Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    As dificuldades técnicas poderão ser resolvidas; a vontade política não.

    Responda
  2. Luiz Reichmann

    Teve a doença da 1º Guerra, teve a doença da 2º guerra, devemos esperar a terceira?

    Responda
  3. MATILVANI MOREIRA

    Nesse governo não dará mais tempo. Eles não estão preocupados com isso! Tomará que tenhamos um próximo governo realmente comprometido com aqueles que podem menos e precisam mais!

    Responda
  4. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

    Que Deus nos proteja de outro negacionista e maluco no poder....

    Responda
  5. CARLOS BECKER

    Vamos ser pegos de surpresa, sim! No hay plata!

    Responda
  6. Diva Negri

    O triste é que a maioria dos políticos não se importam com a saúde dos brasileiros.

    Responda
  7. paulo da silva

    Esppero que cocm sua imppotancia possa sencibilizar a classe políticaa a debruçar sobre eesse tema. Falo isso referrindo-me tambéma nova gestão que está na saúde,poiss o tema além de importante é coisa urrgente.

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    Virá do continente Antarctico . Lá já matou milhares de mamíferos . FSP publicou ontem . E humanos também são mamíferos ( de uma espécie inferior, of course ! )

    Responda
  9. Maria Lopes

    Todos se comportam agora como se não tivesse acontecido o pesadelo que foi a pandemia. Ótimas sugestões, Dr Drauzio, não podemos desistir.

    Responda
  10. Roberto Gomes

    Poucas pessoas sabem, mas já estamos em uma pandemia de infecções não tratáveis por antibióticos, porque já existem vários microorganismos resistentes aos antibióticos.

    Responda
  11. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Covid 19 foi oportunidade perdida para o debate fundamental: prevenção. 3/4 de todas as pandemias são zoonoses e alimentação baseada em animais sua principal causa. Como esse assunto é proibido e todos fingem que há alguma regra do Universo impedindo humanos de veganizarem (diminuir ingesta já seria ótimo) podemos dizer que nada aprendemos. Quando nossos melhores cérebros insistem na remediação duma pandemia e não sua prevenção estamos condenando todos a mais sofrimento evitável.

    Responda
  12. MARCIO OLIVEIRA

    Drauzio... O Brasil tem mentalidade de colônia exportadora de comodities não beneficiadas, só vamos ver investimento serios aqui em: soja; milho; ferro; petroleo...

    Responda
  13. Pipo Falda

    Dr. Auzio, sempre muito sensato.

    Responda
  14. manuel rodrigues

    segundo aquele Pastor, nada que um feijãozinho milagroso não resolva.

    Responda
  15. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Sem educação de qualidade e respeito aos professores a prevenção fica a ver navios, pois no Brasil chove todos os dias, mas é uma chuva de desinformação produzida pelos extremistas da Terra plana.

    Responda
  16. Estela Mellado

    O pior que é possível sim que não tenhamos aprendido nada

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Basta ver alguns comentários abaixo, negacionistas ainda afirmando fake news sobre vacinas na cara de pau. Gente que lê jornal. Imagine quem só escuta pastor... O estrago causado pelo governo passado é enorme!

  17. PAULO CURY

    Difícil discutir qualquer assunto sério aqui se sempre descamba para lulismo x boleonarismo, dois que deveriam ser esquecidos, um pela burrice e outro pela esperteza em enganar. vamos ter o mínimo que capacidade de pensar sem rótulos e criticar o que o colunista escreveu, neste caso se devemos ou não ter um cdc e qual a capacidade de ué ele teria de atuar,

    Responda
  18. Dario Lima

    O Brasil é terceiro mundo, onde se morre de fome, não tem casas e médicos para os mais pobres, para a elite financeira brasileira, todo dinheiro gasto com o povo é populismo, infelizmente isso não vai acabar. Para o bolsonarismo, vc é pobre, vc morre, atender aos necessitados para esse grupo político é comunismo. Santa ignorância.

    Responda
  19. Francisco Neto

    Se o bolsonarismo estiver no poder, eles já saber o que fazer: negar tudo e defender a cloroquina.

    Responda
  20. Fatima Marinho

    Quanto a dengue já temos formas de prever surtos e onde vai ocorrer. Talvez por ingerência política, medo de pressionar estados e municípios para tomar ações a decisão foi lenta. Muitos municípios não usaram o dinheiro para controle da dengue e deixaram a infestação chegar a nível epidêmico. Trabalhei no ministério da saúde, em um certo ano modelos mostravam que viria um grande surto, sabíamos onde ocorreria e mesmo assim políticos bloquearam ações de controle e intervenção onde não havia ação.

    Responda
  21. Eduardo Giuliani

    Principal erro foi deixar Big Pharma controlar a agenda, o uso de medicamentos genéricos e a venda de vacinas emergenciais problemáticas que geram miocardite e outras complicações. Com RFK Jr ganhando as eleições nos EUA provavelmente teremos uma grande limpeza no ambiente de saúde e main stream media. Quem for pago por farmacêuticas para escrever artigos será punido se não fizer o disclosure.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Assunto de saúde pública é sério. Main stream media e Big Pharma fizeram um grande estrago nesta pandemia. Mortalidade média pós pandemia está maior que antes. Não houve método científico na qualificação das vacinas. Profissionais em conflito de interesse não poderiam ter opinado (caso Fauci). Vejam vídeo sobre o RFK Jr, ele representa o legado Kennedy nos EUA: contra guerras e corrupção de grandes empresas. Legado que levou os familiares aos assassinatos.

    2. Jose Souza

      Sem entrar no mérito das afirmações sobre genéricos, etc... convém esclarecer que os kennedys não são todos iguais. E sobrenome não é garantia de coisa alguma. Chega de salvadores da pátria e apego a nomes conhecidos. Temos que olhar o histórico dos candidatos, coisa que muita gente "boa" não fez na penúltima eleição para presidente. De verdade o que esse kennedy vai fazer é atrapalhar o Biden, mas você já sabe disso, né?

    3. Joaquim Rocha

      Rfk não fica atrás de Trump no negacionismo. Farinha do mesmo saco. Nos EEUU criticar vacinas em favor dos "direitos individuais" é uma das maiores firmas de populismo. Afinal morrer milhões de pessoas, negacionistas ou não, porque negacionistas levantam a bandeira do incentivo à não vacinação é o populismo da pior espécie. Dane-se o ser humano. Pode até ser instinto da natureza por conta desse negacionismo cego.

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Estes tios e tias do zap que ficam disseminando fake News são piores que a própria epidemia!

    5. Geísa Chagas

      Depois de tantas mortes causadas pela covid 19, mas Tb muitas vidas salvas pelas vacinas, é inacreditável ver uma pessoa criticando vacinas.

    6. Eduardo Giuliani

      Covid gera miocardite em um percentual de quem pegou a doença e mrna gera miocardite em um bom percentual de quem tomou estas vacinas. Veja pesquisas circulando na internet e ações contra as farmacêuticas.

    7. Paulo Augusto

      A própria Covid gera miocardite...

    8. Anderson Thiago Barbosa

      Nossa, um antivac, que beleza que vai ser... sonha que ele ganha algo, nem pra síndico.

  22. Alex Sgobin

    Essa é uma certeza. Mas, mesmo que estivermos eficientemente preparados (do que duvido um pouco), que faremos com os negacionistas e antivaxx, aliados das pestes?

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Falo dos que disseminam falsas notícias sobre vacinas e outros métodos de prevenção...

    2. Luiz Alberto Brettas

      Se criarmos um sistema de identificação dos criminosos e encarceramento rápido, pode ser que tenhamos razoável êxito em estancar o espalhamento de eventual doença contagiosa...

  23. Emerson Coelho

    Da China novamente?!

    Responda
    1. Anderson Thiago Barbosa

      Covid foi da China, mas a primeira grande pandemia de gripe veio da Rússia, a Gripe Espanhola dos EUA. É um mundo globalizado, onde tem mais gente, mais chance de mutações. Inclusive já tivemos algumas em território nacional.

  24. PAULO CURY

    Muita conversa, mas no fundo ninguém ataca que nossos problemas de saúde, educação, segurança , são frutos da falta de planejamento familiar. Quando tivermos todas crianças na escola, período integral, isto custa caro, com pai e mãe trabalhando e cuidando da crias as coisas vão para seu devido lugar, isto sim é caso de saude pública e sem dúvida uma epidemia que assola todas as regiões do país. Como lidar com um país enorme que acrescenta um Uruguai por ano em nascimentos.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Dei like sem querer. Há dinheiro para educação, e estados do nordeste estão classificando as melhores escolas públicas. Em SP, o mais rico estado, o carioca tô-nem-aí fechou mais de trezentas colocando as pobres crianças pobres em 3 turnos, o pior sistema como sabemos todos. Em vez de período integral. E indicou para a Secretaria de Educação um milionário que vende tablets sem licitação para o estado e faz experimentos com educação digital para crianças sem acesso à internet.

    2. Carlos Amorim

      Dados incorretos Paulo. Nascimentos em queda forte faz anos... em 1984 eram 4 milhões de nascimentos por ano. Agora está na metade disso.

  25. Carlos Amorim

    Ainda não vi nenhuma análise sobre onde acertamos ou erramos. Faça por favor Drausio. Vá além do óbvio (presidente desestimular vacinação é uma asneira) e comente se fazia sentido ter segurado as pessoas em casa para "suprimir o vírus", se dá próxima vez vamos manter serviço de educação funcionando para as famílias que atuam diretamente no combate ao vírus, como médicas e enfermeiras, se não devíamos já estar criando carreira médica mais curta pra formar profissionais de atendimento básico...

    Responda
    1. Anderson Thiago Barbosa

      Você acha que não por que o seu presidente assim não queria fazer. Se tivesse feito, o resultado seria outro. 700 mil mortes e acha que ele ainda fez certo. É muita cegueira. Se tivesse feito um lockdown de verdade, o BR poderia até ter ido pior nas contas, mas o povo teria entendido e hoje ele estaria no poder novamente, pra azar nosso. Mas não, queria dar cloroquina pras emas, mandou ir comprar vacina na casa da mãe das pessoas e ainda disse não ser coveiro.