Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Aproveitou e colocou um malafaia no meio.

    Responda
  2. José Cardoso

    '...a ideia de que as religiões afro ou o sincretismo de maneira mais ampla seriam a quintessência do Brasil em termos religiosos.' Acho que os cultos com descarregos, transes, além de muita emoção e cantos com ritmo forte são também uma forma de sincretismo. É um pouco como os cultos pagãos na Grécia antiga foram incorporados ao cristianismo com oferendas aos santos em lugar de aos deuses.

    Responda
  3. Filipe Quintans

    Papo furado de membro de seita.

    Responda
  4. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Na área da educação a política do dominio ver o diabo em tudo que ha na sociedade. Então, virou uma guerra santa. A mulher do mito chegou a dizer que o Planalto era ocupado por Satanás. Era preciso destronar o adversário. Isso também acontece nas intrigas internas das igrejas. Existe o partidário nas igrejas. Basta ver o que aconteceu na Canção Nova, Igreja Batista da Lagoinha e tantas outras

    Responda
  5. Emerson Luis de Moraes

    Evangélicos e Católicos - e todas as suas correntes, podem ser tudo, menos seguidores do que Jesus pregou. A forma de vida que levam e sua fé são em outro Deus (talvez do antigo Testamento), mas o Deus amoroso e desprendido de bens materiais que foi anunciado nas “Boas Novas” pelo carpinteiro da Galiléia, definitivamente, não é.

    Responda
  6. Jaqueline Mendes de Oliveira

    A julgar por essa amostra, a ascensão do neopentacostalismo é filhote do necrocapitalismo. Não poderia ser classificado como religião cristã pois não segue os princípios cristãos de amor ao próximo. Tem o ganho de capital como fim, o oportunismo como meio e o moralismo como pretexto.

    Responda
  7. Vinnicius Pereira de Almeida

    Gente... Às vezes falta humildade ao jornalismo, de verdade. As ciências da religião e a própria teologia tem anos de pesquisas sobre o tema... Olha... Autoestima é uma coisa incrível.

    Responda
  8. Gaya Becker

    Esses evangélicos tem método de prestar trocas de serviços entre eles. Se um é pedreiro, ajuda o outro "irmão" q precisa de mão de obra para construir a casa. O dono da casa é dentista e ajuda o pedreiro a consertar os dentes. É um sistema de trocas orquestrado pelo pastor q tem o cadastro dos fiéis e canaliza essas trocas mediante o dízimo. E funciona isso e todos ficam felizes com o milenar sistema de escambo. Por essa razão esses evangélicos são tão unidos. A fé maior deles é uns nos outros.

    Responda
  9. marcos fernando dauner

    çanto deus - não tive coragem de ler tudo .

    Responda