-
José Cardoso
Não deixa de ser estranho que um problema seja considerado resolvido (por uma equação diferencial) que não tem entretanto solução analítica. Foi realmente resolvido?
-
Ricardo Knudsen
Também me diverti com a série, mas os erros são muitos. A cena em q as pessoas flutuam atraídas por um dos sóis é absurda. O planeta está perto, continuaria atraindo as pessoas, talvez o planeta é q fosse atraído etragado pelo sol.
-
Augusto Tomazini
Que grata surpresa ver um dos maiores especialistas do mundo em sistemas dinâmicos e teoria ergódica elogiar esta série. Realmente é muito divertida. Vale a pena também assistir a série chinesa baseada no mesmo livro, está disponível na Internet.
-
Vito Algirdas Sukys
Euler atacou o problema dos três corpos em três livros: Theoria Motuum Planetarum et Cometarum, Theoria Motus Lunaris e Theoria Motuum Lunae. Ele assumiu que a Lua carregava três eixos retangulares no seu movimento, os eixos movendo-se paralelamente, e em relação a esses eixos todos os movimentos eram referidos. Desse trabalho Mayer construiu as tabelas lunares. O Parlamento inglês deu trezentas libras como honorário a Euler e cinco mil à viúva de Mayer.
-
Vito Algirdas Sukys
Auguste Comte lamentou a perda de tempo que os astrônomos dedicavam ao estudo das estrelas fixas. Hoje os astrônomos não usam a luz visível, mas instrumentos que digitalizam sinais invisíveis analisados por computador. Não podemos derivar todo nosso conhecimento da experiência sensorial. Legal a série o Problema dos três corpos, vejo junto com a série o detetive Monk, que usa a assimetria matemática para desvendar crimes.
-
Décio Ceballos
Não sei se podemos chamar de 3 Corpos, mas no sistema solar ocorrem movimentos com perturbações de um terceiro corpo, quando dois são analisados. Por exemplo, a Lua pode influir com alguma perturbação o movimento da Terra. As órbitas mercúrio pode ter interferências do resto do sistema solar. Claro que perturbações podem ser equacionadas matematicamente de forma menos complexa que os 3 corpos de mesma dimensão.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.