Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Igor Cornelsen

    Desrespeito à Constituição aparece quando o governo não tem autoridade e quando o MST recebe recursos públicos. Uma vergonha previsível.

    Responda
  2. jose ferreira

    Como estes invasores conseguem se sustentar ? Dinheiro público ?

    Responda
  3. Paulo de Cardoso

    O mal implantado custa a dissipar-se, até porque não foi somente a pobreza do habitante como também a distorção do ambiente rural que foram expandidas desde os governos precedentes. E também atividade agrícola praticada com produtos que deixam meio ambiente: solo, água e ar envenenados. E também exploração selvagem das minas de minério tipo SalGema, Brumadinho, Amianto vizinho a Brasília, garimpo nas águas...A reversão desses males exige alguns governos progressista para sua rversão!

    Responda
  4. Elena Claudia Castro Assunção

    Só reforma agrária resolveria esta situação, mas com um governo acuado por interesses vários e um Congresso tenebroso como o atual está bem difícil, no entanto não podemos desistir e pressionar os congressistas comprometidos com esta causa a lutar junto com a sociedade, do contrário as mortes por conflitos de terra tendem a aumentar mais ainda.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Não só no campo, nas facções do crime organizado que votaram nele também, tá uma bagunça generalizada na Penitenciária chamada Brasil.

    Responda
  6. André pedrosa

    Isso é bom...o povo tá lutando pelo seus direitos, "ocupando" terras "invadidas" tempos atrás por grileiros...o resto é choro de reaça...bora pra cima MST!!!!

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      A dificuldade para reverter esse quadro sinistro e diabólico a que chegou o país seria a civilidade da população. Entretanto essa retração faz parte do fardo que precisa ser retirado do caminho da redenção. Haja trabalho social e escolar para acordar os entusiastas da elite do "governo' anterior, para que voltem à normalidade cidadã.

    2. André Silva de Oliveira

      Cite um país em que a invasão de propriedades privadas resultou em mais desenvolvimento econômico e bem-estar para a população. Cite aí, Pedrosa.

  7. André pedrosa

    Isso e bom...o povo tá lutando prlo seus direitos, "ocupando" terras "invadidas" temos atrás por grileiros...o resto e choro de reaças...bora pra cima MST!!!!

    Responda
  8. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Esse é o governo que não responde pela segurança, dever do estado. Deixa esses terroristas invadirem propriedades. Que Estado civilizado com E maiúsculo tem esse tipo de algazarra?

    Responda
    1. André pedrosa

      Chola não boi...volta pro pasto que vc ganha capim...

    2. José Bueno

      Pais capitalista civilizado já fez sua reforma agrária há muito tempo! A nossa insegurança no campo se deve à barbárie cometida por capangas de grileiros, centenas de assassinatos!

    3. José Bueno

      Pais capitalista civilizado já fez sua reforma agrária há muito tempo!

  9. André Silva de Oliveira

    Quem vai investir em um país que não respeita a propriedade privada? Esta é a pergunta que devemos nos fazer.

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      A lei nacional prevê as diferenças entre invasão e posse de terra sem registro imobiliário. Não se faz necessária uma retomada mediante armas e mortes, basta a documentação e representação legal perante autoridade judicial. A invasão e morte dos ocupantes, jamais será legal, basta uma advocacia. Morte e posse de arma constitui crime, mesmo se houver motivo real. O alegado proprietário tem apenas de apelar ao devido processo legal.

    2. André Silva de Oliveira

      No livro Propriedade & Liberdade (Editora Record), o historiador Richard Pipes, de Harvard (já falecido), explica como o respeito à propriedade privada influenciou de modo diferente a trajetória econômica da Inglaterra e Rússia, leitura que recomendo para saber o quanto importa respeitar os direitos de propriedade privada. Bom, pode ser que Lula e o PT acreditem em propriedades coletivas, kolkhozes, etc. Nesse caso, o fracasso será certo.

    3. André pedrosa

      Propriedade privada roubada do governo tempos atrás, por fazendeiros e grileiros.

    4. José Bueno

      Não respeitamos! A maioria de países de economia capitalista respeitou o direito de propriedade privada dos pequenos produtores, fazendo reforma agrária, ao mesmo tempo que garantia a posse das grandes empresas legalmente estabelecidas e produtivas. No Brasil, ao contrário, este direito à pequena propriedade é negado, muitas vezes com o suporte e força da violência e de assassinatos de lideranças, a mando de grileiros, invasores de terras públicas, e de outras posses injustas e ilegais.

  10. Antonio Ivair Arrais

    Tem gente que precisa urgentemente procurar um pisicanalista! Dormem, acordam, tomam café da manhã, trabalham, almoçam, jantam, pensando em Bolsonaro! Acho que é paixão repremida. Tudo aqui é motivo para falarem de Bolsonaro! Aliás, hoje é 22 de abril, dia do descobrimento. Talvez apareça algum índio aqui culpando o Bolsonaro pelo descobrimento!

    Responda
    1. José Bueno

      Só Deus é que sabe tudo do diabólico personagem o país se livrou!

  11. Jose Walter Da Mota Matos

    A FSP é o capital de elon musk: como a editoria de um grande jornal perde sua credibilidade dia a dia em troca de dinheiro. Que triste, que decepção!

    Responda
  12. Marcelo Galvao de Oliveira

    Fazuéli .!!!

    Responda
    1. José Bueno

      L L L, graças a Deus!

  13. Antonio Ivair Arrais

    Temos um presidente que é o maior incentivador de invasões de terra, então é natural que aumente os conflitos no campo! Eu que perdi um irmão assassinado, sou contra toda e qualquer tipo de violência! Más quem tem suas terras, que foram conquistadas de maneira honesta, que produz nas suas terras, tem todo o direito de se defender contra invasores. Esses sim, querem conquistar sem trabalhar!

    Responda
    1. José Bueno

      Quem conhece bem quem tem suas terras conquistadas de maneira honesta sabe que estes não têm motivo para se sentirem ameaçados. O resto é falsa informação e a incitação dos grupos de grileiros ilegalmente estabelecidos.

  14. Luiz Reichmann

    Conflitos naturais no Brasil e a verdadeira guerra de quem trabalha para ter contra os que querem ter sem trabalhar!

    Responda
    1. José Bueno

      Os altos índices de produtividade e de qualidade da maioria das propriedades associadas às cooperativas oriundas da reforma agrária levam muita gente à surdez, à cegueira ou à fuga para a Terra Plana.

    2. paulo Raulino

      Você disse tudo: querem ter sem trabalhar.

  15. Antônio João

    A difusão das ideologia bolsonarista de aposar com violência tem grande aceitação nos fazendeiros sem escrúpulos.

    Responda
  16. Wil Leon

    O Luiz fala facil. E nada faz. Como pode ter aumentado conflitos?

    Responda