Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. lenise de souza ferreira

    Mas painho é sua trupe disseram que tudo isso é “ invenção”.

    Responda
  2. Valdir Costa

    Mas a Damares não era mentirosa então ?

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      O problema é gravíssimo, mas não foi isto que a Damares denunciou. Ela deveria dar detalhes e fazer uma denúncia formal. Porquê não fez ainda?

  3. Maria Gabriela Borba

    Quando a Damares denunciou, a esquerda brasileira disse que era mentira dela. Mas a verdade sempre aparece.

    Responda
    1. George Ricardo

      Damares denunciou um suposto esquema sofisticadíssimo de trafico sexual internacional de crianças, algo que a extrema direita usa no mundo todo para mobilizar as bases. O que vemos nessa reportagem é uma sociedade abandonada pelo estado que sofre com abusos na própria comunidade, bem diferente dos horrores criados na cabeça da senadora. Onde estava Bolsonaro nos quatro anos de seu governo quando essas pessoas carentes mais precisavam?

  4. Alexander Barbierato

    As comunidades ribeirinhas vivem ha muito tempo com a insegurança em seus lares. Falta assistencia medica adequada, programas de saude das mulher. Homens que abusam de crianças não devem ter perdão. Os politicos fecham os olhos.

    Responda
  5. José Antônio

    E ainda há milhões de camisas amarelas exigindo o Estado mínimo ao quadrado. Todo(a)s ele(a)s homens e mulheres de bem, família e os cambau. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
    1. Joao Luiz Coimbra

      Quem vivem numa realidade totalmente diferente! Veja a renda econômica média destas pessoas.

  6. DIRCE BUZATO

    Essa situação não foi negada????? Mas ela existe, então!!!! Esperando o que para solucionar?????

    Responda
  7. DIRCE BUZATO

    Chega de blá blá blá e a quem cabe resolver esta situação, que resolva! É pra ontem!!!!!!

    Responda
  8. Wanderson Marçal

    Nunca vi pobreza e miséria gerarem coisas boas. É moedor de seres humanos. Somado a isso tem todos os agravantes que mantém a situação inalterada e impede qualquer caminho de mudança: Ausência de educação, de saúde, de planejamento familiar e, claro, do Estado. A situação relatada na reportagem é muito semelhante à de várias localidades pobres nos rincões do Brasil. Mas parte pensante e endinheirada do Brasil "tá nem aí" para os pobres. Essa é a realidade.

    Responda
  9. Gustavo Ferreira

    Ou seja, os governos, todos, preferem apoiar grupos que gritam mais alto. Um monte de minorias com apoios absurdos e as crianças sendo submetidas a todo tipo de absurdo, absurdos que as pessoas nem acreditam, como ocorrido no passado recente, quanto surgiram uma orda de artistas, políticos, pensadores, policias, juízes para detonar que a situação de lá era fantasiosa. Já no segundo ano do próximo governo e nada... vai continuar assim até ter uma denúncia internacional.

    Responda
  10. Marcelo Batista Gonçalves

    Ficou claro na reportagem que se o Estado não implementar políticas públicas de verdade no Marajó, nada vai mudar. A miséria impera na região, sem qualquer perspectiva para a população, os crimes de abuso sexual proliferam junto com a miséria econômica, social, cultural e educacional.

    Responda
  11. Daniel Gomes Pereira

    Bem isso não novidade, se as leis seguirem o código penal, tinha que colocar esses caras na rua 10, quanto a senadora não apresentou nada ao MP do Pará mas estava pregando o mesmo deus de malafai neo pentescostal.

    Responda
  12. Ricardo Baumhardt

    E eu acreditei que era invenção da Damares, na linha do delírio religioso... Não era ... e tá piorando...

    Responda
  13. Anete Araujo Guedes

    Uma criança não está fisicamente e mentalmente amadurecida e nem possui entendimento sobre o que se passa com ela durante a agressão sexual. São meninas transformadas em pastos para esses animais perversos, que gozam ao vê-las submetidas à sua força, ao seu poder de macho. Ameaçadas e assustadas, elas passam silenciosamente pela insuportável dor física e pelo trauma psíquico, durante e após a brutal invasão do seu corpo.

    Responda
  14. Flavia Sá

    Faltou falar sobre o aborto legal, nesses casos de violência sexual, mas já sabemos ser mais uma dificuldade quase intransponível .

    Responda
  15. Marina Gutierrez

    Parabéns ao jornal A Folha e ao Vinicius Sassine e Lalo de Almeida pela exposição da vulnerabilidade de crianças nesse rincão brasileiro.

    Responda
  16. Marina Gutierrez

    Desintegração familiar, pai estupra filha, cunhado estupra criança, sua cunhada, menina de 12 anos grávida do namorado, que a família conhece e permitiu o relacionamento, a maioria dessas crianças são vítimas da promiscuidade da comunidade.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Desintegrar o que nunca existiu. A família serve de fachada, lá e aqui, para muitas atrocidades. Vale relembrar o lema fascista - Deus, pátria e família.

    2. Flavia Sá

      Ou ausência de Estado na comunidade

  17. Denise Maria Osborne

    Horror puro!

    Responda
  18. ANTONIO RIBEIRO BURGOS NETO

    Difícil resolver pq até o servidores públicos não ficam no Marajo por muito tempo!

    Responda
  19. MARISA CASTILHO

    E por quê não conseguem colocar infraestrutura e pessoal pra resolver isso Ministro? Isso é prioritário, urgente! Não há justificativa prá não resolver. Inadmissível!!

    Responda
  20. LEANDRO SCHMAEDEKE

    E a denúncia da Damares de crianças com dentes extraídos para facilitar e outras comendo refeições pastosas para facilitar foi comprovada? Ou foi mais uma fake news da extrema direita?

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      sim né. mas teve uma avalanche contra, pedido de impeachment, bloqueio de polícias, juízes proibindo, tudo o que pode foi feito para manter como está. E agora no segundo ano do próximo governo, nada muda.

    2. Iraia Galindo

      A "pastora" sabia dos problemas enfrentados pela população, mas nunca tomou nenhuma providência. Restringiu seu trabalho a divulgar fake-news , sem por em prática ações emergências para minimizar os problemas. Enfim, continua trepada na goiabeira.

    3. Iraia Galindo

      Nada fez pelo povo de Marajó. Sabia dos problemas enfrentados pelo povo, mas restringiu sua atividade como Ministra a divulgar fake news. Enfim, nunca desceu da goiabeira.

  21. Emanuel Mello

    A culpa é da religião que está aí há 500 anos e nunca fez nada

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Deus, pátria e família.

    2. Iraia Galindo

      A religião evangélica predomina na região. Muitos pastores e missionários pregando , "convertendo as almas" e angariando dízimos, que é o que importanta..

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Isso ai é caso de polícia. Não coloque religião no meio!

  22. ROBERTO de lima cruz

    Difícil ler a reportagem até o fim! Há muito o estado já devia ter tomado providências, parece que nosso país não avança!

    Responda
  23. Humberto Sobrinho

    A ausência do Estado inclui também e obviamente a prefeitura, suas secretarias, o governo estadual e sua estrutura. Além disto, há problemas sérios na gestão federal, principalmente pelo total abandono e inércia de suas políticas públicas desde a gestão de Temer, passando pela pior gestão do ex presidente e agora pela demora da atual gestão. Ou seja, todos falhamos. Sem polarização. Simples assim.

    Responda
  24. Paula Klein

    Reportagem forte. Obrigada pelos dados e pela investigação.

    Responda
  25. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Mais esta equipe de Lula é fraquinha demais. É gente que não toma atitude para nada. A situação é conhecida, o governo não consegue comprar nem barco de pequeno porte, não consegue nem desenhar uma politica pública de enfrentamento; afora a arrogância de não responder a impressa quando questionado. Isto é uma vergonha, coisa de gente preguiçosa.

    Responda
  26. Cleomar Ribeiro

    . . Ausência de tudo menos missionários de igrejas( emissários de pastores da congregação regional)!...

    Responda
  27. Amaury Kuklinski

    O problema existe e é gravíssimo. Pensa que no Amazonas é diferente? É a ausência da civilização que leva a esse tipo de coisa, a imensidão desse Brasil, e não tem solução fácil.

    Responda
  28. Fabiana Menezes

    Que vergonha… onde estão os Ministérios dos Direitos Humanos, Saúde, Igualdade Racial, Industria e Comércio para promoverem uma dignidade real para essas meninas e mulheres? Até quando o governo vai assistir essa violência reiterada e não pensar soluções de médio e curto prazo?

    Responda
  29. Emilio Bazzani

    Reportagem esquizofrenica. Problema existe, mas quando denunciado pela Damares, não existia.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Anete Araujo Guedes

      Damares sabia, mas preferiu dar asas as suas perversões, preferiu, como uma excelente bolsoarista, fazer politicagem. O moralismo serve de fachada para a imoralidade, a perversidade, a falsidade.

    3. Francisco Franco

      "A esquizofrenia é caracterizada por sintomas psicóticos, que incluem delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados. Os sintomas psicóticos envolvem uma perda do contato com a realidade". Damares denunciou muita coisa, inclusive o perigo que é subir na goiabeira :) Por mais jornalismo cético. Parabéns aos envolvidos.

    4. José Davi

      Damares nunca se preocupou com o problema dos Marajoaras, ficava fazendo proselitismo, inventando mentiras sobre problemas reais.

    5. Humberto Sobrinho

      E o que fez a sra. Damares, a respeito disto? Foi eleita senadora pelo DF. Portanto, nada fez, como tantos outros.

    6. Daniel Liaz

      Não seja patético. A denuncia da Damares além de ser mehntirosa, visava apenas fazer proselitismo em cima de uma situação horrível e trágica. Afinal ela é ferrenha defensora de uma mentalidade reacionaria que defende justamente o machismo que leva a esse quadro de coisas

  30. Paulo Sales

    Não é preciso ir tão longe para perceber a ausência do Estado. Ela está bem em frente dos palácios do poder.

    Responda