Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Victor Henriques

    “A pior forma de solidão é a companhia de um paulista.” Puro gênio!

    Responda
  2. Jorge Severo

    Mas, para mim, a melhor do Nelson é " O mundo ainda vai ser comandado pelos imbecis, não por serem competentes, mas por serem muitos".

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Jorge Severo, essa frase eu não conhecia, obrigada. Penso que já entramos nessa era.

  3. Orasil coelho pina

    Talvez a pérola de sua sabedoria foi ser anticomunista, já naquela época! OrasilSabáudia!

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Quem são esses homens de bem? intransigentes, conservadores, imponentes, autoritários, moralistas, machões, reacionários, trata-se de uma excelente fachada para encobrir o que não pode aparecer.

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Anete, e todos anticomunistas também ...

    2. Anete Araujo Guedes

      *potentes, valentões.

    3. Anete Araujo Guedes

      São os que têm como lema, Deus, Pátria, Família e Liberdade, resgatado na Alemanha fascista do século passado.

    4. Jove Bernardes

      A outra fachada é o patriotismo.

  5. Hermes Yaly

    Desde criança, há muito tempo, ouvia até na tv a famosa frase de NR: "Toda mulher gosta de apanhar" e ficava meditativo: será? E se fosse verdade, adiantaria dar umas "bolachas" nas bonitinhas para ver se elas mudavam de opinião a meu respeito? Só com a leitura da biografia de RC é que soube do caso: lá nos subúrbios do Rio, vivia um pobre diabo desancado todo dia pela mulher até o dia em que cobriu-a de tapas em público. Ela ficou envergonhada? Que nada, passou a ter orgulho do marido viril!

    Responda
  6. adenor Dias

    Da minha parte, eu quero que o Brasil se torne logo em um país ex cristão. Há um medo muito grande dos brasileiros se declarar ateus, porém o que se vê é são falsos cristão. Os caras clama por Deus nas dificuldades, porém se tudo vai bem, vão a praia e todos os tipos de luxúria.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Caro Adenor, desculpe pontuar mas praia e Jesus é muito bom!

  7. Estela Mellado

    Ideal mesmo seria ex católico e grande ateu

    Responda
  8. Emerson Coelho

    “Ah, os novos meios promocionais são de uma eficácia demoníaca. Se um consórcio qualquer cismar de fazer um deus, não tenham dúvidas: — fará um deus, uma nova fé, um novo fanatismo e uma gigantesca massa de fiéis. Basta que, para isso, use e conjugue rádio, televisão, jornal e cartazes. Pronto. E o novo deus terá um sucesso de refrigerante.” In Flor de obsessão - As 1000 melhores frases de Nelson Rodrigues por… Ruy Castro.

    Responda
    1. Gabriel França

      citação perfeita!

  9. Rogério Gonzalez

    Na crônica, o autor diz que Nelson Rodrigues morreu em 1980, mas a legenda da foto diz "Nelson Rodrigues em 1995"...

    Responda
  10. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Quem é o grande culpado pelo declínio do catolicismo no Brasil? João Paulo II que virou santo, mas gasto uma vela para ele.

    Responda
  11. PAULO EDUARDO CAJAZEIRA

    Eu sou católico, pais católicos, avós católicos, bisavós católicos e trisavós católicos, ou seja, toda uma geração. Os meus descendentes também são católicos. Não troco a minha religião e crenças por nenhuma outra, bem como não critico quem troca.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Como, "toda uma geração"? Pelo que você disse - descendentes, você, seus pais, avós, bisavós e trisavós - são seis gerações de católicos.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Dinheiro de aluguel, da conta de luz, da água, do telefone... Embora o dízimo tenha sido extinto pelo Novo Testamento, que manteve apenas as ofertas e assim mesmo voluntárias.

    3. Felipe Araújo Braga

      Não há como comparar o Catolicismo milenar com essas igrejas pentecostais pedindo dízimo, apoiando Bolsonaro e vendendo teologia da prosperidade. Até dinheiro de aluguel eles pedem!

  12. neli faria

    Amo ler biografias. E sempre fico com uma simpatiazinha no final, mesmo quem não gosto. Ontem terminei de ler :Evocação minha vida com o Che, achei o que sempre acho esquerda incoerente!

    Responda
    1. neli faria

      Juliana: gostei sim da biografia, um outro lado do Che. Mas, vi incoerência! Não entusiasmo pelo nascimento de uma filha, ou como dizia minha mãe: minhina mué, e duas páginas depois, ela , Aleida,narra o início do movimento das Mulheres Cubanas. Gildázio: não. Uma boa indicação.

    2. Gildázio Garcia

      Senhora Neli, já leu a escrita por Lee Anderson? Excelente!

    3. Juliana Horta

      Nenhuma simpatiazinha?

  13. neli faria

    Sempre digo que o gênio fala no presente prevendo o futuro.Viva Nelson Rodrigues.Daqui a pouco, estaremos numa ditadura teocrática.Estarei nos braços do Morfeu em definitivo e finalmente, vou emagrecer. O povo muda de igreja quando deveria mudar a si mesmo. Disse minha defunta mãe, então viva,para uma Testemunha de Jeová na porta de casa : nasci Católica, meus pais foram católicos, avós católicos e quando eu morrer, lá do Paraíso estarei dando um ciaozinho para senhora no inferno...

    Responda
  14. Antônio João

    Elogiar mortos é lugar comum, se o morto é inofensivo, é santo, se é lembrado, é herói.

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    com um supermercado da fé em casa esquina .isso já é realidade .

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A indústria da religião!

  16. PAULO CURY

    Gosto muito da que diz- se só tem no Brasil e não é jabuticaba é besteira

    Responda
  17. Paolo Valerio Caporuscio

    Ja está se concretizando, está entidade religiosa manterá o país na era Medieval e culpa tb da igreja católica acomodada ( sem moral como as demais ,virou circo e sem seriedade) permitiu o surgimento, nos países desenvolvidos estao proibidos de se instalar e com razao.

    Responda
  18. Alexandre Marcos Pereira

    Concordo com a frase póstuma de Nelson Rodrigues, embora ela tenha um quê de cinismo, o que vem bem a calhar com Nelson Rodrigues. De fato, a percepção das pessoas pode mudar após a morte de alguém. Após a morte, tendemos a idealizar e enaltecer a pessoa, muitas vezes esquecendo ou minimizando suas falhas ou aspectos negativos. É o reflexo de uma norma social de respeito e reverência aos mortos ou uma tentativa de consolo dos enlutados. É um bom tema para uma discussão mais profunda.

    Responda
  19. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Não só o Nélson acertou. Depois de um tempão sendo malhado, hoje está absolutamente comprovada a frase do barbudo, que a religião é o ópio do povo.

    Responda
  20. Felipe Araújo Braga

    O que me consola nesse fenômeno é o crescimento de pessoas sem religião, que logo passará os evangélicos. Sim, sou espírita, sou religioso e prefiro viver num país com mais ateus e agnósticos do que com evangélicos - todo respeito à fé dos outros - mas fundamentalismo religioso aliado com pautas autoritárias não dá!

    Responda
  21. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    A propósito, foi realizada uma interessante pesquisa sobre a religiosidade da sociedade brasileira, dois ou três anos atrás - em que fica claro um fenômeno interessante: o crescimento dos com fé, mas sem religião/igreja...

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Graças a Deus!

  22. paul constantinides

    Caramba! O Nelson acertou na lata!

    Responda
  23. Valter Iwai

    Só não devemos trocar o catolicismo por qualquer outra religião. Por um Brasil leigo, lúcido e evoluído.

    Responda
    1. Ricardo Silva

      Acho que você quis dizer Laico, né?

  24. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    A coluna é interessante, como todos os textos do autor. Mas a dita mudança de país católico para país ex-católico ficou sem qualquer embasamento.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Luiz, felizmente o número de não-religiosos cresce mais do que o número de evangélicos.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O pais está virando evangélico. Por isso vai ficar ex maior país católico do mundo. Foi a premonição do Nelson.

    3. Gildázio Garcia

      Sr. Paulo, o artigo é sobre o Nelson Rodrigues. O título é apenas uma isca.

  25. Gildázio Garcia

    Ô Grande Ruy, todo Anjo, até os Pornográficos, são Santos. Para mim, não sei para você, é a sua melhor e maior obra, talvez pela grandiosidade do biografado. Parabéns! Estou esperando a do Sebastião Salgado, o nosso quase conterrâneo. Afinal, Aimorés é logo ali, uai!

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Obrigado pela informação Sr. Antônio. O pior é que sou fã do Ruy há uns 40 anos, e esqueci desse detalhe: "a vida dele continua". E o exemplo que ele já citou, em uma entrevista, foi a do Woody Allen. Coisas de minerin, uai!

    2. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Salgado, que tira fotos PB de pobres e flagelados e nem coloca o nome deles nos seus livros caríssimos? Para ele pobre só enquanto objeto estético ...

    3. Antonio Carlos Orselli

      Bom dia, Gildázio. Infelizmente o nosso Ruy não biografa vivos.

  26. LEO NASCIMENTO

    Ruy quem leu sua biografia do Nelson e depois deste artigo é só sentar no meio fio e esperar o bloco de carnaval Barbas com Nelsinho na frente passar

    Responda
  27. Gaya Becker

    Esse Nelson tinha o dom de arrancar com as palavras, as máscaras do falso moralismo e cinismo da sociedade. Grande escritor com o incrível talento de desnudar almas!

    Responda