram para a folha publicar esse texto bizarro. Uma sequência de desinformações mal organizadas que insistem na austeridade fiscal como forma de transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos. Nenhum país decente faz ajuste fiscal às custas da insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e da fome de 33 milhões, como o governo neoliberal anterior a esse, fez. É muita cara de pau da folha que recebe incentivos fiscais publicar essa porcaria.

    Responda
  19. Edson Capistrano

    Tivemos um governo anterior que só vivia andando de moto e fazendo rebuliço pelo país é não se via empresário preocupado com meta fiscal . Agora o governo se esforça pra colocar a economia bos eixos e tem um congresso voraz q consome quase todo o orçamento disponível de investimento e infra infraestrutura. Pq estes empresários não cobram de seus apoiados no congresso p aliviar a carga de emendas e permitir ao governo equilibrar esta balança???

    Responda
  20. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Ah!!! Nem vou comentar este nhenhenhém requentado!

    Responda
  21. José Antônio

    ´´Empresários levantam preocupação com taxação de lucros e dividendos do governo Lula``. Calma. Será uma taxa média. Ou só vale a desoneração da folha de pagamento?

    Responda
    1. Marcos Roviralta Dias Baptista

      Ate meados da decada de 90 a distribuição de lucros era taxada, entao decidiram concentrar a tributação na apuração do lucro e deixar a distribuição livre, para evitar que as empresas retivessem a distribuição ou a maquiassem, isso ninguem fala! Absurdo

  22. Flavio Leal Rodrigues

    Empresários estão preocupados com a PEC fo quinquênio do Pacheco? Um ano en cada dois é ano eleitoral.

    Responda
  23. Roberto Jorge Chaves Araujo

    O único interesse aí é privado, pessoal. Nós tod@s, nosso bem estar, somos...uma espécie de efeito colateral possível se interessar aos lucros del@s.

    Responda
  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Esse da petz fez agora um combinado. Falido. Faça-me o favor né ..

    Responda
  25. marcos fernando dauner

    provavelmente todos os dez são bolsomitos . Perguntem ao pessoal da Dubai brasileira, Camboriu Beach se eles sabem o que é crise ? Aqui no litoral do menos ruim estado brasileiro, não existe crise .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      eu estive ontem na Miami brasileira, Piçarras beach . Mesmo já estando no outono - já faz frio- a rodovia BR aqui no litoral estava lotada Parecia janeiro . . Todo mundo na praia . No litoral de SC a palavra crise não existe .

  26. João Leite Leite

    Esses mesmos empresários são os que investiram pesado para eleger Lula ou Bolsonaro. Duvido que eles contratariam Lula ou Bolsonaro para presidir suas empresas. Eles conheciam muito bem as feras que eles estavam criando para comandar o país. portanto eles são culpados também por o país estar neste estado de penúria.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Penúria ? Andou fumando algo mofado ?

  27. José Nilson Gregolis

    Essa é minha opinião. Não contesto a opinião de ninguém. Vivemos em uma democracia .

    Responda
  28. newton penna

    Os empresários brasileiros - os grandes, evidentemente, que são o de que trata a manchete - eternos sonegadores de impostos e mesmo assim beneficiários-mor de benesses fiscais (incentivos, anistias, CARF etc), bem que poderiam contribuir para o ajuste fiscal se abrissem mão dessas "bondades"...

    Responda
    1. silvia ramos

      Preocupados com os impostos que devem pagar e criticando a isenção que os mais pobres têm com as compras " premium" de U$ 50. Tente tirar os benefícios que deveriam ser temporários, dos 117 segmentos industriais, para ver a grita geral e as ameaças de desempregar.

  29. Waldir Roque Maffei

    Quantos empresários estão preocupados com o ajuste fiscal? A Folha governando....

    Responda
  30. victor lag

    Governo PT fazendo o que sabe , quebrar o país . E os empresários que vão chorar na cama que é lugar quente. Fizeram o L e aguentem agora

    Responda
    1. Marcos Roviralta Dias Baptista

      Paulo Augusto, foi no governo do PT, e apos 8 anos de desgoverno lula que o brasil teve a pior recessão da sua história, quebrou a Petrobras, enquanto o mundo inteiro crescia, sem guerra, sem crises, sem pandemia, aqui alem da década perdida, de nao ter feito reforma nenhuma, recuamos 20 anos

    2. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

    3. José Antônio

      Durante os governo de Lula e Dilma eu não vi o FMI no país, mas eu vi o FMI no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas amarelas de outrora da ditadura miliar, de Sarney, Collor e FHC.

    4. Edson Badra

      ficou caladinho quando o anterior torrava dinheiro para comprar votos

    5. Jose Carlos

      Você tem memória curta ou era criança em 2008. Não lembra que no governo Lula atingimos grau de investimento bbb+, que o emprego era pleno e que faltava até energia na produção. Ah! Lembra da divida astronômica e impagável? Pois é, no governo Lula pagou se a dívida e chegamos a U$ 270 bilhõese etc..

  31. leonardo oliveira

    Governo que gasta mais que arrecada é igual a governo sem credibilidade fiscal. O resultado é a perda de investimentos da iniciativa privada ,com desaquecimento da economia.Simples assim, é questão de tempo vir uma forte recessão com inflação.

    Responda
    1. jayme terra

      Mercado livre vai investir 21bi e Honda 4bi. Soh ontem Hein bolssominio.

  32. José Nilson Gregolis

    Brasil. Ladeira abaixo. Haja ladeira nesse governo.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Ladeira abaixo porque está pegando embalo e acelerando na economia mundial.

    2. José Antônio

      Durante os governo de Lula e Dilma eu não vi o FMI descendo a ladeira abaixo no país, mas eu vi o FMI no Brasil subindo ladeira acima para sanar BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas amarelas de outrora da ditadura miliar, de Sarney, Collor e FHC. ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% `` (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana).

    3. Jose Carlos

      Nunca vi ladeira acima. Acho que existia isso no gov. anterior que produzia e reproduzia ignorância do mito.

  33. vicente machado

    Está faltando a esse grupo apresentar uma proposta para a taxação de seus lucros e resultados . Mas naturalmente isso não vem ao caso.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Só pensam em ser beneficiados pelo dinheiro arrecadado. Política pública social e reajuste real do salário mínimo é gasto dednecessário a ser cortado.

  34. vicente machado

    A maioria dos entrevistados foi beneficiada com mais de 10 anos de benesses. Quando se discutia retirar seus privilégios foram pressionar os parlamentares e conseguiram ficar de fora de pagamento de impostos. Agora estão sem moral alguma para dar palpites na economia brasileira. Para esses empresários vale aquele ditado popular: "Mateus primeiro os meus"

    Responda
    1. silvia ramos

      Como é o nome que se dá aos insetos que chupam sangue? É o que são. E protestando pelos 50 dólares das compras "premium" dos brasucas.

    2. silvia ramos

      Como é o nome que se dá aos insetos que vivem de sangue alheio? É o que são. E protestando pelos 50 dólares das compras "premium" dos brasucas.

  35. Eder Marchi

    Alguém viu os empresários palpiteiros falando alguma coisa sobre a medida que o Congresso quer aprovar (já aprovada no Senado) sobre penduricalhos (mais ainda) de juízes e promotores? 42 bilhões de reais anuais para 2 das classes mais ineficientes do país. Mas, coincidentemente, a gente não vê esses empresários criticando. Pq será? Se não falam sobre isso, qualquer coisa que digam é mero esperneio. Aliás, é só olhar as fotos dessa reportagem; é quase um editorial/fofoca em defesa dessa turma.

    Responda
    1. silvia ramos

      Esqueça. São os julgadores das causas que as grandes empresas têm, não queimarão o filme.

  36. Jose Roberto X de Oliveira

    É uma luta inglória. As pessoas que têm muito dinheiro usam a imprensa para fazer valer suas ideias. Lembro que empresários estavam chan-tageando empregados a não votar no Lula em 2018 e 2022. A imprensa faz isso todos os dias

    Responda
  37. Josenildo Nascimento Melo

    É muito gasto. Parabéns à Folha por trazer à tona esta preocupação. É pouca gente mantendo muitos sem trabalhar e somente recebendo recursos. Chega de manter privilégios. Os empresários precisam ver retorno do pagamento de seus impostos. O controle das contas públicas e dos gastos é vital pra economia empresarial.

    Responda
    1. jayme terra

      Fora bozoloyds.

    2. silvia ramos

      Você é empresário? Estou falando daqueles que faturam bi, não de lojinha de capa de celular, MEI, essas ilusões que transformaram o país em país de empresários...

    3. leonardo oliveira

      Fora Lule.

    4. vicente machado

      Quando se discutia pagamento de impostos para os segmentos dirigidos pelos empresários entrevistados, foram correndo pedir a isenção para os parlamentares. Quem não paga impostos e pede isenções fiscais não tem moral nenhuma para ficar dando palpite, inclusive o segmento representado pela Folha ficou isento de impostos.

  38. Luiz Antonio Sypriano

    A única preocupação do empresário é com seu lucro, provido da mais-valia, direta da classe trabalhadora, ou, do Estado, através de isenções, benefícios fiscais ou privilégios. Enquanto ao que é público, nunca foi sua política.

    Responda
    1. silvia ramos

      E continuam assim. Lá estão preocupados com geração de empregos? Trabalhei por 10 anos numa multinacional que não pagava PL, dizia que operava no "vermelho". Quando saiu a lista do Banestado, lá estava ela, enviando dinheiro para fora pelas contas CC5. Empresários...

    2. silvia ramos

      E continuam assim. Lá estão preocupados com geração de empregos? Trabalhei por 10 anos numa multinacional que não pagava PL, dizia que operava no "vermelho". Quando saiu a lista do Banestado, lá estava ela, enviando dinheiro para fora pelas contas CC5.

  39. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    Engraçado, na época do Bolsonaro o Guedes destruiu o teto, criaram PECs absurdas que levaram a economia brasileira para a beira do precípicio e agora porque o ajuste fiscal de 2025 coloca o déficit como zero, economistas, empresários apavorados com um ajuste desses. Medo do Lula num novo mandato? Pior que do antes estamos? De onde tiraram essa maluquice?

    Responda
    1. silvia ramos

      São os optários frios.

  40. Wilson Luiz Antonio

    Golpismo puro. O Congresso está começando a utilizar o mesmo modus operandi utilizado contra Dilma, ou seja, pautas-bombas que comprometerão qualquer esforço fiscal, como a ampliação das emendas parlamentares e os quinquênios para juízes e promotores. Mas nisso o tal “mercado” nem toca, e não critica o Lira e o Pacheco. Mais fácil cobrar o presidente, como se o equilíbrio fiscal fosse tarefa exclusiva do presidente. Cínicos!

    Responda
  41. MARCELO Cunha de Souza

    Que tal a Folha, essa b… de jornal parcial, ouvir também empresários voltados ao desenvolvimento social? Deem voz aos que pensam um país maior do que suas próprias empresas e mansões. Cês tão de saca_nagem

    Responda
    1. jayme terra

      É Os corvos continuam golpeando.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.