Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. yussef mahmud m mustafa

    Os estudantes dizem que é um movimento contra a barbarie que está acontecendo em Gaza,as autoridades americanas insistem que o movimento e antissemita é contra estudantes judeus, a verdade é que o governo americano não quer aceitar o não da população universitária que é contra o apoio incondicional que estão dando ao estado colonial sionista de Israel despejando bilhões em armamentos pra assassinar mulheres e crianças

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Folha, publique minha resposta a um dos leitores abaixo.

    Responda
  3. Andréa Haddad Gaspar

    Manifestantes acamparam em Washington na frente da casa do Blinken, ocuparam as calçadas e fizeram barulho do amanhecer até às 22h e não houve sequer 1 confronto. Eu vi uma estudante pro israel na NYU no meio dos Manifestantes pro palestinos sendo apenas ignorada, tudo muito pacífico. Eu vi o professor judeu dizendo que ia entrar "custe o que custar" mas o portão estava aberto. Eu vi muita gente dançado o Dabke felizes da vida. Milhares de pessoas saíram às ruas pelo mundo todo pacificamente.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      E eu vi o povo de Gha zz ah saindo às ruas distribuindo doces durante as horas do dia 11 de Setembro de 2001. De lá para cá a radicalização piorou até elegerem um grupo terr o rista. Fizeram, literalmente, escola, pelo visto.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Meu ponto é, eu vi o que queriam que eu visse, nós lemos na matéria em questão o que queriam que lêssemos. Narrativas, nada além de narrativas.

  4. Andréa Haddad Gaspar

    Folha, por que censurou minha resposta ao Katz? Sr. Katz, eu lhe respondi educadamente dizendo que nos colocamos contra as atrocidades que Israel comete contra o povo palestino, assim como se tais ocorressem em qq lugar do mundo, nossa reação seria a mesma.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Seria nada. Só é porque é contra quem é.

  5. yussef mahmud m mustafa

    Os jovens universitários americanos talvez representam hoje uma nova postura da sociedade americana em relação ao Estado sionista colonialista de Israel,o que acontece em Gaza está mostrando quem é o estado sionista colonialista de Israel aos olhos do mundo que se propagandeia como sendo a única ‘ democracia ‘do oriente

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Representam o dinheiro do Qatar, a cultura tiktok e o esquerdismo pós-adolescente comum.

  6. Peter Janos Wechsler

    Baderneiros que impedem a livre circulação de pessoas e ideias por campi de universidades não tem lugar neste locais e têm que ser contidos. Qualquer demonstrações ou protestos dentro das normas democráticas estabelecidas são bem vindos.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Marina. Pode até ser em um evento. Porém, houve vários e houve também várias detenções por desordem. As próprias universidades se manifestaram.

    2. Marina Gutierrez

      Um dos policiais designado para prender os estudantes declarou aos jornalistas que os estudantes eram pacificos, respeitaram os policias e não havia nenhum sinal de violência. E eu vi uma tenda onde estava escrito, algo como "estudante judeu pro Palestina". Nnguém foi impedido de ir e vir e não houve nenhuma agressão contra os estudantes judeus, que eram uma minoria e estavam separados da maioria dos outros estudantes.

    3. Andréa Haddad Gaspar

      Peter, tranquilo, não há erro algum e tudo ficou mais claro já que houve a chance do diálogo. Discordar faz parte do jogo democrático entre pessoas adultas e educadas. Obrigada por sua atenção.

    4. Peter Janos Wechsler

      Desculpem os graves erros de português.

    5. Peter Janos Wechsler

      André. Nada dúbio. Lugar de protesto, sim, Democrático até não interferir com o direito de outros. Ocupar espaços livres em universidades impedindo a livre circulação interferido com o ensino não é democrático. Qualquer que seja a motivação.

    6. Andréa Haddad Gaspar

      Peter, seu comentário parece bastante dúbio, daí a crítica. A minha segue no sentido que as universidades sempre foram o palco de reivindicações e não há nada mais democrático e legítimo que assim o seja e para tanto, não haja intervenção, ou ao invés, é censura a intervenção.

    7. Peter Janos Wechsler

      Omar. Você não entendeu a essência do meu comentário. Não era contra o teor dos protestos. Era a defesa do direito de todos se expressarem livremente sem interferências. A base da democracia.

    8. omar assaf

      Esses que vc chama vergonhosamente de baderneiros estão protestando contra a mais duradoura e cruel ocupação da nossa era , contra décadas de atrocidades e roubo de terras , e estão inconformados com a destruição de toda infraestrutura que um ser H precisa para viver , com o assassinato de mais de 14 mil crianças e 10 mil mulheres , com a desumana privação ao direito de comer e beber , com as milhares de adolescentes sendo humilhadas com seus direitos a privacidade . Ficou satisfeito!

    9. Peter Janos Wechsler

      Classifico como baderna ocupar espaços públicos universitários impedindo a circulação de pessoas. Campi são lugares sagrados com ampla liberdade para todas as vertentes de pensamento. Independentemente, sem interferências. Interferir é baderna.

    10. omar assaf

      vc classifica protestos humanos como baderna , então como vc classificaria o genocídio em curso ?

  7. yussef mahmud m mustafa

    As ideologias políticas que surgiram do século 19 pra cá as ismos ,que são colonialismo,nacionalismo,sionismo,comunismo ,nazissmo,fasizmo,romperam com o convívio civilizado em nossas sociedades ,no mundo todo ,o resultado colhemos até hoje , E em Gaza e palestina e o sionismo, e o colonialismo que comete um barbárie contra o povo palestino ,os estudantes americanos estão dizendo não ao sionismo colonialista

    Responda
  8. SAMYR AUAD

    A principal ameaça à liberdade de expressão no mundo hoje é a crescente repressão ao direito de se manifestar contra o geno cídio e o regime de apar theid promovido pela ditadura militar de IsraHelll. Os protestos são banidos rotineiramente - inclusive neste jornal - repetindo a mesma receita da censura. Pressionar o Estado Te rrorista e empresas que financiam a carnificina através de Boicotes, Desinvestimentos e Sanções é o caminho.

    Responda
  9. Rafael Silva

    finalmente, jovens estadunidenses preocupados com populações de fora.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Cultura da geração tiktok chegando...com toda sua profundidade!

  10. Aderval Rossetto

    Parabéns aos jovens que ainda não venderam a alma à ganância financeira, esse, embasamento sionista!

    Responda
    1. SERGIO ELCIO NISKI

      Parabéns? venderam suas almas a agenda dita progressista e ao anti judaísmo desvairado.

  11. Aderval Rossetto

    Parabéns aos jovens que ainda não venderam a alma à ganância financeira, esse, embasamento sionista!

    Responda
  12. Aderval Rossetto

    Parabéns aos jovens que ainda não venderam a alma à ganância financeira, esse, embasamento sionista!

    Responda
  13. Josue Oliveira

    Estão certíssimos aqueles que se levantam contra esse geno cidio para houbar-lhes as terraa. Os ioudens sofreram olo caos to porque a Europa e outros países foram o missa.

    Responda
  14. Wil Leon

    Lá eles também tem um 'Erasmo Dias' para por ordem na geração Z?

    Responda
  15. MAURICIO Katz

    "Hitler estava certo" ain, mas eu só sou contra Israhel! "Eu quero o fim do Estado de Israel e a expulsão de todos judeus de lá" mas eu sou só antisionista, tá? "O grande lobby judaico é o grande mal do mundo e controla até universidades" O que? Repetir o mesmo discurso nazista não faz de mim um antisemita, imagina, eu até gosto de judeus, longe de mim!

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Perfeito, Mauricio! É assim.

    2. Marina Gutierrez

      Esse leitor é legitimo, verificaram o nome, endereço e CPf.?

  16. Dagmar Zibas

    Bilionários de origem judaica são gdes financiadores das mais importantes universidades americanas. Reitores perderão esses financiamentos se não reprimirem os protestos contra o genocídio.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Hoje é dinheiro do Qatar, não à toa os problemas começaram nelas. O Qatar inclusive sedia o grupo ter or ista ditador de Gh ah zzah.

    2. omar assaf

      agressor entre parênteses, foi uma boa tentativa , quem vc defende é a maior , mais selvagem , mentirosa , corrupta e desumana ocupação da nossa era , será que vc ainda não ficou satisfeito, defender essa monstruosidade é repugnante , e parem de usar subterfúgios para pousarem de vítimas. O mundo todo já acordou !

    3. MAURICIO Katz

      Judeus controlam o mundo bla bla bla, mais um antisemita detectado. Pelo direito de pode ser preconceituoso contra judeus!! Vai perguntar se os estudantes tão humanistas e preocupados com a paz fizeram esses protestos pelo iemenitas, pelos curdos, pelos ucranianos ou pelos sirios? Ahn não?! Que engraçado! Só quando o judeu é posto no papel de "agressor" vem uma vontade pujante de protestar. Tu é um antisemita de carteirinha ao repetir a mesma ladainha nazista de controle judeu!

  17. Rubens gonçalves

    O lobby ju de nos eua e poderosíssimo. Ainda mais nas principais universidades americanas. Colúmbia é NYU. Mais de 100 universitários presos pela polícia sem reação. Segundo alguns passam de 400.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Você mistura alhos com bugalhos para chegar à conclusão que quer. O dinheiro do Qatar está rolando solto nas universidades americanas.

  18. Julio de Almeida

    Enquanto isso, EUA destina pacote bilionário de armas para Israel.

    Responda
  19. Marcelo Brum

    Também conta o fato de ser a geração da cultura tiktok chegando à universidade. Nada que o tempo não cure (espero).

    Responda
  20. Fatima Marinho

    Sionismo e Hamas são suas faces da mesma moeda. Olham de cara feia a liberdade de expressão.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Nada a ver.

  21. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Julio de Almeida

      Infelizmente, vc tem razão

  22. Marcos Longaresi Carvalhães

    Bomba, bomba, bomba, Macaco Simão Urgente, judeu fazendo protesto para apoiar o Hamas, da licença que eu vou tomar meu rivotril com querosene que eu ganho mais.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Cuidado que o querosene é inflamável.

  23. Luiz Candido Borges

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Marcelo Brum

    O antissionismo é a maior expressão política do antissemitismo dos tempos atuais.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      O Si oni smo é o exercício do Direito Humano de Autodeterminação por um povo. A Pal esti hna era um território habitado por dois povos ao mesmo tempo. A ONU partilhou para que ambos pudessem se Autodeterminar, cada um em um território. Os Ár abes lançaram a guerra de extermínio contra Is.

    2. Marina Gutierrez

      O sionismo é uma ideologia política, um conjunto de crenças e nacionalismo que se desenvolveu na Europa e impulsionou a criação do estado de Israel no territorio da Palestina e é usado até hoje para justificar a colonização e desapropriação do povo palestino através do confisco de seu territorio, exílio forçado e massacrs. Antissemitismo é o preconceito e aversão contra o povo judeu, sua religião e cultura e se desenvolveu na Europa e Rússia.

    3. omar assaf

      Quem teria que reclamar somos nós os muçulmanos, sempre associados ao terrorismo pela propaganda sionista , e essa conversa fiada toda para ainda pousarem de vítimas, se fosse verdadeira a sua afirmação, não haveriam tantos judeus antissionistas.

    4. Rubens gonçalves

      Luiz leal . Eua é uma nação nos moldes de Roma que está perdendo seu poder hegemônico global. Roma caiu pela ascensão do cristianismo e pela invasão bárbaras. O mesmo sucederá na imensa de latinos querendo o grean card

    5. Jandir Santos Silva

      Antiss-hemitismo e anti-ssssionismo, apesar de se colocado sempre no mesmo balaio, devem ser diferenciados. O primeiro deve ser condenado; já o segundo, é a causa da tragédia phalesthina.

    6. Marcelo Brum

      É a explicação da violência que sempre redundam destes protestos. Acontece na Europa também.

    7. LUIZ LEAL

      Não tem jogo de palavras que disfarçe o que acontece: estudantes que pedem paz e respeito aos direitos humanos estão sendo reprimidos no país que se autointutula guardião da democracia.

    8. Dagmar Zibas

      Não tente equiparar a condenação ao genocídio em Gaza a antissemitismo. Sempre foi uma boa estratégia para colocar Israel acima do bem e do mal. Não funciona mais.

  25. Dagmar Zibas

    Pois é... é tradição das gdes universidades americanas dependerem de doações de bilionários de origem judaica.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Qatar despeja bilhões nas universidades americanas. O que vemos hoje lá já o resultado disto.

  26. Natália Molina Romano

    O país da liberdade está prendendo alunos que se manifestam pacificamente contra o geno-cídio em Ga-za? Ora, ora.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      A cada dia a máscara cai mais um pouco. O rei está nu.