Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Lula tem razão e a associação mental com o holocausto é imediata. Só que hoje a indignidade humana piorou. Na segunda guerra , poucos sabiam e os campos foram descobertos no final . Hoje todos sabem, todos veem e a indiferença domina . Os aliados vencedores do passado são atuais cúmplices e algozes .

    Responda
  2. Tadêu Santos

    A comparação do chanceler Naledi Pandor da África do Sul é deverasmente preocupante, pois o Apartheid mexeu com o mundo pela brutal violência aos Direitos Humanos!!! Tomara que a comparação seja tão impactante qto foi a declaração do pres Lula da Silva 3, afirmando que o massacre de Palestinos em Gaza é mais do que o que Hitler mandou matar Judeus (holocausto) na Segunda Guerra Mundial, considerando que foi uma comparação um tanto exagerada!!!

    Responda
  3. Tadêu Santos

    A comparação do chanceler Naledi Pandor da África do Sul é deverasmente preocupante, pois o Apartheid mexeu com o mundo pela brutal violência aos Direitos Humanos!!! Tomara que a comparação seja tão impactante qto foi a declaração do pres Lula da Silva 3, acusando que o massacre de Palestinos em Gaza pelo Netanyaho (Israel) é mais do que o que Hitler mandou matar Judeus (holocausto) na Segunda Guerra Mundial, considerando que foi uma comparação um tanto exagerada!!! ((MODERAÇÃO))

    Responda
  4. newton penna

    É, o Lula tinha razão...

    Responda
  5. Marcelo Brum

    Repleto de incoerências. Deve-se chamar Rússia e Ucrânia para conversar, chegar a um acordo, porque Rússia é amiga, mas não chamar I e P para conversar...

    Responda
    1. neli faria

      Todos silenciam quanto ao t e r ror, cujo chefe está num dolce far niente em outro país. E tem um brasileiro sequestrado. Parece que vida de brasileiro não importa.

    2. Marcelo Brum

      Ah, é. Esqueci. O terror não conversa!

  6. Jane Medeiros

    No ponto! Fantástica! A tentativa de colocá-la numa saia justa foi desconstruída com uma lógica absurda!

    Responda
  7. Rodrigo Negrão

    Existem milhares de crianças sendo eliminadas, voce acha que as grandes potencias estão enviando ajuda para esse povo subnutrido e massacrado ou pra quem os está massacrando?

    Responda
  8. Patrícia Viana

    "Uma das coisas que eu resisti como ministra de Relações Exteriores é assumir que o inimigo de alguém que diz ser meu amigo também deve ser meu inimigo. Eu não acredito nisso. Temos que ser muito cuidadosos para não deixarmos que outros definam nossa relação com o mundo".

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Os Estados Unidos vivem tentando arrastar todo o mundo, Brasil incluído, para as suas guerras, geralmente provocadas por eles mesmos. Parabéns à Chanceler da África do Sul pela sua lucidez e por responder com maestria à pegadinhas do entrevistador.

  9. Patrícia Viana

    "Não conseguimos entender: por que é aceitável o povo palestino não desfrutar de liberdade enquanto outros valorizam a liberdade de forma tão forte? Espero que nossa posição em defesa da liberdade não afete nossas oportunidades econômicas. Porque isso significaria que não podemos praticar direitos humanos, que deveríamos adotar outra rota." Lindo!

    Responda
  10. neli faria

    No Brasil ,em 2023, quase quarenta mil mortes. Quase mil e quinhentas mulheres mortas por feminicídio.A cada oito minutos uma mulher é es tu pra da no Brasil;só no primeiro semestre do ano passado quase quinhentas mil.Quantas mortes ocorreram lá ,no Oriente Médio,no ano passado? E em relação às mulheres? E aqui as Autoridades preocupadas com o Estrangeiro! Quero conhecer a África do Sul. Conheço o Senegal, lindo país!

    Responda
    1. neli faria

      Marcelo também conheci Is. E fiquei encantada com a capital: vi ortodo xos ao lado de muçul ma nos , tem bares gls. Está fazendo sete anos que visitei,passei meu aniversário , vinte e nove de abril, lá, onde Jesus nasceu. País que voltaria.

    2. Marcelo Brum

      Eu conheci a África fo Sul. O racismo lá é tenso, está nas ruas. Conheci também Is. Não há racismo, você vê isso nas ruas, no dia a dia.

  11. Patrícia Viana

    É uma realidade de décadas que só se sustenta num contexto de desumanização. E a técnica dos "terroristas" é a mesma da dos "ratos".

    Responda
  12. eliasaraujocunha gmail com araujo cunha

    Naledi Pandor! Que brilhantismo nas respostas. Cidadã vivida e porque não dizer: sábia. Entrevista que deu gosto em ler.

    Responda
  13. Bruno Dias

    A censura prévia dos comentários continua incrível. Vocês não tem vergonha não?

    Responda
  14. Bruno Dias

    "Mas e o direito de defesa hein?" Vergonha alheia de ler esse jornal, meu Deus.

    Responda
  15. ALVARO BRAGA DA SILVA BRAGA

    Apesar dos pesares eu vejo a situação de Gaza mais parecido com o que aconteceu no Gueto de Varsóvia na Polônia na segunda guerra mundial , só que os participantes estão no outro lado.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Masha Gessen disse que a diferença está no fato de que ainda se pode fazer alguma coisa.

  16. Wilson Rossi

    Grande Naledi.

    Responda
  17. Denise Ambrosi

    A orientação das perguntas feitas pelo entrevistador da Folha já demonstra o pensamento do jornal. Como è que alguém, na altura do campeonato, vem falar em direito de defesa de Is ra el?

    Responda
  18. Adenilson peneli

    Isso não pode ser considerada uma entrevista, o entrevistado é ameaçado o tempo todo, inclusive ameaçando o seu país, o entrevistador é extremamente parcial na defesa de Israel, deve ganhar para isso, ou ser realmente desumano na Segunda Guerra Mundial o judeus eram ratos, para o desumano entrevistador os Palestinos são o que? Me envergonha muito ler uma coisa dessa. Vida longa ao entrevistado, mais uma vez o judeus teriam de se alimentar de seus filhos, Deus os punirá.

    Responda
  19. David Waisman

    Nossa mídia informa pouco sobre a África do Sul. Desconhecemos o país. Amigo meu que trabalhou lá gostou do turismo, viu dinamismo em alguns setores econômicos, e constatou muita corrupção. Um país a ser descoberto pelo jornalismo brasileiro.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      E sobre a brilhante entrevista que acabamos de ler, algum comentário, Sr David?

    2. Ronaldo Oliveira

      Desconversou. O fato é que Is Hell fez de Gaza um gueto de Varsóvia.

  20. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Maravilha, adorei a visao de mundo dessa ativista, diante de uma entrevista cheia de cascas de bananas, ela passeou com elegância diante das atrocidades que o mundo conservador, egoísta, individualista e perverso, vem proporcionando aos povos desassistidos nesse planeta.

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      ministra.

  21. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Sensacional essa mulher!

    Responda
  22. Marina Gutierrez

    O finado bispo Desmond Tutu afirmou isso há muitos anos.

    Responda
  23. José bello

    Após 34 mil mortos querem apenas da faixa de Gaza livre, pois pedem a sua desocupação.

    Responda
  24. José bello

    Querem apenas a faixa de Gaza para eles. Todos sabemos disso. 34 mil mortos e querem a desocupação.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      E isso não é de hoje, basta pesquisar sobre as cidades de Deir Yassin e Tantura.