Ruy Castro > O maior país ex-católico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
" não existe mulher mais bonita que uma cunhada bonita", pura vdd.
“A pior forma de solidão é a companhia de um paulista.” Puro gênio!
Mas, para mim, a melhor do Nelson é " O mundo ainda vai ser comandado pelos imbecis, não por serem competentes, mas por serem muitos".
Jorge Severo, essa frase eu não conhecia, obrigada. Penso que já entramos nessa era.
Talvez a pérola de sua sabedoria foi ser anticomunista, já naquela época! OrasilSabáudia!
Quem são esses homens de bem? intransigentes, conservadores, imponentes, autoritários, moralistas, machões, reacionários, trata-se de uma excelente fachada para encobrir o que não pode aparecer.
Anete, e todos anticomunistas também ...
*potentes, valentões.
São os que têm como lema, Deus, Pátria, FamÃlia e Liberdade, resgatado na Alemanha fascista do século passado.
A outra fachada é o patriotismo.
Desde criança, há muito tempo, ouvia até na tv a famosa frase de NR: "Toda mulher gosta de apanhar" e ficava meditativo: será? E se fosse verdade, adiantaria dar umas "bolachas" nas bonitinhas para ver se elas mudavam de opinião a meu respeito? Só com a leitura da biografia de RC é que soube do caso: lá nos subúrbios do Rio, vivia um pobre diabo desancado todo dia pela mulher até o dia em que cobriu-a de tapas em público. Ela ficou envergonhada? Que nada, passou a ter orgulho do marido viril!
O resto da frase faltou, " só as louças reagem"
Da minha parte, eu quero que o Brasil se torne logo em um paÃs ex cristão. Há um medo muito grande dos brasileiros se declarar ateus, porém o que se vê é são falsos cristão. Os caras clama por Deus nas dificuldades, porém se tudo vai bem, vão a praia e todos os tipos de luxúria.
Caro Adenor, desculpe pontuar mas praia e Jesus é muito bom!
Ideal mesmo seria ex católico e grande ateu
“Ah, os novos meios promocionais são de uma eficácia demonÃaca. Se um consórcio qualquer cismar de fazer um deus, não tenham dúvidas: — fará um deus, uma nova fé, um novo fanatismo e uma gigantesca massa de fiéis. Basta que, para isso, use e conjugue rádio, televisão, jornal e cartazes. Pronto. E o novo deus terá um sucesso de refrigerante.” In Flor de obsessão - As 1000 melhores frases de Nelson Rodrigues porÂ… Ruy Castro.
citação perfeita!
Na crônica, o autor diz que Nelson Rodrigues morreu em 1980, mas a legenda da foto diz "Nelson Rodrigues em 1995"...
Quem é o grande culpado pelo declÃnio do catolicismo no Brasil? João Paulo II que virou santo, mas gasto uma vela para ele.
Eu sou católico, pais católicos, avós católicos, bisavós católicos e trisavós católicos, ou seja, toda uma geração. Os meus descendentes também são católicos. Não troco a minha religião e crenças por nenhuma outra, bem como não critico quem troca.
Como, "toda uma geração"? Pelo que você disse - descendentes, você, seus pais, avós, bisavós e trisavós - são seis gerações de católicos.
Dinheiro de aluguel, da conta de luz, da água, do telefone... Embora o dÃzimo tenha sido extinto pelo Novo Testamento, que manteve apenas as ofertas e assim mesmo voluntárias.
Não há como comparar o Catolicismo milenar com essas igrejas pentecostais pedindo dÃzimo, apoiando Bolsonaro e vendendo teologia da prosperidade. Até dinheiro de aluguel eles pedem!
Amo ler biografias. E sempre fico com uma simpatiazinha no final, mesmo quem não gosto. Ontem terminei de ler :Evocação minha vida com o Che, achei o que sempre acho esquerda incoerente!
Juliana: gostei sim da biografia, um outro lado do Che. Mas, vi incoerência! Não entusiasmo pelo nascimento de uma filha, ou como dizia minha mãe: minhina mué, e duas páginas depois, ela , Aleida,narra o inÃcio do movimento das Mulheres Cubanas. Gildázio: não. Uma boa indicação.
Senhora Neli, já leu a escrita por Lee Anderson? Excelente!
Nenhuma simpatiazinha?
Sempre digo que o gênio fala no presente prevendo o futuro.Viva Nelson Rodrigues.Daqui a pouco, estaremos numa ditadura teocrática.Estarei nos braços do Morfeu em definitivo e finalmente, vou emagrecer. O povo muda de igreja quando deveria mudar a si mesmo. Disse minha defunta mãe, então viva,para uma Testemunha de Jeová na porta de casa : nasci Católica, meus pais foram católicos, avós católicos e quando eu morrer, lá do ParaÃso estarei dando um ciaozinho para senhora no inferno...
Elogiar mortos é lugar comum, se o morto é inofensivo, é santo, se é lembrado, é herói.
com um supermercado da fé em casa esquina .isso já é realidade .
A indústria da religião!
Gosto muito da que diz- se só tem no Brasil e não é jabuticaba é besteira
Ja está se concretizando, está entidade religiosa manterá o paÃs na era Medieval e culpa tb da igreja católica acomodada ( sem moral como as demais ,virou circo e sem seriedade) permitiu o surgimento, nos paÃses desenvolvidos estao proibidos de se instalar e com razao.
Concordo com a frase póstuma de Nelson Rodrigues, embora ela tenha um quê de cinismo, o que vem bem a calhar com Nelson Rodrigues. De fato, a percepção das pessoas pode mudar após a morte de alguém. Após a morte, tendemos a idealizar e enaltecer a pessoa, muitas vezes esquecendo ou minimizando suas falhas ou aspectos negativos. É o reflexo de uma norma social de respeito e reverência aos mortos ou uma tentativa de consolo dos enlutados. É um bom tema para uma discussão mais profunda.
Não só o Nélson acertou. Depois de um tempão sendo malhado, hoje está absolutamente comprovada a frase do barbudo, que a religião é o ópio do povo.
O que me consola nesse fenômeno é o crescimento de pessoas sem religião, que logo passará os evangélicos. Sim, sou espÃrita, sou religioso e prefiro viver num paÃs com mais ateus e agnósticos do que com evangélicos - todo respeito à fé dos outros - mas fundamentalismo religioso aliado com pautas autoritárias não dá!
A propósito, foi realizada uma interessante pesquisa sobre a religiosidade da sociedade brasileira, dois ou três anos atrás - em que fica claro um fenômeno interessante: o crescimento dos com fé, mas sem religião/igreja...
Graças a Deus!
Caramba! O Nelson acertou na lata!
Só não devemos trocar o catolicismo por qualquer outra religião. Por um Brasil leigo, lúcido e evoluÃdo.
Acho que você quis dizer Laico, né?
A coluna é interessante, como todos os textos do autor. Mas a dita mudança de paÃs católico para paÃs ex-católico ficou sem qualquer embasamento.
Luiz, felizmente o número de não-religiosos cresce mais do que o número de evangélicos.
O pais está virando evangélico. Por isso vai ficar ex maior paÃs católico do mundo. Foi a premonição do Nelson.
Sr. Paulo, o artigo é sobre o Nelson Rodrigues. O tÃtulo é apenas uma isca.
Ô Grande Ruy, todo Anjo, até os Pornográficos, são Santos. Para mim, não sei para você, é a sua melhor e maior obra, talvez pela grandiosidade do biografado. Parabéns! Estou esperando a do Sebastião Salgado, o nosso quase conterrâneo. Afinal, Aimorés é logo ali, uai!
Obrigado pela informação Sr. Antônio. O pior é que sou fã do Ruy há uns 40 anos, e esqueci desse detalhe: "a vida dele continua". E o exemplo que ele já citou, em uma entrevista, foi a do Woody Allen. Coisas de minerin, uai!
Salgado, que tira fotos PB de pobres e flagelados e nem coloca o nome deles nos seus livros carÃssimos? Para ele pobre só enquanto objeto estético ...
Bom dia, Gildázio. Infelizmente o nosso Ruy não biografa vivos.
Ruy quem leu sua biografia do Nelson e depois deste artigo é só sentar no meio fio e esperar o bloco de carnaval Barbas com Nelsinho na frente passar
Esse Nelson tinha o dom de arrancar com as palavras, as máscaras do falso moralismo e cinismo da sociedade. Grande escritor com o incrÃvel talento de desnudar almas!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > O maior país ex-católico Voltar
Comente este texto