Mercado > Reforma tributária prevê alíquota reduzida para profissionais liberais de 18 áreas; veja lista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jair Amaral

    Colocar advogados nesta lista é o cúmulo do absurdo. Uma profissão que cobra de 30 a 35% (por exemplo) pra redigir, ou dar um Control C Control V mudando alguns detalhes sobre uma ação de um trabalhador que batalhou, às vezes, mais de 20 anos pra fazer jus a sua indenização, e um absurdo. Uns verdadeiros "chupins", que fabricam argumentos, pra não dizer mentiras, na busca de vitórias nos tribunais. A gente percebe que muitos políticos são advogados e.muitos ministros de tribunais, etc, também.

    Responda
  2. RINALDO SOUZA COELHO

    Interessante advogado pagar menos imposto que psicólogo, médicos, dentistas e outros profissionais da área de saúde. Mostra o fosso corporativista e ideológico que nos cerca. Defender criminoso, ainda mais com tantos políticos envolvidos, certamente é muito mais importante que áreas de saúde que salvam vidas. O importante é salvar o crime.

    Responda
  3. Luiz Henrique Frosini

    Lógica perversa: quem ganha mais paga menos. Isso contribui para o aumento e não diminuição da desigualdade. Lamentável.

    Responda
  4. Antônio João da da Silva

    Quanto mais mamata para alguns mais alta fica a alíquota para os demais.

    Responda
  5. Patricia Cypriano

    Advogado pagando imposto baixo e psicólogos não, nutricionistas não, fisioterapeutas não, TOs não, fonos não??? Será que estão tirando uma da nossa cara?!

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Lobby no congresso. E muitos deles próprios são congressistas. Pararam de votar em representantes de trabalhadores e das categorias para votar na turma do mundo paralelo. O custo é alto.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tens razão, não deve haver isenção ou redução para ninguém. Por que não também para os demais? Mas aguarde que na tramitação ficará muito pior.

  6. Anderson Aparecido Candido

    E os professores de Educação Básica?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Professor paga impostos pela prestação de serviços? Que eu saiba são assalariados, ou seja, pagam imposto de renda apenas e, por enquanto, a reforma não está tratando disso.

  7. Graça Almeida

    O governo é muito aloprado. Não faz um apanhado global para fazer justiça. Aposentados com uma pensão que paga remédios, plano de saúde e ainda, todos sabem, muitos ajudam filhos e netos sem nada poder descontar, classes média e baixa pagam mais que esses de IRPF. Olha se o povo não começar a reagir estaremos indo para a categoria de sub-humanos. Gritemos com força contra esse sistema perverso. Judiciário, Legislativo com suas benesses ficam no balcão atendendo compadres. Executivo fraco.

    Responda
    1. Graça Almeida

      José Freitas. Entendo, mas o governo não aplica a equidade. O trabalhador por acaso tem renda? A reforma é falha se não considera todas as entradas de receitas, o cofre é único, é preciso ser coerente com ônus e bônus.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      José, essa reforma, por enquanto, não está tratando da renda mas dos tributos indiretos, no caso, pela prestação de serviços.

    3. José Freitas

      Não faz sentido cobrar imposto de renda de pessoas juridicas. Elas não tem "renda" mas sim faturamento. O que precisa ser discutido é o quanto será cobrado de TODAS as pessoas fisicas, sem distinção, sejam elas aposentadas, profissionais liberais, prestadores de serviços, politicos, empresários, ministros, juizes, etc. etc. O que é RENDA da pessoa fisica? Todo e qualquer credito em sua conta, exceto transferências de outras pessoas fisicas, cujas rendas ja tenham sido anteriormente tributadas.

  8. José Marques Mendes

    Sou arquiteto e urbanista e me pergunto qual a justificativa para estas benesses?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Também gostaria de entender. Deve ser lobby. Mas espere que na tramitação deve vir muito mais.

    2. Ivanildo Figueiredo

      Não entendo como benesse passar a pagar 18% de imposto quando hoje pagamos 5%....

    3. Felipe Macedo

      Manter as castas intocáveis. Esse país sempre será o paraíso das desigualdades com o legislativo que temos. Haddad, Lula e o PT tentam trazer mais justiça social, mas pouco conseguem com o centrão e a oposição da lacração

  9. Antônio João da da Silva

    Liderados por Lira e Pacheco o Centrão, que faz coro ao bolsonarismo, está destruindo o futuro do Brasil, enquanto uma nação promissora. O Centrão desonerou 17 setores e praticamente a totalidade das prefeituras aumentando o rombo fiscal e por conseguinte pavimentou uma taxa de juros futuro estratosférica. O centrão meteu a mão grande no dinheiro público com os fundos eleitoral e partidário, isenções fiscais e orçamento secreto lapardão.

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Folha não informa. Com Lula pobreza cai para o menor nível desde 12. Isto irrita em demasia o bilionário banqueiro parasita de juros dono da Folha, o dinheiro deveria estar todo indo para bilionários, Lula atrapalha, um horror querer diminuir o maior juros do mundo.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Pior que o bilionário da Folha, é o dono do Estadão, virou uma latrina. Percebo também nos comentários a incompreensão da medida dos que sentem saudade do Usurpador de Jóias/Eleições ou simplesmente tem uma implicância histórica com o PT por conta de suas políticas as classes mais pobres, o que chamam de populismo, sem saber diferenciar o que é uma política populista de uma política séria com metas e objetivos. Criticam por criticar ou porque se sentem afetados no seu mundo micro existencial.

  11. Francisco Tem

    Deixaram os coitados da TI fora. A pizzaria que se cuide!

    Responda
    1. José Bonato

      Pessoal de TI são engenheiros ou tecnicos.

  12. Luiz Reichmann

    Engodo!

    Responda
  13. Juliano Pereira da Silva

    Considerando que esses profissionais hoje estejam no Lucro Presumido, terão um aumento de 64,17% na sua Carga Tributária. Saindo de 11,33% do lucro presumido para 18,5% da reforma Tributária. Como já dizem alguns especialistas, um dos poucos lugares que sobraram para aumento de tributos no Brasil é o Setor de Serviços, os demais setores não suportam mais altas e eventualmente poderiam ir para a Ruas.

    Responda
    1. Ivanildo Figueiredo

      O imposto sobre a renda não foi alterado. Permanece a mesma regra do lucro presumido. O imposto cobrado na nota fiscal sobre o serviço é que passará de 5% para 18%.

  14. Lucas Fernando Amorim

    Que piada, tem que cobrar igual.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      aí já é coisa de "comunista", segundo os patriotas de taubaté, que ainda se dizem "contra o sistema", mas o defende com unhas e dentes. Mais até que a própria mãe se bobear

  15. Alexandre Cunha

    Antes de fazer reforma tributária, a receita federal precisa facilitar o acesso do contribuinte no site, eu estou há dois dias tentando o reconhecimento facial no gov.br e não consigo o reconhecimento, preciso de uma certidão para liberação de documentos para fazer um trabalho e é este inferno, o governo só atrasa a vida dos brasileiros. Mudem o site, liberem mais fácil o acesso.

    Responda
  16. Felipe Macedo

    A reforma inicialmente proposta por Haddad foi totalmente desidratada por um bando de políticos que vivem para perpetuar nossa histórica desigualdade social. E o analfabeto político segue culpando o pt

    Responda
  17. Elvis Pfutzenreuter

    Começou tudo de novo o jabuticabal

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Feita pelos nefastos Lira e Pacheco.

  18. Roberto Ferreira

    A solução apontada é mais uma criação pouco brilhante e geradora certamente de ações judiciais. Brasil acorda , o PT que levá-lo ao abismo.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Quem fez a mudança foi o Lira e o Pachequinho, o que gosta de dar quinquênio aos compadres do judiciário. Lira e Pacheco estão no comando do achaque do dinheiro público. Lembre-se a reforma foi alterada no congresso.

    2. Carlos Rogerio Camargo

      Esta não foi a proposta do governo, muito ao contrário, o governo defendeu no congresso uma tarifa única. Essas exceções foram colocadas pelo congresso. Basta acompanhar os debates na época, isso foi amplamente divulgado.

    3. Henrique Cavalleiro

      Por pior que o governo Lula seja (e eu acho ruim mesmo) ainda assim é melhor que o completo e absoluto de sastre causado por seu amado mili ciano.

    4. Alexandre Cunha

      Felipe, governo só atrapalha quem quer trabalhar

    5. Felipe Macedo

      Acorda pra vida, patriota (rio). PT tentou fazer uma reforma que trouxesse mais justiça social, mas os demais políticos foram lá correndo pra defender as desigualdades de sempre

    6. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Interessante, eu penso exatamente o contrário do senhor. Para mim, que levou o país ao abismo foi o desgoverno passado. O atual governo, sim, pensa nos desfavorecidos, é tanto que mandou construir mais 100 Institutos Federais de Educação. Sem contar os 320 mil empregos gerados em março. E ainda hoje o senhor pode ver a notícia do reinício de obras paralisadas por todo país. Agora, o senhor me diga, quantos Institutos Federais foram construídos no desgoverno daquele asqueroso.

    7. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Poderia apontar porque irá levar à ações judiciais e, diante dos números do desempenho da nossa economia, a um abismo ?

  19. Cyro Masci

    Chama a atenção o fato de que profissionais da saúde humana — médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos — não se beneficiaram do desconto de 30% nos impostos. Tal medida tributária reduziria os custos e melhoraria o acesso aos serviços de saúde para a população. No entanto, essa facilitação no acesso à saúde não parece estar entre as prioridades do atual governo.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Sérgio, as duas coisas. Se não tiver pelo menos uma, não é bolsominion

    2. Thiago Limeres

      Como foi explicitado pela matéria, médicos e enfermeiros já tem redução de 60% da alíquota, o dobro do reduzido para as profissões citadas.

    3. Marcelo Arias

      O que melhora o acesso da população à saude é arrecadar para investir no SUS... E esses profissionais que você citou deveriam ser éticos e atender no SUS do mesmo jeito que atendem em suas clínicas particulares, inclusive cumprindo o horário pelo qual são pagos... Parabéns aos que já fazem isso ..

    4. SERGIO AZEVEDO

      Bolsominion lê só a manchete(tem preguiça de ler o texto todo e, se ler,não entende muito bem) e sai correndo para criticar os que estão tentando fazer alguma coisa. Dissonância cognitiva ou má-fé?

    5. Wilson Junior

      Estes terão redução de 60%.

    6. Paola di santis

      Foram excluídas da relação as profissões relacionadas a serviços enquadrados na redução em 60% das alíquotas, como médicos e enfermeiros.

    7. Fernando Alves

      Está de brincadeira? Não deveriam existir alíquotas diferenciadas. Já imaginou se toda categoria reivindicar, alegando redução de custso e melhoria de serviços para a população?

    8. João Pedroso Langiano

      E você acha que reduzindo a tributação sobre esses profissionais que você listou, eles reduziriam o valor cobrado pelo serviço oferecido?

    9. José Oliveira Neto

      Sem defender a proposta, da qual não gosto… esses profissionais estão enquadrados na redução de 60%… ou seja, ainda maior. A própria matéria explica a ausência deles nessa lista.

    10. Felipe Macedo

      Lenivaldo, ninguém quer abrir mão dos seus privilégios. E o patriota rio segue só xingando o PT, pois defende o aprofundamento das desigualdades, embora diga ser "contra o sistema".

    11. LENIVALDO DE ALVES

      Quais o critérios utilizados?O porquê do privilégio de algumas classes?

    12. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Sei não, caro Cyro. Acho que é porque os dentistas são muito careiros. Terça-feira passada fui a uma clínica para consultar sobre um dente partido devido a um queda. O dentista diagnosticou que a solução seria um implante dentário e me cobrou 4 mil reais. Ora, essa é uma das razões que a saúde bucal é tão inacessível no Brasil! Achei muito caro.

    13. Dennys S Oliveira

      As profissões que você citou se enquadram em outro grupo, com redução em 60% na alíquota. Ou seja, terão um desconto maior.

    14. mario costa carezzato

      O texto explícita, basta ler, que médicos e afins terão um desconto de 60% das alíquotas básicas.

    15. Cyro Masci

      Errei no meu comentário. Profissões de saúde humana já foram enquadrados na redução em 60% das alíquotas anteriormente.

    16. Tales Chaves

      Na reportagem diz sobre como médicos e enfermeiros têm uma redução ainda maior, prevista anteriormente.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.