Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Não deixa de ser estranho que um problema seja considerado resolvido (por uma equação diferencial) que não tem entretanto solução analítica. Foi realmente resolvido?

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    Também me diverti com a série, mas os erros são muitos. A cena em q as pessoas flutuam atraídas por um dos sóis é absurda. O planeta está perto, continuaria atraindo as pessoas, talvez o planeta é q fosse atraído etragado pelo sol.

    Responda
  3. Augusto Tomazini

    Que grata surpresa ver um dos maiores especialistas do mundo em sistemas dinâmicos e teoria ergódica elogiar esta série. Realmente é muito divertida. Vale a pena também assistir a série chinesa baseada no mesmo livro, está disponível na Internet.

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    Euler atacou o problema dos três corpos em três livros: Theoria Motuum Planetarum et Cometarum, Theoria Motus Lunaris e Theoria Motuum Lunae. Ele assumiu que a Lua carregava três eixos retangulares no seu movimento, os eixos movendo-se paralelamente, e em relação a esses eixos todos os movimentos eram referidos. Desse trabalho Mayer construiu as tabelas lunares. O Parlamento inglês deu trezentas libras como honorário a Euler e cinco mil à viúva de Mayer.

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    Auguste Comte lamentou a perda de tempo que os astrônomos dedicavam ao estudo das estrelas fixas. Hoje os astrônomos não usam a luz visível, mas instrumentos que digitalizam sinais invisíveis analisados por computador. Não podemos derivar todo nosso conhecimento da experiência sensorial. Legal a série o Problema dos três corpos, vejo junto com a série o detetive Monk, que usa a assimetria matemática para desvendar crimes.

    Responda
  6. Décio Ceballos

    Não sei se podemos chamar de 3 Corpos, mas no sistema solar ocorrem movimentos com perturbações de um terceiro corpo, quando dois são analisados. Por exemplo, a Lua pode influir com alguma perturbação o movimento da Terra. As órbitas mercúrio pode ter interferências do resto do sistema solar. Claro que perturbações podem ser equacionadas matematicamente de forma menos complexa que os 3 corpos de mesma dimensão.

    Responda