Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Ribeiro

    Pintou de verniz a cara de pau da direita.

    Responda
    1. Marco Túlio Cordeiro

      Kkkkkkkkkkk … exatamente!

  2. Pery Pedro

    Lule não ganhou, Bolsonaro perdeu. Como diz a Manuela, ganhamos com um por cento de margem de um cara que imitou gente se asfixiando na TV. Todo dia o Bolso acordava e pensava: como posso perder votos hoje? E se eu chutar uma grávida em rede nacional? No fim, conseguiu. Não é o Brasil que é de direita, é o mundo menos oito ditadores e seus asseclas. A esquerda morreu. A sobrevida brasileira se deu pelo empenho do Bolso. Aproveitem seus últimos trinta e dois meses para roubar. Acaba aqui.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Que falta faz a Cecy"

    2. Pery Pedro

      A direita não é o Bolsonaro, Marcelo. Nossa religião, ao contrário da sua, não é Monoteísta. Se for pra cadeia por corrupção comprovada em todas as instâncias com amplas provas, como foi com o Lule, ninguém vai chorar nem pedir perdão. Pergunta pro Aécio. Vocês, no Brasil, morrem com o Lule. Em trinta e dois meses. O Haddad não ganha nem pra síndico de prédio. Vocês contam com quem? O Boulos? O Lindenbergh? A Manuela? Ciao.

    3. Marcelo Silva

      Nossa direita é de uma incompetência, arrogância e burrice monumentais! Não aguentam uma porca pelo rabo, quanto mais se manter no poder, ainda mais depois de toda a lambança do genocida! Esquece!

  3. Tadêu Santos

    CUIDADO, MUITO CUIDADO, a ultradireita conservadora continua atacando com as mesmas táticas, jogando mentiras nas mídias, objetivando tornassem verdades, na mesma linha adotada por Goebbels na segunda guerra mundial, que com a repetição passam a ser verdades aos incautos negacionistas, que teimosamente continuam seguindo o pífio do baixo clero "mitociano", mesmo inelegível e com um pé na prisão. Na Alemanha os sinais de nazismo, como os praticados em Santa Catarina é considerado crime, CONTI

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Ao afirmar que no futuro os debates mais importantes se darão no campo da direita, é uma forma de fazer campanha extemporânea, afinal os debates de fato democráticos sempre foram entre as forças de confronto ideológico. Nos surpreendeu o JPF declarar-se politicamente de forma pública, certamente com respaldo da "nova linha editorial da Folha de São Paulo"...

  4. Paulo Augusto

    A esquerda se preocupou com pautas de costumes e abandonou o resto. Por exemplo, a pauta liberdade está hoje na mão da direita, enquanto que historicamente a esquerda é que sempre lutou por ela.

    Responda
  5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Centro direita era o finado psdb. Na quarta eleição que perdeu com o Aécio da neve, resolveu virar a mesa, não aceitar o resultado das urnas, aliar-se ao Marreco, depor a presidenta eleita e acabar pousando no poleiro que o nosso MicoJoia lhes dispôs no galinheiro.

    Responda
  6. José Roberto Pereira

    "Vamô fuzilá a petralhada aqui do Acre", pois "a direita tem o direito de existir". Desde quando a Direita voraz e autofágica esteve ameaçada? Desde quando o Agro precisa de proteção com a maior bancada da Câmara? Desde quando os evangélicos e suas isenções fiscais sofrem perseguições? Quando os militares estiveram ameaçados, na Reforma da Previdência? Esse jogo de vitimismo é o núcleo radioativo do bolsonarismo. A direita sempre teve a caneta, a chave do cofre e a bala de borracha...

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Exatamente. A novidade ficou por conta do surgimento da extrema direita moderna, que se diz contra o sistema, mas o defende com unhas e dentes. E o sujeito despolitizado paga de "subversivo" sem ser. Na prática esse sujeito é incapaz de perceber que está defendendo a manutenção do status quo e das desigualdades. Ou as vezes ele até sabe e não se importa.

    2. José Roberto Pereira

      A direita só não tinha a presidência, "a fachada", pois quando finalmente usurpa o poder vai lá e mata 700 mil. Mas isso não é um problema insolúvel, nada que um golpezinho a cada 8 anos ou um orçamentinho secreto que gradualmente transforme o sistema em semi-parlamentarista não resolva...

  7. Felipe Macedo

    Reconhecer que Lula ainda tem 7 anos de mandato pela frente já é um avanço para esse colunista, considerando seus delírios semanais

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      A legislação atual permite ainda esse tempo com uma paradaa para eleições no caminho. Mas o futuro ninguém sabe!

  8. Leonardo Trindade

    Por que você decidiu deliberadamente omitir o nome de Haddad sendo ele um político de centro e sucessor natural do Lula?

    Responda
  9. Alberto Bianco

    Só os minions acham que o Brasil é "de esquerda" ainda, só vejo pautas voltadas para a elite serem aprovadas no congresso, veiculadas aqui inclusive, mas a "massa" prefere vociferar asneiras.

    Responda
  10. Sergio Siqueira

    Lula não é um presidente de direita ou esquerda. É um presidente democrático. O outro se faz de direita mas não engana. Tem delírios de ditador. Ditador aloprado.

    Responda
    1. antonio brito

      Não é democrático. Domina um grupo dentro do partido de modo autoritário, é um populista mediocre que se guia pela busca de apoio.

  11. renato mocellin

    Muito boa análise. É por alguns poucos analistas ainda (Excetuando os Demétrios e Doras) vale a pena assinar a Folha!

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Joelzinho Neoliberalzinho is the new Demétrio. Continue acompanhando que perceberá...

  12. NEY HAMILTON MICHAUD

    Eu tenho uma curiosidade enorme de saber quem são os políticos de centro ou centro-direita brasileiros? Onde vivem? O que comem? Conseguem sobreviver sob a luz do sol? Ou são seres mitológicos como os unicórnios? Estariam extintos como o pássaro dodô? JP, por favor, acabe com essa dúvida atroz..

    Responda
  13. Marcelo De Araújo Pires

    O que essa pesquisa não conseguiu captar é o eleitor conservador do Lula. Sim, ele existe. Basta ir aos interiores do país e conversar com lulistas convictos sobre temas de segurança e costumes; parece que você estará conversando com um bolsonarista. Como Joel disse, o Lula consegue transcender esse debate. Só quando ele sair do game é que essa disputa esquerda x direita acontecerá realmente (na minha opinião).

    Responda
  14. Carmelia Maria Aragao

    Sabemos, desde das greves do ABC, que o Lula nunca foi de esquerda. A sua política e se sua visão é de centro, no máximo, centro esquerda. É um social democrata.

    Responda
  15. paulo cesar cruz

    Felizmente, não existe ninguém que possa impedir o futuro e o progresso, quando muito podem atrasar ,mas só por um tempinho.

    Responda
  16. Marcelo de Souza

    A direita se fortalece nos púlpitos das igrejas de pi ca re tas Brasil afora. O mais perto que a esquerda chegou do povão foi através dos movimentos sociais. Essa esquerda gourmet de hoje em dia não faz sombra para o exército de pastores mal- intencionados que ludibriam a massa

    Responda
  17. paulo cesar cruz

    Tenho pena dos conservadores. Tem uma vida de medo,vivem sobressaltados. Tudo é uma ameaça para um conservador. Minissaia, Rock and Roll, Hollywood, guitarra elétrica, divórcio,pílula anticoncepcional, a lista é longa e infindável de ameaças para um conservador. São seres frágeis que não podem beber um pouquinho mais que logo se entregam : queremos testosterona! Conservador autêntico é aquele do partido republicano que dia vota em leis homofóbicas e á noite pede pra ser chamado de Kitara.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Conservadores são sujeitos que criam seus próprios ideais e modelos inalcançáveis. Isso com o tempo sufoca eles mesmos e, incomodados, querem que os outros também vivam nessa prisão também. O que incomoda é o outro ser livre e feliz, isso sim

    2. Fernando Moreira

      hahahhaha rindo alto aqui, boa definição!

  18. João Carlos Oliveira Marques

    Quantos entrevistados sabem o que é direita e esquerda?

    Responda
    1. Fernando Moreira

      Exatamente! A maioria do povo brasileiro é ignorante, não sabe nem qual é a própria ideologia política.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Se sabem ou não eh secundário. O importante eh que são.

    3. Marcelo de Souza

      Essa é a pergunta de um milhão.

  19. José Augusto Bernabé

    O Lula foi uma criação do MDB antigo o qual nunca foi de esquerda e essa esquerda fajuta que está aí foi cooptada pelo Coronelismo nordestino portanto, nunca foi de esquerda também, fizeram isso para continuarem a manipular os manés que votam neles até hoje Confiram como foi a criação dos Partidos após os Militares.

    Responda
    1. LUIZ GUSTAVO AMORIM

      Socorro!

    2. Marcelo de Souza

      Nunca li tanta asneira junta. Que falta faz uma aulinha de história...

  20. João Carlos Oliveira Marques

    A direita é mais popular hoje em dia, principalmente porque dominou a linguagem das redes sociais. Mas eu não vejo a direita tradicional nas redes, quem domina as redes é a extrema direita. Eu acho que que temos que mudar a expressão "conservadorismo moral" ou "conservadorismo" por "moralismo" ou "falso moralismo", porque corremos o risco de chamar Malafaia, que naturalizou a minuta de golpe, de "conservador". E sobre a pesquisa, eu não questiono o resultado, mas o entendimento dos entrevistados

    Responda
  21. Marcos Araujo

    Se as ideias conservadoras, enraizadas no seio do povo, nao fossem confrontadas com ideias progressistas vindas de fora, ainda estariamos no regime da escravidão. Ou alguem tem dúvidas?

    Responda
    1. Fernando Moreira

      Em muitos rincões do Brasil são enxontradas pessoas em condições análogas a escravos. Acredito que em termos civilizarorios o Brasil ainda está com um pé na Idade Média, basta ver a quantidade de pessoas que vivem em esgoto e água encanada em casa.

  22. Sérgio José Cardozo

    É sério que você não sabe?

    Responda
  23. Paulo Alexandre

    Bom texto. Sensato, coerente, enfim, boa análise do pensamento político atual.

    Responda
  24. NACIB HETTI

    Para os cartéis, para o mercado financeiro, para as grandes corporações e para o agro Lula é de direita. Só isso.

    Responda
  25. Flávio Sasso

    Bolsonaro isentou o imposto de importação de Jet ski , veleiros e planadores achando que seria populista.Não deu certo.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não de certo porque só eh menos descerebrado que seus eleitores. O que eh muito pouco pra subsistir politicamente.

  26. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Não há como analisar, essa hecatombe anterior, o que foi aquilo? Tenho certeza, que estava fora de todo centro, muito além de qualquer ultra!

    Responda
  27. Roberto Vaz

    Sem se aprofundar mas devemos lembrar que a maioria do povo, eleitores, não quiseram Lula. Pelas regras Lula ganhou, obteve 50% mais 1 dos votos válidos (e nessa eleição foi quase mais um mesmo), todavia Bolsonaro (que perdeu para si mesmo) obteve algo em torno de 48% e tivemos mais de 20% votos não válidos, ou seja mais de 65% da população disse não a Lula. Ele ganhou sim, sua vitória eh legítima, mas não teve a maioria dos votos, teve a maioria (apertada) dos votos válidos.

    Responda
    1. Fernando Moreira

      Exatamente, a maioria das pessoas não percebeu que não foi o Lula que venceu a última.eleição, foi o Bolsonaro que perdeu para ele mesmo, para a sorte do Brasil. Acredito que o Bolsobaro não tivesse sido candidado e o candidado da direita fosse alguém menos maluco do que ele, Lula teria perdido. Conheço várias pessoas que só votaram no Lula para o Bolsonaro não se reeleger, mas em outras eleições não votarão novamente no Lula.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Quem se omite não conta na análise.

  28. Marco A Moreira

    Excelente artigo. A esquerda não consegue dialogar com o povo - não sei se um dia conseguiu. Somos em essência um País muito conservador, basta conhecer o interior dos estados - são raras as exceções. A direita sabe dialogar, sem o politicamente correto ou teorias acadêmicas alcança as camadas mais carentes.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      O Brasil é de direita porque somente a direita governa. Secularmente. Todos os meios de comunicação são de direita. Somente recentemente tivemos governos do pt, mas sem força para fazer verdadeiras reformas progressistas feitas nos eua e na europa. Os governos do pt são sempre saqueados pelo congresso sempre reacionário. Esse atual é o pior congresso já visto.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O fenômeno eh mais complexo. Tem uma grande fração da classe media , se não for maioria, que eh alienada por privilégios.

  29. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Papo furado. A coisa não se dá só no plano político ideológico. O que move subterraneamentte o liberalismo eh o domínio das riquezas por uma elite financeira,não existe , na prática liberalismo progressista. O banqueiro quer tudo só pra ele. Ele sufoca e empurra até a crise social explodir, porque a concentração eh o objetivo maior.

    Responda
    1. francisco e c viola

      KKK o Daniel faz jus. Elite das comunicações?! Nem vale a pena falar muito. O musk eh um barnabé, um pobretão das comunicações. Rs

    2. Daniel Marques

      Bora sair do sindicato e ir conversar com a população que vota e, que pela primeira vez na história, tem sua voz amplificada sem as amarras das elites das comunicações.

  30. Rui Furtado

    Sempre fui e serei esquerda, mas a muito tempo reconheço que: o Lula nao ajudou a esquerda a ter um sucessor, Lula se elegeu porque o Bolso é muito tosco, o debate de ideias no Brasil virou uma guerra santa (nao só religiosa) e os brasileiros sao e serao conservadores. Faltou a esquerda trabalhar para dialogar com o Brasil conservador, da direita eu nao espero que aceite o progressismo ou dialogo (a esquerda virou um pouco direita nesse item).

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Dialogar com quem no submundo do apps de mensagens e algoritmos perpetuadores transmitindo difamação, conspiração, propaganda e mentiras a todo minuto para todo mundo para eleger a direita? Talvez a esquerda deveria fazer uma guerra de mensagens e vídeos nesse submundo. É o que resta.

  31. Matheus Battistoni

    Urnas eletrônicas inauditaveis do TSE/STF, é simples. No Butão também funciona.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Nem cloroquina resolve isso.

    2. LUIZ GUSTAVO AMORIM

      Socorro!

    3. jose carlos toledo junior

      Olha aí! Um possuído pelo bozó falando em urnas"inauditáveis". As mesmas que elegeram a aberração mor e muitas aberrações nessas eleições como caiado, o carioca de sp, os bozós, etc. Que vida miserável a sua. Possuído pelo bozó. Procure um exorcista. Que pobre coitado.

  32. Paulo Roberto Taveira

    Fora Cachaça!

    Responda
    1. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

      Fora golpistas ! Fora ditadura!

  33. ADONAY ANTHONY EVANS

    Como Joel explica que ao final do segundo mandato, Lula tivesse 83 pôr cento de aprovação? Igual porcentagem do povo brasileiro, eram então de Esquerda? Raciocínio tosco, tolo e simplista, é pior que raciocínio nenhum, ainda mais quando travestido do Saber. O autor se confessa de Centro Direita. A Europa do pós guerra, viveu e vive sua gloria maior na Social Democracia, de Centro Esquerda. Alguém q se diz de Centro Direita, nem Conservador é, máscara apenas, por pudor, revelar quem em verdade é.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Tinha 83% pq ainda não havia o petrolão e o mensalão não foi bem entendido pela população, que estava e está acostumada com esse mercado do congresso.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      1)Joel disse : lula eh maior que a esquerda. 2)A Europa não "vive" mais.

  34. Afonso Galvão

    Sim, o Brasil é majoritariamente conservador. Parte expressiva da população nem sequer se preocupa ou entende o que é estado democrático de direito ou estado de bem estar social. Médici, o mais assassino dos presidentes da ditadura, deixou o poder com 82 por cento de aprovação. A eleição de Lula se deveu muito mais à incompetência do Bozo, exageradamente troglodita. O congresso bizarro que temos é um reflexo da falta de educação política da maior parte da população.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Correto Afonso, o projeto histórico do Brasil, foi o Escravismo, o lucro e o ócio, baseado na exploração do outro. Quando a escravidão cessou nos Estados Unidos, pouco mais de hum porcento da população era de escravizados. No Brasil, vinte e nove! A maior do mundo. Como viver de seu próprio trabalho, sem explorar a outros? Com o Propheta Silas Malafaia, e colaboradores.

  35. marco martins

    Primeiro, a esquerda no Brasil é insignificante, os partidos tipo PSOL, PC do B etc, não representam 1% da população. O PT só existe por causa do Lula, o dia quê o Lula não existir mais, o PT terá grandes dificuldades. O Brasil sempre foi um País de Centro Direita, e o discurso dessa esquerda não cabe na cabeça da população em geral.

    Responda
  36. Gregorio Amarante

    É obvio, Lula esta no poder por um fio, só não perdeu pro Bolsonaro porque este é um asno., fosse um pouquinho melhor e não falasse tanta besteira PT não estava no poder.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Se metade da população votou num asno, como vc diz, é pq são o que? Vc alguma vez votou no asno?

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Isso eh a coisa vista só pela contagem numérica, mas no fundo esconde um significado maior: a imensa ignorância política do brasileiro, que por pouco não venceu, ou talvez até possamos dizer que "venceu".

    3. Luiz Alexandre

      Pois é Bolsonaro nunca conseguiu ser um pouquinho melhor, porque nunca teve competência nem para ser um pouquinho melhor, o povo que o segue não liga para política até porque nunca precisou, Bolsonaro tem devotos e não eleitores. E deu no que deu inelegívelbilidade.

  37. Henrique Cavalleiro

    Sem querer ser pes simista mas já sendo: o povo brasileiro é de extrema direita e isso piorou com o avanço do câ ncer neopentecostal. Já Lula nunca foi realmente de esquerda, é um socialdemocrata (e isso não é ruim), seu objetivo sempre foi tornar o capitalismo menos injusto por meio de políticas sociais. O problema de Lula são as muitas contradições, as alianças fisio lógicas (que acabam gerando es cândalos). Mas Lula sendo ruim ainda é melhor que a figura ab jeta que o antecedeu.

    Responda
  38. Alexandre Assis

    Esqueceram nessa pesquisa de perguntar questões que identifiquem corretamente esquerda e direita né? Porque garanto que 50% da população, se não mais, não sabem diferenciar corretamente, e só tem na cabeça uma visão maniqueísta de que um lado é “do bem” e outro é “do mal”, independentemente de qual seja qual.

    Responda
  39. Fabio Bittencourt da Rosa

    Um cara de esquerda gasta fortunas em diárias de hotel no exterior? Lula, te aconselha com o Mujica.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Quanta bobagem e ressentimento por cm corrido de texto. Esse sujeito bateu o record mundial. Que pobre coitado; que vida miserável a sua.

    2. silvia ramos

      É...o Presidente deveria ir para um hostel nas viagens internacionais. Quem sabe, um AirBNB...

    3. Leonardo Cavalcanti

      Quer que ele fique num albergue de estudantes só porque ele é de esquerda?...pela sua métrica de pensamento o ex-presidente deveria ficae hospedado no mínimo no Trump Tower e comer no La Goulue (ambos 5 estrelas). Ocorre que ee não está acostumado a certas mordomias e prefere ser fotografafo omn=endo pizza em pé (apenas para sair bem nas fotos... coisas que só o traquejo leva á conquista de certos prazereas que muitas vezes são0 ofertados a chefes de estado viu...

    4. Luiz Alexandre

      Bolsonaro desviou dinheiro da farmácia popular e de tratamento de câncer para tentar se reeleger algo que não ocorreu, desdenhou da pandemia, que acabou causando a morte de 700 mil vítimas, recentemente foi com Ramagem a uma escola de samba cujo o patrono é um dos maiores contraventores do Rio de Janeiro. Talvez você poderia estar preso na terra plana desencantada ou algo parecido.

  40. Jorge Rodrigues

    Bolsonaro e Lula não são de direita ou esquerda. Ambos são oportunistas e adotam opiniões, comportamentos e decisões sempre com viés eleitoreiro e que possam alavancar a popularidade. Outras características de ambos são o populismo, inépcia, irresponsabilidade, aversão a reformas e modernização do estado, estatismo, culto ao estado hipertrofiado, patrimonialismo e práticas ilícitas (seara em que Lula é imbatível). Bolsonaro e Lula estão juntos no infame bolsopetismo.

    Responda
    1. LUIZ GUSTAVO AMORIM

      Lula, como qualquer governante, tem limitações, contradições e excessos. Compara-lo a Bolsonaro, no entanto, é de uma desfaçatez típica de quem ainda não engoliu um nordestino, retirante e sindicalista que se atreveu a não ser um serviçal da confraria abaixo.

    2. Paulo Araujo

      Até q enfim um pouco de lucidez! Vc está certo: ambos oportunistas! O anterior, um pouco mais psicótico...

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Precisamente. E nenhum dos dois tem projeto de governo, mas de poder.

    4. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

      Análise perfeita. Lula é o maior engodo que surgiu nas últimas décadas. É o candidato ideal das elites, pois faz exatamente o que elas querem. Aos pobres, só migalhas.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  41. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    Ao que parece, o colunista dará sua contribuição para que a direita e seus extremismos tentem chegar lá. Lula é maior e Deus é mais!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é exatamente isso que ele diz. Mas, se quiser, é direito dele.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Boa

  42. João A Silva

    Coluna equilibrada. Me considero de centro, acho que é a posição na qual conseguimos enxergar melhor os problemas e as soluções. Estou entre uma esquerda que prefere discutir cotas para negros de classe média do que educação e saneamento básicos para miseráveis e uma direita que defende o extermínio de um povo com base em uma interpretação tosca do seu livro sagrado. O grande problema é que a coluna do meio não agrada as torcidas ensandecidas.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Informe-se quantas universidades e escola técnicas criou a esquerda quando governo e quantas criou a direita. Sabe como é que negros e pobres em geral estão entrando na Universidade? O grande problema é que a coluna do meio - pelo menos essa do seu comentário - é palpita sem informação, levando água ao moinho da extrema direita.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Perfeito.

  43. Vanderlei Nogueira

    As instituições não funcionam, Prejuízo ao Cidadão e ao País: se o Planejamento, Execução e o Ajuste referem-se aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, verifica-se que o planejamento não foi realizado para a execução, o ajuste é o protagonista do projeto, o projeto não tem sinergia, encerrar projeto, nova constituição. O projeto foi exaustivamente estudado para que não se realize

    Responda
  44. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    É preciso partir da premissa que o pré requisito necessário para o liberalismo é acabar com a pobreza. O projeto de renda mínima do Suplicy é urgente. Educação, saúde e renda mínima para todos, um belo projeto da esquerda, permite almejar oportunidades para todos e, de certa forma, conciliação com o liberalismo desejado pela direita. Tendo o mínimo, cada um se esforça para atingir o extra mínimo. Talvez fosse a melhor forma de (re)unir o Brasil.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      Precisamos urgentemente de um partido da conciliação nacional. O PSDB foi isso no passado, mas se perdeu pelo caminho.

  45. Washington Santos

    Aprenderam a ouvir todos é uma boa maneira utópica de se ver, só invés de ir onde está o lucro e sacrificar tudo, dos outros, é lógico, em nome do poder. Espero que a direita jamais volte ao poder pois de novo seria a manifestação do congresso de hoje.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A direita está no poder. O bozo é apenas ícone eleitoral.

  46. Daniel Vitorazzi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

      Virei de esquerda à força, depois dos 45, para ser contra Bolsonaro e o que ele representa. Mas considero-me um estranho nessa ala, que é um tanto agressiva e irracional quando se depara com pensamentos divergentes ou minimamente críticos. O mesmo vale para o outro lado. E por ficarmos nessa de "lado" perdemos a capacidade de argumentar e construir algo melhor para o país. Não jogamos a favor daquilo que idealizamos; jogamos contra aquilo que desprezamos.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Obrigada por seu comentário, lúcido e generoso!

  47. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    O que é, de verdade, um cara de centro direita? É preservar essa desigualdade social abissal?

    Responda
    1. Reinaldo Bertagnon

      O que é a esquerda? Que fala uma coisa e faz outra qdo chega no poder? Muda o tom ,não assume as responsabilidades das quais faz campanha e se preocupa somente com iludir que faz mas não faz?? O Dia que existir realmente políticos decentes, e acabarem as suas mordomias que gastam o que não tem, pode ser que teremos um Brasil melhor,

  48. Carla C Oliveira

    Triste.

    Responda
  49. JOAO LUIS MENDES

    Haddad. Haddad, será ele. Por que você não citou Haddad?

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Não citou por que Joel estragaria seu discurso de centro direita, isto é, direita com preservativo, prós mais antigos, camisa de vênus.

  50. Décio Ceballos

    Parte do povo, incluso os líderes não sabem ou ignoram essa régua - direita ou esquerda. Recomendo o editorial de hoje do concorrente deste jornal. Aliás, concorrente que seria o periódico de direita.

    Responda