Mercado > G20 vira palco de disputa entre Brasil e Europa por biocombustíveis Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Brasil é visto como um fator de desequilÃbrio importante para os produtores agrÃcolas europeus que não podem competir conosco mesmo recebendo 10 bilhões de euros em subsÃdios. Eles são vistos como pilar da soberania alimentar europeia e dificilmente o Brasil vai ganhar essa batalha.
Está tudo interligado , não há como negar . O avanço da Cana de açucar em São Paulo erradicou a produção de milho e soja do Estado nomeadamente da Alta Mogiana . O impacto foi direto no custo de produção das rações que acabou deslocando a produção agropecuaria (aves e suÃnos) para outros Estados .Paraná e Mato Grosso . Estes por sua vez tiveram de aumentar a area plantada de milho e soja, desmatando . Quando transformaram pastos em area de cultura do mesmo modo tiveram de desmatar
Está tudo interligado , não há como negar . O avanço da Cana de açucar em São Paulo irradicou a produção de milho e soja do Estado nomeadamente da Alta Mogiana . O impacto foi direto no custo de produção das rações que acabou deslocando a produção agropecuaria (aves e suÃnos) para outros Estados .Paraná e Mato Grosso . Estes por sua vez tiveram de aumentar a area plantada de milho e soja, desmatando . Quando transformaram pastos em area de cultura do mesmo modo tiveram de desmatar
O Brasil sendo protagonista no assunto biocombustÃveis. Depois de um governo que nos colocou na situação de internacional, voltamos agora para as mesas de negociações.
...nos colcocu na situação de pária internacional, ...
Havia uma delegação da Alemanha e uma da União Européia, como informa a matéria? De mais, o protecionismo europeu em matéria de agro produtos é verdadeiramente insuperável!
Se há aqui, pastagem degradada, e mais ali uma outra, e no meio uma fazendinha que produz leite, a plantation cana passa por cima, na forma de arrendamento, e emenda tudo. Procurem no Google o significado histórico de Plantation
Quem não conhece História, está condenado a repeti-la
Eu estou do lado dos europeus, nessa. Não é por ser brasileiro que o agro está certo!
Ainda nos anos 20, Lobato advertia para a Onda Verde, café, café, café. O perigo da monocultura. Veio a quebra da Bolsa de NY, e o mundo do produtor ruiu. Há aparente incoerência européia em recear nossa produção de alimentos, e ao mesmo tempo protege-la. Quem conhece o poder avassalador da plantation cana, invadindo tudo, entende o receio de Lobato e Alemanha.
Tudo é bom pra proteger o mercado europeu. Brasil tem que ter uma estratégia de crescimento na exportação de produtos de alto valor agregado e deixar as commodities em segundo plano. É assim que paÃses pobres em recursos ficaram ricos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > G20 vira palco de disputa entre Brasil e Europa por biocombustíveis Voltar
Comente este texto