Joel Pinheiro da Fonseca > Como é que o Brasil é de direita e Lula está no poder? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Joel você usa viseira ou seu comentário é só para fazer imbecis? 1. Desde quando o governo do Lula está sendo de esquerda? 2. Desde quando a maioria no Brasil é de direita? A partir dessa pesquisa ridÃcula que você cita? Leia sobre os estudos sociais sobre o tema e que te desmentem absurdamente. 3. Direita e esquerda no mundo, atualmente, tem as caracterÃsticas de antanho?
Outros tÃtulos fáceis para colunas futuras: Como é que o Brasil é um paÃs cristão e é tão violento? Como é que o Brasil é o paÃs do futebol e a seleção não ganha nada? Como é que o Brasil é o celeiro do mundo e tanta gente passa fome? Como que Deus é brasileiro e o papa é argentino?
Muito bom!
Simples: Lula não é de esquerda, e Lula não está no poder.
Em geral aprecio a coluna de Joel. Mas nessa ele incorre em flagrante confirmação de viés. Não é possÃvel que ele, uma pessoa ilustrada, creia que uma simples pesquisa possa revelar o flutuante pensamento da grande massa. Sugiro a seguinte pergunta à próxima do IPEC: Getúlio Vargas foi um presidente de esquerda ou de direita? Se a massa souber quem foi Getúlio, já estaremos no lucro...
Lula é a esquerda tradicional, marxista e que enfrentou a ditadura. Essa esquerda testemunhou os acordos que levaram a redemocratização e por isso entende muito bem o valor do consenso. Dessa turma só sobrou ele e realmente sua aposentadoria é um problema pros partidos de esquerda. Mas o Brasil precisa de uma passagem de gerações nas suas lideranças. Novas idéias, novas atitudes e mais profissionalismo no governo. A juventude precisa ser preparada.
greici e ganja de esquerda? num intendo mais nda
Esses números estão hackeados, e precisaria de mais espaço para explicar, mas sintetizando; implantaram uma erva daninha dentro da esquerda chamada identitarismo que transformou pautas legÃtimas em discussões bizarras, associada a uma campanha da direita, que fez o Brasileiro acreditar ser mais conservador do que é, isso fez com que eleitores de esquerda “envergonhados” migrassem pro centro. Lula é a esquerda não identitária e contra-reacionária que o centro se identifica; por isso se elegeu.
"E os participantes tradicionais desse jogo, por sua vez, vão ter que aceitar e se acostumar com o fato de que a direita de verdade tem todo o direito de existir, propor seus valores e vencer." Sonho de uma noite de verão. Nunca aceitaram e nunca aceitarão - este é o problema.
Por que Lula vem perdendo popularidade, como demonstrou pesquisas recentes? Porque alguns segmentos populares estão percebendo que Lula não passa de um vendedor de ilusões. As crÃticas que Lula faz sobre os juros altos, sobre as elites etc não passam de um jogo de cena para iludir as massas.
É muito simples responder a pergunta: Lula foi a pessoa certa que a elite polÃtica e financeira escolheu para amortecer as tensões sociais. Lula finge estar ao lado dos pobres, a estes últimos dá migalhas e aos ricos o que eles precisam para manter o status quo.
Conclusão sem sentido. Que Lula faz um jogo neoliberal nunca foi uma novidade; mas de todos que passaram pelo poder foi o que mais fez; estamos em um paÃs onde fazer a polÃtica do que é possÃvel já é uma vitória.
Meu caro, a grande massa não conhece os termos direita/esquerda. Para ter uma estatÃstica confiável, precisaria apresentar um questionário sobre os valores do entrevistado. Pela solidariedade que vejo em nosso povo, acredito que somos sim, um paÃs de esquerda.
Antonio, você tem razão em parte. A direita é solidária aos que fazem parte do mesmo extrato social.
A solidariedade nunca foi exclusiva da esquerda. Pensar desse modo é querer se enganar.
Haddad pode ser sucessor de Lula , tem as caracterÃsticas de um Estadista como nosso presidente
Onde e quando a direita se sentiu ''alienada e desprezada''? Se ainda não percebeu, o que estão espalhando e chamam de 'narrativas' é que certas instituições rezam a cartilha da esquerda, apesar de estar apenas usando conceitos constitucionais, como o colunista sabe. ''Pautas de direita'' não são e nunca serão a mesma coisa que ''pautas reacionárias''; termo que sequer foi usado no texto. As conquistas sociais não podem estar sujeitas a 'ideologias' que abalem a Democracia e direitos adquiridos.
Acredito que, infelizmente, nosso embate não é esquerda versus direita: é quem é meu malvado preferido. Infelizmente, repito.
Como o próprio colunista disse, a direita representa retrocesso social. Mesmo assim, a maior parte da mÃdia apoia esse lado. Lula provou que é possÃvel sim elevar a renda dos brasileiros sem que haja crises. As esquerdas têm seus erros, mas mesmo assim é bem melhor que a direita em se falando de progresso social.
Autodeclaração por pesquisas não pode ser considerada como fonte confiável de direcionamento polÃtico. Se o próprio colunista, que estudou na USP, não entende bem todos os conceitos, imagina o brasileiro médio tentando classificar sua posição à direita ou à esquerda.
Não sei, e o articulista não explica, como foi feita essa pesquisa. Se foi perguntado diretamente em qual lugar do espectro polÃtico o entrevistado se posicionava ou se isso foi obtido por meio de questões que o indiquem indiretamente. O DataFolha fez recentemente uma pesquisa com esta última metodologia e o resultado foi bem diferente. Caso seja assim quase toda a análise do articulista vai para o lihxo. Aliás, direita democrática é algo que está para nascer, ao menos no Brasil.
Não interessa quem esteja no poder, se de esquerda ou de direito. O importante é que governe de conformidade com as regras do capitalismo. No sistema socialista também não interessa quem esteja no poder, desde que governe de conformidade com o socialismo. Não importa se o gato é verde ou vermelho, o importante é que pegue o rato da vez.
Numa coisa você tem razão, nenhum paÃs se torna socialista por meios democráticos. O Chile foi o exemplo definitivo. Allende tentou implantar o socialismo pela via democrática e todos sabemos o que aconteceu. O que os capitalistas permitem são apenas reformas que acabam até por suavizar o sistema fortalecendo-o. Aqui, nem isso!
Joel escreve como se a horda das trevas tivesse desaparecido. Eles estão todos aÃ, a todo vapor, com apoio internacional, enganando a população ignorante de forma industrial. Querem uma coisa só: acabar com a democracia. Não é uma disputa democrática entre esquerda e direita. É o ataque violento do fascismo, tentando acabar com o próprio jogo democrático. O "outro lado" são os que compreendem isso e tentam defendê-lo.
Vince, vejo atos fascistas dos dois lados. Defina pra mim o que entende como fascismo.
O motivo da eleição de Lula é que a população que recebe ajuda do poder público tem medo de perder estas bolsas ..
Você está lendo demais. Faça o que o presidengue mandou.
1. Brasil é uma plutocracia, todas as leis e decisões são para a minoria que faz lobby; 2. Esquerda gosta de direitos sem responsabilidades; Direita gosta de responsabilidades sem direitos; única posição que faz sentido é o centro. Todos nossos melhores presidentes eram de centro, inclusive os militares. Lula de esquerda nunca ganhou eleição, só fazia bagunça como sindicalista.
A população brasileira está bem ao centro, pra ser honesto. Claro que as pessoas querem melhorar de vida através do trabalho e geralmente são mais conservadoras e religiosas no Brasil, mas isso não significa que essas mesmas pessoas não sejam a favor de serviços públicos de qualidade para si e para suas famÃlias, respeito à dignidade e à forma de viver de cada um em meio à diversidade e a separação entre suas crenças e a esfera pública. Joel é um privilegiado que não sabe o que é ser trabalhador
Realmente. Essa pergunta só pode ser respondida pelo TSE e o seu código fonte super secreto, que só o A.de M. tem acesso. Um dia vamos ter a resposta oficial para essa pergunta , mas o BRASIL todo sabe a resposta, mas ninguém pode falar, porque senão vai preso.
O eleitorado brasileiro é de direita. Mas os dois únicos candidatos que assumiram uma postura nitidamente de direita que conseguiram ganhar a eleição presidencial foram o Collor e o Jair.
O articulista se posiciona sob a ótica da extrema-direita a que se filia Bolsonaro. A direita é democrática por excelência assim como o é a esquerda igualitária. Liberalismo x intervencionismo sob o aspecto econômico e individualismo x coletivismo sob o social. Eis o que as diferencia filosoficamente. O que tem gerado confusão é que o PT tem sido o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros, de "esquerda" no discurso e de direita na prática de governo. Namastê!
A direita é tão democrática que toda vez que seus interesses são, em medida mÃnima que seja, ameaçados, arruma um jeito nada democrático de desalojar a esquerda, mesmo quando esta seja muito pouco ameaçadora. Quem protagonizou todos os golpes e tentativas no Brasil? Um pouco de história esclarece a questão.
"Pode-se enganar todo o povo parte do tempo, parte do povo todo o tempo mas não todo o povo, todo o tempo. (Abraham Lincoln). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Então está ótimo. Que bom que temos um PT, ou PEB assim;
Desde a segunda eleição do Lula (contra Geraldo Alckmin), que o eleitorado se divide regionalmente, cada vez com maior nitidez. O PT é hoje antes de tudo um grande partido nordestino, com o declÃnio da esquerda brizolista (RJ e RS) que lhe dava apoio no segundo turno. Embora nunca tenha visto uma análise desse tipo em pesquisas de opinião, é possÃvel que imigrantes daquela região, que constituem grande parte da classe trabalhadora, sejam também um forte apoio da legenda no sudeste.
DF e RJ são exemplo do que? De crime organizado né!
Hamilton e Felipe. Minhas preferências ou preconceitos não vem ao caso, é uma realidade objetiva. É só olhar os mapas de apuração das eleições presidenciais desde a redemocratização. Nas de Collor, FHC e Lula 1, o vencedor era hegemônico no paÃs como um todo. A partir de Lula 2, a divisão geográfica fica cada vez mais nÃtida. O PT passa a ganhar sempre no Nordeste. Enquanto isso, DF, RS e RJ migram progressivamente da esquerda para a direita.
Embora os latifundiários, o mercado financeiro e os evangélicos (os pobres dessa equação de três elementos que mencionei) apoiem Bolsonaro e o PT seja apoiado pelos mais pobres, muitos intelectuais, pessoas mais instruÃdas e letradas apoiam o PT, principalmente contra o obscurantismo bolsonarista. Ou você acha que quem gosta de livros apoia Bolsonaro? Até mesma o setor social da Igreja Católica é de esquerda.
Eu não sei o que você tem contra o Nordeste, que é lindo refinado por excelência. Já leu Jorge Amado? Ou você não gosta de literatura e só de WhatsApp? Muito ao contrário do que você disse, numa cidade progressista como São Paulo, os pobres que apoiaram Bolsonaro (você se inclui nisso) foram justamente os evangélicos mais desinstruÃdos, muitas vezes descendentes de nordestinos.
Sua análise é tendenciosa e preconceituosa. Dados do TSE demonstram que os votos foram distribuidos de forma equilibrada em todo o paÃs, a diferença está nos números da população em cada região e onde esquerda e direita ganharam. Minas Gerais é um exemplo disso, estado tradicionalmente conservador, optou por se opor ao tresloucado, dado justamente a falta de estabilidade que este representava.
Caro Joel, achei sua análise da muito precisa e, como uma pessoa de esquerda e democrática, concordo que, para uma sociedade mais equilibrada, é preciso que a direita democrática volte a ocupar destaque no cenário polÃtico. Só discordo, em parte, do último parágrafo, pois os fatos históricos do Brasil deixam claro que, sempre que a esquerda chega perto do poder, a direita democrática é quem faz vistas grossas à democracia, compactuando com extremistas e golpes...Abs, Milena Andretta Saad
Acredito que a maioria das pessoas não tem a menor capacidade de se avaliar quanto ao próprio espectro polÃtico, pois para isso é necessário um mÃnimo conhecimento em ciências polÃticas, filosofia polÃtica e história. Assim sendo uma pesquisa em que as pessoas se autoclassificam não serve de muita base. Acho que as pesquisas onde as pessoas respondem questões sobre o sociedade do tipo "o estado deve financiar a saúde, você concorda ou discorda dessa afirmação" são bem mais conclusivas.
Aliás me parece que o DataFolha fez uma pesquisa assim há pouco tempo e o resultado foi bem diferente mostrando uma população majoritariamente identificada com a pauta esquerdista.
Joel, sempre "jenial". O Brasil não é de esquerda nem direita. PaÃs nenhum é de esquerda ou direita. O que existe são governos e as elites que mandam em tudo. O Brasil é uma ex-colônia europeia na América Latina que viveu de economia escravocrata por quase 400 anos. E esse ainda é o DNA do Brasil: violência e desigualdade acima de tudo. Não por acaso, agora tentam "normalizar" a extrema direita com a conversa fiada de "conservadorismo".
Perfeito! E ele ainda finaliza concluindo que a direita é democrática no Brasil, o que a história desmente. O próprio PSDB foi quem iniciou esse movimento golpista mais recente, questionando o resultado das urnas com o Aecim e depois conspirando para o golpe. E olha que antes o psdb era considerado de centro esquerda e depois centro direita, muito longe, portanto, da extrema direita.
Excelente análise.
Olhando os hábitos nacionais, não adianta dizer que a população é conservadora, com hábitos morais rÃgidos e ordem. Na média, contraditoriamente, o paÃs não é isso, nem pratica moral rÃgida, nem aceita muita ordem, adora reclamar de leis e regras. E demanda muito serviço do estado, não é verdade a história do individual, não foi por mais indivÃduo que tudo explodiu em 2013. Quanto a ouvir tem de ouvir, já quanto a aceitar teocracia isso é inegociável e o colunista de centro direita sabe disso.
He he! A tão falada famÃlia tradicional só existe entre evangélicos, se é que existe. O divórcio, por exemplo, que por muito tempo foi tabu, só não existia formalmente, o povo já o praticava há muito tempo. Pátria amada nem em jogo de seleção, que historicamente sempre foi vaiada nos estádios.
A esquerda tem discurso desconectado às suas entregas. Promete prosperidade mas entrega estado inchado e proteção aos privilegiados. Promete maior poder de compra mas entrega inflação, crises e terraplanismo econômico. Promete proteção às minorias mas entrega discriminação religiosa e xenofobia regional. Promete democracia mas quer calar as redes sociais. Promete inclusão mas entrega corrupção. O povo acordou e não cai mais nessa falácia.
"na massa, o individuo tem sua afetividade intensificada, sua capacidade intelectual diminuÃda e suas inibições instintivas próprias suprimidas." (Sigmund Freud, A Psicologia das Massas e a Análise do Eu)
Lula nunca foi de esquerda, a desonestidade intelectual do jornalismo, mantém essa falácia. Os homens e mulheres de esquerda foram assassin_ados pelo milicos de 64, em nome de Deus.
Lula é centro direita e ver esquerda no Brasil é cobrir o sol com a peneira, é não admitir que o bolsonarismo é extrema direita religiosa e militar. O único homem de esquerda no Brasil foi Oscar Niemeyer.
Coluna boa no geral. Cabem algumas observações: quem pauta a discussão das "elites" progressistas hj são os EUA, não a Europa. Essa desconexão entre a "elite" progressita, que ocupa quase toda imprensa e academia, e a população geral, criou uma bolha e um viés tão arraigado que em ultima instancia são os responsaveis pela perda de credibilidade dessas instituições, vistas, com razão, como não neutras. O surto antidemocrático tb tem raiz nesse sentimento de não se ver representado pelo sistema
Imprensa progressista? Onde? Qual? Tenha dó
Não existe instituição "neutra". O que existe são paÃses governados por leis e paÃses governados por ditadores.
A maioria da população tem suas crenças alinhadas a direita. Liberdade, empreendedorismo, famÃlia, honestidade, correção moral, simplicidade, religiosidade, direito a propriedade, direito a defesa, punição a malfeitores, corruptos, o apreço a entrega de resultados e aversão ao populismo são valores alinhados à direita. Essa parcela experimentou a extrema-direita e aprendeu que não é o caminho, em 26 teremos verdadeiros representantes da direita moderada, como Tarcizio, Ratinho e Zema, p. ex.
Acho que lógica não é o forte aqui e vou derrubar a sua com uma constatação muito simples: o PT ganhou 5 das últimas 6 eleições e na outra o juiz venal tirou o barbudo da corrida, caso contrário ele também teria vencido aquela. Cadê o povo de direita? Tome para você um ensinamento milenar: o mundo não é a sua roça.
Eu sou de esquerda e defendo sim a liberdade e o direito das pessoas enriquecerem através do trabalho justo. Defender a famÃlia significa defender todas as famÃlias e não apenas modelos pré-determinados. Ser religioso significa amar a Deus e ao próximo e não enriquecer à s custas dos fiéis. Por fim, a população também quer preservação ambiental, uma sociedade mais igualitária e serviços públicos de qualidade para todos!
Duas conclusões: a petralhada agora apela pra Deus, depois do painho ter surrado o termo mais de 20 vezes em um discurso recente. E ninguem aqui embaixo se preocupou em contra-argumentar, afinal dá trabalho distorcer a narrativa. Derrete esquerdalha.
Meus Deus, vc está fazendo piada ou isto é sério???
Santo Deus, quanto equÃvoco...
Socorro!
se não fosse o vacilo do bolso a esquerda teria sido varrida do mapa eleitoral do Brasil Não sei se seria bom ou ruim, mas é um fato.
Sim. Fato não comprovado.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Os " intelectuais da esquerda" sempre tiveram mais voz através de instituições como o escriba cita. Com o advento de redes sociais que atingem todos e proporciona mais democracia nos debates e liberdade de expressão, esses " intelectuais" são a favor da proibição e controle da liberdade de expressao! Hipocrisia canhota!
Ary, menos! Bem menos! A humanidade hoje pode se instruir. Falar qualquer besteira qualquer um fala. Sair falando palavrão no YouTube igual o Olavo e se dizer filosófico é fácil. Mas precisamos falar sobre algo que conhecemos e o estudo está aà para isso! Não adianta se pretender médico, engenheiro, advogado, filósofo e economista sem nenhum conhecimento. Você acha que é só sair falando no whats?
Olha o naipe dessa caricatura. Imagine se está possuÃdo pelo bozó? Procure um exorcista. Kkkk
Debater é dialogar com dialética, não falar para seu público inflando-o com ideiais radicais, seja de direita ou esquerda. As redes sociais são extremamente nocivas para o desenvolvimento da sociedade, isso já foi comprovado.
Tá de brincadeira!
O Celso Rocha Barros escreveu no domingo e o Joel fez a resenha, na coluna de hoje.
Antes de mais nada, um excelente texto. O Brasil é muito católico barra evangelico, por consequência conservador e mais alinhado à Direita. Eu sou do outro lado mas até votaria em um TarcÃsio por exemplo, já votei em FHC tb. Ser destro ou canhoto tudo bem , o que realmente temos de expurgar são os extremistas irresxonsáveis, esses não tem capacidade e sanidade para gerir um PaÃs Democratico, vide Bozo, o pior de todos. Pessoas do.bem e inteligentes sempre agregam, não importa o lado
Brasil, mostra a tua cara!
A distribuição das preferências polÃticas do eleitorado não determina diretamente o resultado de uma eleição ou a formação de um governo de um determinado espectro polÃtico. Existem vários fatores que podem influenciar esse resultado, mesmo com uma porcentagem maior de eleitores que se identificam com a direita. Em sistemas democráticos, o governo é formado por eleições. Mesmo que uma maior parte do eleitorado se identifique com a direita, as eleições são ganhas pelo número de votos diretos.
O mantra é este: respeitar as regras do jogo e isolar os inimigos da sociedade aberta.
A resposta é simples. O L3 é um populista, oportunista, que alimenta esperança na esquerda, enquanto goza de uma vida de luxo e vaidade. O lulismo é maior que o petismo, quando ele se for o Par Tido acabará com discussões intermináveis.
Um paÃs pobre como o Brasil, um presidente deveria ao menos manter as aparências e não a usar dos recursos públicos. Se fosse com o dinheiro Próprio. Faça o que quiser Esban Já. Mas se vai com dinheiro público, que se hóspede na embaixada e não nos hotéis de luxo que essa fsp divulgou à farta. Falar que é socialista é fácil duro é viver como socialista. Saiba que Lenin tinha um sapato e dois ternos, Marx vivia na pobreza.
Olha o naipe dessa caricatura. Ele pensa que progressista devia fazer voto de pobreza. Cada um. Kkkkkk. Eu teria pena se eu desse a mÃnima.
É um partido SOCIALISTA/TRABALHISTA (bem estar pra todos)não é um partido FRANCISCANO adepto da pobreza.
A esquerda não se viabilizou, Cuba, Nicarágua, Venezuela e Coreia do Norte são um fracasso econômico. A esquerda não cria riqueza, cria pobreza. O povo não é incapaz para não percebê-lo. Lula só ganhou as eleições porque concorreu com um extremista que queria a ditadura e o AI 5. Mas o que vai acontecer com seu partido se ele não estiver mais na urna?
Não se preocupe, entendi tudo, nenhuma confusão. Vc criticou a esquerda de maneira geral, q não criaria riqueza (só a diteita cria riqueza, né?) mas como faltaram argumentos para rejeitar o óbvio, precisou adjetivar. Agora vamos discutir esquerda latina, anglo-saxônica, do norte, do leste, da conchinchina e outras bobagens, o q quer q signifiquem. A propósito, a direita latina qdo esteve por cima com suas ditaduras não tirou seus paÃses da pobreza.
Estava lendo comentários abaixo e vejo a grande confusão da esquerda brasileira entre social democracia e a esquerda latina. o Brasil foi convidado para ser sócio da OECD, o clube dos paÃses ricos, a maioria composta de social democratas europeus. Na atual gestão abandonaram o projeto para firmarem-se nos BRICS, o clubão das ditaduras dos paÃses atrasados. Não só isso, o Brasil passou vexame estendendo tapete vermelho para o Maduro, o ditador da Venezuela. Gosto não se discute.
Olha o naipe dessa caricatura. Desconhece economia e história econômica e vomita certeza. Que pobre coitado
Mas Lula também já ganhou do Serra e do Alckmin. Como? Ou esses não eram bons candidatos?
A riqueza na Europa foi criada por governos social democratas. A Suécia no começo do século passado era um dos paÃses mais pobres do cont inente, foram décadas de social-democracia q a transformaram em um dos mais ricos. Caso vc não tenha percebido, a história da humanidade não começou com a revolução cubana.
Lula perdeu em todas as regiões e foi eleito com a votação maciça entre os eleitores pobres do Nordeste. Foi eleito por ser nordestino, por já ter sido pobre e por conservar o jeito simples de um nordestino com pouca escolaridade, que fala errado, não eh dado a leitura e não domina lÃnguas estrangeiras.
O velho e enfadonho espantalho do comunismo. O que os partidos de esquerda propõem aqui é algo semelhantes à s sociais democracias europeias, que possuem os melhores Ãndices de qualidade de vida do mundo. Essas ditaduras de esquerda também são refratárias a questões como união civil de homossexuais, liberação de drogas, aborto, etc. É preciso lembrar também o cidadão aà que ditaduras de direita (Arábia Saudita, Rússia, etc.) também não trouxeram uma vida decente à maioria de suas populações
*sociais-democratas e não social-democratas.
Associar ao imaginário popular que sociedades mais igualitárias serão sempre tentativas fracassadas de barbudos autoritários em republiquetas da AL, cujos paÃses desiguais até a medula são vÃtimas de embargos há décadas e décadas e pobreza desde sempre, foi uma das façanhas americanas do norte.
Com exceção dos asiáticos, os paÃses mais desenvolvidos do mundo - IDH, Gini, etc - são paÃses europeus e algumas exceções na Oceania e o Canadá. Lupa neles e é fácil perceber como todos são social-democratas, laicos, tem saúde e educação gratuitas, legislação bastante progressista em termos de uniões homoafetivas, legalização do aborto, tolerantes e/ou em fase de legalização de drogas e extremamente sensÃveis à s questões ambientais. Nada diferente do que vocês chamam de esquerda.
Nada a ver com Cuba e Venezuela! Lula é um centro erquerdista experiente e negociador. Aà está a diferença e a explicação para ser o único na história a conseguir 3 mandatos, provavelmente quatro e fazer sucessores! Esquece essa direita maluca que aà está! Vai ter vida curta!
este conceito de direita ou esquerda, progressista ou conservador não existe ordenado na cabeça do homem médio brasileiro ou mesmo de outros lugares do mundo. O que existe são mentalidades formadas por influenciadores como pastores que dominam seu rebanho, profetas da violencia para conter a violencia, empresários para assegurar liberdade de explorar da forma que quiser os recursos, agora impulsionados pela tecnologia da informaçao. O Brasil é uma enorme rede de cerébros com melda dentro.
Eu não considero a maioria da população brasileira conservadora, mas, sim, hipó crita. É uma mania arraigada de fingir ser uma espécie de santo para a sociedade e agir exatamente ao contrário quando ninguém está vendo. AÃ, ficam apontando o dedo para quem não age dessa forma.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Como é que o Brasil é de direita e Lula está no poder? Voltar
Comente este texto