Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLYLE VILARINHO

    Prepotênte, autoritário e ignorante. Não tem a menor noção do que faz a Fundação IBGE. No seu currículo o título de pior presidente do Ipea

    Responda
  2. JOSE RENATO SIMOES

    Márcio Pochmann é referência em sua área há décadas. O acompanho desde os tempos da maravilhosa Caros Amigos. Pra quem duvida de sua competência veja seu currículo na Fapesp.

    Responda
  3. roberto nolasco

    João da Silva Correia, que assinava seus textos lidos na rádio BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial com o pseudônimo de “João Ninguém”, trocou cartas com amigos e escritores de sua época, como é o caso de Ferreira de Castro, e se manteve, ainda que doente, como crítico ao Estado Novo de Salazar e a outros. Então ele é outro!

    Responda
  4. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Grande professor acadêmico e pesquisador de renome. Certamente o IBGE está nas mãos certas. Sem negacionismo e mentiras como recentemente vimos. A mídia corporativa chora pois são extremamente neoliberais e capachos do imperio

    Responda
    1. Manoel Coutinho

      Quem tem renome não precisa ficar dizendo que tem currículo. A midia corporativa, que leva um pixuleco do governo, gosta mesmo é da democracia chinesa e russa.

  5. Daniel Nunes Guimarães

    No currículo tem o curso de maquiador?

    Responda
  6. neli faria

    Tem currículo!Foi secretário do Trabalho da prefeita Marta. Comparar com o Boiadeiro anterior?Até meu sobrinho,com oito anos,à época, teria sido melhor presidente. Golpe?Uau,o Collor tinha razão? Ele, aduzia que era Golpe,veja a Folha do dia 9 de novembro de 1992.Ou o do Collor não foi golpe porque o pt encabeçou o golpe? Golpe quem deu foi lula,no pt, ao ungir a técnica invés de alguém experiente do ParTido:Marta, Tarso,Benedita,Olívio etc.E o petista invés de criticar lula inventou o golpe!

    Responda
    1. neli faria

      José: Impeachment é processo político. O seu lula ungiu uma técnica. Qualquer dos nominados teria brilhado mais na presidência do que lula...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Foi golpe! A história já demonstrou, com o Supremo, com tudo, e foi tudo mesmo! Todos os partidos escolhem seus candidatos por meio de golpe, com o que obviamente não concordo, mas isso só causa estranheza se for com o PT. É até compreensível já que nao condiz com o que o partido sempre adotou e pregou.

  7. julio alves

    Longa vida e muita força ao professor Porchmann! Tarefa hercúlea a de reconstruir um dos pilares da informação sobre os brasileiros. O governo anterior, além de mha thar pessoas pela covid19, atentou contra a vida de instituições como o ibge (robô da Folha não aceita siglas em maiúsculas). Que a instituição volte a brilhar e nos alimentar de informação!

    Responda
  8. jose batista

    Parece a história dos móveis do alvorada. Esse gado vermelho é obsoleto!

    Responda
  9. Eduardo Freitas

    Currículo de cargos de indicação política? Não vale.

    Responda
    1. julio alves

      Você leu o curruculo Lattes do professor? Ou nem sabe o que é currículo Lattes? Bem o Google está aí para isso. Faça bom uso dele antes de falar m.

    2. Cida Sepulveda

      Kkkk

  10. José Cardoso

    "Aqui onde você está não tinha ninguém, não tinha secretária." O machismo embutido na observação é revelador. Quer dizer que o chefe (homem) naturalmente deve ter uma secretária (mulher) para servi-lo. Era realmente o padrão nos anos 60 dos quais pela entrevista ele tem saudades.

    Responda
    1. lucas frazao silva

      Vc não entendeu nada. Pegou uma picuinha demonstrando que não sabe pra que serve o IBGE.

  11. Pery Pedro

    O golpe de 2016dois mil e dexesseis. Meu pai. É uma seita.

    Responda
    1. neli faria

      Os adoradores do deus lula invés de ter criticado na época, e hoje, por ele ter ungido a técnica e inexperiente, Dilma, inventaram essa do golpe. Nem para ser original o marqueteiro do pt foi: Collor também achava que seu impeachment era golpe.

  12. Joao Antonio

    Leonardo V., você poderia ter publicado as perguntas que fez. A escolha do título, infeliz, devemos por na conta do editor, né ? Assunto requentado esse das credenciais do Pochmann.

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    Triste país o nosso onde a pessoas não pode afirmar que tem Curriculum. Por isso tantos jovens Mestres, doutores vão embora !

    Responda
    1. julio alves

      Para a Cida Sepulveda aí embaixo, imagino que ela mede competência pelo número de estrelas que um general tenha. Pazuello na saúde do inominável deve ter sido o máximo da competência para ela.

    2. Cida Sepulveda

      Ter mestrado e doutorado não garante competência.

  14. João Batista Tibiriçá

    Entendemos que o IBGE não produz nenhum número, ele coleta os dados e faz o tratamento estatístico transformando em informações. O uso delas traz conhecimento para alimentar novos projetos e avaliar a eficácia e eficiência das políticas públicas no processo econômico e social. Acontece que cada um que chega na administração pública, vindo de fora traz sua ideologia, como o PG. O resultado é isso aí: Restauração difícil e longa.

    Responda
  15. João Batista Tibiriçá

    Entendemos que o IBGE não produz nenhum número, ele coleta os dados e faz o tratamento estatístico transformando em informações. O uso delas traz conhecimento para alimentar novos projetos e avaliar a eficácia e eficiência das políticas públicas no processo econômico e social. Acontece que cada um que chega na administração pública, vindo de fora traz sua ideologia, como o PG. O resultado é isso aí: sucateamento. Restauração difícil e longa.

    Responda
  16. armando moura

    quando o cara diz que tem curriculo, ele quer dizer que tem suficencia técnica para a função, que não é uma função política, mas cumpre políticas. Lula tem uma estória de superação,de retirante, operario a presidente. De qualquer forma, não importa o titulo que um tenha, quem vai realizar são os joãos ninguém, sem eles, não se constrói nada. São todos importantes, são todos brasileiros. Discordar e criticar sem desconstruir, sem diminuir, só somar.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Excelente! Parabéns! Obrigado por me defender!

  17. Gildázio Garcia

    Ô Sô Márcio, então eu, que não tenho currículo, sou um "João Ninguém"? E o meu Camarada Lula, que nem teve a oportunidade de frequentar uma Universidade como nós dois, é o quê?! Não nos humilhe com os seus títulos.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Caro Gildázio . Se o sr. tem quase a minha idade , foi universitário nos anos oitenta, portanto, antes do PT assumir o poder . Minhas duas graduações e minha pos graduação foram entre setenta e sete e oitenta e seis . Sua situação deve ter sido semelhante .

    2. Gildázio Garcia

      Sr. Marcos, obrigado pelo conselho. Mas já tenho duas graduações, sem contar 5,6 anos que fiquei cursando Engenharias (Civil, Mecânica e Elétrica)e não conclui nenhuma, culpa do PT (Pinga com Torresmo), e quase 64 anos.

    3. marcos fernando dauner

      nunca é tarde demais para começares a estudar .

  18. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Acho que é por aí. O IBGE precisa mostrar o Brasil por inteiro. Por exemplo, uma busca na internet diz que o Brasil tem 70 milhões de jovens com menos de 17 anos. Outra diz que o Brasil tem 11 milhões de crianças nas escolas. Onde estão os 60 milhões fora da escola? Outro exemplo: todos os idosos do Brasil tem algum tipo de renda? Existem mecanismos de aposentadoria para que todos tenham. Quantos tem? Quantos não tem? Outro exemplo: a politica de cotas está fazendo efeito?

    Responda
  19. Marco Nunes

    No Brasil dele a economia e o emprego estão fervendo. Já no nosso…

    Responda
    1. Marco Nunes

      É, mas mesmo assim, com tudo perfeito, o ex-condenado fez reunião com os ministérios dizendo que governo vai 'ter que fazer muito mais' , já que sua popularidade está caindo. Acho que não é invenção minha, não!

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Volta ao Brasil paralelo para hibernar .

    3. Daniel Liaz

      Negacionista de dados estatísticos?

  20. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O jornalismo(?) da Folha é cada dia mais maroto. Pochman deu todas essas declarações em que contexto? Era uma entrevista? Quem fez as perguntas? A sensação, ao ler, é

    Responda
  21. José Augusto Bernabé

    O problema não é ser um João Ninguém, o problema é ser um João do Lula.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Ou Zé do Bolsonaro

    2. Daniel Liaz

      E ser o Barna do Golpista, como é?

  22. Felipe José Fernandes Macedo

    A verdade é que os antipetistas nunca vão aceitar que a culpa pela volta de Lula é única e exclusiva deles mesmos, que de todos candidatos disponíveis em 2018 eles escolheram o pior como alternativa ao lulopetismo. Aí mais fácil culpar STF, urnas, Moraes etc. É fato que todos índices hoje são melhores do que os do governo anterior. Mas claro, vão culpar o presidente do IBGE

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quando do impedimento de Dilma Rousseff eu disse a um amigo que demoraria uns vinte anos para a esquerda voltar ao poder novamente. Errei por 14 anos. Com Temer e, sobretudo, Bolsonaro a direita demorou apenas seis anos para redimir o PT. E para os maniqueístas de direita, é a esquerda que é essencialmente incompetente...

    2. Felipe José Fernandes Macedo

      João, se tivessem eleito Ciro, Marina ou até mesmo o Alckmin, o petista não teria voltado ano passado. Mas foram no pior. Agora aguentem, pois vai ter lula até 2030

    3. João carlos Gonçalves de souza

      Concordo , tinha várias e boas alternativas ao PT .Preferiram um terrorista de quartel .