Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcio Mattos

    Basta conceber um ponto solitário no universo. Assim, sem referencial, não há distância nem movimento perceptíveis… Logo, o tempo é um ilusão condicionada criada para conveniência num dado local…

    Responda
  2. MATEUS VAZ DE S Sá

    Penso que o tempo nada mais é do que a constante transformação da matéria Assim, um homem jovem se tornará velho quando a matéria do seu corpo já não for a mesma de quando era jovem. Na verdade o tempo foi criado pelo homem como medida de sucessivas transformações da matéria.

    Responda
  3. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Observemos o que ocorre quando colocamos a IA para traduzir um texto jornalístico. O trabalho fica porco, preguiçoso e cheio de erros; se um humano competente fizesse a tradução, ficaria ótimo. Mais humanos competentes custam caro em tempos de crise e de gestão moderninha. Mandemos embora a tia do inglês, quem precisa dela: taí.

    Responda
  4. Marcelo Gontijo

    O futuro é imprevisível e isso vale para o suposto "eclipse solar de 2026". Diversos situações podem impedir que ele ocorra, por isso não é possível afirmar categoricamente que ele irá ocorrer. Assim, estas supostas formas de organização das cartas estão furadas...rs

    Responda
  5. Dermival Pereira de Macedo

    Energia, espaço e tempo são séries convergentes que possuem o mesmo limite, constante de Plank

    Responda
  6. José Cardoso

    'O que é o futuro para um observador, é o passado para outro'. É verdade. O conceito de que há uma 'agora' em qualquer lugar do espaço depende da velocidade relativa do observador. Há o paradoxo de Andrômeda, em que eu sentado em minha cadeira estou simultâneo com um determinado evento nessa galáxia. Para alguém andando, esse mesmo evento estará no passado ou no futuro, dependendo se está se aproximando ou se afastando da galáxia.

    Responda
  7. José Sampaio

    O tempo é real. Ele existe e eu o vejo.

    Responda