Mirian Goldenberg > Libertação grisalha: a revolução das mulheres maduras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em 2023, o abandono de idosos cresceu 855% comparado a 2022 - dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Por motivos de negligência ou falta de condições de cuidar da pessoa idosa, ela é deixada no hospital durante dias, semanas ou meses. O abandono vivenciado pelo idoso em hospitais, nas ruas ou instituições ocorre não só por falta de vÃnculos familiares, mas também por desproteção da comunidade e do estado.
Os mais velhos são considerados descartáveis
Existiria algum levantamento estatÃstico que mostra entre os idosos, que gênero predomina como o mais abandonado pelos cônjuges/familiares?
Até 2025,o Brasil será o sexto paÃs do mundo com o maior número de pessoas idosas, segundo dados da OMS. A população brasileira e mundial envelhece e é crescente a necessidade de cuidadores e programas de proteção ao idoso.
Os tempos mudaram. Você pode ter relacionamentos amorosos sérios sem se casar, ou precisar morar junto. Mesmo que se casem, é mais comum que um de vocês venha a morrer primeiro, deixando este velho e sozinho. Além disso, casar não significa que seu parceiro cuidará de você quando ficar doente e envelhecer. Muitos cônjuges abandonam o outro quando ficam velhos e doentes. Basta perguntar a qualquer enfermeira(o) que trabalhe em hospitais...
Milhares de idosos conhecem uma outra forma de liberdade indesejada - o abandono. Eles são abandonados em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ocorrendo não só por falta de vÃnculos familiares, mas também por desproteção da comunidade e do Estado.
Em geral, as mulheres sempre cuidam
Aqueles que formam um casal podem se ver numa verdadeira prisão, já que encontram-se presos de diferentes formas numa construção tóxica que não leva em conta a equidade e o respeito mútuo, bem como o foro Ãntimo e a liberdade de expressão para (co)determinar os rumos da relação. Infelizmente, a maioria das pessoas busca um relacionamento porque se sente solitária e quer sexo garantido. Então, "objetificam" o parceiro de maneira possessiva.
Medo da solidão e busca de segurança
Adorei! Conheço mulheres que, apesar de infelizes, não se separaram ou por questões financeiras e por conta dos filhos e agora reclamam que deixaram de ser esposas para virarem apenas cuidadoras. Se há amor o cuidar do outro não vira um fardo, muito diferente de quando esse sentimento está ausente. Viva a liberdade de escolha!
Viva
Os homens maduros aguardam com ansiedade a próxima crônica.
Sem revolução.
Que belo!
Fico feliz
Cara Miriam Há dias em que suas fontes de pesquisa acertam na mosca, em outros não e hoje é um desses. Texto sugere que velhinhos e velhinhas se separem e sabemos que “não há tristeza maior do que a solidão de um/a veterano/a”. Outro detalhe: todo velho tem rabugices mas não é por isso que vamos chutar a boca do pobre diabo. Outro ponto: que história é essa de “quando quero vou lá e faço sexo”, isso não é lastreado por fatos. Abração de um bonitão casado há 50 anos, feliz ‘no úrtimo’.
Experiência no assunto é tudo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
"Eu vou deixar minha solidão sozinha e caminhar", assim diz a canção de Adriana Calcanhotto, Mirian. Votos de vitalidade aos seus trabalhos e estudos pela representação e efeitos, Mirian Parabéns!
Caminhar com muita coragem, Carlos
Libertação grisalha! Eita povo criativo, kkk.
Casamento é "Nós" e não "Eu x Tu"
Isso parece aquela galera que se rebatiza todo sábado num supermercado da fé diferente .
Cara Mirian ótimo artigo sobre a necessidade de mudar pra sermos felizes, as mulheres no sistema patriarcal sempre foram consideradas pessoas de segunda classe,portanto a separação seja qual for,onde não há mais harmonia é uma ótima escolha.
Verdade Tadeu
O melhor do casamento , é que nos dá direito ao divórcio ....ufffaaaaa!!!!
Ou o pior
Está em moderação meu protesto sobre a crônica.
Protesto, pois a crônica mostra apenas o lado feminista,ditadurafeminista. Mirian precisa mostrar o lado não-feminista,conservadora-reacionaria, como prega a deputada maranhense Micau e uma tal Michele, o certo é: mulher deve ser submissa ao marido, cabeção-d-familia, ainda q ele lhe trate mal-é sua forma de carinho, ou esteja sempre alcoolizado,mal humorado."Não sou feliz, mas tenho marido", certo, marido cabeça-d-familia até o fim.[m/ironia]
Acho que não existe idade para se separar. Só acho estranho demorar tanto tempo para descobrir que a vida a dois era insuportável. Faz parecer que tudo era ruim e na verdade não é. Certamente existiram bons momentos juntos, além do que sempre é bom ouvir os dois lados de uma separação, já que sempre um acho que o outro é o problema.
Na maioria das vezes tem 3 versões, a de um, a do outro e a verdade.
Sempre é importante ouvir os dois lados. Em breve, escreverei sobre o outro lado da moeda
Viva a liberdade!
Vivo muito feliz numa segunda união, contudo não sou entusiasta da separação. A vida a dois requer cumplicidade e uma boa dose de tolerância.
E paciência
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Libertação grisalha: a revolução das mulheres maduras Voltar
Comente este texto