Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Almir Ferreira

    Não morreram cem mulheres em combate. Cadê as feministas da femen pra defender as mulheres ucranianas?

    Responda
  2. Rubens gonçalves

    Japorija. Eu pensei que estava nas mãos dos russos. Mas daqui há 5 anos a Ucrânia será vitoriosa. O que me preocupa é o que farão a Rússia se perder a guerra contra a otan.

    Responda
  3. João Batista de Junior

    Ucrania é força. Nunca será vencida.

    Responda
  4. Sam Duart

    Povo valente. Mesmo com a absurda desvantagem protegem seu território heroicamente. Diferentemente de uns patriotas aqui que a qualquer sinal de problemas correm para outro país.

    Responda
  5. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Viva Ucrânia = slava Ukraini!!! Putin genocida. Putin e os mercenários russos nazistas do grupo wagner . Putin soltou estupradores e assassinos pra matarem e estuprarem ucranianas. Votei L mas Lula deveria ter vergonha em apoiar genocida russo amigo do trump.

    Responda
  6. Miguel Cendoroglo Neto

    Conforme o professor Vitorio Sorotiuk, vice-presidente do capitulo brasileiro do Ukrainian World Congress, a traducao correta da palavra Borsch em Ucraniano seria Borchtch.

    Responda
  7. Miguel Cendoroglo Neto

    Parabens a Folha por essa serie. Estive em Lviv por alguns dias na semana passada. Vi o engajamento de todas as pessoas. Todos tentam manter suas atividades habituais, e um senso de normalidade da vida. Ao mesmo tempo, dedicam tempo voluntariamente a atividades de apoio. Alguns se dedicam totalmente ao trabalho em ONGs que apoiam soldados, civis, refugiados e feridos. Outros continuam exercendo suas profissoes e dedicam tempo livre ao voluntariado, como exemplificado nessa materia.

    Responda
  8. Emanuel Mello

    Arautos do patriarcado

    Responda
  9. Leandro Mello Schmitt

    A chamada da matéria menciona “…conflito contra a Rússia”; não seria conflito contra a Ucrânia?

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Miguel vá estudar a história do nascimento do povo russo. Depois volta aqui para discutimos o assunto.

    2. Miguel Cendoroglo Neto

      Concordo totalmente. A Folha deve ser mais cuidadosa com isso. A Ucrania e um pais reconhecido pelas Nacoes Unidas, com povo, cultura e lingua proprias. Nao e parte da Russia, nem politicamente, nem culturalmente. Foi invadida num ato de agressao unilateral da Russia. E hoje esta a defender seu povo e territorio. Trata-se de uma guerra da Russia contra a Ucrania.

  10. JOSE DONIZETE FRAGA

    Quando será que a Folha enviará um correspondente de guerra para Moscou?

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Miguel vá estudar a história do levante de maidan na Ucrânia e o que significou para os russos que nasceram na ucrsnia. Veja quantos milhares foram mortos em mais de 14 amos. De guerra civil. Depois volta aqui para discutirmos o assunto.

    2. Miguel Cendoroglo Neto

      Moscou invadiu a Ucrania, pais independente e matou militares que defendiam seu pais, assassinou civis, cometeu inúmeros crimes de guerra. Nao entendo por que o Brasil insiste em manter relacoes com essa nacao criminosa.

  11. EUNICE MITSUE SIOTANI

    Num flash ocorreram-me: Voluntários da Pátria, Ouro para S. Paulo, as enfermeiras que foram para Itália dar suporte aos Pracinhas, a Resistência na França. A história se repete em diversos lugares do planeta e ao longo do tempo, revelando a face da humanidade agindo pelo amor e a coragem, estendendo a mão ao próximo, não deixando ninguém para trás em defesa da dignidade que é de direito: o seu chão, seu lar e a vida! Um grande abraço a todas as grandes damas do Borsht for Victory!

    Responda
    1. Miguel Cendoroglo Neto

      Concordo sra. Eunice. Sao verdadeiras heroinas, partisans.

  12. Christian Feitosa

    Muito interessante a reportagem. Elas não saíram do país. Ficaram e ainda ajudam muito na questão de alimentação da tropa. Um grande sofrimento diário elas passam vendo o país ser bombardeado, e tem força e coragem para se moverem em uma eficaz ajuda. Ficaram a gente, essa percepção: da coragem.

    Responda
  13. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Putin é de uma selvageria sem tamanho. A Russia uma país riquíssimo, com enormes recursos minerais, fábricas etc. O maior país do mundo. Quer reviver o império Russo, atacando um país que cedeu seu arsenal nuclear em nome de não ser atacado.

    Responda
  14. alex carvalho

    Um povo que invade outro em busca de anexar territórios e é dez vezes maior seu exército, chega a ser obsceno! Além do que esse país é o maior do mundo em território!

    Responda
    1. alex carvalho

      Rubens, vá falar que a Ucrânia é uma invenção pra um ucraniano aqui no Brasil mesmo!

    2. Rubens gonçalves

      O czar russo não anexou a Crimeia junto com a donbas antes porque teve dificuldades econômicas e militar . Só o fez a 2 anos atrás declarando e invadindo um país que nunca existiu. A Ucrânia foi criação dos bolsecheviques na revolução russa de 17.