Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Henrique

    As duas reportagens estão excelentes e, dos grandes jornais, a Folha é o único que abre espaço para mostrar esse lado perverso do agro. No entanto, a mesma Folha não faz editorial crítico ao agronegócio, e quando o Lula faz alguma crítica vem a Folha criticar o Lula ao invés de fazer a reflexão. Acredito que essa série não vai mudar em nada o posicionamento da Folha sobre o agronegócio. É louvável a série, mas não adianta se o próprio jornal fica endeusando o agro sem nenhum senso crítico.

    Responda
  2. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Vocês apoiam o agronegócio. Querem o quê?

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    E o lado sombrio do agronegócio, desmatamento criminoso, desvio d rios para o beneficiar o grande latifundio, e o meio-ambiente e a população nativa q se dane. Sem falar dos jagunços contratados e armados. "Eles venceram e o sinal está fechado para nós".

    Responda
  4. Fatima Marinho

    Família Yamaguti com tanta terra e ainda quer tomar mais e mais, falsifica documento, finge que emprega trabalhador, mas o principal emprego é de jagunço. Quanta indecência dos Yamaguti, da justiça cega que muito bem vê a quem beneficia em troca de gordas propinas.

    Responda
  5. noel neves

    Tudo tem um limite. O agronegócio não tem limites. E são liberados para obter lucros para o chamado mercado (bancos) que só vêem cifras e não a vida. Então meus irmãos...se fini...

    Responda
  6. Tadêu Santos

    (pra moderação) O desmatamento não será interrompido neste país, enquanto a própria "legislação ambiental sutilmente permitir ou facilitar". A Mata Atlântica é a maior prova, depois a floresta amazônica e agora o Cerrado! A COP30 no Pará servirá, digo será utilizada apenas para comprovar as VÁRIAS denúncias ao Mundo, que o Brasil sendo um celeiro alimentar do planeta, possui altos índices de desigualdade social (fome), de acordo com dados veiculados pela mídia local e global!!! (QUE VERGONHA)

    Responda
  7. Marcelo Alvarez Ghibu

    Por que todo comentário que cita o agronegócio tem que passar por moderação?

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Por causa do rabo preso da Folha?

  8. Marcelo Alvarez Ghibu

    Depois, quando chega a seca extrema ou a inundação que leva tudo, correm para o BNDES para custear os prejuízos. O lucro é privado, mas o prejuízo socializado. Muita mamata para quem trás pouco para o Brasil como nação.

    Responda
  9. armando moura

    já passou da hora de um balanço energético, de água, de contaminação de solos e do bioma por agrotoxicos para saber o que pais aguenta mais de expansão de fronteiras agricolas. Quem está ganhando hoje pode perder tudo, e a mensagem vai chegar pela falta de água, e na sequencia, vão aparecer a multiplicadade da destruição da vida animal e para o ser humano a expansão de doenças como o cancer e problemas renais.

    Responda
  10. Pery Pedro

    Somos o país com a matriz energética mais limpa do mundo, e mais de quinze por cento da geração vem do agro. Vamos falar disto também?

    Responda
  11. Pery Pedro

    Ouvi esse papo há quinze anos, quando a Argentina era o maior exportador de carne do mundo. Hoje, graças a esas bobagens que no fim eram os K precisando taxar o Agro para continuar gastando - soa familiar? - a Argentina caiu para quinto. O Agro, o Petróleo ea Aeronáutica são as únicas indústrias em que somos líderes em tecnologia e, portanto, competitivos. Os produtores preservam do seu bolso de vinte a oitenta por cento da área que compram, legamente. Lembrem-se disso ao tratar do assunto.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Fátima você leu eu falando que eles tem que, do própio bolso, ao contrário do resto do mundo em que o governo compra e mantém suas próprias reservas, reservar de 25 a 85% da suas área como reserva ambiental, intocada? Em seguida tem que georreferenciar estas áreas, que passam a constar na matrícula e a serem monitoradas por satélite e, acredite, isso tudo funciona muito bem? Quanto ao resto do seu comentário, tem tanta desinformação e racismo que eu nem sei por onde começar.

    2. Fatima Marinho

      Precisa ficar com tudo? Não tem espaço para todos? Tanto egoísmo e sede de dinheiro só causam mal, fome do povo, destruição das culturas e infelicidades. Agem como senhores de escravos, só não precisam mais de tanta mão de obra, mantendo os capitães do mato caçando pobres pretos e brancos quase pretos de tão pobres.

  12. ademir sampaio de campos

    Destruição da fauna e flora de um país para alimentar porcos na china!!! A natureza vai cobrar caro essa estupidez!!!

    Responda
    1. Pery Pedro

      Gana é um país cem por cento preservado. Eu estive lá. Sugiro a você dar um pulo. Vai mudar sua posição.

  13. Risolete Celi Wor

    Brasileiro é um bicho bom mesmo. Não deixa nada em pé. Destrói tudo. E nada acontece com estes "desbravadores". Sobra só pra gente. Tempestades, calor excessivo. Quando vamos começar a luta contra o desmatamento? Uma dica: não são pobres que fazem isso.

    Responda
    1. Pery Pedro

      E os incêndios da Califórnia e do Chile? As ondas de calor da Europa? Tudo culpa do desmate brasileiro. Inocente.

  14. Carlos Moura

    2024 e exportação de produtos primários destruin do o país como em 1500... Só que agora com apoio de órgãos de pesquisa agrícola custeados pelo Governo.

    Responda
    1. fabiana santos

      O agro é pop. SQN