Vinícius Torres Freire > Ação da Petrobras volta a valer mais do que no início da crise dos dividendos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo de Cardoso

    O carvão mineral existente no sul do país é menos de 0,5% do que o necessário e de péssima qualidade, uma turfa!

    Responda
  2. Paulo de Cardoso

    Quando me refiro à impossibilidade sulamericana na extração de metais de minérios existentes no continente, explico porque a instalação de indústrias na região torna-se inviável, como tem sido desde o século 19, pois indústria depende principalmente do aço. E o custo do aço importado inviabiliza preço competitivo no mercado internacional. Por isto o Brasil importa refinarias prontas para srem montadas aqui e prejudica a competitividade no mercado internacional.

    Responda
  3. José Cardoso

    Na verdade as ações tiveram forte alta neste mês, em que quase toda a bolsa está em baixa. Esse ioiô favorece quem tem informações privilegiadas da alta cúpula do governo. Espero não estar acontecendo isso.

    Responda
  4. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Vinicius, porque você não publica o valor da ação da Petrobrás nos últimos 5 anos? Verá que o valor já era recorde em 2023 antes da inventada crise dos dividendos. A imprensa é sócia do mimimi do mercado. Falta análise mais profunda.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Estão na trincheira para atirar em qualquer movimento do atual governo. Querem Tarcísio 2026 e o comando irrestrito da Faria Lima.

  5. Paulo de Cardoso

    O petróleo é nosso, mas não o é o maquinário e técnicas para explora-lo. A rentabilidade de qualquer ato industrial padece do mesmo mal. Por uma simples razão: os metais para fabricação das máquinas são caríssimos e demorados para os negociar. Simplesmente por um único fator: Para extrair o metal do minério, se necessita carvão mineral e que o solo sul americano não dispõe. O alto preço dos metais inviabiliza custos de fabricar máquinas.

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      O comentário de que eu não entendo nada de siderurgia é supérfluo, pois analisei a parte econômica. Tem-se de importar antes a usina, pois somente se obtém ferro do minério nacional com coke importado. E este, sem a usina não produz ferro.

    2. Paulo de Cardoso

      Por que haveria a Siderúrgica de estar em Volta Redonda, se o minério de ferro está no território mineiro? Para extrair o metal do minério, precisa coke siderúrgico. Este é obtido a partir do carvão mineral e o Brasil somente dispõe de poucas ocorrências de turfas, e de má qualidade. Assim a usina foi importada e montada em Volta Redonda, para ficar perto do porto do Rio de Janeiro. Isto inviabiliza o preço do aço brasileiro face ao mercado internacional.

    3. José Cardoso

      Temos carvão mineral em Santa Catarina. Também o compramos de outros países. Os grandes alto fornos de Volta Redonda, Ipatinga, Cubatão e Ouro Branco produzem ferro gusa a partir do carvão mineral há décadas. Não há problema algum com esses insumo.

    4. Dario Lima

      O que vc entende de exploração e produção de petróleo?? Resposta :nada.

  6. Peter Janos Wechsler

    Comprem Pasadena de volta. "o governo muita vez toma decisões baseadas em voluntarismo, ignorância e politicalha". Frase lapidar.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Dario. Infelizmente, sei muito bem.

    2. Dario Lima

      Vc não sabe do que está falando.

  7. Leonardo Cavalcanti

    É impressioante a falta de conhecimento de certos órgãos de imprensa nas suas mancetes... na ocasião dizia-se que a ]Petrobras perdeu 50 bilnões do seu vslor de marcasdo. Ora uma S.A; só perde valor quando está a venda, queda ou subida do valor das ações ocorrem diariamente e só viram noticia quando caem... ainda bem que de vez em quando aparece um iluminado falando sobre isso que é o que move o capitalismo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      E quem ganha com as trapalhadas desse desgoverno sao os especuladores. So vc. e a petezada saem soltando rojão e não consegue ver o obvio.

  8. Vinicius Branco

    O governo bate cabeça, diz que não vai pagar nada de dividendos. A ação cai, o especulador compra na baixa, o governo muda de ideia e o especulador vende com um belo lucro, e a esquerda aplaude ensandecida.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Joao, não acredito que tenha sido premeditado. Foi uma enorme confusão e show de incompetência do governo, favorecendo os espertos.

    2. João Galvão

      Desde o primeiro momento eu pensei a mesma coisa. Imagine quem comprou ações no dia seguinte? Ou quem entrou vendido num mercado futuro? Dentro do governo, quem ficou sabendo antes o que Lula iria dizer, teve chances de ganhar muito dinheiro em dois dias. Claro que isso levanta suspeitas. Nada que vire um "escândalo" mas, se adotado como modelo para reproduzir futuramente, pode complicar. Afinal, somos um país governado por um "reizinho" que dá pitaco em tudo.

  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf tá agressivo! Fala : Voluntarismo, ignorância e politicalha..não acho que ele seja um grande investidor pra ficar tão nervoso assim. Se não eh , eh só cão de guarda do frias. Nem sendo um fanático pelo liberalismo pode levar a esse nível de descontrole. Gado puro e simples , não eh, a fala eh convicta.

    Responda
  10. Bruno Sebastião Neto

    Agora todos felizes(Acionistas) E narrativa de que a Petrobras ia quebrar sumiu ,é inacreditável o poder dessa gente de manipular a mídia ,lógico que não tem inocentes nessa história ,a imprensa ganha porque ela vive da desg raça ,e para completar temos os reaci onários(Bolsonaristas) de plantão, que ficam a espreita de pequeno deslize do governo, para destilar ó dio ,em vez de mostrar um caminho alternativo(Mais como sempre, não sabem de nada).

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      No governo anterior não havia trabalhada: houve estelionato!

    2. Vinicius Branco

      Felizes mesmo ficaram os especuladores de plantão, graças as trapalhadas desse desgoverno.

  11. Graco Tognozzi Lopes

    Neste caso, a lambança parece ter sido mais da imprensa do que propriamente do governo. Aliás, isso vem se tornando costumeiro.

    Responda
  12. Frederico de Souza Cruz

    Vinicius Torres não é comentarista ou analista de mercado, me parece mais um criador de notícias que levem a uma maior especulação e como sempre vai dizer que quando os valores da ação caem, se devem a uma ação tola do governo e quando sobem se deve a um recuo do governo, mas de fato ele nunca analisa os movimentos especulativos do mercado, afinal sua coluna foi criada para alavancar tais movimentos peristálticos.

    Responda
  13. Roberto Pimenta

    Onde estão aqueles colunistas e seus discursos alarmistas sobre a tal interferência do governo na Petrobras? Saíram de fininho, porque nada mudou na Petrobras e o mercado voltou a ficar feliz graças ao único ingrediente que lhes interessa: grana, muita grana! Aliás, os tubarões lucraram duplamente: com o dinheiro dos dividendos e com a queda do preço das ações. Compraram na baixa as ações que os bagrinhos venderam barato...

    Responda
  14. paulo werner

    As grandes empresas de petróleo do mundo tbm retiveram dividendos extraordinários por razões estratégicas. Vinicius estenderia a todo mercado de petróleo o pecado do voluntarismo, da ignorância e da politicagem? Ou seria mais um capítulo da série: *eles podem, mas aqui, veja bem*?

    Responda
  15. paulo werner

    O controlador da Petrobras fez o mesmo q seus pares internacionais: diante de um mercado de energia em grande transformação, reteve os.lucros extraordinários para investimentos. Lá fora, obviedade oportuna, aqui, especialistas em nada denunciam voluntarismo, ignorância e politicagem. A rápida valorização das ações não provam o histerismo especulativo? Não provam a inconsequência jornalística em sua campanha d demonizacao dos investimentos estatais?

    Responda
  16. PAULO CURY

    por mim pode vender este elefante branco, vivemos e pagamos pelo combustível o mesmo valor quenpaises que não tem uma gota Então quem ganha eh o governo como maior acionista e os outros acionistas e de vez em quando uns políticos aproveitadores

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Eu também acho uma barbaridade estar pagando 5 pelo litro da gasosa. Se o Posto Ipiranga tivesse vendido hoje não estaríamos pagando igual a outros países q nem gota tem. Acho de 12 a 15 um preço justo e bem diferenciado dos sem gota. Digo isso e rezo ao pneu.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.